Um senhor de uns 45 anos que é autonomo, porém ja contribuiu para o INSS, passou por um grande trauma que o fez ter um surto psicologico, causando transtornos mentais que o impossibilitam de trabalhar. Atualmente toma fortes remédios tarja preta e não tem noção nenhuma do que acontece. Essa pessoa tem direito a algum beneficio???

Respostas

    M

    Macedo M. Terça, 17 de fevereiro de 2015, 6h41min

    Wesley Lima, bom dia.

    Primeiramente precisamos avaliar se ele ainda possui a qualidade de segurado da Previdência. Isso vai depender de quando foi a última contribuição, por quanto tempo ele contribuiu e quando foi a data do início da incapacidade. Caso ela ainda tenha qualidade de segurado, poderá fazer o requerimento de Auxílio – doença, agendando através do telefone 135 e levando os laudos para comprovar a sua incapacidade. Se na perícia do Auxílio – Doença o INSS constatar que ele não tem mais condições de trabalhar, poderá ser concedida a aposentadoria por invalidez.
    No caso de ele ter perdido a qualidade de segurado por não contribuir mais há muito tempo (isso tem que ser avaliado pois os prazos de manutenção variam), ele poderá requerente um benefício assistencial ao idoso, caso não tenha condições de se manter e nem de ser mantido pelas pessoas da família que convivem no mesmo teto que ele. Também neste caso a aprovação do benefício dependerá de perícia que vai avaliar a incapacidade para a vida e para o trabalho superior a dois anos.

    Um abraço, e que Deus lhe abençoe.

    M

    Macedo M. Terça, 17 de fevereiro de 2015, 6h43min

    Só uma correção: ele poderá requerer um benefício assistencial ao DEFICIENTE. Eu havia colocado idoso.

    ?

    Desconhecido Terça, 17 de fevereiro de 2015, 11h35min

    Muito Obrigado Macedo M. por disponibilizar tempo e me ajudar nessa questão. Isso é uma ajuda direta àquelas pessoas. Vou passar no inss daqui com um familiar dele e documentos dele para consultar quando foi a ultima contribuição e em qual desses benefícios ele se enquadrará. Que Deus lhe abençoe!