Uma moça de 17 anos pode namorar com um rapaz de 18 anos?
Tenho uma filha de 17 anos que está namorando com um rapaz de 18 anos, mas não aceito o namoro porque ele bebe e ela não. Eu posso denunciá-lo? Ela me disse que nunca praticaram relações sexuais, eu acredito pois somos muito católicos e ela segue a castidade, isso é crime?
O Jus tem um artigo sobre esse assunto!
jus.com.br/artigos/104992/posso-namorar-uma-menor
Fizemos uma postagem, com tudo explicadinho.
Denunciá-lo pelo quê?? Ainda que tivessem mantido várias relações sexuais, se ela foi por livre e espontânea vontade, isso não configura crime.
Somente se configuraria crime (estupro) se ela fosse menor de 14 anos, doente mental, ou se ele a tivesse forçado mediante violência ou grave ameaça. Se nada disso ocorreu, não há crime.
Pelo que percebo, sua resistência com ele não é pelo fato de ele ter 18 e ela 17, mas sim pelo fato de ele beber... Sua filha, enquanto menor de idade, está sob o seu poder familiar, e tem (em teoria) de seguir o que você determina... mas sendo ela tão católica como você afirma, não terá problemas em convencê-la a não namorar com ele.
Mirela, acho que você deve conversar direitinho com sua filha a respeito disso. Caso você denuncie o rapaz, ele ainda poderá inverter a situação e cobrar danos morais seu. Pois, a diferença de idade não é grande, aliás, é quase nenhuma, e, processar ou denunciar uma pessoa, eu até tenho dúvidas que você consiga com que algum profissional da área pegue essa "causa" sua. Eu, no caso, pegaria a causa do lado do rapaz contra sua pessoa, caso você o denuncie.
Pense.........abraço.
"Mas não posso falar que ele está influenciando ela a ficar com ele por palavras?"
Falar até pode... mas ainda assim pergunto: onde estaria o erro em alguem influenciar o outro a fazer ou deixar de fazer algo que depende da vontade de ambos, e que não é crime?
Quando nos relacionamos com alguém, somos influenciados por fatores diversos, cumulativos ou alternativos (pelas palavras, pela aparência, pela empatia, pela simpatia, pela condição financeira, pela beleza e por aí vai...).
Se sua filha - que na verdade já é uma mulher de 17 anos - se influencia pelas palavras dele, esse foi o aspecto pelo qual ela se sentiu atraída por ele. A não ser que ele use de palavras ameaçadoras para mantê-la por perto, nada há de mais em que ela seja influenciada pelas palavras, pela aparência, pelo carro ou por qualquer outra coisa...
Isso ainda me faz pensar: se a mera influência por palavras fosse crime, não haveria lugar nas cadeias para prender políticos que se valem delas (as palavras) para influenciar os eleitores e assim arrancar deles os seus votos, para ao fim e ao cabo fazerem o que fazem.
Se sua filha é tão influenciável assim por palavras, talvez as suas palavras possam influenciá-la mais que as do namorado.