O Fórum Jus Navigandi está no ar, substituindo a antiga seção Debates.

Ainda estamos fazendo testes e avaliando possíveis problemas.

Gostaríamos muito de receber idéias, sugestões e - principalmente - críticas [...] diretamente nesta página.

O espaço é seu, faça bom proveito!

Respostas

    D

    Deusiana 15295/RJ Segunda, 10 de agosto de 2009, 21h05min

    Acabei de descobrir que se eu publicar um comentário consigo visualizar os andamentos.

    É para ser assim mesmo? Isto é, é proposital ou é algum problema?

    ?

    Desconhecido Quarta, 12 de agosto de 2009, 10h32min

    Deixe-me ver se eu entendi bem o que você falou.

    Você está inscrita para receber um e-mail avisando sempre que houver um novo comentário nesta discussão (opção "Acompanhar por e-mail" na coluna esquerda).

    Quando você recebe um desses e-mails e clica no link respectivo, está sendo direcionada para esta discussão.

    Acontece que esta discussão tem muitos comentários, e somente são exibidos 50 comentários em cada página. No caso, já há 6 páginas de comentários, com 50 em cada uma.

    Para ver os comentários seguintes (em especial os últimos), é necessário clicar nos números das páginas, que aparecem no rodapé, logo acima do campo de "Responder nesta discussão".

    Vamos verificar se é possível que o link recebido no e-mail direcione diretamente para a página adequada. Por enquanto, sugiro utilizar o método acima.

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Quarta, 12 de agosto de 2009, 14h11min

    Sugestão.

    Verificar a possibilidade de inserir moderadores nas áreas do direito.

    Motivo.

    Com bastante frequência as pessoas mudam o assunto no meio da discussão, já vi uma que mudou de assunto 4 vezes, a pessoa entra no link pelo conteúdo da pergunta, se tem afinidade entra e tenta ajudar, porém, quando vê, o assunto mudou, até para a pesquisa é um problema, o moderador entraria para mover a mensagem à seção adequada.

    D

    Deusiana 15295/RJ Quarta, 12 de agosto de 2009, 15h29min

    Para conseguir visualizar as últimas mensagens, tive que fazer esta publicação.

    D

    Deusiana 15295/RJ Quarta, 12 de agosto de 2009, 15h47min

    NÃO!

    Aliás, eu marquei várias vezes em “acompanhar esta mensagem via e-mail”, mas nunca recebi qualquer e-mail do jusnavegandi sobre as alterações nas discussões.

    Eu clico em “discussões de que participei” e aquela em que teve aparece em negrito com o número de alterações ao lado.

    Ocorre que quando clico nesta discussão acontece o que eu mencionei anteriormente.

    Verifiquei que consigo visualizar as últimas alterações se publicar alguma coisa.

    Diante do que você me esclareceu, entendi que a página que aparece para mim deve ser a primeira e que eu devo clicar na última , atualmente a página 06, CORRETO?

    M

    Mara GN Quarta, 12 de agosto de 2009, 16h28min

    O Fórum é excelente!
    Sempre que precisei fui prontamente atendida pelos colegas do Fórum.
    Somente tenho um comentário a fazer. Existem alguns colegas que publicam questões, quando na realidade estamos aguardando respostas. Ou seja, criam outro tema, o que no meu ver acaba dificultando o entendimento de quem realmente publicou o assunto primeiramente.
    Grata

    M

    Moderador do Fórum Quinta, 13 de agosto de 2009, 9h52min

    Rodrigo, nós acompanhamos diariamente este tipo de ocorrência no Fórum. Entretanto, o volume das participações torna impossível que detectemos esses deslizes de imediato.

    Tomamos providências no caso que foi relatado por você, através do botão "mensagem inadequada". Encorajamos a todos os usuários que façam o mesmo, nos ajudando a manter o Fórum em ordem.

    ?

    Desconhecido Sexta, 14 de agosto de 2009, 8h37min

    Rodrigo e Mara,

    As sugestões de vocês são semelhantes.
    Complementando o que o Moderador do Fórum falou acima, tenho a dizer que isso costuma acontecer com mais frequencia quando o título da discussão não delimita bem o conteúdo da pergunta. Assim, o usuário acaba imaginando que o tema é mais amplo e se sente à vontade pra "pegar carona". Se o autor da pergunta for mais específico, a chance de esse problema acontecer é melhor.

    Exemplo de título de discussão muito genérico: "Garagem".
    Exemplo de como poderia ser melhor: "Garagem de condomínio - aluguel para terceiros".

    ?

    Desconhecido Sexta, 14 de agosto de 2009, 8h41min

    Deusiana.adv,

    É estranho que você não esteja recebendo os e-mails de aviso. Vamos averiguar.

    Para ir direto aos comentários novos, há um jeito bem simples: em vez de clicar no título da discussão (em vermelho), clique na palavra "Novo" (em verde), que fica na linha de baixo.

    De toda forma, você pode navegar entre as páginas da discussão clicando no número da página correspondente, no final da página.

    Quando você posta um novo comentário, você realmente vai para o final da discussão, porque o sistema vai exibir para você o comentário que você acabou de postar. Mas não é necessário fazer isso. Basta seguir uma das indicações acima.

    D

    Deusiana 15295/RJ Sexta, 14 de agosto de 2009, 11h52min

    Entendido!

    Verifique por favor a questão dos emails.

    Obrigada.

    M

    Mara GN Sexta, 14 de agosto de 2009, 12h17min

    ok, obrigada pela dica.

    B

    Brisa Barreto Sexta, 14 de agosto de 2009, 13h25min

    Há pouco tempo descobri esse f'rum..
    Sou estudante de Direito
    E aqui ncontro ajuda pra minhas dúvidas
    E auxílio pra trabalhos e pesquisas..etc..
    Espero que a cada dia ele melhore cada vez mais!!!
    Espalhei pra td mundo na facull..
    Parabéns aqueles que como euse associaram..
    E quem estivr lendo, corra e se inscreva tbm..
    E entre para esse mundo vc tbm!!!!!

    A

    Agnaldo Carvalho Segunda, 17 de agosto de 2009, 12h17min

    Postei uma carta ontem na seção Direito Constitucional, e ontem ela estava no forum, hoje ao entrar para ver se tinha obtido alguma resposta não consegui mais ver a minha postagem...porque tiraram ?

    ?

    Desconhecido Segunda, 17 de agosto de 2009, 13h37min

    Agnaldo,

    A discussão que você iniciou continua no ar, mas foi movida para a categoria Direito do Consumidor, que é mais adequada ao seu conteúdo.

    Para ver a relação de todas as discussões em que você postou algum comentário, clique nos links "Discussões que iniciei" e "Discussões de que participei", na coluna lateral esquerda. É necessário estar logado.

    K

    Karla Quarta, 19 de agosto de 2009, 18h07min

    O Fórum é ótimo,porém,há muitos e muitos tópicos repetidos,principalmente na área de direito processual penal. São tantos que há de se olhar páginas 2,3,4 para achar algum tópico novo,pois na 1 página sempre há diversos,da mesma pessoa muitas vezes e iguais.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quarta, 19 de agosto de 2009, 21h40min

    De fato, esse fórum foi imaginado para reunir operadores do Direito, que trocariam informações e opiniões sobre casos concretos.

    Com o passar do tempo, inapelavelmente, leigos e consulentes foram pondo suas dúvidas e me arrisco a dizer que, hoje em dia, a quantidade de pessoas sem conhecimentos jurídicos supera, em muito, a quantidade dos que detêm conhecimentos.

    Com isso, ou por isso, põem suas perguntas em categorias erradas. Por exemplo, a questão é de Direito Previdenciário, mas é posta em Direito do Trabalho. Ou é de Direito Administrativo, e posta em Direito do Trabalho.

    O que me incomoda muito é ver as mesmas pessos porem a mesma pergunta em mais de uma categoria, o que as regras do fórum proíbem.

    Ou, o que também produz efeitos indesejáveis (acabei de ver isso), em vez de porem novo comentário no mesmo debate, abrem outro.

    O fórum também proíbe, por contraproducente, abrir novos debates nesse caso.

    Quem já respondeu não vai repetir tudo de novo. E quem está entrando na discussão naquela hora não vai pesquisar se o tema já e encontra discutido e esclarecido.

    Aliás, também me incomoda muito ver as pessoas iniciarem novos debates sem antes verificar se o tema já não está sendo discutido.

    De minha parte,sempre que posso, DENUNCIO como "mensagem inadequada" as repetições descabidas ou vedadas.

    Imagino, por fim, que a Administração do Fórum não tem como varrer continaumente para constar essas infrações, e/ou tomar a iniciativa de retirar, ou juntar/ unificar/ reunir/consolidar em um só debate tudo o que se está discutindo a respeito.

    Não contribui em nada disseminar em vários debates um mesmo assunto.

    De minha parte, quando vejo perguntarem novamente algo que eu (ou outra pessoa) já respondera, fico com raiva.

    .

    ?

    Desconhecido Quinta, 20 de agosto de 2009, 10h45min

    Karla e João Celso Neto,

    Obrigado pelas críticas, muito pertinentes e pontuais.

    Temos um Moderador que se dedica a navegar pelo Fórum, procurando irregularidades como essa. Porém, como o fluxo de mensagens é muito grande, ocasionalmente problemas podem passar batidos. Assim, contamos com a participação dos usuários para indicar esses problemas.

    Vamos dar uma atenção especial à categoria de Direito Processual Penal.

    Estamos desenvolvendo uma mudança na ferramenta de denunciar mensagem inadequada. Haverá um espaço para que a pessoa possa rapidamente indicar o motivo da denúncia. Assim, você poderá indicar que uma mensagem é inadequada e explicar que se trata de mensagem repetida.

    Também estamos planejando uma forma de perceber com mais facilidade os comentários postados por profissionais, estudantes ou leigos.

    A Administração do Fórum tem uma ferramenta para unificar discussões semelhantes. Em certos casos, ela vem sendo utilizada, desde que a mesclagem dos comentários seja favorável, e não desfavorável à compreensão da discussão.

    Contamos com as críticas para que possamos melhorar nossos serviços.

    J

    Joao Celso Neto/Brasíla-DF Quinta, 20 de agosto de 2009, 12h29min

    Eu sei e confirmo que a Administração, continuamente, se esforça em melhorar.

    Pode até voltar atrás (por exemplo, antes, ao denunciar, havia o motivo; foi alterado para "mensagem inadequada", QUE DEMOREI A DESCOBRIR).

    A medida anunciada, na minha modesta opinião, dee ser genérica, e não apenas em DPP.

    Há temas tão absorventes ou atraentes que geram dúzias de disucssões.

    Lembro:
    aposentadoria especial e por invalidez; expurgos (no FGTS e nas poupanças); pensões alimentícias; união estável; concubinato; pensões civis e militares; prazos prescricionais; perícias na Previdência; entre outros.

    O que, às vezes, me espanta (por favor, se eu estiver errado, esclareçam) é que tenho uma lembrança das regras do fórum que diziam para não pôr peçss ou modelos. Contudo, tenho visto muitas petições postas sem qualquer reação ou comentário da Administração.

    Em tempo: não penso em pôr os meus modelos, apenas gostaria de saber se a proibição continua ou se mudou (ou se nunca houve a vedação).

    R

    Rodrigo Martins ... [email protected] Quinta, 20 de agosto de 2009, 13h15min

    Tenho o mesmo problema do João Celso Neto, quando vejo a mesma pergunta já respondida em outros tópicos me desmotivo e fecho a página, quando posso dou umapassada para conferir os tópicos que participei para ver se há algo novo, as vezes já emendam uma pergunta que não tem nada a ver.

    Essa ideia de um tipo de "radio box" para denunciar que tipo de mensagem inadequada está se reportando dei a meses atrás, pois imaginei a dificuldade do moderador receber uma mensagem inadequada e não saber por qual motivo, por exemplo receber a denúncia e visualizar que não há nada errado com ela e quem denunciou sabe que foi por ela ser repetida ou postada em duplicado. Vamos aguardar.

    É pertinente o comentário do João Celso Neto de que haja um tipo de categoria específica para profissionais, para debates técnicos, tem muitas pessoas que dão opinião de senso comum nos debates, acaba desmotivando dizer o porque da sua posição em virtude do tempo, ninguém vai dar um parecer para demonstrar o que está tentando passar com sua resposta.

    K

    Karla Quinta, 20 de agosto de 2009, 17h41min

    Boa tarde.

    Comentei aqui há pouco, elogiando e fazendo algumas críticas sobre as pessoas que repetem demais os tópicos. Vale lembrar também de pessoas grosseiras , que são desreipeitosas com os demais participantes.