Ameça de Notificação Extrajudicial e Ação Judicial Pelo 6º Oficil do Registro Civil
Olá.
Tenho uma dívida de cartão de crédito com um banco privado, que gerou negativação do meu nome no SPC e Serasa e foi passada para uma empresa de cobrança particular. A dívida tem menos de cinco anos de idade.
Minha dúvida é: Estando a dívida com menos de cinco anos de idade, e estando o meu nome ainda negativado pelo não pagamento da dívida, tem o banco ou empresas terceirizadas o poder de me obrigar a pagar ou ameaçar (por meio de notificação extrajudicial e Ação judicial) a pagar e/ou penhorar meus bens para pagamento de dívidas através do cartório do 6º Ofício de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas júridicas do Distrito Federal?
OBS: Sempre achei que a negativação no SPC e SERASA pelo período de 5 anos, dentro dos quais o banco poderia "amigavelmente" tentar negociar a dívida, eram os únicos meios LEGAIS para se fazer cobrança que ainda não está vencida, nos termos da lei. Foi citado como base pela empresa contratada pelo banco o art 160 da Lei 6015/73.
Por favor me ajudem!
Obrigado desde já.
ola Tbem tenho a mesma duvida chegou uma carta em casa 6 oficio dizendo que vao penhora meus bens a divida foi assinada um contrato por mim em 2007 eu iria terminar a divida em 2009 acho sendo assim eles estao ainda no dever cobrar mas nao entendo porque esta sendo cobrada so agora e nao consta nada no spc e serasa como saber se o meu nome esta mesmo em cartorio do 6 oficio nem o numero do meu cpf consta no oficio e se posso contratar um advogado para me ajudar nesse caso obrigada
... a lei autoriza a penhora de salários para fazer face a créditos alimentares, por terem o mesmo nível.
Se o juiz trabalhista entender que o crédito trabalhista possui caráter alimentar, pode ser penhorado o salário.
Para outros créditos, o "seu presidente" vetou o artigo que autorizaria a penhora de salário/renda. Uma lástima !!!
É isso.
Gente, estão todos equivocados! esse tipo de carta ameaçadora é mais comum que imaginamos. Primeiro porque o cartorio nao pode emitir uma carta de aviso de protesto junto com a fatura da dívida. Pois, que relação juridica tem o cartório com a empresa credora? Segundo, pra ter seus bens penhorados é necessário um processo judicial de execução, onde o devedor depois de CITADO, poderá pagar ou oferecer embargos... Cartório com poder de penhora, tô pra ver...não chegamos a isso...não ainda... Estou passando exatamente por isso mas com uma diferença: ja paguei a divida e a empresa de cobrança continua me cobrando. Resultado: JUSTIÇA NELES, indébito em dobro e indenização por danos morais. Sem prejuizo de acionar o oficial do cartorio por permitir que a cobrança tenha impresso o nome do cartorio, o que é ILEGAL!!!
ola. estou passando pela mesma situação dos caros acima.. ameaça de penhora,etc.. sendo que esta divida foi contraida por outros , em que confiei meu nome para uma sociedade.. e depois descobri que o cara era uma estelionatario.. levei o caso a policia.. tenho boletim de ocorrêcia. posso usar este documento para me resguardar como prova de que fui vitima de estelionatário. por isso não tenho condicoes de pagar? quem pode me orientar quanto a isso.. grato
gente, cuidado, na maior parte das vezes, trata-se de um golpe. alguém utilizando do nome desse cartório está mandando cobranças indevidas, pois, não está autorizado a receber. Primeiro procedimento, ache o telefone do cartório na lista e liga para saber se é verdadeira. Se você não mora em Brasília, possivelmente é golpe.
Peço ajuda de quem puder me orientar. Estou na mesma situação, recebi essa carta do junto com a fatura, não tenho como pagar, e não é golpe, tem o selo do cartório e o endereço. Minha dívida faz 5 anos em agosto, é do Itau e passou para Liderança cobranças. Só queria saber se corro o risco de perder meus pertences e ter bloqueio da minha conta salário! Agradeço a quem puder me orientar.