Olá, pessoal.

Poderiam me dizer como funciona um nome artístico, legalmente?

Por exemplo, devo registrá-lo? Se sim, após registrá-lo, posso assinar em qualquer lugar com o nome artístico?

Se não o precisar registrar, posso assinar com o nome artístico mesmo assim? Isso poderá dar problemas legais?

Poderei usar o nome artístico em inscrições/concursos?

Agradeço qualquer ajuda desde já.

Respostas

    Talita Araújo Líder Asós

    Talita Araújo Líder Asós Domingo, 27 de março de 2016, 11h32min

    Olá Meu Nome é Talita Araújo eu sou cantora,compositora e Atriz tirei minha DRT muito nova .Como devo fazer para alterar o meu nome Artístico?É Possivel ? Coloquei o meu próprio nome como Artístico e me arrependi 64-9981-4044

    Fatima Alves

    Fatima Alves Quarta, 20 de abril de 2016, 16h54min

    COMO DEVO PROCEDER PARA REGISTRA UM NOME FANTASIA PARA ASSINAR EM DESENHOS DIGITAL CRIADO POR MIM.

    Fatima Alves

    Fatima Alves Quarta, 20 de abril de 2016, 16h55min

    QUANTO CUSTA PARA REGISTRAR UM NOME ARTISTICO?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 20 de abril de 2016, 17h01min Editado

    TALITA

    É possível incluir NOME ARTÍSTICO no registro civil de nascimento e demais documentos (RG, CPF, etc). Se for esta sua dúvida, será necessário ingressar com AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo. Veja mais no site abaixo e envie e-mail para saber o que será necessário (como: documentos, prazos, valores).

    HERBERT C. TURBUK
    (mail) [email protected]
    (site) www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Se bem entendi, quando você diz incluir "NOME ARTISTICO" você se refere a incluir um "APELIDO" ao seu nome. Um "APELIDO ARTÍSTICO" que faz referência a sua profissão, a resposta é positiva. É possível a inclusão dele ao seu nome de forma oficial no seu REGISTRO CIVIL DE NASCIMENTO.

    Digamos que seu nome oficial seja "JANIO PETROVIK" mas há muito tempo você se apresenta, de forma pública e notória como "JAQUES PETROVIK" por ser MÁGICO, portanto ARTISTA. Torna-se possível, através de prova documental e testemunhal você substituir o prenome JANIO pelo prenome JAQUES, tornando-se oficialmente JAQUES PETROVIK na Certidão de Nascimento e demais documentos.

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado na VARA DE REGISTROS PÚBLICOS do Forum. Já incluí o apelido "ALEMÃO" logo após o prenome de um tatuador. Incluí o apelido "MARROM" após o prenome de um vereador. E troquei o prenome JOÃO por "JONI" de um ator de teatro. Todas estas alterações efetuadas na própria Certidão de Nascimento e demais documentos.

    VEJA MAIS NO LINK ABAIXO:
    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/

    S

    Soares Domingo, 05 de junho de 2016, 23h43min

    Ola! como vai meu caro Herbert!.A tempos uso um nome, criado por mim como code nomo na profissao de investigador proffissional. No entanto este nome nada tens a ver com o meu nome de registro. Sera que isso mim trara problemas?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 06 de junho de 2016, 7h37min

    SOARES

    A possibilidade é incluir apelido pela vis judicial.. Mas este apelido não deve ser semelhante a prenome ou sobrenome (conforme exemplos de Lula e Xuxa).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    B

    bubble Quinta, 14 de julho de 2016, 11h16min

    Posso utilizar meu nome artistico na area da Psicologia? Por exemplo, colocar no jaleco e tudo mais.
    Utilizo esse nome no meio artistico onde trabalho e todos me conhecem por ele.

    Erich L. Turbuk - Advogado

    Erich L. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 14 de julho de 2016, 12h07min

    BUBBLE

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível incluir este apelido em seu próprio nome civil (entre o prenome e o sobrenome). Veja mais no site abaixo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com