Devo no banco(santander) dívida de empréstimo porém na empresa onde vou trabalhar eles pedem uma conta salário no mesmo banco. eu posso abrir uma nova conta só que salário? eles pode descontar a dívida anterior? ajude aí quem souber de algo

obrigado

Respostas

    Paulo Nicodra

    Paulo Nicodra Sexta, 20 de fevereiro de 2015, 12h17min

    Veja FAQ - Conta salário, do proprio Banco Central
    http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/salario.asp#6
    Não pode descontar sem autorização previa e formal.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    Marianne Ferraz

    Marianne Ferraz Terça, 10 de março de 2015, 20h05min

    Boa noite, tenho uma conta corrente no itau onde sempre recebi meu salário, mas por conta de dividas de emprestimos que nao estou dando conta de pagar, solicitei ordem de pagamento. Agora tenho que abrir uma conta salário no itau e nao estou conseguindo. Estou deseperada, minha empresa só repassa pelo itau . O que eu faço, eles dizem nao poder abrir outra conta com mesmo cpf e mesmo cnpj.

    Gilberto Coimbra

    Gilberto Coimbra Sexta, 27 de março de 2015, 14h54min

    Acabaram de descontar da conta salario de minha filha todo o adiantamento dela...e o Banco itau alegou que pode fazer isso porque esta escrio em contrato. Sou de Campinas SP... tem algum que pode ajudar?:

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de março de 2015, 22h59min

    Marianne, tente negociar com seu empregador abrir conta em outro banco.

    Gilberto, sua filha tem de ter 100% de certeza que a conta dela é só conta salário, esta conta não é objeto de negociações para concessão de crédito. O que o banco estava descontando??? Se eles dizem que está no contrato, peça para ver!!!

    J

    joão Sábado, 28 de março de 2015, 9h00min Editado

    Gilberto e Marianne, é terminantemente proibido qualquer tipo de desconto em conta-salário, e mesmo se a conta não fosse salário mas se a origem do numerário existente fosse salário, nem mesmo a justiça poderia tocar nele que dirá o banco. Faça o seguinte: procure a agência e peça um recibo desse desconto e que nesse recibo conste que o valor foi debitado do salário depositado na conta. O gerente vai retrucar pois sabe que não poderia ter feito esse desconto mas é UM DIREITO SEU. Exija, faça sua parte e você ver[a que a conversa muda. O Banco possui outros meios legais de cobrar a dívida da sua filha mas não meter a mão no salário dela.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 28 de março de 2015, 21h08min

    Se o correntista faz um empréstimo no banco e autoriza o desconto em sua CONTA CORRENTE, o dinheiro que cair na conta servirá para quitar o empréstimo, apenas pensão alimentícia destinada ao filho do correntista é que não pode ser objeto da quitação.

    J

    joão Domingo, 29 de março de 2015, 9h39min

    Prezado Rafael, eu sei disso, estou me referindo ao caso específico dos consulentes que aliás, por determinação do próprio Banco Central É TERMINANTEMENTE PROIBIDO QUALQUER TIPO DE DESCONTO EM CONTA-SALÁRIO, e se o banco colocar esse imposição no contrato de abertura da conta-salário, ele está passivo de um belo processo. lembrando: SALÁRIOS SÃO ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEIS, a não ser em casos de pagamento de pensão alimentícia.

    Tiago Silva

    Tiago Silva Terça, 04 de agosto de 2015, 12h58min

    Tenho uma conta no Itau essa conta está aberta desde 2012 mas já agora não estou mais eu peguei um empréstimo no banco quando fui abrir outra conta gerente falou
    vai ser descontado 30 por cento do meu salário Alguém pode me responder sobre isso

    Albertina Mariano

    Albertina Mariano Brasília/DF 000000/DF Terça, 04 de agosto de 2015, 14h24min

    Não pode.

    J

    joão Quinta, 06 de agosto de 2015, 9h04min

    Esse negócio do banco estipular 30% é totalmente ilegal, poia a lei é bem clara: SALÁRIOS SÃO ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEIS, Nem mesmo a justiça pode se apoderar de qualquer centavo dele, a não ser em caso de pensão alimentícia, que dirá o banco, que tem outros meios legais para cobrar essa dívida.

    C

    César Brasil Quarta, 06 de janeiro de 2016, 8h20min

    Devo em uma agência e preciso abrir conta salário nela... a gerente negou, dizendo que se eu fizer portabilidade ela vai descontar 30% do meu salário. pode isso /

    J

    joão Quarta, 06 de janeiro de 2016, 11h04min

    leia a resposta acima

    R

    Rê Gonzalez Quarta, 13 de janeiro de 2016, 8h51min

    Eles podem descontar sim, está no contrato de abertura da conta.

    J

    joão Quarta, 13 de janeiro de 2016, 14h35min Editado

    Ninguém pode tocar no seu salário, nem mesmo a justiça pois segundo a lei ele é impenhorável, principalmente conta-salário onde é expressamente proibido pelo Banco Central qualquer tipo de desconto nesse tipo de conta. Cláusulas abusivas são facilmente anuladas na justiça. O Banco tem diversas formas legais perante a justiça de receber o que lhe é devido menos meter a mão no seu salário. Se o fizerem procure um advogado que ele facilmente resolvera isso. Infelizmente alguns atendentes dos bancos são despreparados, arrogantes e leigos para resolver esse tipo de situação.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    J

    joão Sábado, 16 de janeiro de 2016, 10h50min

    Prezado Luciano, é questão de interpretação. O CPC, salvo outro juízo é claríssimo: salários são ABSOLUTAMENTE IMPENHORÁVEIS. So a palavra "absolutamente" ao meu modo de ver, já diz tudo, não precisa de se estabelecer limites, não se pode tocar em nenhum centavo dele, a não ser em caso de pagamento de pensão alimentícia. Enfim, são como estamos no Brasil, a lei é extremamente mal feita dando margens a diversas interpretações fazendo com que as demandas levem anos e anos para se resolverem. Enquanto não fizerem uma lei clara e direta vou continuar debatendo com os magistrados sobre essas aberrações juridicas

    Weslley Lion

    Weslley Lion Terça, 17 de maio de 2016, 19h08min

    Ola a todos
    estou com o mesmo problema de divida com o Itau e tive que abri uma conta salario no mesmo banco, ja vai fazer 3 meses que tenho a conta salario e não descontaram nada, mas agora me chamaram no banco e estão dizendo que irao começar a descontar 30% da minha conta por mes por causa da divida se eu nao renegociar, mas como eu do conta de pagar com os juros abusivos do banco. Fiquei de voltar no banco pra falar com a gerente sexta-feira 20/05. Oque digo a ela? posso ameaçalos de processo de reparação de danos se discontarem algo da minha conta? E se eu fizer a portabilidade para outra conta, não existe a menor chance deles descontarem algo da minha conta?

    Alesandro C

    Alesandro C Quarta, 18 de maio de 2016, 17h19min

    OLha só o que aconteceu comigo hoje, depois de tempos desempregado, fui " sorteado" com tal esperada vaga, tendo que abrir conta salário no banco " ITAÚmrroubando" ciente de um cheque especial atrasado LIS de R$910 que passou para mais de 3100 em 1 ano, na hora da abertura me colocaram condição de negociar este valor para poder abrir a conta salário, do contrario NADA de conta salário. Pois bem reclamei demais e invoquei artigos do CDC e etc, ai derrepente brotou outras opções, aceitei a condição onde os 910 originais poderia sair 3100 parcelados em longos anos ou 503 a vista, optei pelos 503 com vencimento em 30-05-16. Vejam que me falaram que o banco podera mesmo assim descontar 30% sim desta c salário caso eu não pague esse acordo de pgto a vista 503 que fiz hoje.! Pois bem vejo que de grande ajuda tive nestes post anteriores, falei hoje com um adv da OAB e ele me sugeriu que se algo acontecer que procure os tribunais de conciliação rápida ou mesmo a justiça gratuita caso o banco me lesione. Vejam só que o valor era 910 foi pra 3100 em 1 ano. Penso o seguinte, devo não nego ! mas para um salário mediano que vou resseber depois de tempos desempregado não acho justo um banco arrebatar valores de salário!!! Se alguem puder me orientar!?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 18 de maio de 2016, 21h19min

    Independente de vc ter pendências com esse banco safado (concordo contigo!) eles tem de abrir a conta salário se assim foi recomendado pelo empregador.