Mudança de nome
Sou acadêmico de Direito e preciso dirimir uma dúvida: Uma pessoa com 20 anos pode solicitar sua mudança de nome, uma vez que se sente prejudicada por tê-lo? Qual o procedimento correto? Qual a fundamentação Jurídica?
Agradeço pela resposta.
Marcelo
Boa tarde.
Tendo visto que atletas e artista têm modificado seus nomes ( exemplo: Ana Maria Braga que por causa da numerologia colocou y no lugar do i e depois voltou atrás, Sandra de Sá que se chamava Sandra Sá mas pela numerologia colocou o DE, Jadel Gregório que por ter se convertido ao islamismo trocou seu nome por Jade Abdul Gregório)...
Gostaria de saber:
É possível pela lei brasileira trocar o prenome, primeiro nome por outro devido à conversão religiosa? Ou pelo menos acrescentar o nome religioso?
Ex.
Felipe Silva vira muçulmano e quer trocar o nome para Abdul Califah Silva ou apenas acrescentar os nomes árabes Felipe Abdul Califah Silva.
Se não podemos por que atletas e artistas podem?
Grata.
Por gentileza, gostaria de um esclarecimento. Me casei e por insistência do meu esposo adicionei o sobrenome dele. Meu nome ficou enorme! O que eu queria ter feito era ter tirado o sobrenome do meu pai e adicionado o do meu esposo, mas fui informada no cartório que o juiz poderia não aceitar e como tinha pressa em casar deixei desse jeito. Queria saber se posso efetuar a mudança, tirar o sobrenome do meu pai e ficar só com o sobrenome da minha mãe e do meu esposo.
Pessoal, preciso de uma ajuda, é mínima mas de grande significado pra mim... Meu nome no registro de nascimento é DAVÍ ( com acento agudo msm) porém em outros documentos a grafia está DAVID, particularmente aprecio assim, mas como faço pra tornar oficial com a letra D no final... peço somente a retificação ou pra isso tb teria q iniciar um processo de troca de nome ...no aguardo ... obrigado !!!
Consultei um advogado sobre mudança de nome e ele me deu uma lista com os documentos que serão necessários, nesta lista tem um documento que não sei bem como conseguir: rol com qualificação completa de 03 testemunhas maiores de 18 anos e que não tenham com a parte assistida nenhuma relação de parentesco ou dependência e que saibam das razões pelas quais o assistido pretende mudar o nome.
Gostaria que alguém me desse um exemplo de como deve ser este documento, que informações devem estar nele, se precisão ser escritas pelas testemunhas em próprio punha...Será que alguém poderia me ajudar?
Boa noite, meu nome é "Gersonilton", tenho 42 anos e sempre sofri com piadinhas diversas, tipo: "ISSO NÃO É NOME, É PALAVRÃO", o que concordo. Perdi várias oportunidades na vida em função disso, deixo por exemplo de aceitar propostas de trabalho, o que aconteceu também recentemente, onde pessoas me conhecem como GERSON, para que não descubram meu verdadeiro nome, até minha esposa só veio saber meu verdadeiro nome com 4 anos de namoro, quando deixei minha identidade exposta, gostaria de orientação, pois queria ao menos separar o nome para GERSON NILTON, serão dois nomes, mas não um palavrão. Obrigado.
Bruno Acrescentar o nome de família de sua mãe não deverá ser problema. Quanto ao trema, não creio que um juiz autorize a autorização. Bruno, em português, grafa-se sem trema. A trema, no alemão, altera a pronúncia, e aí, sim, você poderia ter constrangimentos. Contate um advogado e ingresse com uma ação.
Neto A alteração dependerá do entendimento do juiz e o pedido será, antes, avaliado pelo promotor de justiça. O procedimento é bastante simples. No entanto, é preciso comprovar que a mudança no nome não servirá ao autor da ação para esquivar-se de alguma pendência. Daí ser exigida certidão negativa de negativa de ônus e ações: certidão negativa das justiças Federal e Estadual, dos Juizados Especiais, além da certidão negativa do Distribuidor de Protestos.
Edy
Rol é lista. Qualificação é o meio de se identificar essas testemunhas, o modo que a lei encontrou para diferenciá-las. O melhor é exemplificar.
1) Maria das Dores, brasileira, casada, médica, RG. xxxx, CPF XXXX, residente na Rua xxxxxxxxxxxxxxxxxx; 2) José das Couves, brasileiro, solteiro, maior, eletricista, RG xxxx, CPF xxxx, residente na Rua xxxx; 3) Davi das Palmas, brasileiro, divorciado, dentista, RG xxxx, CPF xxxx, residente na Rua xxx.
É só isso. Elas não podem ser parentes e devem saber porque você quer mudar de nome.
A relação pode ser de próprio punho, contanto que de forma legível (o advogado transcreverá as informações, não se preocupe).
GERSONILTON
É possível, sim, a mudança do seu nome. Deverá atender as exigências que comprovem que você não pretende esquivar-se de cumprir algum débito - leia minha resposta ao Neto, acima. O procedimento é bastante simples e será feito em uma Vara Cível. Procure um advogado ou, se o caso, a Defensoria Pública (veja se atende as exigências no site da Defensoria).