Minha história é a seguinte. Fui casado por doze anos com uma moça e tivemos um filho que hoje já tem 10 anos. Nos separamos a 4 anos e não temos a guarda definida na justiça. No começo meu pequeno ficava com a mãe e eu o pegava todos os fins de semana, daí a mãe se envolveu com drogas e foi presa várias vezes com maconha e cocaína. Passou a vender os móveis da casa para pagar o vício e já faz um ano e meio que meu filho mora comigo. Sou representante comercial e numa viagem para foz do iguaçu (moro em são luis do maranhão) conheci uma outra pessoa, passamos um fim de semana maravilhoso e decidimos que vamos nos casar e viver lá em Foz. Só que eu sei que a mãe apesar de drogada não vai concordar com minha ida pra lá. Tenho passagem marcada para o dia 22 deste mês e pretendo ir sem avisar nada pra mãe. Eu posso perder a guarda de meu filho se viajar assim? O fato de ela ter sido presa várias vezes pode me ajudar? Ela tem duas condenações e dorme na cadeia, devo ir a noite para que ela não me atrapalhe?

Espero ajuda de vocês advogados. obrigado.

Respostas

    J

    Julianna Caroline Sexta, 22 de junho de 2012, 21h47min

    Dr Renato

    estou triste pela cça que ficara num abrigo por causa de um pai babaca e alienador.
    estou triste tbm por terei que ajoelhar no milho novamente, pq ele perdeu a guarda por nossa culpa, e tbm porque acabei de chama-lo de babaca.........................................

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 22 de junho de 2012, 22h15min

    Ah Dra. Julianna, como somos maus. Deveríamos ter apoiado a fuga. Droga viu. To esperando seu sinal pra me por de joelhos..r..s.s.s

    J

    Julianna Caroline Sexta, 22 de junho de 2012, 22h30min

    No 3:
    1....2....3 Valendo!!

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA

    ADRIANO ANTUNES DA COSTA São Paulo/SP ADVOGADO/SP Sexta, 22 de junho de 2012, 22h42min

    humpf.

    J

    Julianna Caroline Sexta, 22 de junho de 2012, 23h17min

    quer brincar, Dr Maquina?
    mas tem que ficar de joelhos no milho tbm.

    S

    Samuel Muniz Sábado, 23 de junho de 2012, 21h16min

    Insula diz:

    Desde que o senhor, pai em dúvida, dê ciência do endereço onde residirá o filho à mãe, quem é o imbecil que dirá que se trata de fuga????!!!
    Aqui no forum, de vez em quando aparece de tudo, infatilizados, debilóides, psicopatas, à toas...... de um tudo!!!

    Parece que tem imbecis, infantilizados, debilóides, psicopatas, e a toas no judiciário kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Hoje vou pro Centauros em Ipanema, lá as "amigas" não dão uma dor de cabeça desta

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 24 de junho de 2012, 0h02min

    Samuzino, meu filho, se o sujeito resolveu começar pelo fim não é culpa de terceiros se ele meteu os pés pelas mãos e se enrroscou todo!!

    Vc deve pesquisar mais para realmente averiguar os percentuais dos casos em que a mudança com a devida motivação não gera problemas para o guardião da criança.

    Isso será muito importante para seus estudos.

    S

    Samuel Muniz Domingo, 24 de junho de 2012, 9h16min

    O motivo do véinho era uma periquita e todo mundo sabia disto e mesmo assim você mandou ele ir.

    VC não reconhece que errou NUNCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    A outra lá, uma que nem fez faculdade te disse que tem que justificar antes de mudar. A juiza disse que tem justificar antes de mudar, o homem vai ser preso por causa disto, a outra perdeu a guarda por causa disto e vc manda sempre eles mudarem e justificarem depois.

    Até o Pensador, a Dra. Julianna, Dr. Renato já disseram que erraram aqui no JUS, só você acha que ninguém tá vendo que você manda eles fugirem e justificarem depois. Reconhecer o erro não diminui ninguém.

    Z

    Ziadsaid Abboud Domingo, 24 de junho de 2012, 9h57min

    Sim.A guarda fica contigo e não há nenhum problema.Manda bala.Boa viajem

    I

    Insula Ylhensi Suspenso Domingo, 24 de junho de 2012, 16h04min

    SaSa, deixa de bancar a cruza de papagaio com pica-pau, meu filho. Use mais a inteligência, domine-se e acalme-se.

    A Lei é clara, menino estudante, basta lê-la. Vc já a leu??

    Além de que eu não aconselhei ele a dar entrada na guarda pra depois viajar, muito pelo contrário!!! O erro do sujeito foi esse. Ele é que escolheu desobedecer a ordem do juiz. Ele, assim como vc, são grandinhos o bastante para assumir as mer$%da que fazem, nenhum dos dois é criança.

    Vc esta parecendo fake "daquela" que diz ter feito besteira por que inventou motivo para burlar a Lei. Aliás, o que não falta aqui é fake, e deve ser de gente muito imatura pois quer muito acreditar que tooodo mundo é idiota para acreditar em tudo que se escreve e que não se percebe a assinatura de autoria (se é que vc sabe a que me refiro).

    De qualqr modo, todos tem direito a opinião própria, vc tem a sua e eu a minha. Não tenho a menor intenção de convencê-lo, não estou me candidatando a nenhum cargo que precise angariar votos, isso deixo pros doidos que vem aqui querendo atenção e ibope porque devem sofrer de grande solidão.
    Coitados.

    S

    Samuel Muniz Domingo, 24 de junho de 2012, 19h57min

    O Véinho sumiu. Será que prenderam?

    Ai carai, ela descobriu que sou fake. Droga viu.

    J

    Julianna Caroline Domingo, 24 de junho de 2012, 20h44min

    kkkkkk deve ter sido preso.......

    B

    Bruna Silva Rocha Terça, 26 de junho de 2012, 13h54min

    Pessoal o Pai em duvida não nem um pouquinho teimoso....

    Teimoso é quem teima com ele !!! kkkkk!!!

    Imagina só....

    O homem procura uma ajuda jurídica,conselhos e opinião...
    e vai totalmente na contra-mão de tudo!!!!

    Mas é como dizem: que mulher tem o poder do"convencimento" no" meio das pernas !!!
    Ela deve ter dado uma chave de coxa nele ...não é possível !!!
    Ele está" preso" nela agora literalmente que até esqueceu dos interesses do próprio filho se colocando em primeiro lugar...

    E esse fusuê todo devido a uma teimosia... custava esperar?

    A

    AMOR DE PAI. Terça, 26 de junho de 2012, 17h06min

    Dr. Renato solteiro.... Cara sou teu fã, já até chorei com suas palavras!!! E até mudei muitos pensamentos que tinha só lendo as suas palavras... Muito obrigado.

    Parabéns!!!

    A

    AMOR DE PAI. Terça, 26 de junho de 2012, 18h00min

    Nossa... final triste! na verdade a criança deve ta sofrendo mais do que antes.
    agora q eu rir de me mijar com os milhos eu rir viu... kkkkkk

    R

    Renato Solteiro Suspenso Terça, 26 de junho de 2012, 22h23min

    Amor de Pai,

    Fico muito feliz em saber que sou um entre muitos homens e mulheres que colocam os interesses dos filhos por cima dos nossos interesses pessoais. Esta é uma luta que começou há décadas e há muita gente engajada nisto. O outro lado, aquele que defende que pais e mães possam viajar pra onde quiserem e como quiserem não conseguem infiltrar em seus argumentos qual é o direito da criança que é preservado no caso destas mudanças.

    São sorrateiros, mudam o foco, nos chamam de fakes (não suportam a idéia de que exista muita gente que abomine isto), nos chamam de loucos, reacionários, etc. Dizem descaradamente que usam de falsas denúncias (porque são mais espertos) e depois, quando todos são contra se colocam como gente de bem.

    Precisamos mostrar que a verdade é mais importante que a vitória. É isto que temos de ensinar a nossos filhos, é este tipo de comportamento que a sociedade busca.

    No caso deste senhor, não foi um final triste. Ele iria seguir alienando o filho contra a mãe e no futuro seria um adulto com vários traumas interiores. Melhor assim. Agora, ele crescerá dentro da verdade e com toda certeza será um Homem de verdade. De outra forma ele seria tão homem quanto este pai que leva uma criança a um ponto de tráfico apenas para ferir a mãe.

    Melhor pro menino e melhor pra sociedade que vai receber um adulto que sabe que seguir as regras, não mentir e dar voltas para esconder a verdade é algo que este país não suporta mais.

    A

    AMOR DE PAI. Quarta, 27 de junho de 2012, 0h12min

    Renato,

    É VERDADE.... PENSANDO BEM, É O MELHOR MESMO. COMO JÁ DISSE : SOU TEU FÃ. 2 X

    tô com problemas tbm... entrei com pedido de guarda e ja foi marcado a 1° audiencia com a juiza ( ja estive em conselho tutelar e ministério publico) fui encaminhado pela promotora a ação de guarda e assim eu fiz. A mãe estava me proibindo de visitar a criança alegou até não ser minha filha por 3 anos ela disse isso, eu estava morando em outro estado e por isso estava afastado de minha filha. mas quando vim de férias fui visitar. na primeira visita fui bem recebido ja da segunda em diante não tinha acordo... a mãe mandava eu esquecer a menina e quanto a pensão dizia q não precisava de mim. hoje moro na mesma cidade e procurei resolver tudo ela disse q so iria vê a menina depois do exame de DNA. mas entrei com regulamentação de visita e a oferta de alimentos... mas não chegou a ir pro forum. só ajuizou a ação de guarda ( aconselhado pela promotora) a mãe mora com os pais e deixa minha filha sobre responsabilidade da avó que ja alegou várias vezes de está cansada de não poder ter lazer dela e o marido pq a mãe vivi nas baladas... os avós bebem muitoo e brigam muito a minha filha é carente de afeto e gosta de está comigo, mas várias vezes eles me agrediram com palavras na frente dela e ela quando na presença da mãe nem fala comigo. e quando estamos sem a presença da mãe é maravilhoso. bom , a promotora ja pediu o acompanhamento com psicologo para minha filha. mas é um processo separado da ação de guarda. minha duvida é: posso usar esses laudos e o pedido da promotora na ação? na primeira audiencia o que costuma ficar definido? o que seria melhor a fazer ? minha filha odeia o ROBERTO CARLOS pelo fato de ser obrigada a ouvir alto em fds que os avós estão bebendo e brigando em casa enquanto a mãe está no trabalho ou na farra. sou casado e tenho filhos que gostaria muito q ela convivesse com eles uma vez q ela a minha filha gosta de brincar com eles.

    desde já agradeço!

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 27 de junho de 2012, 11h16min

    Amor de Pai,

    Em casos envolvendo guarda de menores em que os pais residem na mesma cidade tenho pra mim que a guarda compartilhada é a que melhor atende aos interesses da criança. Pelo que narra você entrou com pedido de guarda unilateral e não é necessário entrar com nova ação pedindo a compartilhada, basta que no dia da audiência você diga que concorda com a compartilhada e nestes mesmos autos o juiz poderá ( a meu ver, deverá) conceder a compartilhada.

    Já existe lei que determina que a compartilhada é regra, mas alguns magistrados entendiam que em caso de briga entre os pais, esta, não funcionava. Hoje, o STJ já se pronunciou dizendo que inclusive e sobretudo em caso de briga a compartilhada é a melhor.

    Colocando uma pá de cal em qualquer argumento contrário o legislativo votará ainda este ano uma nova lei, deixando evidente o que pra mim já estava claro, qual seja, em casos como o seu a compartilhada é obrigatória.

    Como em todo caso em que há desavença entre os pais, o seu caso tem peculiaridades que devem ser vistas sobretudo pelos genitores no que diz respeito ao que realmente interessa à criança.

    Você relata uma conduta não muito boa da mãe e dos avós maternos. Partindo do raciocínio de que não é interessante para a menina ficar longe dos avós, tão pouco da mãe, o ideal é que isto seja relatado ao juízo, não para tirá-los do convívio com os parentes, mas para coagi-los a mudar.

    Será feito estudo social e o que você disser poderá ser identificado. Digo que poderá, porque na vida real estes estudos são uma patuscada. Faz-se uma visita, se pergunta um monte de coisas e o que as pessoas dizem vale muito. O Estado não tem como disponibilizar alguém que possa efetivamente comprovar se o que dizem é verdadeiro, daí, estes profissionais são obrigados a fazer um exercício de adivinhação se o entrevistado mente ou não.

    Sugiro que em audiência narre os fatos e peça a compartilhada, e que os envolvidos na criação da menina (inclusive você) sejam obrigados a passarem por tratamento psicológico para entenderem o que é bom para a menina.

    Via de regra, este tratamento é muito bom, uma vez que quando não há o risco de perder o contato com amenina eles mentem menos. Falam o que acham ser certo, sim porque eles têm certeza de que a conduta que usam é correta. Assim, a psicóloga pode confrontar o que dizem e lhes informar que tal comportamento não está ajudando em nada a criança.

    Acredite, eles ouvem muito mais a psicóloga do que o juiz. Como o que você deve perseguir é que sua filha tenha mãe e avós presentes, é interessante que eles saibam o que podem fazer para ajudar.

    Este é inclusive o maior motivo pelo qual a unilateral é ruim. Como sabem que se ganham a unilateral eles têm mais poder mentem descaradamente. Se sabem que terão o mesmo poder sobre o filho, passam a falar a verdade e focam no melhor interesse da criança.

    Repito, não queremos que a criança fique longe de ninguém, apenas que este alguém aprenda a conviver com a situação e para isto é melhor tratá-los do que afastá-los.

    Espero que tenha este raciocínio na audiência, não perca tempo dizendo o que acontece como forma de ganhar a guarda, apenas para que acabe o que é ruim e se mantenha o que é bom, que no caso é a convivência da menina com todos os familiares. Assim, sem dúvida você terá a compartilhada, poderá ensinar à sua filha os limites da moralidade, vai mostrar a ela que uma vitória afastando a menina dos outros que a amam não é vitória.

    Tenho pra mim que se nós, mostrarmos aos nosso filhos desde criança que nos arriscamos a perder a guarda deles, mas não abrimos mão de que eles estejam felizes, teremos no futuro um país composto de gente mais honesta e uma sociedade menos desacreditada do que a que hoje impera.

    Boa sorte e nos mantenha informados de como vão as coisas.

    A

    AMOR DE PAI. Quarta, 27 de junho de 2012, 12h43min

    Renato,

    Muito Obrigado, vou fazer tudo como me disse agora... Posso pedir o acompanhamento Psicológico para os avós materno dela também? e outra eu não tenho boa relação com a mãe e inclusive nunca tivemos, sempre foi muitas brigas. e ela inventa vários motivos ( ela fala que não quer a filha dela perto de minha esposa). na guarda compartilhada eu terei q conviver em harmonia com a mãe? ( acho impossível). como eu passei muito tempo longe dela como posso fazer, o que posso pedir para que tenhamos mais contatos sem ser de 15 em 15 dias. como seria a guarda compartilhada? o dia a dia.

    desde ja agradeço, e vou sim manter informados.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 27 de junho de 2012, 13h25min

    Amor de Pai,

    Pedir, você pode pedir até o acompanhamento psicológico de Jesus Cristo, desde que haja motivos para isto. No Caso, se a criança mora também com os avós maternos e eles têm poder de influencia na criança é possível pedir. A eficácia deste acompanhamento é que vai depender da estrutura do judiciário local. Pra mim é de uma transparência inequívoca que quem convive com a criança deva ter acompanhamento também. O que ocorre na prática é que o juízo não tem estrutura para isto daí ele indefere. Nunca vi uma decisão judicial assim: "Indefiro porque não tenho estrutura para isto". Mas todo dia o judiciário reclama que não tem estrutura.

    Sobre sua relação com a mãe não é obrigatório que tenha boa relação com ela. Isto não quer dizer que eu concorde. Seu rancor com ela não pode ser maior do que o amor que tem pela filha. Acho que este é o maior desafio de relacionamento do ser humano. Em nome de quem mais ama, conviver com quem se odeia. Por isto eu acho interessante que você também passe por um acompanhamento. Não se trata de ser louco, é que com algumas sessões você verá que a felicidade de sua filha está acima do seu ódio pela mãe.

    Sobre o contato, a compartilhada visa exatamente aumentar este convívio. Não há este negócio de 15 em 15 dias, você pode/deve vê-la todo dia. Ela morará com você ou com a mãe (quem decide é o juiz) e o outro poderá levá-la ou buscá-la na escola, almoçar com ela, dormir com ela (de acordo com o que for combinado).

    Inicialmente esta convivência se dará sempre separado da mãe, mas particularmente acho salutar que vocês consigam se suportar em momentos importantes para a criança. É importante que ela tenha fotos com os dois juntos, em festas da escola, aniversário, natal, etc. É importante para uma criança ter este tipo de recordação.

    Claro que isto é hipotético porque em 90% dos casos os pais não conseguem entender que é danoso para uma criança não ter nunca o direito de olhar para um lado e ver o pai e para o outro e ver a mãe. Ela será uma pessoa muito mais segura na adolescência se souber que tem os dois que mais a amam ao seu lado e não, um de cada vez.

    Este tipo de rusga cria crianças inseguras e é uma pena que os pais não percebam isto. Pelo prazer de no futuro ver a sua filha apta a enfrentar todos os problemas da vida sem medo, acredito que este esforço vale a pena.

    Vá com calma, não fale mal da mãe nunca, ela é um ídolo para amenina e seria ruim se você tentasse lhe tirar isto. Ainda que você trabalhe de sol a sol para lhe dar a melhor vida do mundo, nada se aproxima do esforço e do reconhecimento dela no futuro, se souber amainar sua ira com a mãe.

    Acredito ainda que não se chega a este patamar exclusivamente por culpa da mãe. Você deve ter feito algo também. Talvez em menor proporção, mas seguramente há participação sua nisto tudo. Reflita como se comportou estes anos todos e tente evitar possíveis erros (todos erramos e você não é diferente). Quite os seus erros e os dela, se persistirem, deixam claro qual a sua real intenção.

    Seja feliz e sobretudo deixe sua filha ser feliz e não é possível ela ser feliz por completo sem a mãe. Nem que você fosse o melhor pai do mundo, JAMAIS será uma mãe.