Olá.

Tenho uma dívida de cartão de crédito com um banco privado, que gerou negativação do meu nome no SPC e Serasa e foi passada para uma empresa de cobrança particular. A dívida tem menos de cinco anos de idade.

Minha dúvida é: Estando a dívida com menos de cinco anos de idade, e estando o meu nome ainda negativado pelo não pagamento da dívida, tem o banco ou empresas terceirizadas o poder de me obrigar a pagar ou ameaçar (por meio de notificação extrajudicial e Ação judicial) a pagar e/ou penhorar meus bens para pagamento de dívidas através do cartório do 6º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas júridicas do Distrito Federal?

OBS: Sempre achei que a negativação no SPC e SERASA pelo período de 5 anos, dentro dos quais o banco poderia "amigavelmente" tentar negociar a dívida, eram os únicos meios LEGAIS para se fazer cobrança que ainda não está vencida, nos termos da lei. Foi citado como base pela empresa contratada pelo banco o art 160 da Lei 6015/73.

Por favor me ajudem!

Obrigado desde já.

Respostas

    V

    vanessa Terça, 05 de janeiro de 2016, 4h09min

    Gente, estou com o mesmo problema. Estou tentando negociar os valores, porem nao entra dentro do que posso pagar no momento. vim desesperada pesquisar se poderiam penhorar minha casa, porem, vendo as respostas de voces, fui ao site do cartorio em que se referia e não tem nem opção de consulta a registro. Fiquei ate mais aliviada. obrigada a todos.

    R

    ronni marcelino da silva Sábado, 23 de janeiro de 2016, 20h32min

    BOA NOITE RECEBI UMA CARTA DO 6º OFICIO MAIS É DE BRASILIA , E VEIO JUNTO COM UMA BOLETA PARA PARA PAGAR ACHEI ESTRANHO CARTÓRIO MANDANDO BOLETO JUNTO COM UMA NOTIFICAÇÃO !!! AI FUI NO TIRA O NADA CONSTA NO SITE WWW.6rtddf.com.br mais estava pedindo o nº do protocolo que não tinha na Carta alguém pode me ajudar Nesta situação Ficarei Grato Pela Atenção estou desempregado obrigado

    R

    ronni marcelino da silva Sábado, 23 de janeiro de 2016, 21h14min

    recebi tb está carta mais veio de Brasilia moro no RJ pow não tem nada Haver com Cobrança junto com Notificção pow Muito Estranho que vcs acham aiiiiii

    W

    walter lopez Terça, 15 de março de 2016, 20h59min

    devo R$ 13.000 nao vou pagar, este valor que eles querem, se quiser so pago com 90% de desconto. sao muito ladroes, quanto a cobrança judicial isto e balela, ja foi dito anteriormente, nao pode tomar se for imovel unico. pode bloquear conta corrente, a minha eles nao vao achar nada, pois estou usando conta de laranjas. Enfim estao perdendo tempo. Ja trabalhei em uma empresa de cobrança. e Mais pressao psicologicas para os desentendidos.

    Ricardo Lippi

    Ricardo Lippi Segunda, 04 de abril de 2016, 10h19min Editado

    Dívidas com mais de 5 anos podem ser cobradas Judicialmente e o nome inserido novamente no SPC/SERASA como ameaçam ? Tentei por diversas vezes resolver amigavelmente antes de completar os 5 anos mas a Administradora de Cartões estava irredutível nas altas taxas de juros e agora, após 14 anos, passaram pra uma empresa de cobrança que está sempre me ameaçando de colocar meu nome no SPC/SERASA novamente.

    S

    Sue Rocha Terça, 24 de maio de 2016, 15h18min

    Recebi uma notificação por SMS dizendo que o meu CPF foi sinalizado no 6 Oficio de Registro Civil de Títulos e Documentos.Achei muito estranho pois o Itaú me mandou uma proposta que ainda nem venceu.Na msg ainda pedem para entrar em contato por um 0880 ou Zap...Isso me cheira a picaretagem!!!!

    S

    Sandra Mari Sexta, 10 de junho de 2016, 17h05min

    olá, recebi uma carta da Recovery cobranças muito grotesca com aviso de Registro no 6º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DE TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS /DF , onde colocam QI416LT2/3 CJ M LJ8 - BRASILIA, exigindo que eu pague um boleto de 4341,15 no prazo até 22/06/2016, sendo que hoje tenho para passar o mês, 20 reais. É um boleto bancário que para pagar a vista a divida fica 1953,52. Já recebi outro boleto bancário dessa empresa com prazo de pagamento até 31/05/2016. Confesso que estou no Serasa, mas não tenho como disponibilizar essa quantia, mal tenho pra passar o mês. O que devo fazer?

    J

    joel Sexta, 10 de junho de 2016, 17h09min

    Sandra essa recovery só faz tortura psicológica com o devedor, tinha 2 dividas que foram passadas pra eles, ambas venceram com 5 anos e depois disso nunca mais atormentaram e as mesmas estão com desconto de mais de 80% agora caso eu queira pagar...

    C

    Carina Quinta, 30 de junho de 2016, 13h54min

    Fiquei na dúvida: vi uns dizendo que pode e outros que não, afinal, podem realmente bloquear a conta corrente ou não?

    R

    rmelo Quinta, 28 de julho de 2016, 10h59min

    http://www.6rtddf.com.br/index.cfm?pag=categoria&id=Notifica%C3%A7%C3%A3o%20Extrajudicial

    "Notificação Extrajudicial
    Notificar é fazer prova de recebimento ou de se ter dado conhecimento, de maneira incontestável, do conteúdo de qualquer ato jurídico levado a registro, fazendo-se, dessa maneira, inequívoca constatação de que o notificado recebeu o documento que lhe foi entregue, dele tomando ciência de todo o conteúdo e provando-se, quando necessário, qual foi o teor de que tomou conhecimento..."

    M

    Márcia Quinta, 19 de janeiro de 2017, 12h07min

    Minha dívida tem menos de 1 ano,será q eles podem acionar judicialmente? Não tenho bens,perdemos td. Agora enfiar um jogos de 17% e cobrar 3 mil de juros,não dá .....recebi via msg celular q ia para o 6 cartório...de Vdd até queria pagar e tentei uma negociação mas eles não quiseram.

    F

    Fabi Segunda, 20 de fevereiro de 2017, 17h12min

    Recebi um SMS, com os seguintes dizeres: Você recebeu um comunicado Extra Judicial da R Brasil Soluções, represente do Banco Itaú, dizendo para clicar no link que veio, o problema é que quando acessei do meu celular veio uma carta e abaixo um boleto para pagar, mas quando tentei acessar o mesmo link do computador a pasta não carrega, entrei no site da R Brasil Soluções para tentar consultar e quando clico nas 3 categorias que aparecem Cartões/Correntistas/Empresas, não aparece nada, apenas a mensagem Ops!Página não encontrada. Alguém me ajuda, isso pode ser um golpe ou uma tentativa de pressionar? E outra dúvida eu moro de aluguel, quais bens eles poderiam tirar de mim caso essa ação vá em frente?

    Harry Francis Bacon

    Harry Francis Bacon Sexta, 12 de maio de 2017, 15h34min

    quando for cobrança extra judicial enviado por sms, email, carta ignora e quando você tiver condições de pagar vá direto ao seu banco e converse com o gerente.
    Quem envia essas notificações são empresas de cobrança querendo amedronta para você ficar desesperado e ir correndo pagar.
    Lembrando que negociar diretamente com banco sai mais barato.