Gostaria de saber como funciona a Averbação de DIVÓRCIO,meu ex- marido disse que precisa desta averbação que está comigo. Este tipo de documento não deveria ser uma para cada parte dos interessados? Afinal, para que serve esta Averbação para o homem? Pra mulher sei que serve para ela mudar os documentos dela e pra o que mais?? Tenho que entregar á ele???? Ou ele tem que ir atrás do dele??? Me respondam por favor!!!!

Respostas

    Adv Antonio Gomes

    Adv Antonio Gomes Rio de Janeiro/RJ 122857/RJ Terça, 28 de outubro de 2014, 11h35min

    Em média a carta de sentença é registrada em 10 dias, e averbação em média também 10 dias, por fim a retirada de 2 via e/ou atualização certidão 48 horas.

    Att

    Tais Santos

    Tais Santos Sexta, 07 de novembro de 2014, 16h53min

    ja dei entrada no divorcio (defensoria publica) na audiência assinamos uns documentos foi de acordo abas as partes. mais já tem quase três anos e ainda ñ averbou como como faço para conseguir essa carta de averbação.

    G

    GLC Sábado, 08 de novembro de 2014, 21h22min

    Deve procurar o Defensor Público ou a Vara onde ocorreu o processo para apanhar o Mandado de Averbação;

    D

    Desconhecido Quarta, 12 de novembro de 2014, 21h07min

    amigos tenho uma dúvida aki aproveitando o assunto eu averbei meu casamento porém o juiz tinha a mim pedido que eu entregase tbm a ela uma certidão porém a minha era gratuita e a dela era 59 $ então eu dei uma altenticada a ela então esto correto

    Adv Antonio Gomes

    Adv Antonio Gomes Rio de Janeiro/RJ 122857/RJ Quarta, 12 de novembro de 2014, 22h21min

    Sim. E se ela desejar outra certidão que pegue uma segunda via.

    Iza Gomes Calheiros

    Iza Gomes Calheiros Segunda, 24 de novembro de 2014, 9h56min

    Tenho uma dúvida,assinei o divorcio,porém voltamos atras,recebi o papel pra ir no cartorio fazer a averbação mas desistimos,e nao tenho mas esse papel,porém preciso de uma segunda via da certidão de casamento,poderei solicitar,mesmo assim ou terei que casar novamente?

    E

    Eduardo Almeida Terça, 25 de novembro de 2014, 11h06min

    Boa tarde
    A minha questão é a seguinte.
    Minha namorada está se divorciando e os papeis já saíram mas o nome dela estava errado.
    Isto já aconteceu a mais de dois meses.
    Alguém me sabe dizer quanto tempo demora a correção?
    O local é Uberlândia não sei se isso é relevante.
    Agradecia a vossa ajuda pois estamos numa situação em que não sabemos quando isso sai para poder tirar o resto dos documentos para viajar.
    Cumprimentos
    Eduardo Almeida

    Cida Silva

    Cida Silva Domingo, 04 de janeiro de 2015, 19h07min

    Sou divorciada a 4 anos mas nao peguei ainda a certidao do divorcio no cartorio mesmo assim posso me considerar divorciada???

    Adv Antonio Gomes

    Adv Antonio Gomes Rio de Janeiro/RJ 122857/RJ Domingo, 04 de janeiro de 2015, 19h33min

    Sim. O que caracteriza o divorcio do casal é a sentença transitada em julgado, não a ausência de averbação deste.

    Att.

    [email protected]

    T

    Tiago Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 14h38min

    minha ex não registrou a carta sentença, nem quer me entregar para que eu registre-a, o que devo fazer? preciso averbar a certidao.

    R

    roberta Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 15h37min

    Dr. Boa tarde!
    Minha duvida é : o marido de minha mãe deu entrada no divorcio em agosto de 2007, quando foi em novembro de 2007 ele faleceu. Quando foi em 2008 chegou supostamente um oficial de justiça mandando ela assinar uns papeis, não se identificou, foi muito ignorante e sob pressão minha mãe assinou. Minha mãe é praticamente analfabeta só sabe escrever o nome dela, só tem a 3 série. não sabemos o que vinha dizendo nesses papeis. enquanto ela assinava ele falou aqui é seu marcos dando a entrada do divorcio, pronto foi em bora. Nós moramos no ceará, ele em são paulo. Depois de alguns meses minha mae soube que ele tinha falecido. ok passou. Quando foi mais ou menos no ano de 2011, o bolsa familia dela foi cortado, dizendo que estava recebendo um salario. Quando foi em 2013 conseguiu tirar nova certidão de casamento sem averbação e o atestado de óbito. só que no atestado de óbito ja vinha dizendo que ela estava separada. Dúvidas se ele morreu em 2007, e os papeis apareceram em 2008 para ela assinar. como pode o atestado ja está constando que ela estava separada dele? e outra depois que ele morreu o processo pode está em andamento. pq ela tem uma folha constando que o processo estava em andamento em 2009. pode isso?

    G

    GLC Domingo, 08 de fevereiro de 2015, 10h49min

    Deve procurar o Fórum para saber se realmente ela está divorciada, pois só assim tirar a dúvida. Caso não exista a sentença decretada pela Justiça não houve divórcio. Quanto ao óbito quem declarou deve ter dito que ela estava separada, portanto pode acontecer.

    R

    roberta Segunda, 09 de fevereiro de 2015, 15h24min

    GLC muito obrigada pelas informações....

    Washington Pereira

    Washington Pereira Quarta, 22 de abril de 2015, 9h47min

    Carta de Sentença, é possível conseguir segunda via para averbação de divórcio ????

    G

    GLC Quarta, 22 de abril de 2015, 9h57min

    Certamente, porém deve constituir um advogado para tal.

    Marco Antonio Cardoso

    Marco Antonio Cardoso Segunda, 01 de junho de 2015, 0h22min

    Dr Antônio por gentileza eu já faço uns 7 anos q me divorciei consensual ambos dois lados de acordo então ela pegou a averbação e eu estou pra casar novamente como eu faço pra pegar a minha averbação e se tenho q paga por alguma coisa pra adquirir o meu,muito obrigado

    G

    girlane sampaio Sexta, 28 de agosto de 2015, 4h24min

    meu ex-marido entrou com AÇÃO DE CONVERSÃO DE SEPARAÇÃO EM DIVÓRCIO e no site do fórum diz que foi decretado o divórcio e diz que eu fui condenada a pagar quinhentos reais de honorários advocatícios, não tenho como pagar esse valor pois estou desempregada, eu não possuo advogado, devo procurar um?

    G

    GLC Sexta, 28 de agosto de 2015, 10h49min

    Procure a defensoria pública que fará uma petição a respeito.

    Thalita Blanco

    Thalita Blanco Terça, 01 de setembro de 2015, 13h31min

    Olá,
    Gostaria de saber sobre a Carta de Sentença.
    Minha dúvida é, meu noivo não colocou a observação na Averbação de Divórcio a partilha dos bens. Vamos nos casar e o cartório está pedindo ou essa observação na Averbação de Divórcio ou a Carta de Sentença. Como ele pode tirar essa Carta de Sentença? Não está com ele, tem como ele conseguir tirar ainda?
    Obrigada.

    G

    GLC Quarta, 02 de setembro de 2015, 10h10min

    A carta de sentença pode pedir em Cartório onde foi averbado o divórcio, caso não consiga, deve procurar o Fórum para adquirir.