CASAMENTO DE EX-NORA COM EX-SOGRO, DÚVIDAS!

Há 13 anos ·
Link

Minha mãe esta divorciada do meu pai a alguns anos, meu pai mora em outra casa mas meu avô paterno mora comigo e com minha mãe, a uns dias meu avô veio com uma conversa de ir no cartório para casar com minha mâe para que ela possa ter direito sobre pensão para ajudar a mim e meus irmâos quando ele chegasse a falecer. Há alguma possibilidade de isso dar certo? Ele tem 84 anos, é bem esclarecido. Obrigada!

43 Respostas
página 1 de 2
Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

É claro que não: Art. 1.521. Não podem casar: I - os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil;

2 respostas foram removidas.
ericaanp
Há 13 anos ·
Link

Art. 1.595. Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade.

§ 1o O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

§ 2o Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável. (SOGRO É PRA SEMPRE, SOGRO)

Sven
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Acho que o legislador queria nos salvar de fazer o maior erro possível, casar com a sogra!

libras
Há 13 anos ·
Link

..

Germaneo
Há 13 anos ·
Link

Cada uma que aparece..valha-me minha Santa Margarida de Escócia.........

Desconhecido
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Ai meu Deus....

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

luciana_1;

Boa pergunta.

Antes de continuar a escrever, alerto-lhe que não sou adv. e a minha formação não foi obtida no Brasil, o que pode me levar a dar informações erradas, uma vez que estou a fazer leitura do CC sem comentários.

Pois bem, a relação entre nora e sogro é uma relação de afinidade e um dos efeitos desta relação é a proibição de casamento, assim, nos termos do art. 1.521 CC temos: "Não podem casar: (...) II - os afins em linha reta;".

Poderia se perguntar se, com a dissolução do casamento pelo divórcio, esta relação de afinidade não se rompe; pois bem, o art. 1595/§ 2º CC vem esclarecer esta questão: “ Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade. § 2º Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.”

Sendo assim, há impedimento para o casamento entre nora e sogro, mesmo após a dissolução da relação que deu origem a este laço de afinidade. E, veja bem, este impedimento é insanável, portanto, caso chegue a ser realizado, poderá ser declarado nulo.

Cumprimentos

1 resposta foi removida.
Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Vanderlei Sasso;

Estás fixe gajo?

Tens toda a razão, a relação que une os sogros à nora ou ao genro não é de parentesco e sim de afinidade. No entanto, o impedimento existe na mesma.

Abraços

Marya Eduardah
Há 13 anos ·
Link

Repúdio aos comentários acima. Todos os operadores do direito possuem consciência que esta legislação ainda vigora, existe o impedimento legal do casamento entre sogro(a) com nora/ genro, pois existe o parentesco por afinidade. É PARA SEMPRE!!!! Mesmo com o divórcio, separação, dissolução da união estável, permanece o impedimento. Em relação as relações pai/filha, irmão/irma, tais relações são abomináveis para a lei dos homens e de Deus, configura incesto.

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Marcando o tópico para reflexão. Se no caso fosse união estável e não casamento, não haveria tal impedimento.

Mas não posso deixar de anotar que a opinião do Sr. Vanderlei tem certa razão de ser, porém o direito civil é afeito ao apego ao direito positivo e à tradição. Resta saber qual argumentação teria força para afastar o dispositivo legal.

Saudações,

pensador
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dra. Elisete, apenas para constar, se tivesse um caso concreto assim, poderia então alegar o tal princípio da afetividade e o tal princípio da felicidade...

2 respostas foram removidas.
Marya Eduardah
Há 13 anos ·
Link

Boa noite,

O impedimento legal em relação ao casamento entre sogro(a) com nora/ genro, pelo parentesco por afinidade, aplica-se também na dissolução da união estável. Tal norma está explícita na legislação pátria, bem como pacificamente na doutrina e jurisprudência. Além da tradição, leva-se em consideração a eugenia e questões patrimoniais. Interessante é que tio(a) e sobrinha(o), podem se casar, tanto era permitido no CC de 1916, como agora CC 2002, basta um exame pré-nupcial, comprovando que não haverá prejuízos a prole.

ARTIGO 1.595 DO CC- Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade. § 1º O parentesco por afinidade limita-se aos ascendentes, aos descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro. § 2º Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável.

Segue um artigo para análise:

Sogro não pode casar com nora, decide TJ-SP

Por Fernando Porfírio

"O parentesco por afinidade é civil e não se extingue mesmo com o fim da relação que o originou. Por isso, sogro não pode se casar com a nora, mesmo que ele seja divorciado e ela já tenha rompido a relação com o ex-companheiro. A decisão, por votação unânime, é da 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo que manteve o decreto de anulação de matrimônio de um homem de 86 anos com sua nora, de 40. O homem morreu antes do julgamento definitivo da ação.

A turma julgadora entendeu que não podem se casar os parentes em linha reta, incluindo o parentesco por afinidade que não se extingue com o fim, nem mesmo, da união estável. A proibição está prevista no Código Civil e se estende à união estável.

O parentesco por afinidade é definido como a ligação jurídica que se forma entre pessoa casada ou que vive em união estável com os ascendentes, os descendentes ou irmãos de seu cônjuge ou companheiro. A turma julgadora entendeu que, no caso, o vínculo de afinidade estava comprovado e a única solução era a anulação do casamento.

A nora apelou ao Tribunal sustentado que o sogro tinha bom estado de saúde e pleno discernimento quando do casamento. Alegou ainda que ele era divorciado e por isso não haveria impedimento de se casar novamente. Reconheceu que manteve relacionamento amoroso com o filho de seu sogro, mas esse relacionamento não configurou união estável capaz de gerar o impedimento por parentesco de afinidade.

A ação de anulação do casamento foi proposta pela filha do falecido. A inicial sustenta que o casamento seria nulo porque o homem não era divorciado e a mulher com quem casou novamente seria sua parente por afinidade. O primeiro argumento foi derrubado com a documentação que comprovava que a separação já havia se convertido em divórcio. No entanto, a segunda tese foi comprovada e prevaleceu no julgamento do Tribunal.

Afinidade O artigo 1.521, inciso II, do Código Civil afirma que não podem se casar os afins em linha reta. A turma julgadora entendeu que a regra também se aplica à união estável por força do que está disposto no artigo 1.595 também do Código Civil. Para os desembargadores, o parentesco por afinidade é aquele que liga um cônjuge ou companheiro aos parentes de outro. Aplica-se tanto para o casamento quanto para a união estável.

No entendimento da turma julgadora, dissolvido o casamento ou a união estável que deu origem ao aludido parentesco, o viúvo, por exemplo, não pode casar-se com a enteada, nem com a sogra, porque a afinidade em linha reta não se extingue com a dissolução do casamento que a originou.

Os desembargadores reconheceram que era farta a prova de que o filho do homem viveu e ainda vive em união estável com a mulher. Dessa relação nasceu uma criança, em outubro de 2003. Por votação unânime, a turma julgadora anulou o casamento."

1 resposta foi removida.
Wnh
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Essa pergunta foi muito boa, eu ia morrer sem saber disso ,rs. Isso só cabe a sogro(a)/nora/ genro? Ou cunhados tbm? Li algo acima q filhos/pais, nem Deus aceita. Como será então q a humanidade se multiplicou? rs..Q doideira gente!!

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Fernand@ Todos nós somos descendentes dos primatas, eu por exemplo, meus ancestrais acredito que eram gorilas, pois sou forte, bonito, inteligente...

O Vanderlei, provavelmente é uma mistura de orangotango com macaco prego...rssss

tatienne 2
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Fj, volta logo do Japao! Vc esta cada vez pior! Totalmente contaminado pelas japinhas! Kkkk...

Wnh
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Uiii Gorilão!!!! kkkkk ,

FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo
Suspenso
Há 13 anos ·
Link

Brigite, Vou ficar aqui mais um mês..tirando o frio e a dificuldade para dormir a noite...aqui ta muito bom...ruas limpas, pessoas educadas, segurança e muito sake...rssss

1 resposta foi removida.
tatienne 2
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Imagino!!! Ta bom!! Solteiro, bonitao e so na conquista e no sake, é o paraiso! kkkkk.... vida dificil!!! Aff... kkkk... Abraços.

1 resposta foi removida.
Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Olá Sasso!

O meu face deve ser este http://www.facebook.com/elisete.almeida.33?ref=tn_tnmn

Mas já não entro hoje, já é tarde e passou o dia todo sem funcionar.

Abraços

Elisete Almeida
Advertido
Há 13 anos ·
Link

Dr. O Pensador;

O impedimento tem cariz ética e moral, segundo o que li, abrange a união também.

Agora, entre afeto e felicidade, ficaria pela felicidade. Kkkkk! Felicidade em receber a pensão do de cuius e ter uma vida melhor e mais digna. Kkkkk!

Esta questão está a dar nó na cabeça, como vcs dizem, estou a ficar obnubilada. Kkkk! Princípio ou standard?!?!? Estou mais propensa ao standard.

Abraços

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos