Boa noite, sou inquilino de um imóvel a 9 meses, sempre pago o aluguel em dia, via deposito bancario. O dono do imovel queria vender este imovel, mas como o valor que o proprietario queria no imovel esta muito acima do que posso pagar, recusei a compra. Dias depois, o dono do imovel me comunica por telefone que vendeu a casa e tenho 30 dias pra sair do imovel, porem ainda não achei nenhuma outra casa para alugar. Tenho mesmo que sair da casa em 30 dias? Agradeço a atenção

Respostas

    C

    Clézio Segunda, 19 de outubro de 2015, 13h32min

    Boa tarde!!
    Meu contrato de aluguel já venceu e inda não foi renovado, Como o proprietário vai aumentar o aluguel a imobiliária quer que eu renove o contrato por mais um ano, sendo que já avisei que vou sair do apartamento em janeiro de 2016. preciso mesmo fazer esse novo contrato? Só lembrando que vou sair do apartamento pq o aumento foi fora da taxa do IGP. Ele está aumentando 32% acho que o aumento está muito além do correto. Obrigado

    A

    Agnaldo Lara Sexta, 06 de novembro de 2015, 14h05min

    Eu morava no mato grosso, vim para estado de goias aluguei uma casa, o proprietário ficou de fazer o contrato quando eu chegasse com minha família. Cheguei e ele não se prontificou de fazer o contrato, aconteceu que antes de vencer o segundo mês ele pediu a casa, e fica dando pressão pra mim sair, dizendo que a casa é herança dos filhos e que ele tem de morar na casa, porque os filhos quer parte do aluguel. Tive um gasto enorme em trazer minha mudança, dificuldade em encontrar colégio para meus 4 filhos, e agora no ultimo mês de aula, não posso tirar meus filhos da escola. Alguém tem alguma dica como devo proceder, tenho testemunhas do dia que vim ver a casa, quando perguntei se a casa era só pra aluguel, e se eu poderia trazer minha família e morar tranquilo, ele afirmou que a casa era só pra alugar e que eu poderia morar o tempo que quisesse, que podia ficar ate uns 5 anos.

    Katiane Neves

    Katiane Neves Segunda, 25 de janeiro de 2016, 16h59min

    Olá, estou enfrentando um sério problema, há um ano trabalhava dentro de uma faculdade, com um lanche, entrou de férias, a faculdade, mesmo assim paguei o mês de janeiro, ai agora pediram o ponto falando que já alugaram pra outra pessoa, sem nenhuma comunicação antes pra gente, agora eles alegam que não tenho 30 dias de prazo pra retirar os meus equipamentos porque não tenho contrato. E agora?o que devo fazer? eu tenho direito?a quem posso procurar?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 25 de janeiro de 2016, 19h51min

    O contrato é tácito, recorra ao JEC..

    Bruna Almeida Oliveira

    Bruna Almeida Oliveira Sábado, 06 de fevereiro de 2016, 8h10min

    Bom dia,aluguei uma casa por 1 ano, se passou apenas 1 mes e a dona nao me deu o contrato. Agora , ela quer que eu saia. Tenho q sair de imediato? Nao tem aluguel anual na minha cidade, aqui foi muito dificil achar.

    D

    Dayana Silveira Damaceno Quinta, 18 de fevereiro de 2016, 16h44min

    Boa tarde,
    Meu caso é o seguinte:
    Moramos (Eu, meu esposo e filho de 1 ano) de aluguel em uma residência há 6 anos (JAN/2010 até o presente momento).
    Assim que entramos fizemos um contrato (válido somente para o 1 ano, pois eles nunca renovaram o mesmo, mas tenho guardado mesmo assim), sendo que foi negociado com os locatários pagarmos aluguel (que pagamos já a primeira mensalidade no ato da entrada no imóvel) /Água/Luz/Taxa de Lixo e o NÃO pagamento do IPTU e eles sempre nos solicitaram para desconsiderar o carnê todos esses anos.
    Os locatários moram em outra cidade e nunca fazem as manutenções necessárias nos imóvel e sempre fizemos tudo pago por nós, todas as manutenções da casa.
    O imóvel é do pai da locatária que mora na nossa região que recentemente entrou em contato conosco para nos oferecer a venda do imóvel e informar que a prefeitura havia ligado para ele para cobrar o pagamento do IPTU, informamos a ele o que foi negociado com os locatários e ele disse que iria cobrar da filha dele.
    Enfim...
    O que ocorreu agora foi o seguinte....
    Hoje recebemos um áudio do locatário e uma tabela com índice IGP-M informando que devido não ter tido nenhum reajuste nesse período o aumento foi de R$ 100,00, informando que R$ 50,00 já devemos pagar agora em Março/2016 e mais R$ 50,00 para Abril e que vai nos cobrar mais R$ 100,00 por mês referente o IPTU, pois agora eles negociaram (com juros) junto a prefeitura da cidade, pois eles não estavam pagando todos esses anos e nós inquilinos nem sabíamos...
    Hoje é dia 18/02/2016 e o reajuste já é para o pagamento do aluguel do dia 05/03/2016, isto é, nos avisaram com 16 dias somente antes sobre o reajuste e nem citaram na hipótese de nos reembolsarem os valores já gastos com a residência que eles nunca assumiram responsabilidade de fazer manutenção. (Temos também todas as NF’s guardadas para comprovação dos gastos com a residência).
    Gostaríamos de saber como proceder sobre este assunto, pois devido sermos leigos neste quesito, efetuei algumas pesquisas na internet e alguns sites informam que o aumento do aluguel só pode ocorrer se o proprietário mantiver a manutenção da residência e existe um prazo para o aumento, não aumentar assim de uma hora para outra sem o inquilino esperar.
    Se caso não chegarmos a um acordo qual seria nosso prazo legal para sairmos do imóvel e quando posso parar de pagar o aluguel para eles para poder pagar a entrada em um outro local?
    É importante ressaltar que todos esses anos NUNCA ocorreram atrasos nos pagamentos dos aluguéis e o pagamento das taxas que nos foi designado pagarmos no ato do contrato...
    Obrigada e aguardamos ansiosos um retorno por gentileza.

    Anna Paulla

    Anna Paulla Terça, 08 de março de 2016, 11h54min

    Boa Tarde, meu enquilino mora a mais de 1 ano
    Pedir a casa, gostaria de saber quanto tempo tenho de da pra ele desocupar a casa

    Anderson Felipe

    Anderson Felipe Quarta, 06 de abril de 2016, 11h09min

    Boa tarde , aluguel um apartamento sem contrato
    Pagamos o aluguel , IPTU , e demais contas
    Só que temos uma dívida de condomínio ,
    E com toda razão o cliente está cobrando a dívida , pois tem uma lei que diz que ele pode perder o AP
    Quero pagar , pelo fato dele ter sido paciente em alugar o ap sem contrato
    Só que ele está querendo me colocar na justiça
    Ele tem esse direito , mesmo sem contrato assinado ?

    A

    Adriana Lima Terça, 24 de maio de 2016, 21h48min

    Olá, estou morando em um apartamento a 3 meses sem contrato, e o dono do prédio quer o aluguel em mãos. Aqui não temos contador de agua nem energia e nem interfone, pra receber as pessoas precisamos pedir pra ligar quando chegar. Houve um episódio em que eu fui reclamar de um vizinho bêbado e briguento falando palavrões e o dono me falou pra ir tirar satisfação que ele não iria fazer nada a respeito e que se eu quisesse que fosse embora esse mesmo mesmo! Como agir diante disso, ele não quer fazer contrato eu não posso sair assim sem ter pra onde ir ! O que devo fazer, quais os meus direitos? Pago meu aluguel em dias!
    Desde já agradeço.

    C

    carlos alberto correa simoes Quinta, 09 de junho de 2016, 12h35min

    bom dia
    tenho um inquilino sem contrato ele continua morando no meu imovél a 3 anos 2 meses a situação agora e essa ele esta devendo 9 meses de energia e três alugueis como eu faço p tirar esse cidadão q só está me dando prejuízo por favor me tirem essa duvida!!!!

    C

    cristiane Sexta, 01 de julho de 2016, 8h41min

    bom dia! Comprei um imovél em novembro de 2011, ele já era alocado para um primo meu nesta época, que permaneceu no imovel ate hoje dia 01/07/2016, por fim nunca fizemos contrato escrito, já que a antiga proprietaria não tinha problemas com ele. agora preste a sair do imóvel, a nova inquilina foi vistoriar o imóvel, me mostrou por fotos uma verdadeira destruicao: porta retirada do quarto, vaso entupido, descarga quebrada, torneira do chuveiro quebrada, remoção do armário embutido da cozinha, remoção de paredes e colunas que dividia a área de serviço e cozinha,.... Detalhe como sou devedora fiduciante, ainda pago o financiamento da caixa, o inquilino jamais poderia ter modificado ou removido paredes e estruturas no imóvel, o que implica a perda da garantia do imóvel, sem meu consentimento, o mesmo se recusa a fazer os reparos e consertos. a minha pergunta é: posso fazer um boletim de ocorrência assim que ele devolver as chaves do imovel? caso não repare os danos causados, pra depois mover uma ação em juízo? me ajude por favor!!!!!

    Fernando Rolos

    Fernando Rolos Quarta, 10 de agosto de 2016, 18h20min

    Boa noite, Ja no meu caso '' Aluguei uma casa sem contrato e antes de entrar dei um mes de aluguel, pelos os donos ser conhecido da gente, somos os primeiros inquelinos deles, sempre pago o aluguel todo dia 05 estamos morando la a uns 3 anos, porém pretendemos sair da casa esse mês por ter arrumado uma casa melhor, gostaria de saber se esse mês eu não teria que pagar o aluguel?? pq pretendemos entragar a casa até o final do mes de agosto!

    Yara Bronzati

    Yara Bronzati Terça, 06 de setembro de 2016, 12h00min

    Ola,
    Meu pai alugou nossa casa para uma pessoa, mas nao fez nenhum tipo de contrato. A pessoa nao paga luz nem aluguel ja tem 3 meses e ja pedimos pra que ela desocupe a casa, porem o mesmo se recusa a sair dando varias desculpas e pedindo novos prazos, que ja foram dados varias vezes e mesmo assim ele nao sai. A conta de luz esta em debito automatico entao foi paga por nos por isso nao foi cortada ainda. Gostaria de saber como proceder para realizar o despejo. Muito obrigada,

    M

    Maria Terça, 01 de novembro de 2016, 16h37min

    Meu pai alugou uma casa a um amigo sem contrato e sem comprovantes de pagamento. Hoje o dono pediu a casa antes da data de vencimento do aluguel. Quanto tempo meu pai tem para desocupar a casa? Quais as medidas cabíveis?

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de novembro de 2016, 19h35min

    O prazo de praxe é 30 dias, mas ele deve conversar com o dono do imóvel e tentar um prazo maior.

    A

    Anercilio Dias Quinta, 03 de novembro de 2016, 14h07min

    eu acho que contestar não resolve ser obediente e entregar o imóvel fica bom pra ambas as partes e continuar sendo amigos porque não sabemos o dia de amanhã

    Jennifer X Felipe Souza

    Jennifer X Felipe Souza Terça, 08 de novembro de 2016, 21h15min

    Olá,eu paguei o mês do aluguel adiantado, então a saída teria que sair sem pagar certo? Eu tenho um contrato assinado pela mobiliária mais sem registro no cartório ela colocou um prazo ate dia 28/02/2017 vence ele, e dia 16 de outubro ela me notificou 30 dias da saída do imóvel... E disse q tenho que sair ate dia 10 porque se não eu tenho que pagar os dias a mais... Ate dia 16.. Ela então não teria que ter me notificado no dia 10 do vencimento do aluguel ai seria do dia 10 ao dia 10? E mais esse contrato dela vale? Então ela teria que pagar multa pra mim?

    Marco Aurélio Drovetto

    Marco Aurélio Drovetto 313.344/SP Terça, 08 de novembro de 2016, 22h21min

    Jennifer, boa noite.

    O locador não pode reaver o imóvel antes do término do prazo previsto no contrato. Essa notificação é inválida e de nada serve.

    Att.

    Anderson Santana Santana Gomes

    Anderson Santana Santana Gomes Terça, 10 de janeiro de 2017, 10h30min

    Olá, estou saindo de um imóvel depois de um ano de contrato verbal, o aluguel venceu dia 7 de janeiro eu tenho até quando pra entregar o imóvel? Obrigado

    D

    DANIELLE Quarta, 11 de janeiro de 2017, 9h20min

    BOM DIA , MORO DE ALUGUEL JA TEM 1 ANO E A PROPRIETÁRIA ESTA FAZENDO UM ESCÂNDALO PARA SAIR DA CASA ,FALANDO Q DEVEMOS R$ 300,00 DE CONTAS ,MAIS AS CONTAS ELA NÃO MOSTRA AS CONTAS.E GOSTARIA DE SABER SE ELA TEM QUE DEVOLVER O DEPOSITO Q FIZ.???????