Penhora de bens por dívida de cartão de crédito
Bom dia,
Pessoal tenho um dívida de cartão de crédito, a qual não consegui mais pagar, estava pagando o mínimo, mas acabou que virou uma bola de neve e não consegui mais pagar.
Eu parei de pagar desde junho do ano passado(2012), hj a dívida esta em R$ 3.704,70. Ontem recebi uma correspondência de uma empresa de cobrança - Localcredbrascobra - que pelo visto comprou a dívida.
Essa empresa oferece um desconto e a dívida ficaria em R$ 2.083,90. Não disponho desse dinheiro e entendo que a dívida chegou a esse valor por causa dos juros abusivos cobrados pelos os bancos...
O fato é que essa empresa de acordo com a correspondência esta ameaçando entrar com uma ação judicial para penhora de bens para pagamento da dívida, pergunto ISSO É POSSÍVEL???
Os únicos bens que possuo em meu nome é a minha casa que é um bem de família e moradia da minha família e que não tem nada a ver com a dívida e um carro que por azar foi financiado através de leasing com o mesmo banco, mas o mesmo não foi quitado ainda e esta totalmente em dia as parcelas.
É possível a empresa entrar com uma ação para penhora de bens, posso perder algum desses bens por causa dessa dívida?
Estou mt chateado com essa situação, quero resolver da melhor forma possível, mas no momento não tenho condições financeiras de arcar com aquele valor. Mas estou com medo de perder meus bens por isso.
Como procedo diante dessa situação?
Obrigado por quem puder ajudar!
Abraço.
Att,
Rodrigo.
... não é ameaça nenhuma, é alerta.
Claro que qualquer credor pode acionar a justiça para cobrar dívidas de qualquer ordem, com PENHORA DE BENS do devedor, se necessário e encontrando tais ativos.
Porém, a residência familiar é impenhorável.
Veículos financiados/alienados/arrendados, etc, é possível a penhora sobre eventuais direitos sobre os referidos contratos.
A melhor forma é negociar a dívida, seja particularmente ou com apoio do Procon e ou do Juizado.
Lembrando que, caso tenha outros cartões, precisa rasgá-los, parti-los aos pedaços, posto que só pode usar esse meio de pagamento que detém o controle deles e, no Brasil, deve-se pagar sempre a totalidade, e nunca parte do valor, mesmo que para isso tenha de recorrer à parentes, amigos, sogras, consignados ... farol ... !!!
Essas empresas de cobrança são peritas em fazer esse tipo de terrorismo. Pelo valor da dívida acho pouco provável que entrem com alguma ação, mas não é impossível. Se entrarem na justiça, voce terá várias oportunidades de negociar um valor justo e dentro das suas possibilidades. Mas só faça algum tipo de acordo com valores que voce realmente possa arcar, caso contrário volta tudo a estaca zero. Normalmente em juízo se consegue excelentes descontos e parcelamentos...mas até isso acontecer vai demorar muito...
Vivia, boa noite Estranho, um gasto no C de crédito de 30.000 implica em um limite de crédito bem acima da média dos brasileiros. Um cartão com limite de 5.000 já tem muita dificuldade em se conseguir o que dirá um com limite de 30.000 Sendo assim, presuponho que a financeira sabia dos riscos e mesmo assim lhe ofereceu tal crédito. Tente negociar, se é que é possivel.; Sua renda deve ser muito boa, então uma parcela alta por mes, para fincniar o rombo, não deve ser dificil pra vc pagar. Eu heim, cada uma.
Luciana, se a dívida já tem mais de cinco anos, eles já perderam o direito de cobrar judicialmente. Os bancos depois de um certo tempo sem receber a dívida, a vende por uma ninharia para um desses escritórios de cobrança, que passam a aterrorizar das formas mais absurdas os "devedores", porém, no seu caso como já passou o tempo, a única coisa que podem fazer com você é "assustar". Não assine nada nem faça mais nenhum tipo de acordo, pois se o fizer ai sim, começa uma nova dívida.