Sou mãe solteira, tenho um filho de 3 meses e atualmente moro com os meus pais. Tenho um apartamento em meu nome em outra cidade, que é aproximadamente 40 minutos de onde eu moro atualmente. Pretendo ficar na casa dos meus pais até concluir minha faculdade e terminar de mobiliar o apartamento.

A questão é: O pai do meu filho pode me impedir de mudar? Eu preciso de uma autorização dele para isso?

Respostas

    I

    ivone Quinta, 19 de abril de 2018, 9h46min

    Pois é, eles tem o direito de ir e vir, absurdo é pouco!!! Quem inventou está lei foi um ex-marido que levou um grande pé na bunda e que usou a criança para prender a ex-mulher. Estou passando por isso também, só porque ele paga pensão se acha no direito de mandar e desmandar e fica me persenguindo para saber o que eu estou fazendo e com quem eu estou. Me separei porque este traste que nunca trocou uma fralda da filha, nunca ficou acordodado quanto ela fica doente, nunca ajudou quando ela ficava internada, nunca acompanhou uma consulta médica. Nada!!! Ele só fica nos finais de semana para encher a minha filha de guloseimas e tranqueiras e para falar mal da mãe dela no caso eu. Minha filha já presenciou ele me agredindo verbalmente de P.., Vaga..., safada, inidônea aos berros e que queria que eu morresse na frente dela e nem ai para a filha que chorava. Justiça boa essa, chego a sentir NOJO de quem inventou essa lei. Fora que eu tenho laudo do IML de agressão física. E vamos que vamos viver na função de trastes como esses. Melhor seria se eu fosse mãe solteira e nunca tivesse me casado com um bêbado agressor .

    M

    Maurilio Barbosa Lucena Quinta, 03 de maio de 2018, 23h52min

    Pois é ,vivo essa situação de"alienação parental "a qze quatro anos..(moro em São Paulo).na qual a mãe da minha filha levou ela,dizendo q iria voltar(mas tudo isso, já havia sido planejado por ela)resumindo: a mãe da minha filha está morando em outro estado(Bahia),e entregou a minha filha,para os pais dela,q moram em outro(ceará)isso sem o meu consentimento...e nisso fazem 4 anos q estou sem vê a minha filha... lamentável essa situação...?

    Rafael Siqueira Gozança

    Rafael Siqueira Gozança Quinta, 10 de maio de 2018, 20h12min

    Estou separando tenho uma filha de dois aninhos que é muito apegada em mim e a mae tem residência própria na cidade, recebe uma pensão do ex marido nao tem necessidades nenhuma de mudar de cidade e ela quer mudar ,a cidade para onde ela quer mudar eu nao tenho parente nenhum fica a 400 km da onde eu moro e a mãe disse q o juiz pode autorizar ela mudar de cidade, isso procede ?o que devo fazer neste caso? Por q eu nao deixo de maneira alguma ela levar minha filha nem q pra isso tenha q cometer uma loucura, por que nao vou ficar longe da minha filha jamais a mãe nao precisa de mudar tem motivo nenhum ! Alguém pode por gentileza me orientar o que devo fazer judicialmente?

    Richard Teixeira

    Richard Teixeira Quinta, 14 de junho de 2018, 17h02min

    Uma pergunta: moro em Curitiba, a mãe do meu filho está fazendo um concurso em Santa Catarina, caso ela passe, disse que vai se mudar pra lá e morar sozinha com ele.
    Nao tenho regulamentação de visitas, mas ela pode fazer isso assim tranquilamente ??

    J

    Jana Gon Segunda, 19 de agosto de 2019, 22h17min

    Nao sao todos mas alguns pais (homens) tem essa frescura de que a ex nao pode ir pra outro lugar com a crianca onde tenha melhores condicoes ou que queiram so pq ele nao quer. As vezes nem é pra tao mais longe assim.
    Quantas e quantas vezes eu ja vi pai dizer que quer pq quer os filhos por perto , enquanto a ex quer autorizacao judicial dele pra ir pra outro lugar mais longe, e quando ela diz "vc quer seus filhos pois fique com ele que vou indo" pronto! Rapidamente, ele deu autorizacao. Acredite ja vi isso acontecer mais de uma vez. E provavelmente quando chegar minha hora nao será diferente. Ha pelo menos 2 anos tenho pedido ao pai do meu filho para organizar a propria vida e vir buscar o menino, pois nao tem sido facil pra mim manter a crianca, e agora tenho a oportunidade de ir para outro lugar mas nao posso levar ele ainda, alem de que, o pai diz que nao dará a autorizacao, pois neste caso, entregarei o menino a ele como tenho pedido todo esse tempo. Tenho certeza que num segundo, ele me entregara os papeis assinados! Mas infelizmente, no meu caso nao é so isso. Eu realmente nao posso levar. E ele tem pai, que tanto me pediu por esse filho, e hoje so aparece quando tem vontade, e nao me ajuda nem com 10 centavos. Nao vou brigar na justiça por esmola (ele nao trabalha), mas o minimo que espero é que ele fique com a crianca, pelo menos ate eu poder vir buscar.
    Pai tem direito a tudo mas obrigacao que é bom, ele tem somente de dar esmola, a mae que se lasque , pq de nos ate a sociedade cobra, e cobra caro!!

    Beatriz Michele

    Beatriz Michele Segunda, 02 de setembro de 2019, 0h56min

    Olá! sou mãe solteira, quero sabe ser meu ex- marido pode me impedir de viajar com meu filho de 6 meses, não temos guarda compartilhado e nem joguei ele na justiça, Ele me ajuda com algumas coisas... será que ele pode entra na justiça me impedido de ir pra São Paulo pra morar?

    Bruno Natal

    Bruno Natal Sábado, 12 de outubro de 2019, 12h27min

    Boa tarde . Eu tendo quase o msm problemas que ela . A diferença é que minha ex esposa tá querendo mudar de cidade a 4 horas de viagem da minha cidade . Tenho duas filha pequena que amo muito e não aguento fica tão longe dela . E teria alguma coisa que eu possa tá fazendo . Pq ela não tá indo morar em casa própria e nem emprego . Ela tá indo tenta a sorte lah . Na casa de uma amiga que conheceu no face ... Se alguém poder me ajudar pfv . Precisando e muito . Ou me manda uma msg no whts 14996921567
    Preciso de ajuda.

    Sandra Nunes

    Sandra Nunes Quarta, 30 de outubro de 2019, 21h30min

    Oi preciso de algumas informações o meu ex pai do meu filho viajou com o menor pra outro estado e deixou o menor com a avó paterna e agora ele estar morando na msm cidade que eu eu quero ter o meu filho perto de min pra min ter o dever de cuidar dele já que ele levou o menor pra longe de mim Guando soube que eu queria mas tempo e cuidar do meu filho

    Sandra Nunes

    Sandra Nunes Quarta, 30 de outubro de 2019, 21h31min

    E agora o que eu faço eu acho que a criança tem que tar com a mãe ou com o pai!

    Claudio Silva

    Claudio Silva Terça, 03 de dezembro de 2019, 21h11min

    Estou passando pela mesma situação, temos a guarda compartilhada e hoje depois de pegar meu filho na escola, no caminho vinhamos conversando e ele mencionou alguma coisa sobre outra escola de ter ido coma sua mãe e o atual namorado, e isso não era a primeira vez, imediatamente mandei-lhe uma mensagem no celular perguntando sobre....o que o nosso filho havia comentado, e aonde ela havia conseguido uma autorização minha para mudança de escola? é claro que não respondeu. Retornei a escola no mesmo instante e falando com a diretora e a pedagoga me disseram que ela a mãe do meu filho teria ido até a escola no caso hoje e informando de ele não iria mais estudar naquela escola a partir do próximo ano, a pedagoga me perguntou se a guarda era compartilhada, respondi que sim, e ela disse que de forma alguma ela poderia ter feito isso....enfim, ela esta agindo de forma errada, a escola que nosso filho estuda é próxima a minha residencia, ela se mudou para um bairro um pouco mais distante, e pelo que meu filho disse a escola a qual supostamente ela o matriculou fica próximo a esta residencia

    Antonio Carlos Benetti Junior

    Antonio Carlos Benetti Junior Quarta, 07 de outubro de 2020, 18h25min

    EU preciso trazer noiva pra Portugal...claro seria depois de casado. Ela tem filho..pai visitou Uma vez ha 3 anos e mora somente 1000 km deles e disse nao autoriza ele sair do Brasil!

    Kharollynne Oliver

    Kharollynne Oliver Sábado, 06 de fevereiro de 2021, 18h53min

    Sou mãe de um bebê de pouco dias.Meu relacionamento com o pai da criança não dá mais certo. Quero ir embora pra minha cidade natal no Maranhão. O pai do meu filho é do Paraguai, moramos aqui em Curitiba. Tem como o pai da criança não deixar eu viajar com o meu filho ?
    Tenho medo dele querer pegar meu filho escondido e sumir ! Não confio muito nele !

    H

    Henrique Furtado Romano Terça, 30 de março de 2021, 1h15min

    Boa noite, gente eu queria tirar uma duvida eu terminei com meu relacionamento a 2 meses estou pagando a pensao e tipo minha ex quer deixar o amigo dela levar o meu filho de 2 anos viajar por 10 dias eu disse que nao autorizo e mesmo assim ela deixo oque eu posso ta fazendo?

    I

    ivone Quarta, 31 de março de 2021, 22h30min

    Eu tive o mesmo problema com o pai da minha filha, minha empresa faliu, não tinha como pagar o condomínio e a escola da minha filha. Morava em uma região de alto custo. Tentei me mudar e fazer acordo, pois ele devia muitas pensões. Fiz mediação para cancelar qualquer pagamento atrasado das pensões é ele não aceitou. Ao meu ver birra pura, sabendo que ele não teria condições de cuidar da nossa filha.
    Entrei com um pedido para morar a 140km em outra cidade, arrumei um emprego é permutei o meu imóvel.
    Consegui na justiça me mudar sem alienação parental. Em muitos casos o ex não pensa no bem estar do seu filho, ele quer mesmo é brigar é brigar. Foi sempre este o meu caso.
    É olha devia pensão com muito dinheiro na conta. Graças a Deus eu consegui me mudar e hoje minha filha tem uma boa qualidade de vida. Só agora que não muito por conta da pandemia.

    A

    Ana Paula Batista Neves Segunda, 18 de março de 2024, 23h12min

    Aqui onde moro, expliquei na defensoria.publica que estava indo embora que o pai paga pensão,porém estou indo por questão de trabalho,claro escola. E casa já está certo,não temos guarda compartilhada,ainda me indicaram pedi guarda unilateral,agora o pai diz ir atrás e impedir que eu vá embora com o meu filho, que ele ser quer faz questão,paga pensão porque eu fui atrás. Depois de muita humilhação pra ajuda com os gastos da criança