Direitos da mãe solteira sobre o filho
Bom, vou resumir rapidamente a minha situação e gostaria de opiniões dos entendedores. Com apenas 4 meses de namoro eu engravidei, contei para o meu namorado e ele no mesmo dia terminou o relacionamento comigo, detalhe, pelo messenger, e sem nem conversar, ele terminou porque nao queria de jeito nenhum ter um filho, mas nao se isentou das responsabilidades com a criança quando ela nasceu, sempre arcou com a metade das despesas dela, já que eu trabalho e a sustendo tambem, nada falta pra ela. Nunca impedi o contato dele com a criança, muito ao contrario, nunca foi negado nada a ele e sempre fiz de tudo pra aproxima-los, sempre quis que a criança tivesse um bom relacionamento com ele e com a familia dele. Mas de uns tempos pra cá, ele veio com uma historia de exigir o seus direitos de pai na justiça, falou até em guarda compartilhada. Bom, então gostaria de saber... quais são os direitos dele? Ele tem direito a guarda compartilhada mesmo ela sendo tão pequena? Existe alguma possibilidade dele conseguir a guarda dela na justiça?
Ah, observação: o bebe tem apenas 6 meses e mama leite materno.
Obrigada.
Insula, o ministério da saude nao ressalta que a criança ''deve'' ser amamentada até os dois, o conselho mundial de saude, aconselha que as crianças sejam amamentadas pelo periodo minimo de 6 meses, porem quanto maior o tempo de amamentaçao, é bom para criança e para a mae. Esse programa de leite materno, foi desenvolvido em paises sub-desenvolvidos e pobres, devido ao grande indice de mortalidade infantil pela falta de alimentaçao...mas é obvio que uma criança após 6 meses, ja esta totalmente pronta para outros tipos de alimentos, além de ser fundamental para o desenvolvimento. Inclusive, crianças amamentadas por mais de 6 meses, tem a grande possibilidade de se tornarem crianças e adolescentes, extremamente dependentes da mae, e assim ter problemas de auto-estima, sindrome do panico, depressáo, e varios outros probleminhas emocionais e psicológicos.
Mamar até 2 anos não é fundamental. A cça já se alimenta de outras coisas, e não só o leite materno, que já não faz tanta diferença na nutrição. Se fosse assim, muita mãe que não pode amamentar teriam seus bbs seriamente doentes, não? Como disse a LuHelena, se pode mamar na mamadeira pra mãe trabalhar, pode mamar na mamadeira na casa do pai, ué.
Já estou ate vendo: a fulana de pé e a criança em cima de um banquinho (daqueles bem baixinhos) mamando em pé tb, pq já não cabe mais no colo da mãe...
Amamentação depois dos seis meses não é exclusiva... E essa desculpa de não deixar pernoitar pq a criança mama é a cara de mãe alienante. Meu sobrinho mamou até um ano e dois meses, e mamava no max tres vezes por dia. Por fim, o medico obrigou minha irmã a desmama-lo pq estava prejudicando a introdução de novos alimentos.
Isso tem cheiro de desculpa amarela de quem quer atormentar o pai... Bem disse a Dra.Julianna!!!
Sim, concordo que o aleitamento seja mantido ao menos até o 6º mês de vida e a paritr de então TMB seja ofertado outros tipos de alimentos, pois não existe recomendação médeica de que o leite materno deva ou possa ser suspenso a partir do 6º mês, como podemos ver nos artigos transcritos abaixo retirado de sites voltados para a questão, como por ex:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-08-01/semana-mundial-do-aleitamento-materno-comeca-hoje-em-mais-de-170-paises Semana Mundial do Aleitamento Materno começa hoje em mais de 170 países 01/08/2012 - 7h04 "A OMS defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais. ....... “Nutrição e carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno. Ainda assim, menos de um em cada três bebês é exclusivamente amamentado durante os [primeiros] seis meses de vida”, informou a OMS."
http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/08/1o/semana-mundial-do-aleitamento-materno-comeca-nesta-quarta-feira-1o Leite materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável "De acordo com a OMS, o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os seis meses e, depois, seja associado a outros alimentos, até que a criança complete dois anos ou mais. Além de garantir a saúde, o leite materno imuniza contra doenças respiratórias e crônicas, problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose."
http://gentedepeito.blogspot.com.br/2012/04/aleitamento-materno-exclusivo-ame-uma.html Aleitamento Materno Exclusivo (AME): uma recomendação da OMS! Duração Ideal do AME
"A duração ideal da amamentação exclusiva tem sido objeto de debate entre especialistas ao longo de vários anos. Em 1979, a recomendação da OMS quanto à duração do aleitamento materno exclusivo era de “quatro a seis meses”. Atualmente, o recomendado pela OMS é amamentação exclusiva por “seis meses” continuada da amamentação por dois anos ou mais com uma alimentação complementar segura e adequada.
Estudos Científicos Comprovam a Importância do AME Na década de 1980 começaram a ser publicados os primeiros estudos que mostravam as vantagens da amamentação exclusiva e desde então ficou evidente que a introdução de água, chá, outros líquidos ou alimentos pode: aumentar consideravelmente o risco de doenças; ter impacto negativo sobre o crescimento dos bebês; reduzir a duração total da amamentação. Crianças não amamentadas quando comparadas àquelas que recebem leite materno de forma exclusiva têm mais risco de morte por diarréia nos primeiros seis meses de vida e a frequência da diarréia pode dobrar quando água e chás são oferecidos em adição ao leite materno para crianças de mesma idade. No primeiro ano de vida, crianças não amamentadas têm uma probabilidade muito maior de morrer por doença respiratória ou de ser hospitalizada em decorrência de pneumonia quando comparadas com crianças exclusivamente amamentadas. Bebês amamentados exclusivamente recebem a quantidade de água necessária para se manter hidratados, até mesmo em regiões tropicais, sob condições que aumentam as perdas de água, como altas temperaturas e clima seco.
Fatores que Interferem na Prática do AME Mulheres com baixa escolaridade, adolescentes e mães de “primeira viagem” são as que têm menor probabilidade de manter o AME até sexto mês de vida. Felizmente, as pesquisas nacionais realizadas nas últimas três décadas revelam que a situação do AME no Brasil vem melhorando gradativamente.
Portanto, é fundamental a orientação e apoio às mamães para que elas possam amamentar seus bebês e de forma exclusiva nos primeiros seis meses de vida. "
Concluo aqui, dizendo: Não se trata de apenas ajudar as mães pobres alimentar seus filhos, mas na importância nutricional contida no leite materno (para qualquer criança independente da disponibilidade econômica dos genitores em ofertar outro tipo de alimento) . Ao meu ver, não é a amamentação que gera adolescentes ou adultos mimados ou dependentes, mas sim o relacionamento neurótico engendrado entre mae e filho, pois tmb existe dependência emocional ligada a figura paterna que infatiliza os filhos mesmo após a idade madura, tudo isso é resultado das relações doentias que estabelecem os genitores e seu filhos, pois a partir do 7º mês de vida a mãe pode alternar as mamadas com outros alimentos, assim a criança irá paulatiamente desacostumando-se ao peito mas sem deixar de ser favorecida com os nutrientes contidos no leite materno.
Ah! Falando em amamentação: viram mês passado uma mãe (nao sei de que país) que foi presa por ter dado o peito ao filho após puxar uma cannabis??? Ví somente a chamada da matéria no portal do Yahoo ou algum outro provedor de emails.
Finalizando: O mais importante, minha gente, é dar a criança toda a nutrição essencial a sua formação sadia, não se trata de monopolizar a criança, sabendo se organizar o pai pode pernoitar com a criança, se a mãe tiver boa vontade ela pode coletar e dispôr o leite em mamadeiras. Minha cunhada teve de ir pro exterior e deixou várias mamadeiras pro meu sobrinho, isso quando sequer haviam programas governamentais incentivando ao aleitamento.
Abraços!!!
A mãe amamenta até quando quiser e quanto mais tempo, melhor pra criança. Que bom que existem bebês sendo amamentados até os dois anos. Acontece que isso não pode ser usado como pretexto de afastar uma filho do pai, e pronto. Quando estiver com a mãe continua mamando, com o pai toma na mamadeira. E quanto às bobagens da criança amamentada muito tempo ter síndrome do pânico, ser dependente e blablabla, minha filha mamou até os 5 (!!) e é bem independente e feliz. Tem 11 anos agora. Cada caso é um caso. E aliás, mamou até os 5 anos no peito e nunca deixou de dormir na casa do pai.
Fj-Brasil, com todo respeito de onde saiu: "Inclusive, crianças amamentadas por mais de 6 meses, tem a grande possibilidade de se tornarem crianças e adolescentes, extremamente dependentes da mae, e assim ter problemas de auto-estima, sindrome do panico, depressáo, e varios outros probleminhas emocionais e psicológicos." ? Fui amamentada até um ano e sete meses, assim como meus 3 irmãos. Não desenvolvemos nenhum dos problemas citados.Amamentei meu filho até um ano e seis. Quer dizer que devo procurar um psicólogo desde já? Estou falando sério! De que artigo científico, estudo, foi tirada essa informação? Até eu fiquei assustada!
LuHelena, eu concordo com vc, realmente é uma grande bobagem...pois cada caso é um caso...eu particularmente como tenho 3 filhos e cada um foi amamentado por periodos diferentes...tbm näo acredito que tenha um tempo certo para o desmame... mas me responda, o seu filho chupou chupeta e usou fraldas até que idade?
Bruna mae e vc e seus irmäos, chuparam chupeta e usaram fraldas por quantos anos?
quando minha filha tinha 17 dias,abri processo de investigação de paternidade e alimentos.(hoje ela tem 17 anos)
levou mais de 1 ano para ocorrer a audência,ela estava com 18 meses,o juíz determinou pernoites em todos os finais de semanas.
eu disse ao juíz que ela era amamentada e que o leite materno era fundamental pra saúde dela,antes que eu terminasse de falar ,ele me mandou desmamá-la,pois,18 meses era muito tempo pra uma criança estar sendo amamentada,e que era para eu entregar a menina as 8 hs de sábado e recebê-la as 18 hs de domingo
pedi pra ele me deixar terminar de falar,disse:senhor juíz,o leite materno pra minha filha é vida,ela tem resistência a algumas proteínas e estar em tratamento com gastro e neuropediatra,o ùnico leite que ela pode tomar custa mais que o sálario mínimo a lata,não pode comer alguns tipos de legumes,cereais e frutas. o senhor pode até determinar,isso não quer dizer que poderei cumpri,não por querer passar por cima de sua autoridade,é que eu ela tem que ser amamentada até o estômago dela aceitar outros alimentos. até lá,o pai dela não poderá levá-la para ficar o dia todo.
ele me mandou tirar o leite na bombinha e entregar pro pai ficar o dia com ela e me devolvê-la a tarde.
eu disse:olha pra mim,estou sumindo,peso 38 kilos,pra te ser sincera não sei o que ela mama,eu espremo e quase não sai leite,acho que ela mama o meu sangue. o juíz concordou que ela ela deveria sugar o meu sangue.
ficou determinado,que ele a pegaria sempre que quisesse e a levaria pra passear,o qual concordei.
depois que ela fosse liberada pelos médicos,ele a pegaria de 15 em 15 dias no fns,concordei.
ele nunca pegou ela pra nada,me sinto triste de ele nunca ter se importado com ela,acho que por mais que o padrasto seja um pai absoluto pra ela,lá no fundo ela queria que o pai dela fosse como o padrasto.
essa mamou até os 3 anos,quando os médicos deram ok pra outros alimentos,em 10 dias eu a desmamaei,a outra mamou até 1 e 5 meses.
acredito que criança tem que mamar até quando for confortável pra mãe,a mamadeira tem a função de auxiliar a mãe.
compre uma mamadeira e entregue ao pai,não peça pra ele comprar ele pode não saber a que é ideal pra sua filha,criança tem mania de formato de bico.
ensine ele a comprar as fraudas e como colocar,deixe ele participar se é o que ele quer,sua filha não vai sofrer por passar a noite fora,na creche é muito pior e eles acabam se adaptando.
é muito ruim quando o pai não quer participar,quando vc é obrigado a trazer um juíz pra "obrigá-lo" a participar da vida da criança.
eu deixei o pai da minha filha pra lá e outro homem oculpou o lugar dele.
eu nao acho que NÂO POSSA amamentar até os 2 anos... só não acho que isso impeça que a criança durma sem a mãe uma vez por semana, que seja!!!! e tbm é possivel utilizar o leite materno SEM O PEITO ESTARPRESENTE!!! basta a mae se esforçar e mandar uma mamadeira com LEITE MATERNO para a criança, se acharque é tão fundamental!!!! o leite materno faz bem sim!!!! defendo muito isso.... masacho que o bom convivio com toda a familia tb é importantíssimo!!!! e uma ou duas mamadeiras a menos na semana nãovai matar bebe algum!!!
Bom, to vendo que esse assunto gerou polemica! rs... A nossa situação já está resolvida, a nossa bebê pernoita com o pai a cada 15 dias e ele continua a visitação durante a semana. A bebê continua mamando no peito, mas o peito serve apenas de conforto na hora de dormir e como primeira alimentação quando acorda, já que ela come de tudo e tem a alimentação diversificada afim de não faltar nenhum nutriente, ela até sente falta de mamar quando está com o pai, mas ele da um jeitinho e fica tudo bem, e ela acaba esquecendo em meio as brincadeiras. Bom, tudo isso não é um bicho de sete cabeças, basta ter comunicação e um pouco de tolerância de ambas as partes que dá tudo certo. Quanto as opiniões (dentre elas, algumas de mau-gosto e outras um tanto mau-educadas), vou absorver o que for pertinente! Abraços
Bom, to vendo que esse assunto gerou polemica! rs... A nossa situação já está resolvida, a nossa bebê pernoita com o pai a cada 15 dias e ele continua a visitação durante a semana. A bebê continua mamando no peito, mas o peito serve apenas de conforto na hora de dormir e como primeira alimentação quando acorda, já que ela come de tudo e tem a alimentação diversificada afim de não faltar nenhum nutriente, ela até sente falta de mamar quando está com o pai, mas ele da um jeitinho e fica tudo bem, e ela acaba esquecendo em meio as brincadeiras. Bom, tudo isso não é um bicho de sete cabeças, basta ter comunicação e um pouco de tolerância de ambas as partes que dá tudo certo. Quanto as opiniões (dentre elas, algumas de mau-gosto e outras um tanto mau-educadas), vou absorver o que for pertinente! Abraços