Agradeço se alguém puder me ajudar, Empregado ficou afastado pelo auxilio doença por 6 meses, retornou ao trabalho no qual ficou por mais 11 meses e 15 dias, quando foi demitido, não recebeu férias,13° salário, multa do fgts e resgate, e ainda não foi computado como tempo de serviço o período que ficou afastado, será que está correto? Agradeço a atenção

Respostas

    A

    ANDREIA_1 Quinta, 30 de abril de 2009, 20h21min

    Um funcionário recebe atestado médico de 90 dias, a Empresa lhe paga os 15, mas seu auxílio não passa na perícia. Ele já faltou 30 dias além dos 15 e não vai receber nem do INSS nem da Empresa?

    A

    adriano carlos dos santos Segunda, 11 de maio de 2009, 18h23min

    estou ,precisando da ajuda de vcs minha esposa esta com depressão já alguns meses mas como não estava notano melhora procurei o medico dela e comentei se não era melhor ela voltar a trabalhar ,ela é recpicionista no pronto -socorro mas o medico até achou nbom ela se ocupar mas com algumas restriçôes q era pra colocar ela em outro local longe de tumulto e q não trabalhace a noite , mas esta com com um mês q ela voltou e eles falaram q vão mandar ela embora isto pode por favor me respondão!

    A

    Angelo_1 Segunda, 11 de maio de 2009, 22h45min

    ola sofri uma aputaçao no polegar esquerdo sou canhoto . nao carcterizou acidente de trabalho. mas ao retornar ao trabalho fui demitido com sete meses,estava em tratamento pois sentia muitas dores, eo setor que eu trabalhava exigia esforço fisico e nao me trocaram de setor pois la tinha setor para reabilitado, fui dispensado com sequelas e fiz uma cirugia e voltei para o inss a empresa podia me dispensar deste jeito goetaria de uma luz.

    A

    alcyone krisnamurte pereira Terça, 12 de maio de 2009, 0h21min

    porfavor presiso de uma opinião tecnica. trabalhei um ano e meio en uma enpresa e meafastei dois naos no inss com hernia de disco o inss medeu alta como abito al trabalho meu medico nao concorda com a alta . não fiquei curado ainda apesar dos tratamentos fizioterapicos e as medicasão n tomadas ainda tenho dores o medico da enpreza me deu alta mais com restrisao de não pegar pezo mais de 30 quilos e não fazer cervisos repetitivos abaixado que é a minha sunsão a enpreza me colocou na mesma funsão mais inteno que nao afetaria minha coluna. só que medemitio com 10 dias . agora não passo o exame medico para munha sunsão e agora presizo do cat da enpreza para voltar para o inss ( quero saber sitenho direuito do cat . como asidente de trabalho...aguardo resposta no meu email. obrigado

    V

    vivian assis Terça, 12 de maio de 2009, 18h14min

    quero tirar um dúvida com o Senhor.meu namorado sofreu um acidente de carro em Dezembro de 2008 ele teve que amputar o dedo indicador da mão direita,ele está afastado do serviço está na caixa,alguém disse pra ele que por ele ter perdido o dedo ele poderia receber um beneficio até se aposentar.quero saber se isso é verdade e se for o que ele deve fazer?
    Vivian

    E

    ELAINE MARTUCEVIS Terça, 12 de maio de 2009, 22h28min

    BOA NOITE, estou afastada desde OUT/2008, com o codigo 91 - INSS, e estou com sindrome do tunel do carpo nos dois braços, bursite nos ombros, epicondolite no cotovole esquerdo e tendinite nos punhos, estou com alta programada a retornar ao trabalho dia 01/07/2009, terei estabilidade, qual e o tempo. Sou securitaria ha mai de 20 anos. Obrigada.

    S

    sara_1 Quarta, 13 de maio de 2009, 6h25min

    trabalhei numa empresa por 6 meses,começei a ter problemas no braço,comentei que poderia ser tendinite e estava aguardando os exames.faltando 2 dias para fazer os exames fui demitida.eles alegam ke não foi por causa disso e sim porque fui atraz do sindicato.A empresa é uma bagunça não paga adicional no turno,não paga extra etc...Posso ser demitida por procurar meus direitos?e por ter pego uma doença devido ao trabalho?por favor me ajude.

    G

    Gilton Alves de Mendonça Sábado, 16 de maio de 2009, 14h36min

    Olá bom dia a todos, gostaria de tirar a presente dúvida:, tenho um colega de trabalho do passado, que está sem trabalhar a mais de 10 anos, isto porque o mesmo surtou, e está fasendo tratamento psiquiátrico, o mesmo toma fortes doses de remédios todos os dias, e portador de t.A.B.M., (transtorno afetivo bipolar misto) cid - 10 - f -30.6 , e que inclusive o médico que trata dele já consedeu atestado incapacitando o mesmo. O que ele deve faser para conseguir auxilio doença, ou mesmo aposentadoria por invalidez, ele tem quase vinte anos de pagamento ao inss, para fins de aposentadorias, atravez das empresas que ele trabalhou no passado, hoje niguem o quer, e ele tambem observo não tem a menor condição de trabalhar, agora pesso que ajude-me a ajuda-lo. Ahh ele é mantido por seus irmãos finaceiramente. Aguardo, toda a ajuda será bem vinda, atenciosamente; gilton mendonça.

    S

    sueli motta Domingo, 17 de maio de 2009, 18h32min

    Por favor me ajudem tenho uma irma que esta afastada devido a uma neoplasia no intestino ,passou por cirurgia para remossao do tumor considerado maligno a medica do inss afastou por um ano a devido ao tratamento de quimioterapia intenso sua licensa ten data programada de alta dia 30/06 ela voltando ao trabalho pode ser demitida?

    S

    sueli motta Domingo, 17 de maio de 2009, 18h36min

    Ela esta animadissima com a volta ao trabalho mas nao sabe se existe estabilidade para sua doença ,a alta programada é do inss nao do medico oncolista que cuida dela, desde ja agradeço .

    K

    Keila_1 Quarta, 20 de maio de 2009, 17h48min

    Bom dia:

    Gostaria de saber, se uma pessoa for demitida de uma empresa, ela pode ser recontratada novamente depois de algum tempo?

    Agradeço desde já,

    Keila

    O

    odair villaim Quarta, 20 de maio de 2009, 18h42min

    no dia 23 de outubro de 2008 fis uma cirurgia da coluna onde foram colocados seis parafuso hoje nao sinto mais dor ,mais para colocar as meias nos pes nececito da ajuda de minha esposa ou de meu filho pois tenho muita dificudade de calçar minhas meias.gostaria de saber se tenho algun tipo de estabilidade e alguma idenizacao pois trabalho nessa empresa a muito tempo.desde de ja meus agradecimento

    A

    Alexandre Medeiros Terça, 16 de junho de 2009, 18h37min

    descobri que tenho hernia de disco posso ser demitido? tenho 5 meses de firma.

    J

    Joao Moreira Terça, 16 de junho de 2009, 19h04min

    gostaria de tira uma duvida: trabalhei em uma empresa cerca de 17 anos 09 meses, fiquei desempregado cerca de08 meses, atualmente estou trabalhando apenas a 04meses,porem adoeci estou afastado por 15 dias,caso eu continui afastado mas tempo ou seja pelo inss ternho direito ao auxilio doença mesmo com 04 meses de empresa? porem anteriormente contribui com 17 anos lembrando!!!
    obrigado por esclarecerm minha duvida.

    M

    Marcelo Quarta, 17 de junho de 2009, 15h58min

    Ola. Dr.. tenho um parente que teve cancer a uns l7 anos atras, e nao recorreu a aposentadora ou algum beneficio, passado esste tempo tem algum diretio a recorrer ou ja passou muito tempo??

    C

    Cristiane Porto Quarta, 17 de junho de 2009, 16h17min

    Boa tarde.

    Tenho endometriose e a um ano estou desempregada mas antes mesmo de sair da ultima empresa já sabia da existencia desse problema o ultimo dia de emprego foi em 25/01/2009 e fui submetida a mais um processo cirurgico ha 40 dias atras e terei que fazer mais um tratamento com medicamento zoladex.
    Gostaria de Saber se eu tenho direito ou se posso dar entrada no beneficio auxilio doença e como o devo fazer como devo prosseguir pois não estou em condições de trabalhar não no momento.?
    Sou cadastrada no PIS desde de 1997 e a ultima contribuição foi em janeiro de 2008.
    Sem mais aguardo e agradeço a atençao.
    Cris Porto

    C

    Cristiane Porto Quarta, 17 de junho de 2009, 16h18min

    Perdão errei a data o ultimo dia de registro em carteira foi dia 25/01/2008 e não 2009 como escrevi.
    Cris Porto

    M

    Marcinha Quarta, 17 de junho de 2009, 21h25min

    Clê e outros que participam do fórum, por favor, me orientem:

    Li alguns comentários aqui Jus Navigandi e entendi algumas partes e aproveito para me orientar com vocês.É o seguinte:
    "Tenho 45 anos, sou professora do ensino médio, com curso superior, que até dia 14/06/2009 recebia beneficio do INSS (B31) que foi mudado em 08/06/2009 para B91.
    Em agosto/2008 eu precisei tirar licença de um emprego onde eu lecionava Biologia para turmas de pré-vestibular (apresentei cisto nas cordas vocais com rouquidão por uso abusivo da voz cid J38.3 e R49). Fiz vários exames e apresentei vários laudos aos peritos do INSS que me passaram (desde nov/2008) p/ a reabilitação profissional( que de reabilitação só tem o nome).
    Pois bem, neste período eu recebi o auxilio-doença normalmente.
    Agora, 01/06/2009 o INSS me chamou para nova perícia, onde o perito passou meu benefício de B31 para B91 e me deu alta, me liberou para retornar ao trabalho agora, 15/06/2009 (só que agora com desvio de função), onde a empresa afirma que não teria como me reajustar ( a empresa é pequena e já tem funcionários em suas funções, caso eu retorne para exercer alguma função como atendente/ eu continuaria com rouquidão, pois, segundo a supervisora da empresa, eu continuaria a forçar a voz, atendendo alunos e ao telefone.
    Fui informada que com o B91 eu teria 12 meses de estabilidade. Mas algumas dúvidas agora me surgiram.
    Tenho mesmo a estabilidade de 12 meses? Caso isso não aconteça, a quem devo recorrer?
    Tentei no INSS uma PP e foi indeferido (2º a perita, eu estava habilitada a voltar ao trabalho que me garantiria estabilidade por 1 ano),e, segundo ela, eu não precisaria de cursos de reabilitação porque já tenho curso superior , sou pós graduada, etc... depois disso, é claro, eu estaria demitida, já que a empresa não teria vaga p/ mim em outro setor...
    Gostaria de saber o seguinte: Se eu me preparo para uma profissão, estou num trabalho e me disponho a exercer tal função numa empresa (há + de 10 anos), apresento um problema caracterizado como doença profissional/acidente de trabalho(segundo laudo) eu não teria nenhum direito, já que pago a previdência há aproximadamente 23 anos?
    Será que mesmo com o B91 eu não conseguiria alterá-lo para B94, uma vez que retornando ao trabalho, mesmo com desvio de função, eu poderia continuar com o problema que me deu direito ao B91 (rouquidão).
    Já que os médicos peritos me concederam tal benefício e me deram alta (15/06/2009), e ,na incapacidade de realizar atividades que exercia, eu não posso me considerar incapaz?Ou talvez parcialmente incapaz e permanente? Isso não seria motivo para tentar o B94?
    Mediante tal fato eu questiono qual o valor do atestado/laudo do meu médico otorrino que me concedeu mais 60 dias de afastamento do trabalho?Por que o perito se acha no direito de me dar alta, já que o médico e o fonoterapeuta que me acompanham não me deram alta e pedem mais 60 dias de licença?
    Estou mto desesperada, pois,vinha recebendo o auxilio-doença desde agosto/2008 e de repente o INSS corta tal benefício alegando que já estou reabilitada (reabitada em quê e como?) a voltar ao trabalho, sem nenhuma segurança, sem nenhuma indenização?Estou me sentindo mto impotente diante tal fato... O pior é que, mesmo voltando ao trabalho, não conseguirei o salário que antes ganhava nesta escola, pois, na CTPS eu recebia um mínimo, e por fora, recebia mto mais... agora, no desvio da função, receberei o mínimo que não pagará nem a feira mensal/alimentos para meus filhos...
    É para isso que pagamos a previdência durante toda a nossa vida profissional?
    Será que eu, que me propus a ser professora, que é a profissão que escolhi e que atuo há mtos anos, de onde eu tiro meu sustento, hoje incapacitada de voltar à sala de aula (segundo laudos do meu médico e dos proprios peritos), não tenho direito algum perante tal processo, já que estou impedida de voltar a dar aulas, que é o que sei e me propus a fazer?
    * Como proceder para que meu beneficio seja alterado para B94 para que eu possa receber no emprego atual, pelo menos 50% do beneficio que antes recebia?
    Por favor colegas, me orientem para que eu não perca nada de direito e faça o empregador e o INSS a cumprirem a lei... por favor!
    Aguardando retorno de todos que possam me ajudar, inclusive me enviando emails de colegas que possam estar com o mesmo problema perante o INSS...
    Agradeço.

    A

    Adriana Nellis Quarta, 17 de junho de 2009, 23h50min

    Oi boa noite , tive um acidente de trabalho em 23/05/2006e nessa cat o médico ou atendente plantonista mencionou apenas da minha lesão no dedo do pé e no pulso, depois de encostada pelo inss por masi de 30 dias tive alta mas continuei com dores fortissimas no ombro , dai o médico ki me atendeu no dia do acidente disse ki era assim mesmo , a dor ia persistir eu aguentei até o mes de outubro de 2006 , mas como ja naum aguentava mais fui em outro ortopedista que me pediu um ultrassom e constatou ki meu ombro estava com lesão fiz tratamento de infiltrações e fisioterapia devidamente enconstada pela 1 reabertura do cat até quase que no mês de agosto de 2007 , depois dessa época tive alta pois tinha melhorado , mas com o passar começei a ter novamente as dores e fiz fisiotearpias e infiltrações novamente e o médico me pediu mais ultrasson dai ele me encostou novamente pela 2 reabertura do cat , passei em perito do inss e foi concedido do mês de novembro de 2007 até quase fevereiro de 2008 , mas até hj o braço ficou com lesão borsiti E AINDA TAMBEM DESENVOLVI A TAL DA TENDINOSSINOVITE , a firma me mandou embora via e-maill mesmo sabendo que estava de atestado, no mes de novembro de 2007 mesmo eu estando novamente de encosto devido ao mesmo problema deu reabertura do cat o perito do inss , mesmo de estabilidade e agora entrei em juizo do trabalho, mas o perito ki foi designado pelo juiz, relatou ki como naum foi mencionada o ombro no dia da abertura do cat , essa doença podi naum ser caracterizada pelo acidente , o ke faço , pois como o inss iria me encostar por 3 vezes pelo mesmo problema? E como faço para provar que esse problema do ombro é do acidente de trabalho, e essa tal da tendinossinovite também não posso pleiteiar por esse problema que desenvolvi na época, devido a computação , pois na emergencia do dia não foi colocado a dor que eu estava sentindo , agora estou na duvida tenho advogados , mas quero uma opnião de outro ?? estou perplexa que estou pleiteiando pelo fato de eu estar enconstada pelo inss na época que eles resolveram me encostar até no ministério do trabalho o conciliador não quiz fazer a homologação por essa motivo, e agora esta esse rolo todo , pois o perito esta distorcendo os fatos , pois eu não estou dizendo que agora estou mal ainda pois estou de alta desde março /2008 época que dei entrada no processo trabalhista, estou pleiteiando o fato de me mandar embora devido eu estar de encosto na época da demissão , me ajudem quero entender melhor ??

    A

    Adriana Nellis Quarta, 17 de junho de 2009, 23h52min

    ....a dúvida maior minha está em relação por eu estar pleiteiando pelo fato de eu estar enconstada pelo inss na época que eles resolveram me mandar embora que foi no mês de novembro de 2007 depois tive alta no mês de março de 2008 época em que entrei contra a firma e até no ministério do trabalho o conciliador não quiz fazer a homologação por essa motivo em novembro de 2007 , e agora esta esse rolo todo , pois o perito esta distorcendo os fatos , pois eu não estou dizendo que agora estou mal ainda. Pois estou de alta desde março /2008 época que dei entrada no processo trabalhista, estou pleiteiando o fato de me mandar embora devido eu estar de encosto na época da demissão , por isso quero entender o que posso ainda fazer se seria ideal fazer exames agora para verificar a minha tendinite , pois o perito que fez a pericia mencionou que
    "pode ser que seje do acidente o problema que tive no ombro como também pode não ser , os advogados que estou entraram com algo que questionam a conduta do perito e pediu para nomear outro mas a juiza pediu para o mesmo se manifestar estive e vi que ele colocou muita baboeira tipo, que tudo ele levantou no histórico da santa casa no dia do acidente, mas e depois , o tal depois como fica , fiquei com sequelas , estou pleiteiando por ter me mandado embora estando de atestado em 2007 só isso e ele esta colocando no laudo que me encontro bem no momento para o trabalho isso que esta me intrigando , estou brigando á respeito do passado e não do presente , desculpe , não sei se vai dar para entender mas é que estou querendo que ajude entender melhor ?