Montei meu próprio escritório e agora estou no fundo do poço.

Há 13 anos ·
Link

Sou advogada, recém-formada, e adquiri experiência apenas na Defensoria Pública, mesmo assim resolvi abrir um escritório próprio. Queridos, eu estou muito desanimada. Não pago pela sala, pois meu pai me deu, e meu escritório está com uma aparência linda, mas é em um bairro humilde. Só chegam causas que me dão dor de cabeça, pelo comportamento das partes (que me procuram até por causa de um "chinelo") e que no final não me dão retorno algum.

Estou muito triste mesmo, POIS preciso ajudar meu esposo. Preciso trazer dinheiro pra casa e perceber que estou somando e não diminuindo. Meu esposo trabalha igual ao um burro de carga, e esperávamos que assim que eu iniciasse a atividade advocatícia teríamos a chance de trazê-lo pra trabalhar comigo de alguma forma.

Minha cabeça tá uma pilha em curto circuito. Não estou enxergando nem mais razões pra viver (sei que isso é covardia e fraqueza, mas não estou conseguindo lutar contra meu próprio baixo-astral).

Ontem coloquei alguns currículos em escritório, mas daí já penso que tenho um resultado de exame de saúde relacionado a tiroide pra receber e que dependendo dele, terei que me ausentar. Não acho justo ir trabalhar pra alguém e logo no mês seguinte ter que pedir dias (no caso da necessidade de cirurgia). Enfim... Eu estou acabada!

Hoje mesmo cheguei na varanda, olhei lá pra baixo e pensei na hipótese de me jogar. Gente, não sei o que está acontecendo comigo. Me deem uma palavra de conforto ou um sermão.

Não imaginava que o início de carreira iria me desestruturar tanto. Sou uma pessoa tão competente, estudiosa, dedicada, honesta e com bons princípios. Pra vcs terem ideia gabaritei a 2ª fase do exame de ordem antes mesmo de me formar, mas a verdade é que EU ESTOU NO FUNDO DO POÇO.

110 Respostas
página 5 de 6
paula helena
Há 11 anos ·
Link

sempre é difícil. eu mesma montei um escritório com minha irmã porem nao deu certo. tenho dois filhos que me tomam tempos preciosos porém sempre os coloquei em primeiro lugar. hoje, já advogando a 4 anos, as coisas vem melhorando pra mim. o essencial é vc fazer um trabalho bem feito, mesmo que seu foco atual sejam pessoas de baixa renda. elas geralmente tem grande capacidade de comunicação e a propaganda de boca em boca é essencial. pense pelo lado positivo, onde pinga não seca. eu trabalho assim, 50% de entrada e o restante findo o processo. nunca cobro abaixo da tabela( prática comum entre iniciantes) pois senão desvaloriza completamente a classe. altos valores, clientes legais vc so consegue com o tempo e com o aumento de sua carteira de clientes. desde antes de formar já avisava meu marido que advogado só ganha dinheiro depois de 10 a 15 anos de exercício. tenha fé que as coisas hão de melhorar. abraços

Autor Desconhecido
Há 11 anos ·
Link

Boa tarde ana, como você está hoje, conseguiu alavancar seu objetivo, continua advogando? ......e sua saúde como anda?....bjsss

Thayna Moura
Há 11 anos ·
Link

Olaa.. gostaríamos de saber como está sua vida? Estou me formando e seria muito instrutivo pra mim saber. Bjs

Thais Nunes
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Iniciei a minha carreira há quatro anos e passei por todos os seus problemas. No primeiro ano fazia "bicos" como babá e garçonete, para manter o meu escritório aberto. Agora estou tranquila, não estou rica, nem ganho fortunas. A maioria (90%) dos meus clientes são pessoas humildes e são os melhores clientes. Ajudar a resolver o problema ou acabar com uma injustiça de uma pessoa pobre me faz sentir útil, feliz, abençoada e uma advogada de verdade. Dinheiro não é tudo nessa vida!

Lute por esta profissão maravilhosa. Clientes e dinheiro vem com o tempo, primeiro precisa plantar para depois colher. Boa sorte, por favor não desista!

Ricardo
Há 11 anos ·
Link

E hoje Dr Ana, após três anos como esta sua vida?

HP
Há 11 anos ·
Link

tenho interesse em parceiros

David Daniel Lopes
Há 11 anos ·
Link

Ana há 3 anos Não desanime, tenha fé . Já passei por situação como a sua, sei que não é fácil mas com fé em Deus você vai chegar lá.Fui policial civil por 35 anos no estado do paraná.fui exonerado injustamente em 1984. como contribui para minha aposentadoria no sistema estadual perdi todo o tempo de contribuição, até hoje não consegui aposentadoria polo INSS, minha esposa sofre de síndrome do panico, tenho 72 anos de idade, moro de aluguel. Como você minha clientela é de periferia não é fácil,a concorrência é grande.Mas Ana, relatei o que acontece com minha pessoa, para que você não desanime, fé e coragem que um dia a vitória vai chegar pra você. Também já pensei.em suicídio e hoje me vergonho por tal pesamento. Fique com Deus...

Adilson Carvalho
Há 11 anos ·
Link
· Editado

e entao ana, ja se passaram 3 anos, como ficaram as coisas? incentivos e otimismo ajudam mas naquele tempo vc precisava de uma resposta pratica. ainda precisa de ajuda? eu sim. tudo aconteceu e vc nao sabe pq ne, mas eu sei agent faz tudo certo e coisas so dão erradas. se vc venceu e agora pode me ajudar ou se ainda precisa de ajuda gostaria de saber.

2 respostas foram removidas.
ANTONIO MARQUES CABRAL
Há 10 anos ·
Link

Estive lendo sobre este assunto aqui e me interessou saber da Ana como as coisas estão hoje, após todo este tempo. Seria muito bacana se tivéssemos notícias atualizadas de sua carreira profissional. Saber que não houve desistência, que tudo deu certo, inclusive quanto à sua saúde.

Otto Varga
Há 10 anos ·
Link

Ser boa profissional não significa que vc sabe empreender, vc é uma aventureira, errou feio com o serviço que vai oferecer na localidade que está. Volte para o mercado e adquira experiência e depois sim pense em ter seu negócio.

Rita De Cássia Anunciacao
Há 10 anos ·
Link

Querida colega , para se resolver um problema é necessário agir de forma diversa a ação cometida quando da criação do mesmo. você precipitou! Assuma, não haja por impulso. Pare afaste-se mental e emocionalmente do problema, peça que Deus a ilumine e confie. Você disse que foi boa aluna e que foi aprovada pela OAB de primeira, o que é raro. Demonstra seu conhecimento teórico. Falta-lhe experiencia administrativa, confiança no porvir e um pouco de humildade. Montar um lindo escritório, vestir um terninho elegante e calçar um salto agulha, não faz de nós ADVOGADAS bem sucedidas. Quando comecei na advocacia montei um escritoriozinho no quartinho de empregada do meu apartamento e isso já me ajudava muito, pois não gastava com aluguel, luz, condomínio, secretária etc. Advoguei pro bono várias vezes, passei noites em claro para redigir peças das quais não tinha nenhum conhecimento.Vá devagar, frequente a sala dos advogados do fórum, a casa de Assistência ao advogados e FECHE SEU ESCRITÓRIO, feche a torneira de saída de dinheiro, e o mais importante: não se sinta derrotada.Atenda seus clientes nas dependências do fórum ou na casa de apoio ao advogado da OAB da sua cidade, associe-se a comissões da OAB, misture-se e assuma que é UMA INICIANTE. Peço desculpas pela franqueza,porem minhas palavras advêm do meu sincero desejo de que você VENÇA.ACREDITE!!!

Rodrigo Bentinho Gabriel
Há 10 anos ·
Link

Se jogar do prédio seria uma forma muito covarde da sua parte, você aumentaria os problemas daqueles que te ama. Eu aconselharia a orar e pedir a Deus direção, mas não posso exigir que acredite nonque acredito. Pense pelo lado positivo, você é formada e já tem escritório, logo você só precisa de direção. Hoje em dia tem muitas consultorias que podem lhe ajudar, consultoria jurídica e empresarial (sebrae). Para você sair do poço só depende de você, ache motivação e corra atrás. Boa sorte ! Tenho FÉ na sua vitória Estarei orando por você.

Daltro Paiva
Há 10 anos ·
Link

O bom disso tudo vai ser a volta por cima, tenha muita fé que as coisas vão melhorar. abraço

Andre Almeida
Há 10 anos ·
Link

OLHA MINHA AMIGA, O QUE ESTA ACONTECENDO COM VC, ACONTECE TODOS OS DIAS COM MILHARES DE PESSOAS, VC É ADVOGADA O QUE É UMA OTIMA PROFISSÃO, VC PRECISA PARAR RESPIRAR FUNDO, E DECIDIR PARA QUE VEIO AO MUNDO, ESCOLHA UMA AREA DO DIREITO QUE VC MAIS SE IDENTIFICA E UMA OUTRA QUE GOSTE, SER ADVOGADO É ESTAR CONECTADOS EM TUDO AO SEU REDOR, O CAMPO DO DIREITO É UM DOS MAIORES LEQUES DE PROFISSÃO QUE EXISTE, TENTE CONCURSOS, TENTE ADVOGAR NA AREA QUE MAIS SE IDENTIFIQUE E GOSTE E DEIXE QUE O TEMPO SOMENTE ELE PONHA TUDO EM SEU DEVIDO LUGAR, NÃO SEJA TANTO ANSIOSA, E ACREDITE TUDO VAI DAR CERTO PODE ACREDITAR, SE NADA ACABOU AINDA É PORQUE NÃO TEVE FIM....

Carlos Siqueira da Silva
Há 10 anos ·
Link

Oi Colega. Já pensou em firmar um contrato de parceria com outros escritórios? Hoje existe consolidada uma tendência na advocacia de atender um nicho e se especializar em uma area do direito. Qual é a sua área de interesse no direito? Sua habilidades podem ser do interesse de um escritório que não atua no seu segmento. Ou você pode atender em um nicho que não é do seu domínio e indicar para uma banca e compartilhar os resultados. Você pode também se associar a uma banca, porem será muito difícil se não tiver uma especialização. Minha dica : Especialize-se para se valorizar. Só assim poderás ser seletiva na hora de escolher uma causa para patrocinar. Busque parcerias para angariar clientes e relacionamento em sindicatos, associações, partidos politicos, ongs, empresas, escritorios de profissionais liberais etc. Ofereça assessoria gratuita em troca da indicação de clientes. Os resultados são colhidos com esforço, criatividade, habilidade técnica e persistência.

Dr. Georgio Costa Silva
Há 10 anos ·
Link

Gostaria de saber como está nossa colega hoje, depois deste post? valeu a pena perseverar no escritório ou resolveu estudar para concursos?

ADVOGADO - Dr. Edson F. ALECRIM - OAB/TO.
Há 10 anos ·
Link

Doutora, todo início de qualquer atividade não é fácil, principalmente a profissão de Advogado, quando este não tem capacidade financeira para garantir as despesas do dia a dia pelo menos durante um ano. Assim se tornando difícil seguir. O título da OAB é para poucos e sabe que não paga aluguel, é um começo inovador. Os fracos desistem e os fortes sobrevivem e garantem a vitória. Os verdadeiros causídicos jamais desistam de suas caminhadas e glórias, assim é você, que em um tempo razoável, vai superar os obstáculos.

anderson
Há 10 anos ·
Link

Sinto-me chateado ler essa publicação desmotivadora logo entre as primeira opções de pesquisa no google. Bom, esse problema ocorre com advogados sem experiência e sem o dom do empreendedorismo, tendo em vista que um escritório de advocacia segue a mesma ideia de gerir uma empresa. Logo, há necessidade de buscar um ponto bom, onde possa ser visto pelas pessoas e acima de tudo capacidade técnica. Advocacia continua sendo uma das profissões mais rentáveis somente para quem tem conhecimento e espírito empreendedor. Aos acadêmicos digo para ignorarem essa publicação, absorvam o máximo na faculdade e procurem estágios em escritórios para adquirirem experiência colham os frutos após formados.

Autor Desconhecido
Há 10 anos ·
Link

Olá, pessoal. Quanto tempo. Hoje me surpreendi quando abri a caixa de entrada do meu “velho” e-mail. Vi que um link me direcionava pra uma resposta a alguma pergunta que eu havia feito em um fórum, e imediatamente vim conferir o que era. Quando li meu texto quase caí pra trás. Eu não me recordava de um dia ter estado tão desmotivada e triste, eu não me lembrava de um dia ter tido tão pouca fé, e, assim como li em um comentário, EU ME ENVERGONHEI. O bacana é que ao reler, eu reabasteci o meu espírito com uma gratidão infindável. Primeiro, por ter superado toda aquela angústia e ter criado coragem pra recomeçar e, segundo, por constatar, mais uma vez, que nesse mundo tem muita gente boa, inclusive disposta a dar uma palavra amiga até mesmo a uma desconhecida. Eternamente grata! Como não poderia ser diferente, vou contar pra vocês um pouquinho o que aconteceu comigo de lá pra cá. Era agosto de 2012, né? No texto eu comentei sobre a minha tireoide e, queridos, de fato aquele desarranjo hormonal estava me prejudicando em vários sentidos. Fiz punção para verificar se havia alguma malignidade no meu nódulo e a resposta, pra minha alegria, foi negativa. Restou apenas equilibrar os níveis de hormônio e pronto! Além disso, eu estava exausta em diversos aspectos da minha vida, e as dificuldades iniciais da advocacia me fizeram transformar a profissão em um bode expiatório, naquele momento. NO MEU FUNDO DO POÇO TINHA UMA MOLA. Amigos, meu esposo possuía um comércio. Um certo dia um funcionário, querido por nós, me lançou alguns conselhos e um deles foi: OUÇA SEU CORAÇÃO. SEGUE SUA INTUIÇÃO. E a minha intuição dizia pra eu buscar na lembrança a motivação que havia me levado a cursar direito. É... Ele jogou duro comigo. Conversei com meu esposo, fechei o escritório, substabeleci o poder que a mim havia sido conferido, mas tomei posse de mim mesma. Respirei fundo e voltei a estudar. No ano de 2013 passei em 04 concursos, em 2014 passei em mais um, mas daí já havia tomado posse no que primeiro chamou. VIREI CONCURSEIRA. Depois que tomei posse mudei minha vida quase radicalmente, mudei de cidade e passei a ser a provedora majoritária das despesas da minha casa (não somos ricos, mas é gratificante demais poder dar conforto e estabilidade – na medida do possível – pra pessoa e pros animais que amo). Religiosidade a parte, usei meu tempo livre pra me espiritualizar profundamente nesse ultimo ano. Vale a pena construir muitas bases, pra não perder a total estrutura em caso de comprometimento de uma delas. Vcs foram maravilhosos. Quero dizer pra os que vieram até aqui, por estarem passando por algum problema semelhante, que: SIGA SEU CORAÇÃO. SIGA SUA INTUIÇÃO. Acredita em vc. E quanto aos seus valores, leve eles pra onde for. Se advogar, advogue com alma, porque sem alma não é legal pra vc mesmo. Mas ao sentir que sua vocação é outra vá em busca do seu bem-estar. Se vc pedir pra um peixe voar, ele se sentirá inútil. Tão inútil quanto se sentirá a ave que tentar nadar nas profundezas de um rio. Se vc é peixe, nade; se vc é ave, voa. Segue seu fluxo e seja feliz não só no final, mas durante todo o percurso. Um grande abraço!

Lygia Maria
Advertido
Há 10 anos ·
Link

Hum, tirando a vontade de se matar, pq essa não tenho, parece que fui eu que contei essa história, super parecida com a minha.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos