N

    Nubia Domingo, 07 de agosto de 2016, 16h06min

    Tenho dois filhos, 1 deles fará 18 anos no inicio de agosto. Eu e meu marido iremos nos divorciar (ainda não iniciamos o processo de divórcio), o mais velho terá direito à pensão alimentícia visto que ainda é estudante e não trabalha? Obrigada!

    Cristiana Marques Advocacia

    Cristiana Marques Advocacia São Paulo/SP 333360/SP Domingo, 07 de agosto de 2016, 16h28min

    Prezada a obrigação da pensão alimentícia dos filhos se encerra quando eles se tornam maiores de idade - 18 anos - . Mas, mesmo assim, a dispensa desta obrigação depende de decisão judicial . A Justiça entende que a obrigação continua enquanto o filho ainda cursar o ensino superior o até os 24 anos, em média.

    Espero ter ajudado.
    Dra.: Cristiana Marques

    Rogerio Silva Souza

    Rogerio Silva Souza Quinta, 01 de setembro de 2016, 12h58min

    Olá boa tarde!! Preciso de ajuda: tenho dois filhos, um deles está com 20 e o outro com 23 ambos na faculdade acontece q sempre paguei uma pensão de 3.5 salários mínimos pra cada e hj não estou conseguindo pagar então acabei por atrasar e não pagar integralmente, eles. Então me executaram ... O advogado me disse q após os 18 eles não poderiam mais executar após 2 anos isso procede ?

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quinta, 01 de setembro de 2016, 14h11min Editado

    Conheço muita gente verdadeiramente pobre que estuda nas escolas públicas, faculdades do governo e se forma como outras pessoas que são verdadeiramente ricas; eu sou um exemplo disso, porém, por necessidade, trabalho desde a idade de 13 anos e nunca frequentei uma universidade diurna porque guardava o dia para trabalhar e à noite estudar.....Formei-me sem nenhuma ajuda financeira dos pais, que nem podiam me dar tal benesse.....Pois creio que a própria dificuldade financeira para aqueles que assim se apoiam é um verdadeiro meio para se escudarem e de justificarem a sua dependência e não pensam que trabalhando chegaria a independência da família; correr atrás de um emprego é simplesmente uma forma de competição social e seguir a sua vida independentemente dos pais é uma obrigação de foro íntimo - com 18 anos se deve começar a pensar na sua independência social ou financeira, pois os pais pobres não terão condição de bancar o seu sustento, com roupa lavada e comida todo dia e ficar somente na aba do chapéu a vida toda......ser pobre é ser guerreiro para viver, pois nunca pude depender da minha família para me projetar, mas entendo esta como uma célula, uma verdadeira célula que a ninguém se completa sem tal vínculo, quero dizer o vínculo familiar; mesmo criado por mãe analfabeta,esta deu-me à luz e a preocupação de colocarem seus filhos na escola porque sabia que esse é o seu compromisso maternal e ainda vive na pele tal lástima por não saber ler ou escrever ou assinar o seu nome....cada um tem sua história própria de dificuldades, porém sem nenhuma crítica ao modus vivendi das pessoas e muitos como eu nunca tiveram o gosto de depender de pensão dos pais, mesmo sendo pobres de pai e mãe.....Trabalhar é a tônica desse tema!!!Salvo melhor juízo desse fórum.

    Joiciely Alves

    Joiciely Alves Sábado, 03 de setembro de 2016, 9h29min

    Agora em novembro de 2016 eu completo 18 anos, nunca pedi nada para meu pai ou pra família dele, só que agora eu queria saber se ainda posso pedir pensão, pretendo entrar na faculdade daqui a 1 ou 2 anos e gostaria de saber se eu começar o pedido agora ele será negado ou devo pedir quando estiver na faculdade. Eu não sou registrada com o nome dele

    R

    Rafael F Solano Sábado, 03 de setembro de 2016, 10h29min

    Quem tinha direito a requerer a colaboração em seu sustento é quem a sustentava. Se seu tutor nunca o fez foi escolha dele, preferiu sustentar vc sozinha.

    Para que demonstre precisar de auxilio em sua sobrevivência, já estando emancipada e não mais dependente dos pais, vc teria de comprovar não poder trabalhar para se sustentar, como cursar ensino tecnico que exiga estágio, ou curso de nivel superior que tmb demande estágio, o que tornaria impossivel vc manter um emprego ou atividade produtiva como autônomo.

    Mas até chegar a pedir pensão é obvio que seria necessário que vc tivesse como cobrar de quem seja considerado oficialmente seu PAI, portanto, terá de antes de tudo iniciar processo de reconhecimento de sua paternidade apresentando na justiça os elementos que indiquem a grande probabilidade que o sujeito que vc indicar venha a ser seu pai

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sábado, 03 de setembro de 2016, 14h15min

    JOICIELY,,

    Em que pesem todas as iformações do tema postado, penso que no seu caso, como já existem alguma dificuldades prévias devido a sua não convivência com o seu pai e já´tenha completado 18 anos na vida e parece que isso não preocupa muito seu pai de ser pai e que você existe; acho que tudo isso é ignorado pelo seu pai, porém na certa ele sabe que você se projeta na vida - aquela história que revivi acima de ser pobre e ter que procurar ser independente na vida, que até não acho muito fácil, mas acho que será um choque para ter que pagar uma ajuda para você ou mesmo uma pensão judicial em que será obrigado a lhe servir pelo direito de família e por ser pai, mas até o momento não se pronunciou ou não reconheceu as suas necessidades, vai ser um impacto para ele saber que você o coloca na justiça, para obrigatoriamente lhe pensionar....acho que seria mais viável você tentar o seu pleito extrajudicialmente para ver até a reação dele, pois acho que seria melhor tentar por este lado e ele irá entender das suas necessidades - como pai que seja, e combine com ele o seu pleito, lógico que sob a pena de o fazer judicialmente......

    R

    Raimundo batista dos santos Terça, 20 de setembro de 2016, 15h42min

    Minha filha tem 14 anos e já tem um filho eu contínuo apagando pensão

    P

    Pai Gente Fina Terça, 20 de setembro de 2016, 15h55min

    Continua... ela continua menor de idade.

    Ou seja, sua filha de 14 anos deve estar passando perrengue e você querendo tirar sua responsabilidade de sustentá-la e cuidá-la.

    Aliás, deveria ter investido em conversas sobre educação sexual e planejamento familiar.

    Ainda há tempo, para que ela não chegue aos 18 com 4!

    R

    Rafael F Solano Terça, 20 de setembro de 2016, 18h03min

    E ela tem um filho nessa idade por que?? Será que é porque vc deu a ela uma imprestável como mãe?? Será que é porque ela cresceu sem pai que a orientasse e se importasse com ela??

    Filho adolescente com filho não é prova de que ele já é adulto para assumir sozinho a vida, até porque, com 14 anos a Lei não permite que ele trabalhe!!! Filho adolescente com filho é prova do fracasso dos pais em ensina-los a ter responsabilidade na vida, é o fracasso dos pais em ajuda-los a superar as tentações e focar no mais importante que é buscar estudar e se profissionalizar, filho adolescente com filho é prova de que os pais foram totalmente inuteis em zelar pelo filho, protegendo-o dos males do mundo, fortalecendo-os para encarar as tentações, foi falta de amizade, de valor, de RESPONSABILIDADE com o ser que trouxe ao mundo sem que ele o pedisse!!!!

    Neri Sacramento

    Neri Sacramento Terça, 11 de outubro de 2016, 0h44min

    A filha do meu cunhado recebe pensão do mesmo.Ano q vem ela fará 21 anos e consequentemente n teria mais direito a pensão.Ela cursa faculdade e pretende se casar ano que vem tmb.Ela disse que vai se casar c separação de bens para que ela não perca a pensão até o fim do curso.Ela estando casada, n perde o direito a pensão? E mesmo q n se case, depois dos 21 , mesmo q esteja cursando faculdade, tem direito a receber pensão?

    R

    Rafael F Solano Terça, 11 de outubro de 2016, 9h24min

    Ela recebe pensão alimenticia ou pensão por morte de agum genitor (pai ou mãe falecido)??

    Se é pensão alimenticia, ela deixa de ser dependente do alimentante assim que casa, afinal, casamento é isto, é um ter de apoiar o outro, o dever mutuo de amparo. Os pais seguem alimentando o filho enquanto ele se dedica aos estudo para se aprimorar na profissão e enfrentar a vida sozinho sem dificuldades, mas, se ele casa, ele soma a vida dele e passa a dever ao companheiro o apoio e amparo, não pode seguir sendo a menininha do papai!!!! Ao casar ela assume a vida adulta!! O regime de bens em nada altera este fato, apenas define como o CASAL irá tratar a divisão dos bens que conquistarem ao longo do casamento, só isso!!

    Casamento não é emprego em que ela alegue que não vai receber pagamento para com essa desculpa alegar que precisa ainda que o pai a financie enquanto ela brinca de casinha!!! Este é um comportamento infantil e não proprio de uma pessoa adulta!!!

    Ela segue tendo direito a receber pensão enquanto for solteira (nem união estável manter) e estiver na faculdade, ou até completar 24 anos, ou casar, o que acontecer primeiro,

    R

    Rafael F Solano Terça, 11 de outubro de 2016, 9h25min

    Se for pensão por morte o que ela recebe, sendo do INSS, mesmo casando ela seguirá recebendo, até o mês que complete 21 anos

    Katia de Jesus

    Katia de Jesus Segunda, 17 de outubro de 2016, 15h44min

    Minha filha recebe pensão desde 2011. Vai fazer 25 anos em janeiro/2017. Esta cursando a Faculdade (FIES), um curso Tecnólogo (bolsa integral) e uma especialização. Ela foi morar com um cara que tem um emprego de vigilante. Eles moram na casa dos pais dele que são aposentados. A casa é própria e estão ampliando. Ela perdeu o emprego por causa da crise, em maio/2016. Ganhava R$ 1000. Eu moro em casa financiada, cuja prestação consome a metade do meu salário. Ela não me respeita, não agradece por nada, porém, diz que vai brigar pra ficar com a pensão até se formar, em 2018.

    R

    Rafael F Solano Terça, 18 de outubro de 2016, 15h26min

    No mês em que ela completou 24 anos vc já podia pedir a exoneração!!! Ainda mais quando ela assumiu de vez a vida dela se juntando, vivendo maritalmente!!

    Reuna as provas de que ela vivem amasiada e se exonere disso!!!!

    Silvia A. Trimboli

    Silvia A. Trimboli Terça, 01 de novembro de 2016, 19h10min

    Boa tarde,

    Minha filha tem 21 anos. O pai dela sempre pagou a pensão direitinho, Sou Funcionária Pública e ela tá desempregada. só somos nos duas. Mas quando ela completou 21 anos, ele começou a pagar o dia que quer, mês sim mês não. Minha pergunta é, se for no Fórum ele é obrigado a pagar certinho? A faculdade foi financiada pelo FIES e me falaram que ele pode pagar só no final do curso. Será que é verdade? Por favor... alguém me orienta.
    Obrigada

    R

    Rafael F Solano Terça, 01 de novembro de 2016, 19h17min

    Ele pode pedir a exoneração da pensão, o fato do alimentado estar em faculdade não torna obrigatória a pensão, pois há cursos que permitem que o aluno trabalhe, assim como a maioria dos filhos de pobres que não conseguem o Fies, por ex, eles trabalham e estudam!!!

    A

    Aalan Segunda, 02 de janeiro de 2017, 14h03min

    olá,
    tenho 20 anos meu pai parou de pagar minha pensão por vontade própria quando fiz 18 anos, eu tive que sair de casa por conta da minha mãe e estou começando a faculdade e tenho q pagar aluguel também, gostaria de saber se tenho algum direto ou ele está certo em não ajuda mais?

    K

    Kátia Sábado, 07 de janeiro de 2017, 9h49min

    Bom dia, minha filha tem 21 anos, está cursando o quarto ano de faculdade, a pensão dela é do pai, por morte. O INSS encerrou sua pensão alegando não ter mais direito. Gostaria de saber se procede essa informação. Fico no aguardo. Obrigada.

    Ana Santtos

    Ana Santtos Segunda, 16 de janeiro de 2017, 15h16min

    Eu posso sair de casa agora mesmo sendo de menor para mora com meu noivo recebendo pensão