Minha história é a seguinte. Fui casado por doze anos com uma moça e tivemos um filho que hoje já tem 10 anos. Nos separamos a 4 anos e não temos a guarda definida na justiça. No começo meu pequeno ficava com a mãe e eu o pegava todos os fins de semana, daí a mãe se envolveu com drogas e foi presa várias vezes com maconha e cocaína. Passou a vender os móveis da casa para pagar o vício e já faz um ano e meio que meu filho mora comigo. Sou representante comercial e numa viagem para foz do iguaçu (moro em são luis do maranhão) conheci uma outra pessoa, passamos um fim de semana maravilhoso e decidimos que vamos nos casar e viver lá em Foz. Só que eu sei que a mãe apesar de drogada não vai concordar com minha ida pra lá. Tenho passagem marcada para o dia 22 deste mês e pretendo ir sem avisar nada pra mãe. Eu posso perder a guarda de meu filho se viajar assim? O fato de ela ter sido presa várias vezes pode me ajudar? Ela tem duas condenações e dorme na cadeia, devo ir a noite para que ela não me atrapalhe?

Espero ajuda de vocês advogados. obrigado.

Respostas

    L

    Lamona Vieira Quarta, 27 de junho de 2012, 17h59min

    Nossa Dr. Renato, que bom seria se no Mundo tivessem mais pessoas como o Senhor, com tanta decência, tanto caráter...com certeza o mundo seria melhor...

    Quanto ao Pai em Dúvida, será que foi preso?

    O coitadinho deve estar pensando até agora na burrada que ele fez...e olhe lá se o tal "Amor da vida" dele ainda quer alguma coisa com ele...s

    EEEEE Brasil....

    A

    AMOR DE PAI. Quarta, 27 de junho de 2012, 18h28min

    Dr. Renato,

    é isso que queria ir buscar na escola, almoçar, dormir.... ir na praia... etc. mas, entrei na justiça por que fui na escola pra vê minha filha e a mãe não deixou, até proibiu minha entrada lá, tomara que ela concorde de que eu veja ela todos os dias que puder por que quando disse que queria buscar ela da escola ela disse que já pagava a condução dela. eu insistir mais nada adiantou. os avós se metem muito ( com razão, pois de fato eles que criam ela). por isso achei importante o acompanhamento ( pois tenho plena certeza que mesmo depois da decisão vão fazer-me muita raiva) e pela parcela de culpa que tenho é ( fiz uma viagem para outro estado, me casei e não conseguir entrar em acordo com a mãe em relação a ela, devido á várias insinuações que não era minha filha, dai começou uma guerra de faz ou não faz o DNA. se bem que nem sei se faço ainda ou não pois TENHO MEDO DO RESULTADO.) mas todas as vezes que tive na cidade onde ela reside fui visitar. MAS SEMPRE FOI MUITO RUIM, MUITA BRIGA. ( ela disse não te cobro pensão e vc some de nossas vidas) confesso que com raiva eu realmente tentei fica de longe. mas tenho uma esposa que me cobrava todo dia. vamos resolver a situação, a menina precisa, ela tem irmãos para conviver. etc... daí tomei coragem. e é isso. vou solicitar a GUARDA COMPARTILHADA e pedir o psicologo pra todos nós ( vou tentar, pois acho que será mais um motivo de briga) muito obrigado pelos seus conselhos está abrindo muito minha mente.

    S

    Samuel Muniz Quarta, 27 de junho de 2012, 23h13min

    Dr. Renato Solteiro,

    Seus filhos devem ter muito orgulho de ter um pai assim. Deve ser muito bom olhar para uma pessoa como o senhor e dizer : este é meu pai!!!!

    Talvez não saiba, mas está mudando a maneira de pensar não só do Amor de Pai, mas de muita gente.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quarta, 27 de junho de 2012, 23h43min

    Amor de Pai,

    Já evoluímos. Antes você falava somente dos erro dela, se já está falando dos seus é sinal de que pode melhorar. Falar dos próprios erros é mais satisfatório do que o dos outros. Parece loucura mas é a mais pura verdade. Você se sentirá muito mais aliviado a preparado para a luta que vem por aí.

    Lamona Vieira,

    Acredito piamente que as pessoas preferem fazer o bem. Se lutassem com este mesmo vigor para que as coisas se acertassem com certeza seriam mais felizes.

    Samuel,

    Espero que quando eles estejam grandes saibam exatamente quais são os limites morais que o pai tem pra lhes dar. Luto todos os dias para que minha condição financeira seja o que menos lhe interesse.

    B

    Bruna Silva Rocha Quinta, 28 de junho de 2012, 0h10min

    Defendo assim como o Renato,

    Os interesses das crianças SEMPRE em primeiro lugar....
    Acho lamentável os pais que se mudam e separam a convivência de pais e filhos...
    assim como o dinheiro é mto importante para a criança... mas o dinheiro como sempre fala mais alto,principalmente para as mulheres, o pai só é pai qnd paga a pensão em dia.... A convivência deles tbm é mto mais importante para a criança...
    Eu não tenho amor de pai, tenho pai vivo, mas qnd ele pode ele vem me ver...(moramos á 20 minutos um do outro)Fico super contente... pareço uma bobona,uma criança qnd vejo ele... : )

    Eu o chamo de PAIZINHO desde que aprendi a falar até hj, as pessoas riem qnd veem eu o chamando assim !!! Imaginem só uma mulher de 25 anos chamando igual á uma bebezinha...rsrsrs

    Mas é esse contato que nos mantém a ligação!!!

    E repito ele é dependente químico!!!
    E não tenho vergonha nenhuma disso...
    Ainda tenho esperanças dele se recuperar!!!

    Pessoal desculpem pelo desabafo...Ufa!!!

    A

    AMOR DE PAI. Quinta, 28 de junho de 2012, 1h22min

    Bruna Silva,

    Boa Sorte na recuperação do seu pai!!!

    Abraço.

    B

    Bruna Silva Rocha Quinta, 28 de junho de 2012, 1h29min

    Obrigada!!!

    Fico indignada com essas historias assim como a sua,
    Poxa, a ex tem um pai bom, são, em pura consciência e cheio de amor para dar á FILHA DE VOCÊS e faz esse barraco todo....

    É lamentável isso!!!

    A

    AMOR DE PAI. Quinta, 28 de junho de 2012, 1h45min

    Bruna,

    Também não entendo, eu acho que ela tem medo da menina se apegar a nós, medo de perder espaço.. sei q ela tem medo de algo. ela até aceita a minha visita mas durante 2 meses ela aceitou e provocou uma situação para não acontecer sabe? então comecei a levar ela junto também acredita? kkkkk minha esposa ria por não acreditar ta aceitando aquilo, mas claro que não deu certo. dai a mãe me proibiu de vê-la, e foi por isso q procurei a justiça. ela está de ferias tomara que esse mês consiga ficar um pouco com ela.

    grande abraço!

    PS: Procure a Igreja Mundial do Poder de Deus. lá vc ora a DEUS e peça pelo seu PAI. leve o azeite da igreja para ungir ele, tenha fé em DEUS, E ACREDITE ele já está curado. EM NOME DE JESUS! AMÉM!

    B

    Bruna Silva Rocha Quinta, 28 de junho de 2012, 1h50min

    Isso é amor egoísta !!!

    Ela nunca vai deixar de ser mãe da menina!!!

    Enquanto á sua atual esposa se apegar á sua menina,
    ela deveria se sentir feliz por alguém amar a filha dela, assim como ela.

    Eu "penso assim" !!!

    A

    AMOR DE PAI. Quinta, 28 de junho de 2012, 10h14min

    Bruna,

    Verdade, também penso assim!

    A

    AMOR DE PAI. Quinta, 28 de junho de 2012, 10h49min

    Dr. Renato,

    Outra dúvida que queria sua colaboração. no caso da pensão, a partir de quando será cobrado? depois da 1° audiência da ação de guarda? ou já conta do dia que dei entrada na ação?

    no aguardo!

    desde já obrigado.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quinta, 28 de junho de 2012, 11h19min

    Pai Com Amor,

    Pensão é outro assunto bem polêmico aqui. Na verdade acho que não deveria existir celeuma caso existisse um mínimo de coerência e honestidade de ambos os lados.

    Pensão é uma prestação que o genitor paga para custear o sustento dos filhos. Tais gastos devem (pra gente séria) ser divididos igualmente para os dois genitores. Acho um absurdo uma pessoa receber pelo seu trabalho um salário mínimo e porque o pai é rico pedir 5 salários mínimos de pensão. Definitivamente, para quem recebe vira um ótimo negócio, muito melhor que trabalhar.

    Penso que se deve saber quanto se gasta e dividir em dois, se quem tem aguarda não ganha igual ao outro o filho deve viver no padrão de vida de quem tem a guarda. Se fosse para viver no padrão de vida do outro, que se dê a guarda a ele.

    Quando a guarda é compartilhada a situação fica ainda mais complexa. Considerando que a criança ficará muito mais tempo sob a tutela do outro, se supõe que neste período, o que recebe não terá custos, logo, a pensão deveria ser menor.

    No mundo ideal, se dividiria as custas com escola, plano de saúde, material escolar e considerar o tempo que a criança estará com cada genitor e aquele que tiver mais tempo, recebe um valor.

    Fique muito, mas muito atento às cláusulas que constarão na decisão final. Pensão é referente aos gastos da criança e, considerando que ela não tem mais gastos no fim do ano, tenho pra mim que não deve incidir sobre o 13 salário, férias, prêmios, fundo de garantia e todos estes penduricalhos defendidos por paladinos da imoralidade.

    Se o juiz decidir assim, recorra. Aparecem umas desculpas de fazer poupança pro menor, comprar presente no natal, blá blá blá. Isto não é pensão.

    Sobre a data inicial, é a partir da decisão do juiz, seja em liminar ou decisão final.

    A

    AMOR DE PAI. Quinta, 28 de junho de 2012, 12h34min

    Dr. Renato,

    Quando procurei o judiciário para a regulamentação de visitas e oferta de alimentos, a minha Advogada disse que iria fazer processos separados. ( não sei por que). e ela disse que incluiria ferias, 13° salario, rescisão, ferias etc. eu concordei pelo fato de pensar que era regra. mas penso igual a você. ( como posso retirar isso do processo? posso fazer isso?). tenho dúvidas também do que foi colocado no processo por que, a Promotora me encaminhou para ação de guarda após um relatório que o conselho tutelar encaminhou para ela e para minha advogada. ( falando sobre o comportamento da mãe ) depois da audiência que tivemos no próprio conselho para tentar um acordo sobre as visitas e pra deixar a par sobre os direitos da criança.( mas a mãe não quis acordo, mandou eu procurar a justiça). então levei para a advogada o encaminhamento da promotora ( que inclusive solicitou o acompanhamento psicológico da criança) e o relatório do conselho tutelar, porem ainda não tive acesso ao processo e não tive mais contato com minha advogada devido a uma viagem que ela fez. estou acompanhando pela internet e diz assim:

    15/06/2012 15:00 Determinação de citação e intimação de partes e advogados
    08/06/2012 15:20 Conclusão Despacho
    08/06/2012 15:17 Parecer do Ministério Público Ministério Público
    04/06/2012 12:53 Remessa Carga Ministério Público
    21/05/2012 13:59 Remessa dos autos
    18/05/2012 12:37 Conclusão Despacho
    17/05/2012 16:03 Distribuição - Sorteio Automático Segunda Vara de Família e Registro Civil

    mas, ainda não recebi nada. por isso perguntei no inicio o que seria resolvido em primeira audiência, pedi a advogada a antecipação de tutela. mas como falei estava com um processo já pra dar entrada, mas como a Promotora encaminhou para ação de Guarda não soube mais o que a advogada alegou. por isso também queria saber o melhor caminho. e por que a promotora me encaminhou para a guarda. ( claro que gostei da possibilidade de ter a Guarda dela, pra não ter mais dificuldades pq tenho quase certeza que nada será fácil). mas, também quero o melhor. na audiência no MP a psicologa explicava como era a situação e deu vários exemplos, mas no fim a mãe disse que preferia aguardar a ordem judicial. (até me disseram que o melhor caminho seria a GUARDA MESMO pelo fato da alienação parental. a mãe por insistência da psicologa resolveu permitir a visita nos sábados, mas ainda não conseguir pq ela resolveu sair com ela. vou tentar esse sábado agora ( ela até não deu certeza, disse que iria sair com ela novamente e disse que ela só vai se ela quiser). então é isso, quando eu encontrar minha advogada pergunto a ela o que foi no processo? procuro o fórum? vou pode vê o conteúdo do processo? ou espero a audiência mesmo? e sobre a antecipação de tutela será q a advogada solicitou?

    no aguardo

    obrigado.

    S

    Samuel Muniz Sexta, 29 de junho de 2012, 17h22min

    Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee kd o véinho. Fiquei preocupado.

    A

    AMOR DE PAI. Sexta, 29 de junho de 2012, 17h56min

    Poxa..... a mãe da minha filha não está cumprindo com o acordo que fizemos verbalmente com a psicologa do MP. tem uma semana que avisei que queria buscar-la para ficar comigo, ela concordou e depois resolveu viajar com a menina. até perguntei pra onde minha filha iria e quando ia voltar ( ela se negou a dizer). disse que a filha mora com ela e que ela e não precisa avisar nada. até acho que é mentira essa viagem, e se vai não vai levar ela foi só pra eu não buscar-la. o que faço? espero mesmo pela justiça? por que estou cansado de tentar acordo com a mãe e ela ficar fazendo gracinhas com minha cara. não temos definitivamente um bom dialogo.

    ( Passou pela minha cabeça de abrir mão de tudo... Guarda, Vinculo etcc...).

    convivi pouco com minha filha, sei que ela gosta de ficar comigo.( até acho que é esse o medo da mãe) . mas, segundo a mãe mesmo ela distante não pergunta por mim. Claro que não sei se é verdade tendo em vista que vejo a alegria dela ao me vê, porem fica retraída quando na presença da mãe. Mas, quando estamos só ela e minha família é bom demais!! então? o que faço? tô confuso... é melhor abrir mão e evitar problemas? Por que tenho certeza que ela não vai obedecer ordem judicial.

    no aguardo e desculpe pelo desabafo, é que to realmente perdido.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 29 de junho de 2012, 21h36min

    Amor de Pai,

    Várias perguntas.r..s.s.s. vamos por partes.

    Sobre a ação de alimentos creio que sua advogada jogou pro time errado. Não deveria ter oferecido tudo que você disse. Pois bem, se a mãe da sua filha já foi citada, o que deve ser feito é um acordo na audiência retirando tudo que foi pedido. Se o juiz discordar, recorra.

    Se a mãe da sua filha ainda não foi citada é o caso de aditar a inicial. Diga com estas palavras para sua advogada e ela saberá o que é aditar uma inicial.

    Pelo que conta, suponho que na ação de alimentos será dado um valor provisório, depois peça a sua advogada que peça ao juiz para considerar a ação de guarda e retardar os alimentos definitivos até que se decida com quem vai ficar a guarda. Sobretudo porque se for deferida a compartilhada é natural que os valores sofram alteração.

    Sobre desistir da ação de guarda.... Acho que disse isto em um momento de devaneio, não vou nem responder. Você é melhor que isto.

    A

    AMOR DE PAI. Sexta, 29 de junho de 2012, 21h51min

    Dr. Renato,

    Confesso que sentir sua falta!! rs

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 29 de junho de 2012, 22h03min

    Amor de Pai,

    Bom saber que sentiu minha falta.r..s.s.s..s

    Espero que esteja lhe ajudando e estamos torcendo por vocês, inclusive pela mãe da sua filha, para que ela entenda o que lhe une à menina e quem sabe um dia possam rir de tudo isto.

    A

    AMOR DE PAI. Sexta, 29 de junho de 2012, 22h13min

    Dr. Renato,

    Me ajudando? sou outra pessoa!!! isso é fato, se eu era bom estou melhor. agora como eu faço pra vê minha filha? posso ir vê? sem ordem judicial? ela disse que ia viajar amanhã com a menina, mais acho q é mentira... acho que ela vai só ( a mãe dela que sempre cuidou da menina, mais quando se trata de mim ela quer está presente )então deu vontade de ir lá pra ver se consigo vê ela sem a mãe perto. mas num tem nada q posso fazer para ter provas q ela está impedindo de visitar? ou devo aguarda a justiça sem procura-la?

    R

    Renato Solteiro Suspenso Sexta, 29 de junho de 2012, 22h18min

    Se você tem uma decisão judicial que lhe dá este direito, vá até lá e caso ela não queira cumprir vá até uma delegacia e faça um boletim de ocorrência. Sugiro não chamar a polícia na porta da mãe da sua filha, para poupar a garota disto. Toda vez que for e ela descumprir faça um boletim de ocorrência e anexe aos autos.

    No segundo boletim, ela fica mansa, mansa..r.s..s.s você vai ver.