tenho 50 anos de idade, comprovadamente 33 anos 7 meses e 1 dia trabalhados, portanto a pergunta é:quanto tempo falta para me aposentar integralmente , 1 ano 4 meses e 1 dia, ou vou ter que esperar completar a idade de 53 anos para solicitar a minha aposentadoria integral? Ouvi falar de ter que pagar pedágio, por uma lei de 1998. Estou incluido neste pedágio? O quer dizer mínimo de aposentadoria integral?

no aguardo de posicionamento com urgência luis

Respostas

    P

    Pablo Pablito Quinta, 04 de julho de 2013, 18h58min

    Salg

    Não procede.

    O máximo que existe é 40%, se homem, para atividade especial, mas não é o seu caso.

    Pablo

    M

    minhós Terça, 29 de julho de 2014, 22h40min

    Eu tenho 35 anos de contribuição e faço 53 em dezembro a empresa deu a minha conta
    eu tenho direito a estabilidade.

    S

    SILVA PINTO Quarta, 03 de setembro de 2014, 19h26min

    tenho 33 anos e 8 meses de contribuição,tenho 56 anos de idade ,dentro deste perildo de contribuição tenho 6 anos de serviço militar exército e 3 anos e 2 meses na companhia eletromecânica celma em PETRÓPOLIS como segurança armado (insalubridade ou periculosidade);ja posso me aposentar;com aposentadoria integral ?

    S

    SILVA PINTO Quarta, 03 de setembro de 2014, 19h29min

    AUTORIZO ESTA PUBLICAÇÃO,SILVA PINTO.

    E

    ELAINE DORETTO MENEZES Terça, 28 de outubro de 2014, 9h04min

    Tenho 48 anos, e no calculo de aposentadoria fui informada que tenho os seguintes periodos - Tempo a Cumprir para Aposentadoria Integral - 1 ano - Pedágio para Aposentadoria Proporcional - 03 anos 11m 29d - Tempo a Cumprir para Aposentadoria Proporcional - 0 anos 0 meses 0dias - Posso solicitar aposentadoria? Quando poderei me aposentar ? ----Outra situação que sou considerada PNE desde 2008 , por problemas visuais, posso requerer a aposentadoria de Portadores de Necesidades? Estou bastante confusa. Obrigada

    Léo Black

    Léo Black Domingo, 25 de janeiro de 2015, 15h31min

    oi meu pai falta dois anos para ele completar os 35 anos de carteira ele tem 58 ele ja pode dar entrada na aposentadoria

    U

    UILDES ALVES COSTA Quinta, 02 de abril de 2015, 14h57min

    BOA TARDE

    TENHO 51 ANOS. CONTRIBUIÇÃO 30 ANOS (CONTAGEM FEITA PELA PREVIDENCIA). COMO TRABALHEI EM DUAS EMPRESAS INSALUBRES, SOLICITARAM QUE ENTRASSE COM O PEDIDO AO PERITI PARA A VALIDAÇÃO DO PPP: TRABALHEI 10 ANOS RUIDO 93 DCBS - TRABALHEI 1 ANO EM OUTRA EMPRESA METALURGICA 91 DCBS. SERA QUE O PERITO DO INSS VAI VALIDAR MEU PEDIDO PARA INCORPORAR NA MINHA APOSENTADORIA , PORQUE GANHARIA QUASE 5 ANOS A MAIS INDO PARA 34 ANOS,. APOSENTANDO COM 35 INTEGRAL. AGURDO RESPOSTA

    A

    Armando Quinta, 02 de abril de 2015, 20h31min

    UILDES ALVES COSTA//
    Desculpe-me, mas como resposta também questiono:" Será que o perito;;;"
    Sds. cordiais
    Armando...

    S

    sandra souza Segunda, 13 de abril de 2015, 10h56min

    Olá, gostaria de saber se vale a pena a aposentadoria, no meu caso, tenho 29 anos de contribuição, comecei a trabalhar em 1984, e tenho 49 anos. Posso me aposentar qdo completar 30 anos?

    A

    Armando Segunda, 13 de abril de 2015, 20h47min

    sandra souza//
    Ao completar 30 anos de contribuição,(se mulher) poderá pedir aposentadoria por tempo de contribuição, independente a idade que tiver.
    Entretanto devido a sua pouca idade (49), do salário-de-benefício que for apurado pelo INSS, Vc irá receber cerca de 60% em virtude da aplicação do Fator Previdenciário.
    Disso, Vc pode concluir que quanto mais tempo de contribuição e mais idade tiver, maior será a aposentadoria por tempo de contribuição
    Antes de pedir a aposentadoria. peça a algum escritório de contabilidade para fazer o cálculo e aí Vc decidirá
    Boa sorte
    Armando.
    .

    Sergio Dos Santos

    Sergio Dos Santos Quarta, 29 de abril de 2015, 6h16min

    Bom dia, o tempo prestado ao serviço militar obrigatório conta para aposentadoria?

    E

    Eldo Luis Andrade Quarta, 29 de abril de 2015, 7h29min

    Conta. Desde que não usado para aposentadoria por outro regime de previdência. Ler art. 55, inciso I da lei 8213 de 24/7/1991.

    J

    jjo Domingo, 28 de junho de 2015, 9h53min

    bom dia!
    godtaria de saber se ja posso pedir minha aposentadorio proporcional pois tenho 53 anos e 32 anos de contribuição

    E

    Eldo Luis Andrade Domingo, 28 de junho de 2015, 18h03min

    Não. Apesar de você ter completado 53 anos não completou o pedágio (40% do tempo que em 16/12/1998 faltaria para completar 30 anos de contribuição) exigido pelo art. 9º, § 1º, inciso I, alínea b da emenda constitucional 20 de 16/12/1998. A regra não lhe favorece e somente com 35 anos de contribuição voce poderá se aposentar.

    J

    jjo Segunda, 29 de junho de 2015, 7h35min

    Eldo luiz bom dia!
    somente tenho um duvida pela constituição de 16/12/98 eu ja estava na ativa e e pelo que li eu poderia me aposentar proporcional pagando o pedagio de 40% como diz na emende eu teria que ver quanto faltava em 98 para dar os 30 anos que no caso seria 12 anos e aplicar os 40% que daria um pedagio de 4,6 anos que somando daria em torno de 17 anos que esatria faltando para eu pedir proporcional que seria agora em 2015 ou estaria errado!!!!

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 29 de junho de 2015, 9h52min

    Se lhe faltavam 12 anos para aposentar em 16/12/1998 com 30 anos de contribuição você na época tinha 18 anos de contribuição, 40% de 12 é 4,8 anos e não 4,6.
    Então somando 18 (QUE VOCÊ JÁ TINHA) COM 12 (O QUE FALTAVA PARA OS 30) COM 4,8 ANOS (O PEDÁGIO) TERÍAMOS 34,8 ANOS. Inferior aos 32 anos que você diz ter hoje.

    D

    Danilo Quinta, 16 de julho de 2015, 10h37min

    Ola o meu pai tem 58 anos de idade e 34 e 6 meses de contribuição no caso ele tem direito de aposentadoria integral ou proporcional ? ou ele já tem direito de aposentar?

    Sandra Fernandes

    Sandra Fernandes Sexta, 08 de julho de 2016, 9h00min

    tenho 45 anos sou produtora rural com quantos anos eu me aposento ;;;e moro 22 anos no sitio mexemos com leite e confinamento e plantio de roça ....nos cuntribui com nota produtora rural quanto falta pra eu me aposenta eu me aposento com 50 ou mais de 60 anos

    Rosane Silva de Oliveira

    Rosane Silva de Oliveira Domingo, 24 de julho de 2016, 14h56min

    tenho 52 anos e 26anos 11 meses e 11 dias quando posso dar entrada na minha aposentadoria integral

    Rosane Silva de Oliveira

    Rosane Silva de Oliveira Domingo, 24 de julho de 2016, 14h56min

    desculpe tenho 51