Obrigatoriedade do exame admissional e demissional. E baixa na carteira.
Os exames são obrigatórios, tanto para empresa solicitar e o colaborador realizar? E necessário fazer o admissional antes do registro na carteira e demissional antes da baixa na carteira ou pode ser feito depois?
Qual é o risco para empresa se ela não solicitar o exame antes da baixa na carteira?
Trabalhei numa firma pelo periodo de 10 meses. Sem exame admicional, comecei sentir dores no braços cotovelo e ombro após esses meses, por causa do peso que carregava. Pedi demissao e durante o aviso ouve complicação do quadro, a ponto de nem conseguir mais trabalhar pela dor. E agora esta no fim do aviso. Por eu ter pedido demissao posso recorrer ? Ou nada posso fazer ?
boa tarde!! tenho uma duvida, a empresa que trabalho está para contratar alguns funcionários, e alguns desses funcionários fizeram o exame demissional à pouco tempo, minha duvida é: para contratação de alguns funcionários nesta condição que informei, é necessário fazer o exame admissional? sendo que tem funcionários que tem o exame demissional de 1 semana. precisa fazer ou não?
Moises, se vc está com problemas de saude vc deve buscar seu médico, se ele considerar necessário irá recomendar o afastamento das atividades laborais. Estando no fim do aviso ou mesmo depois dele, nada impede que vc recorra ao INSS e receba o aux doença.
O fato de vc não ter feito o exame adminissional não intervere em qualquer doença que vc venha DE FATO desenvolver em função do trabalho.
Meu irmão sofreu acidente de trabalho mas a empresa se recusou fazer a CAT, mas o sindicato fez a CAT, ele fez cirurgia de reconstrução de ligamentos no joelho e está em tratamento, o INSS o liberou só podendo entrar de novo 30 dias após com nova perícia, pois bem o meu irmão comunicou o encarregado da empresa que mandou ele ir no outro dia porque estavam precisando dele, quando ele chegou na empresa o mesmo recebeu o aviso prévio indenizado, mesmo de posse de exames novos apontando que o pós cirúrgico deu complicações, e fazendo fisioterapia deram o pedido de exame demissional, só que ele ainda não fez e a empresa está ligando direto, nesse caso ele deve ser submetido ao exame demissional mesmo incapacitado, inclusive o INSS está em fase de transformação de espécie de 31 para 91, porque se ele fazer o exame a empresa vai reter o cartão do plano e ele não poderá continuar com o tratamento, e nova cirurgia.