Prezados,

Gostaria de saber se o curso de Direito, quando cursado em IES brasileira, é válido como "undergraduate degree" para estudar Direito nos Estados Unidos (que é um curso de pós-graduação). Em caso positivo, é possível, então, que um bacharel em Direito por IES brasileira, que tenha cursado Mestrado em Direito nos EUA, adquira vínculo com a American Bar Association (OAB americana) e possa exercer advocacia nos EUA?

Agradeço desde já.

Respostas

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 28 de janeiro de 2015, 7h48min Editado

    LETICIA

    Sim, até porque brasileiros que se tornam advogados nos USA não terão clientes americanos (segregação, racismo, patriotismo etc). Eles somente serão ajudantes dos verdadeiros advogados americanos. Serão paralegais ou serão advogados de imigração tendo clientes brasileiros e latinos imigrantes. Não mais que isto.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Juliana Ferraz

    Juliana Ferraz Terça, 10 de fevereiro de 2015, 20h36min

    Com todo respeito eu tenho que discordar completamente da sua opiniao. Nao sei de onde vem essa ideia de limitacao que muitas pessoas tem.

    Maiara Albergoni

    Maiara Albergoni Quinta, 12 de fevereiro de 2015, 23h26min

    Obrigada Herbert!

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Domingo, 15 de fevereiro de 2015, 10h42min

    MAIARA

    De nada. Sempre as ordens.

    www.hcturbuk.blogspot.com

    P

    paloma Quarta, 25 de fevereiro de 2015, 20h31min

    Ola, é possível formar nos EUA e ser advogado no Brasil?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 6h24min Editado

    PALOMA

    Não é possível devido a total incompatibilidade de leis americanas e brasileiras. Lembrando que a graduação em direito nos USA é muito cara (mensalidade superior a 5 mil reais). E também vedação da OAB e MEC sobre o assunto.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 28 de fevereiro de 2015, 20h15min Editado

    PALOMA

    Complementando, além do custo, a admissão em Faculdade de Direito nos USA exige um teste nacional, que envolve raciocínio e análise de curriculum. Além de outros detalhes que abaixo copiei.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    ___
    Existente desde a década de 40, o SAT é aplicado sete vezes ao ano nos EUA e seis vezes no exterior por uma instituição chamada College Board . No início, SAT era a abreviação para Scholastic Aptitude Test (ou teste de aptidão acadêmica). A partir da década de 90, passou a ser chamado de SAT Reasoning Test ou, simplesmente, SAT 1). Na verdade, a exigência do SAT é uma parte do processo de seleção para o ingresso nas faculdades. São avaliados também o histório escolar do aluno, o envolvimento em atividades voluntários e cartas de referência de professores. Além do SAT 1, algumas universidades também pedem o SAT Subject Test, conhecido por SAT 2, em que o candidato escolhe duas ou três matérias específicas. Há um outro exame nacional nos Estados Unidos que também é aceito pelas universidades, o ACT , mas o seu conteúdo é mais focado em conceitos teóricos do que o SAT.

    F

    Felipe Quarta, 11 de março de 2015, 11h05min

    HERBERT C. TURBUK, aproveitando a pergunta da colega Leticia, qual seria o curso para se tornar uma Paralegal nos EUA? Saberia informar se em Charlotte/NC tem alguma instituição que oferece o aludido curso?

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 11 de março de 2015, 11h30min

    FELIPE

    Ou ser estudante de Bacharelado em Direito nos USA. Ou ter cursado 2 anos em Escola de Leis equivalente ao nosso Tecnólogo. Mas não me recordo as escolas.

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Luis Simão

    Luis Simão Sábado, 14 de março de 2015, 2h25min

    Bom dia caros colegas Doutores (as)!
    Antes porém, quero aqui agradecer aos participantes deste Fórum, onde no qual todos nos no final das contas aprendemos algo útil. Como os senhores podem perceber, eu sou novo aqui, todavia, me inscrevi porque constatei que todos opinam de forma ética respeitando as opiniões dos colegas, isso é maravilhoso. Até porque a nossa profissão exige muito o exercício da eticidade. Meus parabéns a todos!

    Agora, quero aqui também agradecer pela informação que o nosso colega já fez menção sobre a aprovação do exercício dos advogados estrangeiros no Estado da Califórnia. Estou feliz por essa maravilhosa noticia, pois afinal também estou na mesma situação que alguns colegas, com a pretensão de ir exercer a advocacia nos EUA.

    Luis Simão

    Luis Simão Sábado, 14 de março de 2015, 2h57min

    Agora, com todo respeito, permitam-me aqui responder a pergunta formulada pela nossa colega, referente ao exercício do Paralegal nos EUA.
    Resposta: Sim, é possível prezada. Um Paralegal segundo o meu parecer é aquele Bacharel que terminou a Universidade e por alguma razão não tem a Carteira da OAB, ou seja, este aqui no Brasil é chamado de Estagiário. Então nos EUA, por sua vez o Paralegal é muito respeitado pelo seu serviço e este exerce um papel fundamental... Um Paralegal, apenas não tem a permissão de diagnosticar um cliente visto que somente um advogado legal cabe esse direito.

    Espero que eu tenha ajudado com essa informação. E se faltou alguma coisa certamente outros colegas acrescentaram no pouco que eu disse.
    Até mais Leticia.
    Abraços!
    Att,
    Luis Simão

    Luis Simão Sábado, 14 de março de 2015, 12h25min

    Bom dia caros colegas Doutores (as)!
    Antes porém, quero aqui agradecer aos participantes deste Fórum, onde no qual todos nos no final das contas aprendemos algo útil. Como os senhores podem perceber, eu sou novo aqui, todavia, me inscrevi porque constatei que todos opinam de forma ética respeitando as opiniões dos colegas, isso é maravilhoso. Até porque a nossa profissão exige muito o exercício da eticidade. Meus parabéns a todos!

    Agora, quero aqui também agradecer pela informação que o nosso colega já fez menção sobre a aprovação do exercício dos advogados estrangeiros no Estado da Califórnia. Estou feliz por essa maravilhosa noticia, pois afinal também estou na mesma situação que alguns colegas, com a pretensão de ir exercer a advocacia nos EUA.

    Carolina Pinto

    Carolina Pinto Sexta, 20 de março de 2015, 12h34min

    Olá!

    Alguém sabe informar se tem uma idade limite para fazer tal aplicação?

    Obrigada.

    Boanerges Trovao

    Boanerges Trovao Sexta, 27 de março de 2015, 18h47min Editado

    Atalo, que dificuldade desse povo entender, interpretar sua pergunta heim? rsss Imagina que muitos aqui são advogados. rsrsrs
    Sim, voce pode sim fazer esse curso lá e mais, pode também trabalhar lá como advogado, independente de ter cursado qualquer curso lá, bastando para isso apresentar seu diploma de bacharel devidamente traduzido ao BAR onde voce irá prestar um exame similar porem muito mais fácil que o nosso da OAB daqui e deverá ser possuidor de um numero de social security do país. Olha o link a seguir:

    http://www.nacaojuridica.com.br/2013/04/qual-e-diferenca-entre-o-exame-da-oab-e.html

    Boanerges Trovao

    Boanerges Trovao Sexta, 27 de março de 2015, 18h52min

    http://www.nacaojuridica.com.br/2013/04/qual-e-diferenca-entre-o-exame-da-oab-e.html

    Sônia Cunha Gonçalves

    Sônia Cunha Gonçalves Terça, 21 de abril de 2015, 11h47min

    HERBERT, LUIZ SIMÃO e demais colegas,

    Este assunto muito me interessa e por isso pergunto: no meu caso, como Bacharel em Direito, com OAB, mas não praticante da advocacia no Brasil, pode trabalhar como Paralegal nos EUA, sem a necessidade de fazer algum curso lá?

    Eu preciso ser empregada por um escritório ou posso eu mesma aplicar para um visto e exercer esse tipo de serviço?

    Na verdade, estou enviando CV para escritórios de Propriedade Intelectual, pois tenho experiência com Patentes (inclusive tradução). Vocês acham fácil esse tipo de contratação por parte dos escritórios americanos?

    Muito obrigada,

    Sônia Gonçalves

    Sônia Cunha Gonçalves

    Sônia Cunha Gonçalves Terça, 21 de abril de 2015, 11h48min

    *posso trabalhar...

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 21 de abril de 2015, 12h01min Editado

    SONIA

    O paralegal oficial nos USA necessita de graduação (equivalente a tecnólogo) nos USA. O paralegal não oficial pode ter outras formações. Porém, este último somente será admitido por escritórios pequenos (normalmente de brasileiros e latinos que atuam em direito de imigração).

    E estes não estão referendados pelo governo para emitirem carta convite para trabalho, consequentemente, para aplicar no visto trabalho. Aqui neste mesmo post tem uma advogada brasileira e americana advogando na California. Faça contato com ela (Julia. C. Ferraz).

    HERBERT C. TURBUK
    www.advogadointernacionaldefamilia.blogspot.com

    Vera Lucia De Ávila Moukarzel

    Vera Lucia De Ávila Moukarzel Segunda, 27 de abril de 2015, 19h12min

    Para quem ainda tem dúvidas, segue a melhor forma de conseguir advogar nos Estados Unidos. Não é necessário fazer graduação em Direito lá, mas sim conhecer a legislação federal e estadual, além de obviamente ler, escrever e falar bem o inglês. A porta de entrada mais fácil é a Califórnia. http://www.conjur.com.br/2013-out-07/california-porta-entrada-advogados-estrangeiros-atuarem-eua

    Romáina

    Romáina Segunda, 11 de maio de 2015, 2h47min

    Olá, gente! Nesse último mês tenho me interessado pela hipótese de advogar nos EUA, entretanto tenho uma certa insegurança. Pesquisei sobre o assunto e li as postagens, mas em média, quanto tempo leva para adquirir a licença para advogar? Os cursos citados para prestar os exames para a licença custam em torno de quanto? A licença é válida para todas as áreas, como criminal, cível, empresarial, etc.,?