Caros colegas;

Sou estudante de Direito na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e estou no sexto semestre. Estou fazendo a primeira fase do Estágio Supervisionado Civil.

Nesta etapa teremos que fazer cinco petições iniciais cada uma com um tema específico. As dúvidas que estamos (a turma) tendo é quanto ao fato e o direito, pois, temos muitas informações, procuramos reunir o máximo em informações, e podemos correr o risco de colocarmos em nossa petição algo que não seja relevante e nos esquecermos de algo relevante.

Por isso, abaixo estão os temas que teremos de desenvolver as petições iniciais. Gostaria que vocês me enviassem endereços onde posso achar petições de exemplo ou, algum dos colegas que tiverem alguma destes temas, ficaria muito agradecido. Assim como agradeceria qualquer sugestão.

Os temas:

1) Ação de Anulação de Fiança. Fundamento jurídico: arts. 235, III e 263, X do CC.

2) Ação Ordinária para Apurar Responsabilidade do Construtor. Fundamento jurídico: arts. 1.238, 1.242 e 1.243 do CC.

3) Ação Ordinária de Reivindicação. Fundamento jurídico: arts. 513 e 524 do CC.

4) Ação de Repetição do Indébito. Fundamento jurídico: arts. 964 e seguintes do CC c/c art. 275, I do CPC.

5) Ação de Cobrança de Honorários Advocatícios. Fundamento jurídico: Lei 8.906, de 04/07/1994 c/c art. 275, II, "f" do CPC.

Agradeço antecipamente qualquer ajuda dos senhores. Estou a disposição para qualquer solicitação.

Abraços.

Alessandro Pinto de Arruda Webmaster "Passeio virtual por Cáceres" http://www.caceres.com.br E-mail: [email protected]

Respostas

    ?

    SILVIA AFFI Quinta, 03 de junho de 1999, 19h38min

    COMO VCS TÊM OS FATOS E MUITAS INFORMAÇÕES, CONTEM OS FATOS COMO ACONTECERAM E NA HORA DO DIREITO NÃO SE PERCAM MUITO DISPERSANDO-SE POIS UMA PETIÇÃO MUITO EXTENSA, COM MUITAS CITAÇÕES E NÃO OBJETIVA, É CANSATIVA E FERE A CELERIDADE DO PROCESSO. SUCESSO À VCS!!!

    ?

    Bianor Sábado, 12 de junho de 1999, 0h09min

    CAro colega,

    Estou lhe escrevendo, primordialmente, não para dar-lhe dicas acerca do tema proposto, mas, para dizer-lhe que sou seu conterrâneo.

    Tenho 23 anos, moro em João Pessoa, capital da Paraíba, mas, nasci em Cáceres, assim como minha irmã Isabella , de 27 anos e meu irmão Marcos, de 19 anos.

    Embora meus pais sejam paraibanos, eles moraram aí durante 10 anos, de 1970 a 1980.

    Meu pai é médico, morava na R. 6 de outubro e era proprietário do Hospital Santa Clara, o qual, acho, não existe mais.

    Se vc for cacerense da gema, as chances de vc ter sido puxado do ventre de sua mãe pelo meu pai, DR. Queiroga, são de mais de 50%, dada a escassez de médicos à época.

    Saí daí com 5 anos, contudo, lembro-me do Rio Paraguay, da Igreja e de uma ponte que, de acordo com os parcos registros de minha memória, ficava num lugar chamado carvalhada.

    Hoje moro na PB e sou advogado.

    Quanto ao tema proposto, digo-lhe que se dessasombre, vez que, por mais complexo que pareça o tema, não há nada que uma boa lida na matéria não resolva.

    Acho que o seu problema é mais falta de prática. Procure suprir tal deficiência, estagiando.

    Cordiais saudações,
    Espero um dia voltar à cidade em que vi o mundo pela primeira vez.....

    ?

    Roberto c. Santos Sábado, 29 de janeiro de 2000, 14h06min

    Talvez seja óbvio demais, mas, um ótimo site, na internet, onde se pode pegar petições é o próprio www.jus.com.br

    Tente, alem disso, os mecanismos de busca, com as palavras chave petição, direito, família, etc.]
    www.hotbot.com
    www.altavista.com

    ?

    Ricardo Lodi Magri Sexta, 16 de junho de 2000, 16h46min

    Não sei se lhe será de grande valia, mas acesse o site www.jusunipac.8m.com
    Nele poderá encontrar algo. É o site da minha sala.