Mudar de cidade com o filho

Há 14 anos ·
Link

Minha história é a seguinte. Fui casado por doze anos com uma moça e tivemos um filho que hoje já tem 10 anos. Nos separamos a 4 anos e não temos a guarda definida na justiça. No começo meu pequeno ficava com a mãe e eu o pegava todos os fins de semana, daí a mãe se envolveu com drogas e foi presa várias vezes com maconha e cocaína. Passou a vender os móveis da casa para pagar o vício e já faz um ano e meio que meu filho mora comigo. Sou representante comercial e numa viagem para foz do iguaçu (moro em são luis do maranhão) conheci uma outra pessoa, passamos um fim de semana maravilhoso e decidimos que vamos nos casar e viver lá em Foz. Só que eu sei que a mãe apesar de drogada não vai concordar com minha ida pra lá. Tenho passagem marcada para o dia 22 deste mês e pretendo ir sem avisar nada pra mãe. Eu posso perder a guarda de meu filho se viajar assim? O fato de ela ter sido presa várias vezes pode me ajudar? Ela tem duas condenações e dorme na cadeia, devo ir a noite para que ela não me atrapalhe?

Espero ajuda de vocês advogados. obrigado.

282 Respostas
página 7 de 15
Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Amor de Pai,

Se você fez um pedido de liminar e o juiz deu ciência ao MP e este disse que esperará a manifestação da mãe é porque não deram a liminar. Talvez, após a contestação deem.

A justiça no Brasil é lenta e você terá que esperar. Tenha paciência que tudo se resolve. Sobre o comportamento da mãe e da família, acho que deve pedir acompanhamento psicológico, afinal, o que queremos é que melhorem e não que seja impedidos de estarem próximos à menina.

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

Uma liminar é julgada em 24h, Pai. É pedido de urgência. O CT tem poder de expor a situação ao juiz, atarves de parecer que pode ser usado a seu favor. O conselheiro pode fazer um relatório sobre o ocorrido, informando o descontrole da genitora e de seus familiares, ameaça, e dizer neste relatório o que ocorreu, e isso pode ser usado pelo juiz sim, a seu favor. Fique na cola da sua advogada e volte a conversar com o conelheiro, peça a ele que elabore um relatório da ocasião e emita um parecer pra vc apresentar em juizo. Boa sorte**

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Dr. Renato,

o que a juíza enviou para o mp da o parecer foi assim:

r.H

defiro os benefícios da justiça gratuita.

Preliminarmente, ao exame do mp.

E assim o mp disse que se pronunciara após contraditório.

Não tem nada falando das visitas ( somente na inicial ).

Mari Marques
Há 13 anos ·
Link

Amor de Pai,

Não desista da sua filha, ela não merece esta mãe doente que tem. Só vc poderá salva-la.

Sei que não é facil, a morosidade da justiça as vezes desespera, mas não desista, pois no final sua filha é que será a vencedora e vai entender o quanto vc lutou por ela.

Meus respeitos e carinho.

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Dra. Juliana,

Que bom que é tão rápido! na segunda eu vou e dou noticias...

Muito Obrigado mesmo, preciso dessa Liminar.

Abraços

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Mari,

Obrigado, não sabe o quanto essas palavras me encoraja, de fato não quero tomá-la de ninguém... mas quero que a justiça seja feita não por mim, por ela que sei que sente minha falta e até tenta um contato, e a família sabe onde moro e tem meu telefone mas ninguém o faz.

Precisava ver o sorriso dela ontem, e a alegria o tempo todo chamando PAPAI... PAPAII.... rrsrs ( não tem preço ).

ela quando chegou do passeio na casa dela, foi recebido por uns 8 pessoas da família, mas ninguém deu um abraço nela, beijou... deu um sorriso... pelo contrario, a mãe pegou ela pela mão e levou para dentro de casa com cara feia, nem prestou atenção no presente que a menina mostrava e na sua alegria. ( isso que não entendo, por que me ligaram umas 300 vezes mandando levar ela de volta pq ela tava chorando... pensei q poderiam está preocupados, e ao ver sentiriam um alivio... mas pelo contrario.. a menina queria se despedir direito e a mãe gritou ( ENTRAAAA, SE NÃO VOU DAR EM VC, VOU LHE BATER) isso é justo?

agora vou até o fim.

Imagem de perfil de Bruna Silva Rocha
Bruna Silva Rocha
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Sem comentarios essa "mulherzinha" !!!!

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Bruna,

tem 4 anos que é assim, mas somente esse ano resolvi entrar na justiça ( não entrei antes pq era muito pequena) mas, a mãe sempre dificultou minha aproximação.

mas agora chega né?

e sem falar as várias tentativas de acordo ao longo desses anos.

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Bom Pessoal,

Desculpe desabafar, mas acabei de ligar para a mãe de minha filha e informar que iria buscar minha filha no Domingo ( por que prometi a ela que iria ). ela respondeu espere a ordem judicial.

eu perguntei qual era a diferença, e perguntei se ela queria somente dificultar... ACREDITEM ela disse SIM.

eu já li muitos casos aqui, mas a mãe nunca assume seu erro e sua atitude errada, e ela assumiu, sabendo que ela ouviu do MP e CONSELHO TUTELAR QUE NÃO PODERIA IMPEDIR.

mesmo assim, não está nem ai.... é revoltante! a menina de férias e não posso ficar com ela.

e o pior de tudo é que ela vai esperar!!!

ela tem raiva por que a menina gosta de mim ( um absurdo).

me desculpem o desabafo. me sinto melhor falando aqui.

Imagem de perfil de Bruna Silva Rocha
Bruna Silva Rocha
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Lamentável..... fico revoltada com isso!!!

Para que colocar tantos obstáculos em uma coisa tão simples???

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Bruna,

Pois é....

:(

Insula Ylhensi
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Tem muita gente doida neste mundo!!!!

O mais triste é que ainda querem acreditar na historinha de que se a mulher pariu ela ama!!!
Nada haver!!!

O amor não vem das entranhas, é coisa da alma, e se a alma é doente (como da mãe de sua filha, caro Amor de Pai), não tem como essa perturbada conseguir amar.

Amor não destroi, amor não toma, amor não fere, amor não rouba.

Dê tempo ao tempo. Daqui há uns anos vc olhará para trás e verá o quanto de estrada se distanciou de toda essa situação de angústias e perturbações. Vale a pena a luta!

Para frente e avante!!!!

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Dra. Insula,

Obrigado pelas palavras, realmente estou precisando... não paro de pesar como está a cabecinha dela e o que foi dito a ela quando ela chegou em casa. será que apanhou por não ter obedecido a mãe? ( pois creio que havia um plano ). pois apos a ligação dela acontece tudo isso.

amanhã vou no conselho tutelar, pois o conselheiro vai fazer um relatório do ocorrido pra a Juiza que está com a ação e vai representar contra ela ( ela foi agressiva com ele ). também acho q isso não é amor, mas a familia toda Insula é agressiva... todos são " BRABOS" ninguém respeita ninguém... e o pior é que minha filha fala tudo o que acontece lá.

muito obrigado pela atenção

Mari Marques
Há 13 anos ·
Link

Amor de Pai,

A mãe da sua filha, usa a menina claramente para lhe atingir, não está preocupada com a filha, a preocupação dela é com vc.

Infelizmente esta é a verdade, vc é problema na cabeça dessa mulher, relacionamento mal resolvido é assim, gera magoa, rancor e a criança é que paga.

Mais razão para vc seguir em frente e a despeito de tudo, lutar pela saúde emocional da sua filha.

O tempo passa, logo sua menina se tornará uma mulher e ai meu amigo, ela poderá se defender sozinha, hoje ela depende de vc.

Muita força, muita fé tudo na vida tem um momento certo de acabar e Deus quer é senhor de todas as coisas vai colocar tudo no seu devido lugar.

Abraços

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Mari,

Obrigado mais uma vez.

Acabei de chegar do conselho tutelar, fui levar os documentos que o conselheiro pediu. ele vai fazer um relatório do ocorrido para a Juíza que está com meu processo, e me informou e que também vai representar contra ela por desacato á autoridade.

segunda - feira vou atras da liminar.

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

A mãe foi Intimada a apresentar defesa ( tem 15 dias para contestar ). no processo de guarda, já o processo de oferta de alimentos, ainda terá o primeiro despacho da Juíza.

depois dessa defesa dela, qual seria o próximo passo?

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Dr. Renato,

Eu disse a advogada no inicio do processo que queria regulamentar a visita e disse q queria urgência, ela colocou na inicial

PEDIDOS:

JUSTIÇA GRATUITA

QUE INTIMASSE A MÃE

REGULAMENTAÇÃO DE VISITA

GUARDA PROVISORIA

GUARDA DEFINITIVA

( acho que é essa a ordem ) fui la ontem, mas ela disse vá no forum e veja se a juiza despachou as visitas, se não volte aqui que vou pedi o despacho.

só não fui hoje mesmo, pq ela só está segunda, e fui no conselho tutelar.

será q ela vai levar esse pedido liminar logo pra juiza? o conselheiro tutelar vai fazer um relatório do ocorrido na visita e representar contra ela por desacato a autoridade.

isso vai atrapalhar? vai demorar mais ainda?

a mãe é complicada mesmo, e o conselheiro disse q ja foram varias tentativas de acordo e ela mesmo sabendo da lei desobedece... e que não tinha condições morais nem psicológicas e que iria colocar tudo no papel. e vai encaminhar a juiza assim como ele encaminhou para o MP, que inclusive a criança foi encaminhado para psicologo e a mãe ainda ão levou.

e agora?

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Amor de Pai,

Particularmente sou contrário ao deferimento de liminares em casos como o seu. Historicamente milhares de homens e mulheres foram afastados dos filho por conta de uma história triste relatada na inicial, muitas vezes acompanhada de um genitor chorando na frente do juiz e depois, se descobriu que era uma grande armação.

Nem de longe questiono a veracidade do que você narra, mas a prudência deve imperar. Importante ouvir nos autos o que tem a mãe a dizer. Te agredir verbalmente, fazer tudo isto que você narra, deve ter uma versão dela e é prudente que ela seja ouvida primeiro.

Como você narra, a petição já foi feita, e não existia relatório do conselho ou de qualquer outro órgão. Na minha opinião, andou bem o magistrado ao preferir se manifestar sobre a liminar após a contestação.

Processualmente falando ele matou seu pedido de liminar,uma vez que ao não se manifestar, impediu que você recorra. Após a manifestação da mãe, com a juntada dos relatórios que você cita é possível que lhe dê a guarda provisória, o que por óbvio não será uma liminar, mais se assemelhando a uma antecipação de tutela.

Entendo sua preocupação, fico chateado com o que você narra, mas é preciso entender que milhares de crianças foram tirados da convivência com os pais por meio de liminar que depois se mostrou fundada em mentiras.

Há tempos, digo que deveria ser proibida a liminar em ações assim há menos que houvessem provas incontestes de que o narrado seja real. Pelo que você diz, era sua versão (que eu acredito) e ainda não possuíamos a versão da mãe.

Parece que eu não estava ficando doido, porque a proposta de nova lei de guarda de crianças, além de impedir a guarda unilateral a menos que um dos pais aceite, também veda expressamente a concessão de guarda provisória por meio de liminar a um dos genitores sem que o outro aceite.

Sei que é duro mas temos que reconhecer que neste tipo de caso há muitas mentiras e o juiz fica no meio do fogo cruzado, sendo assim é melhor ouvir os dois lados primeiro.

Especificamente no seu caso, chegando a contestação da mãe, surge para você um prazo para se manifestar outra vez, momento em que deverá anexar todos os relatórios que cita e aí sim, reiterar o pedido de guarda provisória. Antes disto, acho pouco provável que consiga.

Prazo para isto? Em tese (no Brasil ideal, na Justiça ideal) deveria demorar no máximo mais 20 dias. Se será neste prazo, vai depender da celeridade do andamento do processo, e aí sim, seu advogado deve encher o saco do cartório, do MP e do juiz.

Sucesso.

AMOR DE PAI.
Há 13 anos ·
Link

Dr. Renato,

Certo, então não entro com a LIMINAR e aguardo ela se pronunciar?

após ela se pronunciar, me manifesto novamente e peço a antecipação de tutela? isso?

tudo bem, quero fazer tudo certo! por isso estou querendo tudo dentro da Lei. Já fui no Conselho Tutelar, Ministério Público, e Entrei com a Ação. já passei o dia com ela ( brincamos, almoçamos, conversamos... etc ) até me ensinou uma brincadeira. ( PAPAI OLHA PRO CÉU, CHAPÉU.... rs PAPAI OLHA PRO CHÃO, CHAPÉU...rs PAPAI OLHA PRA MÃO, MAMÃO... rsrs ).

Então vou aguardar.

( Triste pq sei que está me esperando ligar, vai me esperar pra levar pra brincar ) mas tá mais perto que longe.

Mais Uma Vez, Obrigado e Bom FDS.

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Amor de Pai,

Você já entrou com o pedido de liminar lá na sua inicial, o juiz é que optou por não dá-la até ouvir a outra parte. Não existe entrar com outra liminar, o que estão te dizendo é para sua advogada ir lá e despachar com o juiz para ver se ele reconsidera esta posição e dá a liminar.

Claro que isto pode dar certo e ele reconsiderar, mas particularmente acho pouco provável. Se eu fosse juiz não daria. Mas ele, o juiz pode pensar diferente de mim, isto é normal. Se sua advogada for lá e o convencer, palmas pra ela.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos