Olá, gostaria de saber o seguinte: meu marido tem uma filha com a ex mulher que se converteu como evangélica. Passa ensinamentos bíblicos para a menina, etc. Porém, meu marido é ateu, e tem sentido que a filha mudou um pouco com ele depois que ela começou a frequentar a igreja. Na cabeça da família materna, quem não segue a mesma religião deles "não vai pro céu", e coisas do tipo. Ainda mais meu marido sendo ateu, fica mais difícil ainda. Como lidar com essa situação? Como pode ser feito,tendo em vista que a menina acaba sofrendo uma alienação parental da parte da família materna, que prejudica a imagem do pai, por puro preconceito religioso..

Respostas

    P

    pensador Quinta, 04 de outubro de 2012, 16h28min

    A: Então, vamos tomar uma cerveja...
    B: ahhhhhhhhh.... tá amarrado em nome de xezzzuiizzzz, demo!!!! cerveja é coisa do demo!! aliás, se eu fosse presidente, proibia a venda disso aí... (nenhuma semelhança com alguns países que realmente proíbem bebidas alcólicas fundados em preceitos religiosos).

    (continua...)

    J

    Julianna Caroline Quinta, 04 de outubro de 2012, 16h44min

    continua Pensador, to curiosa!

    M

    Marcelo G. Quinta, 04 de outubro de 2012, 16h52min

    Então Thais Monteiro, eu sugeri essa possibilidade de conversar com o responsável por tal denominação religiosa para fim de que ele, repito, se for uma igreja séria e não um buteco de beira de esquina, pois ele é responsável pela conduta de seus fieis, ele tem por obrigação religiosa instruir certos tipos de condutas abusivas, inclusive condenará qualquer tipo de discriminação cometida por parte desta pessoa, verifique qual igreja é, faça uma cordial visita e exponha a eles o seu problema, tenho plena convicção de que se for uma denominação séria providencias certamente serão tomadas.

    Forte abraço.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quinta, 04 de outubro de 2012, 16h57min

    O Pensador,

    Ufa, em algum momento cheguei a pensar que estaria a confundir o ôntico com o deôntico. Atribuir à religião o mal que existe ou que existiu na terra é exatamente confundir estes dois institutos. Há advogados picaretas, isto não quer dizer que a OAB seja picareta. Há médicos picaretas e isto não quer dizer que a medicina seja picareta. Por fim, há religiosos picaretas, daí a dizer que a religião é culpada pelas picaretagens deles é sôfrega interpretação.

    "O que é um mal é a interpretação dada a textos religiosos."

    Esta sua frase deixa evidente que sabe o que é o ser e o dever-ser e não se atola em confusões sem nexo.

    "Por isso sou defensor da supremacia de um Estado laico, onde há a liberdade religiosa que respeite o Estado de direito."

    Sobre esta sua frase me atrevo a dizer que exceção feita ao oriente médio, todo o planeta já vive esta situação. Nem mesmo a Itália (berço do catolicismo) se curva à religião para organizar sua sociedade.

    Me atrevo ainda a dizer que 90% dos que se declaram seguidores de alguma religião o fazem apenas por praxe, uma vez que não seguem nada do que prega sua crença. Se considerarmos quem não se casa virgem no Brasil por exemplo, se considerarmos quem não é fiel, quem usa métodos anticoncepcionais, quem pratica aborto, quem mata, quem estupra, quem rouba, quem mente, quem corrompe ou é corrompido (todas práticas severamente criticadas por quase todas as religiões) veremos que religiosos praticantes mesmos são poucos.

    Cabe dizer ainda que se os que se dizem religiosos realmente seguissem os ensinamentos daquilo que professam, com toda certeza teríamos um mundo muito melhor.

    D

    dirléa Quinta, 04 de outubro de 2012, 16h58min

    pensador
    não continue,pois,ela é a menina dos olhos de DEUS.

    P

    pensador Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h06min

    Ilustre dirléa,

    Peço antecipadamente que perdoe minha obtusidade, mas quem é a menina dos olhos?

    e o que exatamente não devo continuar?

    D

    dirléa Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h10min

    renato solteiro

    é muito bom saber que existe um homem com a mente brilhante de uma mulher ou....de uma bela esposa.(estou brincando).
    sou evangélica,neopentecostal.
    na bíblia sagrada DEUS nos disse para multiplicar sobre a terra,é claro que fiz laqueadura de trompas só com 2 filhas,há 5 anos paguei dois mil e seiscentos reais.
    quase que apanhei.
    algumas religiões não permite tal pratica,eu acho que me saiu mais barato a laqueadura,a ter que formar um filho.

    R

    Renato Solteiro Suspenso Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h14min

    Dirlea,

    Pode ter certeza absoluta de que muito do que sou hoje devo à minha esposa. Ela uma mulher daquele tipo que as moderninhas odeiam.r..s.s.s. Dona de casa, cuida de mim de meus filhos e me dá todo o suporte para seguir trabalhando e vivendo com conforto. Sem ela eu seria mais um sem noção por aí.

    Tenho uma esposa linda, filhos lindos e são eles o esteio que me faz viver em paz.

    D

    dirléa Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h15min

    pensador

    com o seu deboche,que é evidente com a religião de outros.
    a palava de DEUS diz que nós filhos dele,somos protegidos como a menina dos olhos DELE.

    P

    pensador Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h23min

    Ilustre dirléa,

    Em absoluto. Não houve deboche evidente ou sorrateiro. Estava apenas a tratar o tema de maneira hipotética e sem relação com o mundo real, qualquer semlhança é mera coincidência.

    Por falar nisso, a Sra. encontrou alguma similaridade com fatos verídicos?

    Por favor, me oriente, se algo em minhas postagens reflete algo de fato, apenas mencione exatamente o trecho que reflete a realidade, para que assim eu possa imediatamente remover e pedir minhas desculpas.

    D

    dirléa Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h24min

    renato solteiro

    estou muito feliz em pode ler o que escreveu,que em nome de JESUS,sua esposa seja sempre a mulher sábia que é idealizada no coração de DEUS.
    e que ela seja sempre agradavél aos seus olhos e você aos dela,os filhos de vocês são benção do coração de DEUS pra vocês.
    que todos os dias da vida de vocês o SENHOR DEUS coloque um guarda nos seus corações,nos seus pensamentos,nos seus olhos,nos seus ouvidos e nos seus lábios.
    e que o seu coração e da tua esposa seja atado ao temor do nome de JESUS.amém.

    E

    eppp Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h39min

    Thais Monteiro, então, qeuria e dar algumas sugestões. Lembrando que não sou advogado, ok?

    1 - tente conversar. Sempre é o melhor caminho.
    2 - se isso for virar uma ação da justiça, tem que ser por alienação parental. Questões religiosas certamente darão muita discussão e pouca conclusão.
    3 - se chegar a um ponto em que ache que a justiça é o caminho, procure pessoalmente um advogado. aqui pela internet não se tem informação suficiente, só serve como orientação geral.

    E... minha opinão pessoal: 7 anos? É uma criança... deixe rolar, Só lembre constantemente que existem outras religiões, e pessoas brilhantes em todas elas. Ao invés de tratar a religião como um problema, deixe que essa seja uma questão da mãe, onde estará o rigor e a obediência. O pai é o cara que tem a janela aberta para o mundo e o sorvete no fim de semana. É importante que ela veja que existem modos de vida diferentes, e que ninguém morre por causa disso.
    Agora, se a mãe começar a dificultar a convivência, se a criança começar a ter medo do pai, etc, aí acho que cabe mover a justiça.

    M

    Marcelo G. Quinta, 04 de outubro de 2012, 17h43min

    Meu Deus, eu não li isso ...

    "O pai é o cara que tem a janela aberta para o mundo e o sorvete no fim de semana."

    ?

    Desconhecido Quinta, 04 de outubro de 2012, 18h16min

    Obrigada eppp... concordo plenamente com suas palavras... infelizmente, não só pra questões religiosas, pai separado da mãe é realmente complicado, pois oq a gnt ensina aqui só permanece pelo fds... agora nos dias que está na casa da mãe, as regras, pensamentos e comportamentos voltam a ser como era... "pai de fim de semana" querendo ou não.... por isso que a gente tenta ao máximo dar bastante atenção a ela..
    Obrigada!

    H

    Heidegger (99% ateu) Quinta, 04 de outubro de 2012, 23h15min

    Religião é mito (no sentido de ser a pior explicação possível do Universo). É ausência Lebenswlt (mundo da vida), é ausência total de realidade. É a simbolização do nada. É dotar o nada de significado.

    Nenhum conforto, a meu ver, é melhor que a verdade, ou uma possível verdade. Domesticar através de mitos. Não sei como isso possa ser bom para alguém. Aí sim é viver na escuridão. Falta um pouquinho de iluminismo mesmo. Trazer à luz.

    Isso prova o que muitos já sabem, ou seja, que o homem, além de domesticar os animais, também domestica outros homens.

    A religião, a meu ver, é apenas um aspecto cultural. Por exemplo: em determinadas tribos indígenas, quando algum membro adoece, o pajé inicia o ritual da cura, com danças, gritarias e fumaças (tragadas) lançadas sobre o corpo do paciente.

    Para nossa cultura, isso é algo ridículo, mas é respeitado porque faz parte da cultura da tribo. Talvez até ajude mentalmente a paciente, que esperava por tal procedimento, e, assim, tenha forças para continuar a resistir, ou algo assim.

    A diferença é que, enquanto para nós, ou melhor, para vocês, a religião do índio é algo ridículo, para mim todas as religiões são ridículas. São fenômenos culturais que, em tese, deveriam ser respeitados.

    Eu não respeito, por causa da história. A história é prova das barbáries que a religião já provocou. Se não fossem as guerras "santas", para mim, a religião seria apenas um fenômeno cultural ridículo.

    De tantas explicações sobre a formação do Universo, o homem deu preferência a magia, a fantasia, e ainda é capaz de cometer as maiores atrocidades em nome dela.

    Infelizmente, a ignorância sempre prevalece sobre a ciência.

    Não obstante eu citar Richard Dawkins, há muitos ateus, e por coincidência muitos filósofos, como Nietzsche, Russell, Ludwig Wittgenstein (este mais para agnóstico), entre muitos outros.

    P.S.: de fato, falar em origem do mal não é um termo adequado, pois a religião não tem origem, como ensina Nietzsche. A religião foi inventada. O ideal não tem origem, é metafísico, é, portanto, inventado para ser um instrumento a serviço do Poder.

    O bem e o mal são invenções humanas.

    Interessante. Quando a Igreja dominou o mundo, o que aconteceu? O mundo virou trevas. Suplícios se tornaram diversão. Apenas quando conseguiu se “livrar” parcialmente que saímos das trevas com o projeto iluminista.

    A Igreja atrapalhou o mundo, a ciência, a filosofia em séculos, e até hoje vivemos parcialmente nas trevas em razão dela.

    Religião = a mais aberrante das invenções humanas.

    N

    Novo Advogado Segunda, 05 de novembro de 2012, 14h27min

    Quantas pessoas preconceituosas, rancorosas quanto a religião evangélica.
    Muito generalistas.

    A verdadeira religião que é aquela que se esforça ao máximo para seguir os preceitos de Jesus Cristo, essa sim é uma religião verdadeira.

    "É impossível escravizar mental ou socialmente

    um povo que lê a Bíblia.

    Os princípios são os fundamentos da liberdade humana."

    Dorace Greeley

    I

    Insula fênix Suspenso Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 17h45min

    Esse Dorace Greeley deveria estudar mais história e antropologia. Veria que nos tempos medievais (não tão antigos assim) as pessoas eram facilmente escravizadas e vivam na profunda ignorância vítimas de superstições. Esqueceram das fogueiras? E da "Noite de Sao Bartolomeu"?

    E

    Elisete Almeida Quinta, 07 de fevereiro de 2013, 19h01min

    Quem escreveu a Bíblia? Homens.

    Pior, o seu próprio texto diz: "maldito o homem que confia no homem".

    Querem saber, adoooooro! Gente, aquelas pessoas eram muito loucas. Por um acaso, estou a dar uma olhadela no Livro dos Mortos, salvo me engano os rituais são praticados ainda hoje, aquilo é muito irado!

    Quanto à consulente, posso estar muito enganada, mas se a prática da religião estiver a afetar a relação entre pai e filho, ao ponto do filho rejeitar o pai, dê a César o que é de César.