os filhos do meu marido tem direito na minha casa
Bom dia , sou casada em regina de comunhao parcial de bens (15 anos de casada), tenho 3 filho menores de idade, meu marido tem 2 filhos maior de idade do 1º casamento. Recentemente consegui fazer minha casa propria com recursos exclusivamente meus (fiz acerto na firma onde trabalho e peguei mais dinheiro empresto so pra fazer essa casa) . Se eu me separar ou meu marido vier a falecer os filhos do 1º casamento dele tem direito na minha casa? que eu lutei tanto pra conseguir? Se eu me divorciar ele pode abrir mao da casa , assumindo que a casa é minha pois os recursos foram TODOS meus? Me ajudem por favor .
Mas lei é lei. Tb estou vendo se futuramente consigo passar o meu apto para o meu filho. Pq se comprei foi pra ele. E essa outra filha q ele tem, nem meu marido conhece. Q é outra longa história. Só pra vc entender, ele não conhece a filha pq ele quis tá. Ele não é tão mal carater, como vc deve estar imaginando. Se tiver interesse depois conto tudo. Boa sorte
Marcia Mt
Pois é ,eu sei bem como é isso,portanto não caso oficialmente e todos os bens que estamos adquirindo vão ficar em meu nome,eu não vou dar nada para filho de ninguém se ele quiser que faça um testamento e já deixe definido o que será dele...Não sou egoísta apenas penso que o meu suor é para meus filhos para o dele ele que se vire nos 30.
Eliza
Mesmo não casando oficialmente, no seu caso não pode ser considerado como união estável? Pq se moram juntos há muito tempo, e tem como provar q vcs moravam juntos , não cai na mesma situação como se tivesse casado de papel passado? Pq até pensei em me separar no cartório e deixar tudo q tenho no meu nome, mas fiquei pensando na hipótese de união estável.
Para todos os casos citados acima.
SIM.
A única forma de resguardar o bem e torná-lo indisponível para partilha é:
No momento da compra: CONTRATE UM ADVOGADO.
Para fazer constar da Escritura do imóvel que "determinado bem", foi adquirido com esforço e numerário exclusivo do cônjuge "Tal" e que o cônjuge que não participou assina e concorda que o bem faz parte do patrimônio INDISPONÍVEL do cônjuge (aquele que entrou sozinho com a grana).
É pra isso que existem os advogados. Não é pra INGLÊS VER!
Agora o feito tá feito. Não adianta doar pra os filhos do casal, é anulável.
Joelma, a comunhão total de bens torne o que é dele, seu, e o que é seu,dele. Assim, ao falecer ele os 50% do que é de vcs dois será o espólio do falecido,assim as filhas dele o sucedem nestes bens, não importando se parte deles ou se todos eles estão ou não no nome do pai delas.
O mesmo direito terá suas filhas, pois elas a sucederão em seus bens.
Olá, boa tarde, morei de aluguel com meu companheiro alguns meses, depois ele comprou a mesma casa em 2010 e depois casamos em 2012, casamos em comunhão parcial de bens. Temos uma filha de 2 anos e ele tem dois filhos menores no casamento anterior.Ele passou casa que ele tinha para ex mulher com tudo dentro. Quero Saber se meu marido vier a falecer os filhos dele tem direito na nossa casa e no carro.Terei que sair da casa e vender? Ele já tinha esse carro antes da gente se relacionar,eu teria direito nesse carro caso separamos? Quais são os meus direitos já que ele deixou a casa para os filhos? Outra pergunta. No meu relacionamento anterior a casa ficou para meu filho com usufruto meu, me explique também quais os meus direitos, quando ele completar 18 anos,eu posso vender essa casa,etc. Grata.
A casa que ele "deixou" para os outros filhos era metade da mãe desse filhos. E na verdade todos os filhos dele tem igual direito, portanto, o filho mais novo dele terá direito na parte do imóvel que ele doou ao outros filhos.
Se ele já tinha um bem antes de se juntar com vc, de onde viria seu direito a este bem, se vc em nada colaborou na época para a aquisição daquele bem???? Portanto, o carro é só dele.
O imóvel QUE ELE comprou não é só seu, assim, TODOS os filhos dele o sucedem nos bens e direitos do pai, afinal, não existe ex pai e nem ex filho, pois filho são os únicos mais herdeiros naturais.
O termo USUFRUTO quer dizer "direito de USAR e DESFRUTAR", não dá direito de propriedade. Assim, se é seu filho o nú-proprietário quando ELE fizer 18 anos ELE fará o que quiser com a casa, podendo até vendê-la, contudo, vc manterá o direito de usufruto sobre o imóvel.
Meu casamento já está desgastado com tantas brigas e ofensas, meu marido vive me expulsando de casa dizendo que a casa é dele, acho que ele faz isso para que eu saia e volte para a casa que é de meu filho com usufruto meu e ele ficar de boa na nossa casa.Se eu sair com minha filha fica como abandono de lar?Posso levar alguns moveis?Ele é depressivo e tem transtorno bipolar,toma antidepressivos, faz tratamento com psiquiatra e já fez com psicólogo. Meu marido já tomou vários antidepressivos de uma vez só dizendo que queria se suicidar,se enternou varias vezes no pronto socorro com crises, já disse varias vezes que vai entrar com o carro debaixo de um caminhão.Quando eu me separar dele eu posso conseguir com o juiz para que possa somente visitar a nossa filha(2anos) sem sair de minha casa, pois não confio nele,acho que ele querer se vingar de mim fazendo algo com ela,ele tem dois filhos( 7 anos e 12 anos) o de 12 anos não gosta de mim, também tenho receio que ele possa fazer algo ruim.Me ajudem por favor. Obrigada.
Não existe mais abandono de lar. Vivemos numa democracia, ninguém mais pode ser obrigado a fazer algo contra a sua vontade como manter um casamento para garantir seus direitos.
Vc pode sair da casa que vive com ele e todos seus direitos serão preservados.
Se a criança sempre conviveu bem com o pai dificilmente vc consegue evitar os passeios e pernoites,exceto se apresentar forte indício de que o pai pode ser nocivo a criança.
Gostaria de que esclarecesse........ se eu sair de casa sem a definição da justiça e a de meu marido..... levo a (metade) de bens que adquirimos depois do casamento de comunhão parcial de bens, estarei errada??? Minha filha terá direito a uma casa que meu marido dou a ex mulher, no caso de sua morte??? Ele cometeu o crime de injúria e difamação comigo, posso usar isso na minha separação ao meu favor????? Grata.
Outra dúvida, meu marido paga 25% do seu salário de pensão para seus 2 filhos, fora plano de saúde, farmácia, matérias escolar e metade do vestuário, ( isso tudo prejudicou nossa vida financeira) se eu me separar posso pedir 30% do salário dele de pensão para minha filha, e mais tudo isso? Como fica isso? Me ajudem por favor!