Mentir para Justiça

Há 13 anos ·
Link

Olá.. Por favor, me ajude com uma informação. O pai do meu filho pediu para regularizar a visita, mas mentiu em 4 das 5 coisas que ele colocou no processo. Tenho provas com e-mail e fotos mostrando a mentira. Pode acontecer alguma coisa com ele na audiência?

45 Respostas
página 1 de 3
FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

se vc colocar as 4 mentiras que foi colocada no processo, fica mais facil para responder!

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ele disse que eu proibia o convívio da criança com a família dele; tenho e-mails e fotos, mostrando que o meu filho já teve 02 festinhas na casa dele, já foi em festas da família dele e umas pessoas da família dele já foram na minha casa para ve-lo. Disse que eu tinhas excluído uniteralmente os fins de semana para visita; falei que nos fins de semana poderia ser de 15 em 15 dias, não todo final de semana; Disse também que exigia medidas descabíveis; na verdade, ele já deixou a criança cair 3x e bater a cabeça, ele gosta de jogar a criança pro alto e pegar depois, brinquedos perigos que podem colocar na boca, como aconteceu, etc... chamei a atenção dele por e-mail e ele respondeu dizendo, que estava certa e que ia prestar mais atenção.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

SStorck isso tudo é irrelevante, não tem nada de grave que prejudique a criança, pois a regulamentação de visitas é o direito do filho ter a companhia do genitor que não tem a guarda! Se vc discutir essas bobagens com o juiz, provavelmente ele irá dizer que vc esta com picuinhas. Se caso for questionada em relação aos argumentos do pai do seu filho, vc diz que é mentira e ponto final. Evite criar desentendimentos maiores por causa dessas bobagens, afinal o direito é do seu filho de estar sempre com o pai e familiares! Até mesmo para que se possa ter mais harmonia entre todos, busque a guarda compartilhada! abraço!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Meu filho não tem nem um ano de vida. Pensei que mentir perante a justiça teria algum problema. Como pode alguém acionar a outra pessoa na justiça com 90% só de mentira e ficar por isso mesmo??!!! Obrigada.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

SStorck acredito que vc ainda seja nuito novinha e seja o primeiro filho, será que vc entende que o pai só esta querendo ser mais presente, e muitas vezes com a dificultade fantasia situações, achando que estão tirando o direito dele ser pai, essas mentirinhas, não é nada de grave, o juiz nem vai levar isso em consideração. Na audiencia de regulamentação de visitas, pouco interessa para o juiz, se o seu filho caiu, se tirou foto ou não com a familia. o importante é a criança estar com ambos os genitores, crescer de forma saudavel e segura.

Filho é um ser que nos emprestam para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo.

Definição de filho por José Saramago.

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

"Pensei que mentir perante a justiça teria algum problema." - eu tbm achava... hoje em dia o povo faz B.O por calunia, difamação e o diabo e pede indenização, isso é legal, mentir e levar uma pessoa que cumpre com suas obrigações e respeita o direito do outros (como vc diz que é seu caso) não tem importância. Como costumam dizer: papel aceita tudo.

"Como pode alguém acionar a outra pessoa na justiça com 90% só de mentira e ficar por isso mesmo??!!! " - fica por isso mesmo. Se vc tentar se defender das mentiras é "picuinha". Agora a outra parte falar o que quiser sem provar nada é Direito regulamentar.

vai por mim, ja passei por isso e não deu em nada...só gastei 2 vezes o meu salário pra me defender (que estou pagando em 10 vezes, rs) e o pai teve os "direitos" dele preservados., apesar de antes da regulamentação ter bem mais liberdade...oh vida!!!!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Marsh, Pois é , é o que vai acontecer no meu caso também. Por isso, que hoje, existem muitos casos de pai que se juntam com outras pessoas e matam seus filhos, porque a justiça, nem procura saber como é os dos lados e já sai liberando as crianças. Depois do leite derramado, não adianta chorar.

1 resposta foi removida.
Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Vc ta certo, mas infelizmente, a gente só conhece as pessoas depois que convive, e o mais triste é a justiça liberar nossas crianças que criamos com tanto carinho para pessoas que já estão mostrando que não prestam e mesmo com provas. Tem pessoas que vc convive por muitos anos e não sabemos quem é, mas o problema dele é comigo e fica usando a criança.

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

Penso que se os pais não conseguem chegar a um consenso e levam o caso (incluindo as picuinhas e frustrações) pra justiça, está deveria averiguar sim a verdade dos fatos.

No caso do meu ex (o autor), que não possui bens e encontra-se desempregado a justiça concede gratuidade e advogado pra ele. - ótimo sorte dele.

Eu trabalho e possuo maior estabilidade tenho que pagar pra me defender. - (mas não levam em consideração meu custo de vida, parcela de casa, carro, sustento da minha filha etc)

Acho que se o MP procurasse onerar um pouco a parte autora que "mentiu" dividindo por exemplo os custos dos honorários advocatícios ou processuais, as partes pensariam melhor antes de sair por aí "defendendo seus direitos" a torto e a direito com alegações e "mentirinhas bobas" que acabam por prejudicar financeiramente a outra parte. Bonito né?

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Pior que chorar o leite derramado, por permitir ou escolher, o pai de meu filho, por não saber a verdadeira pessoa que era antes. Porque todos nós estamos passivos de erros, atirem a primeira pedra quem não está!! Pior que isso é mostrarmos, por meios de provas que a pessoa não é de boa índole e ainda vou conseguir piores que essas, e ter que deixar a criança correr o risco pq é o pai. É a justiça , fazer o que, né?

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

SStorck pode ser que o pai do seu filho não presta para vc, entendo que exista ressentimentos, magoas, mas se vc provar na justiça que ele não presta para a criança, coloca o filho em situações de risco, é usuário de drogas , ou seja não tem capacidade emocional, social e psicológica para estar com o filho! O maximo que ele vai conseguir é as visitas assistidas, mas dizer que tem fotos e emails para provar que o pai não presta, é bem capaz de vc tomar uns puxões de orelha do magistrado!

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Isso mesmo Marsh, nem fala quanto a questão financeira que precisamos gastar. O pai do meu filho também entrou pela defensoria pública e eu tendo que pagar particular. Concordo com vc, eles tinham que ao menos, dividir a despesa. Iriam pensar 02 vezes.

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

FJ-Brasil...desculpe, mas esse papo de provar que fulano é usuário de drogas, ou não tem capacidade emocional/ psicológica é balela!

Ou vc contrata um detetive pra provar que fulano é usuário ou tenta bater o pé sobre o assunto e tomar um processo.

Como se prova que uma pessoa é drogada se a mesma ja possui até mesmo passagem pela polícia por trafico e a justiça ignora?

o pai falar que mãe proíbe as visitas sem provar é mentira boba. a mãe falar q o pai é usuário de droga sem provar é crime.

ADORO direitos iguais!

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

A lei é igual para todos! A lei é dura, mas é a lei.

Autor da pergunta
Advertido
Há 13 anos ·
Link

FJ- Brasil, Eu entendo, mas vou conseguir provar que o pai não presta para o filho mesmo. Ele quer levar o filho para estádio de futebol e ficar na parte das torcidas organizadas porque descobri que ele é desses que batem nas pessoas nas ruas. Mas muito obrigada pela ajuda, vou provar mesmo que ele não presta para o meu filho porque pra mim, é como se estivesse morto.

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Marsh

FJ-Brasil...desculpe, mas esse papo de provar que fulano é usuário de drogas, ou não tem capacidade emocional/ psicológica é balela!

Resp: Não é balela, é incompetencia do seu advogado, provar incapacidade psicológica daquele que deseja ter em sua guarda uma criança, se faz com estudo psicosocial, coisa que o advogado pode e deve solicitar ao magistrado.

Como se prova que uma pessoa é drogada se a mesma ja possui até mesmo passagem pela polícia por trafico e a justiça ignora?

Resp: Não confunda traficante com viciado, pois se ele foi preso e condenado por trafico, e esta em liberdade é pq ja esta quites com a justiça!

o pai falar que mãe proíbe as visitas sem provar é mentira boba.

Resp: mentir que a genitora proibe as visitas, não é mentira boba, pois a lei da alienação parental conforme o Art. 2o Considera-se ato de alienação parental a interferência na formação psicológica da criança ou do adolescente promovida ou induzida por um dos genitores, pelos avós ou pelos que tenham a criança ou adolescente sob a sua autoridade, guarda ou vigilância para que repudie genitor ou que cause prejuízo ao estabelecimento ou à manutenção de vínculos com este.

Parágrafo único. São formas exemplificativas de alienação parental, além dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por perícia, praticados diretamente ou com auxílio de terceiros:

I - realizar campanha de desqualificação da conduta do genitor no exercício da paternidade ou maternidade;

a mãe falar q o pai é usuário de droga sem provar é crime.

Resp: é crime, a menos que prove o que esta falando!

Julianna Caroline
Há 13 anos ·
Link

A única coisa que não é crime é ser usuário de droga.

Marsh Simpson
Há 13 anos ·
Link

Então FJ-Brasil acusar uma mãe de alienação parental sem ser verdade e sem precisar provar não tem problema?

Dizer que minha advogada foi (ou é) incompetente não difere muito da conduta que muitos doutores aqui neste forúm me aconselharam, logo se todos pensão igual todos seriam incompetentes?

Sabe qual é o problema? ninguém quer ter trabalho de arrastar um processo, querem logo resolver na conciliação fazendo acordos.

Sabe, nunca neguei ao pai ver, pegar, levar a filha e mesmo assim ele alegou isso. Sabe porque? demonstração de poder... "olha querida, te levo pra justiça a hora que eu quiser" e leva mesmo né?

Hoje estamos nos falando civilizadamente, sabe porq? Porque eu cedi e resolvi bancar a tonta e desentendida e ele manteve o orgulho de macho dominante preservado e não porque a justiça resolveu o melhor pra criança, porq isso eu já era feito. A diferença é q antes ele a via qdo queria, hoje ele vê a cada 15 dias.

Traficante: cumpre pena e fica ok com justiça. - Continua traficando... mas como provar né? não é o caso do pai da minha não, mas é do irmão dele.

Mudando de assunto, Julianna, ser usuário não é crime mas não pode oferecer risco ao menor? Como a justiça vê esse fato, visto que nenhum pai/mãe usuário/a pleiteando guarda ou visitas, vai admitir perante um juiz que faz uso? Penso que a outra parte mesmo conhecendo os fatos não tem nada o que fazer (a não ser rezar), certo?

Ana Paula
Há 13 anos ·
Link

Julianna/FJ

No meu caso, por exemplo, a esposa do pai da minha filha me fala que ele odeia a menina, que vai odiar ela para sempre, que é capaz de fazer alguma coisa de mal com a criança e até matar, tenho como provar que ela falou isso com uma gravaçao. O juiz pode levar isso em consideração quando for regulamentar a visita e determinar a guarda?

Renato Solteiro
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

"Pensei que mentir perante a justiça teria algum problema."

Tem problema sim. Este problema tem nome e sobrenome: Litigância de má-fé. Cabe ao seu advogado pedir a condenação da outra parte por litigância de má-fé.

Isto vai influir na decisão do juiz sobre o direito de visitas? Não, porque uma coisa nada tem a ver com a outra, pois é direito do filho ter o pai presente e se fossemos retirar as visitas e a guarda de todos que mentem, iriam faltar abrigos pra menores no Brasil.

Mas e porque os juízes não condenam os que mentem no processo? São vários os motivos, desde a falta de aviso do advogado da parte que foi vítima (mesmo não sendo necessária, uma vez que a litigância de má-fé é de ordem pública podendo ser reconhecida de ofício), até o fato de que os magistrados encontram-se entulhados de processos e com o CNJ na cola deles exigindo decisões aos montes, para cumprir uma certa cota definida sabe-se lá a partir de que critério.

"o pai falar que mãe proíbe as visitas sem provar é mentira boba."

Não é mentira boba e pode ser condenada por litigância de má-fé. Concordo que os quando os juízes passarem a aplicar a lei esta conduta tende a diminuir, mas não podemos nunca confundir isto com o direito do filho ter o pai ao seu lado.

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos