Não sou casada em juízo, estávamos juntos a 2 anos e temos um filho de 1 temos casa carros e terras, não trabalho porque ele me fez ficar em casa pra Cuidar do filho. Quais meus direitos?

Respostas

    P

    Pai Gente Fina Segunda, 30 de março de 2015, 22h12min

    Vc tem direito a metade de tudo aquilo que foi adquirido onerosamente pelo casal durante a união.

    R

    Rafael F Solano Terça, 31 de março de 2015, 0h07min

    " temos.... casa carros e terras"

    Isso tudo foi adquirido nesses 2 anos de união?????

    R

    Rafael F Solano Terça, 31 de março de 2015, 0h13min

    Como ele não lhe amarrou ao pé da mesa impedindo que vc saisse para trabalhar e ganhar o seu, não tem a menor importância se foi ou não SUGESTÃO dele de que vc ficasse em casa, a escolha na verdade foi sua, e como pessoa idependente vc assume o resultado de suas escolhas.

    Assim, desde que não tenha mais de 55 anos e não seja considerada por perítos como total incapaz para o trabalho, vc não faz jus a pensão alimentícia, até poderá conseguir mas será por pouco tempo (de 4 a 6 meses), mas, considerando que após extinguida a sua pensão vc não poderá recorrer a justiça para exigir o aumento da pensão de seu filho sem que fato novo e relevante (aumento de fato das despesas da criança) tenha ocorrido.

    Lembrando ainda que o homem e a mulher são iguais diante da Lei, portanto, tem iguais direitos e obrigações perante a prole comum, devendo vc e o pai de seu filho arcarem cada um com 50% das despesas BÁSICAS reais da criança, qualquer coisa que não seja o básico cada genitor poderá dar, de seu próprio bolso.

    Destacando que se vc não tiver lugar (com segurança e saudável) para levar seu filho e nem condições de se manter e manter seu filho, há grande possibilidade do pai ficar com a guarda da criança.

    D

    Desconhecido Terça, 31 de março de 2015, 9h13min

    Procure a Defensoria Pública de sua cidade e solicite ajuda/informação.

    No caso de desacordo sobre a moradia da criança e/ou sobre a divisão dos bens, o casal será orientado como proceder a separação, sem julgamentos e culpas.

    Como você é economicamente dependente do seu companheiro, procurem o entendimento para que as coisas não mudem, por um período de tempo suficiente, para você recomeçar sua vida e encontrar trabalho remunerado.

    A Guarda certamente será Compartilhada, e o pai que não morar/cuidar da criança deverá pagar a pensão alimentícia.

    Consulte/converse pessoalmente com advogados de família de sua cidade e procure a defensoria pública.

    Casar, ter filho e se dedicar a família, pode ser uma decisão nada rentável, mas, não é crime, e você não deve ser punida pelas escolhas do casal.

    Sorte, melhores dias virão.