O Fórum Jus Navigandi está no ar, substituindo a antiga seção Debates.

Ainda estamos fazendo testes e avaliando possíveis problemas.

Gostaríamos muito de receber idéias, sugestões e - principalmente - críticas [...] diretamente nesta página.

O espaço é seu, faça bom proveito!

Respostas

    J

    jptn Domingo, 25 de março de 2007, 12h48min

    Sr. administrador se a internet, analógicamente, é o correio e a web é o carteiro, então porque não mudarmos a forma do carteiro que é sempre no formato retângular pela forma de avenidas, é isto que falei não porque sou expert no assunto, sei o básico, mas sei também que só há adptações daquilo que já se tem, não se cria nada de novo, tal como a forma do carteito que sempre nos é apresentado no formato retangular. Criar é uma ruptura, adaptar é continuar com outra versão...

    V

    VILMA AUXILIADORA DE ALMEIDA sp 194112/SP Domingo, 25 de março de 2007, 13h16min

    PARABÉNS , GOSTEI DA MUDANÇA

    AQUI VAI UM RECADO PARA O DR. JOÃO CELSO
    SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE NO FORUM, POR FAVOR NÃO DESISTA

    A

    Ana Gomes de Sales Pires Sexta, 30 de março de 2007, 8h50min

    só tenho a agradecer, e dizer que nós advogados estamos em boas mãos

    F

    Funcho Terça, 03 de abril de 2007, 9h46min

    taí...gostei. Funciona muito bem como uma primeira informação. Deve-se democratizar o quanto mais a consulta. O acesso à justiça deve ser amplo e gratuito. É verdadeiramente terrível saber que milhoes de nossos irmaõzinhos
    não sabem e não têm onde procurar o despertar de "seus direitos", ficando à mecê da Lei de Gérson..

    D

    Dr. Moiza Quarta, 11 de abril de 2007, 17h29min

    Sempre preferi o formato de um fórum de discussão, como o atual, ao fórum de debates, como o antigo.

    O novo formato permite um bate-papo descontraído (porém sério, claro!) com os colegas, além de deixar a página mais leve, facilitar o usuário no uso das ferramentas disponíveis, permitir que uma resposta seja dada e publicada quase instantaneamente (assim, o usuário responde ou comenta uma postagem e, logo após, outro usuário pode comentar a resposta dada por aquele, que pode responder em cima deste comentário... enfim, permitindo uma espécie de bate-papo mesmo).

    O antigo formato pesava demais a página; havia a necessidade de se abrir várias páginas para se chegar à pergunta que desejava responder; além de que era preciso esperar muito tempo para que página finalmente fizesse o download de toda a gama de perguntas, para, só depois, poder apresentar um novo tópico (já que o campo para preenchimento do título e do comentário do tópico a ser proposto somente aparecia no FINAL de todas as questões, no fim da página). Para piorar, era preciso esperar cerca de quase 1 hora para que a resposta dada fosse publicada... aff! Enfim, o formato antigo estava, mesmo, ultrapassado demais! Acabava afastando os usuários (talvez por isso tantos tópicos formulados não rendiam; como era difícil alguém obter uma resposta à sua pergunta... também, pudera!)

    Resumindo, o fórum ficou muito melhor do que a "seção Debates". Parabéns pela iniciativa. Antes, praticamente não participava do Debates; hoje, tenho aparecido muitas vezes por aqui, pra "bater um papo" com os colegas.

    Só uma sugstão: poderiam disponibilizar uma ferramenta para inserir hyperlinks nos comentários. Sabem como é, né? Ao invés do usuário ter de copiar o endereço de uma página da web qualquer, que foi mencionado por outro usuário, bastaria clicar num atalho que o outro usuário criou. Ficaria muito mais prático... e com mais "cara" de fórum, mesmo.

    ?

    Desconhecido Quarta, 11 de abril de 2007, 18h06min

    Dr. Moiza, muito obrigado pela suas considerações.
    Você resumiu bem os principais problemas da versão anterior, que estava realmente muuuito ultrapassada. Mais novidades virão no resto do site.

    Sua sugestão sobre os hyperlinks desabilitados é pertinente. Existem questões de segurança (inserção de endereços de arquivos maliciosos), mas podemos monitorar para evitar mau uso do recurso. Vamos estudar sua proposta.

    P

    Priscilla Gusmao de Simas Quinta, 12 de abril de 2007, 6h53min

    Conheci o forum através de uma pesquisa na internet, e essa semana tinha para fazer várias peças sobre Direito Penal, estava muito confusa pois não me sentia segura de fazer os trabalhos somente consultando código, com ajuda de todos vocês consegui não só elaborar as questões como entender melhor cada causa.Agradeço muito á todos da administração do Forum e os amigos colaboradores que por fazerem esse trabalho grandioso, ajudam muito todas as pessoas, sendo estudantes, advogados ou simplesmente pessoas que precisam de orientação para problemas pessoais.
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!

    R

    Rosemari Ivan Rodrigues Morgado Quinta, 12 de abril de 2007, 18h46min

    Por curiosidade, passei por aqui. Li os problemas e as dúvidas da DrªLuciana_1 - Dourados/MS em 03/04/2007.
    Me interessei pelo Fórum/Foro, fiz meu cadastro e, espero poder obter ajuda do nobres colegas. Parabéns por essa iniciativa do Jus Navegandi que é uma novidade para mim.

    W

    wanderson tomaz valadares_1 Sexta, 13 de abril de 2007, 15h02min

    Confesso que sou um grande apreciador do jus navigand, agora eu tenho certeza de que este novo programa aumentará ainda mais minha paixão pelo mundo jurídico.

    O

    Orlando Oliveira de Souza_1 Domingo, 15 de abril de 2007, 10h52min

    Aos organizadores,

    mais uma vez volto porque já me manifestei antes sobre o site. Coloco em debate o tema justiça (vejam os últimos acontecimentos de que os jornais e tv's vêm anunciando....)

    R

    Rodrigo Phanardzis Ancora da Luz Terça, 17 de abril de 2007, 5h22min

    Ainda não me habituei ao novo fórum, mas espero que ficará bem melhor ao que era antes em que as discussões novas íam escondendo as antigas que despertavam maior interesse dos debatedores. O importante é que as discussões mais interessantes possam ser sempre destaque, tal como ocorre nos fóruns do Orkut.

    A

    Antonio Dias Filho Sábado, 21 de abril de 2007, 8h19min

    Não conheci o site antigo, mas acho o atual ótimo.

    No menu buscamos as áreas de interesse e, nesta, as discussões. Dali pra frente, tudo em uma só tela, inclusive nossa resposta, que pode ser vista em rascunho! Ótimo!

    Cadastrei-me recentemente e, como adoro argumentar e ajudar, estou viciado. Praticamente todos os dias verifico e participo do fórum.

    Ótima ferramenta, parabéns.

    Finalmente, gostei muito da informação "novas", assim quem consulta frequentemente sabe das mudanças!

    D

    Daniel ddanidani Quinta, 26 de abril de 2007, 12h27min

    Gostei muito do Forum e de todos e em particular ao Dr. Eldo.

    L

    Luis Matos Sexta, 04 de maio de 2007, 17h24min

    Todo o jus navigandi é excelente. O forum especialmente é uma rica fonte de pesquisa, informação e aprendizagem. Parabéns aos organizadores.

    J

    JM de Morais - Advogado Domingo, 06 de maio de 2007, 16h22min

    Jus navigandi é o melhor site jurídico do país, e não duvido que seja do mundo.
    O seu "face lift" ficou ótimo, mas sinto falta dos e-mails que os debatedores recebiam sempre que havia um comentário aderido ao seu.
    Pensem na hipótese de restabelecer, e
    Axé!!

    ?

    Desconhecido Domingo, 06 de maio de 2007, 18h49min

    JM de Morais,

    A opção para ser notificado por e-mail de novos comentários ainda existe, só mudou de lugar.

    Estando com a discussão aberta na tela, clique na opção "Acompanhar discussão por e-mail", que aparece na coluna lateral esquerda.
    Depois de clicar, o texto vai mudar (se quiser desabilitar o recebimento, é só clicar na opção "Não acompanhar por e-mail", que fica no mesmo lugar).

    Você pode optar por acompanhar quantas discussões quiser.

    A principal diferença é que agora o conteúdo da mensagem não é enviado por e-mail, apenas o link para você conferir diretamente no site.

    Só é enviada uma notificação para cada discussão; só enviamos nova notificação para a mesma discussão depois que você visitar o Fórum de novo.

    Uma outra novidade positiva é que você poderá acompanhar não só as discussões nas quais você tiver enviado mensagens, mas qualquer uma que lhe interessar.

    Por outro lado, a opção pelo recebimento é feita em relação a cada discussão. Não é possível optar por receber todas as discussões de uma categoria.

    J

    Jaime - Porto Alegre Quinta, 17 de maio de 2007, 17h52min

    Volto a este espaço, para reiterar a sugestão anteriormente feita, no sentido de que tanto os consulentes quanto os opinanantes sejam identificado pela qualificação, ou seja, advogado, estudante, estagiário, ou profissão, para que quem opine possa responder em termos que o consulente entenda a mensagem e possa aferir a qualificação de quem opine.
    Um abaço,
    Jaime

    ?

    Desconhecido Sábado, 19 de maio de 2007, 11h28min

    Prezado Jaime,

    Sua sugestão sobre a inclusão da profissão do participante é procedente.
    Ocorre que, tecnicamente, essa implementação é mais complicada do que a inserção da cidade e do Estado, dados que já estão aparecendo.

    No momento, nossa equipe de tecnologia está concentrada em dois novos projetos para o site, os quais logo vocês conhecerão, mas assim que for possível implementaremos o recurso solicitado.
    Peço apenas que aguarde um tempinho, mas já está em nossa listinha.
    Muito obrigado!

    S

    Silvana Amorim Domingo, 27 de maio de 2007, 6h07min

    Gostei do novo forum, porém não concordo com os filtros que descaracterizam a pergunta do consulente, por vezes inserimos algumas palavras para chamar a atenção para se ter uma resposta rápida, esse item é descartado, a pergunta fica vários dias no ar sem resposta, quebrando a eficiência que existia antes, também sinto falta da comunicação por e-mail e nos deixavam interligados. Grata

    ?

    Desconhecido Domingo, 27 de maio de 2007, 15h16min

    Olá, Silvana,

    Para a melhor organização das discussões, a participação no Fórum deve seguir algumas regras, que estão expostas na página inicial da seção.

    Não sei bem qual foi o caso a que você se referiu ("filtros que descaracterizam a pergunta do consulente"). Vou arriscar que você tenha escrito alguma mensagem colocando como título (assunto) apenas um apelo específico para um determinado participante. Se é esse o caso, esclareço que as regras do Fórum exigem que título das discussões descrevam claramente o conteúdo da discussão, a fim de que todos os usuários possam compreender o conteúdo mesmo sem clicar no link. Note que o Fórum não é uma conversa particular, mas de um para muitos. Se o título for bem escolhido, a mensagem com certeza receberá respostas não só da pessoa desejada como também de outros.

    Se por acaso a sua mensagem não receber resposta após alguns dias, recomendamos que você responda à sua própria discussão. Assim, a mensagem subirá novamente para o topo do índice de discussões. De toda forma, utilize este recurso com parcimônia.

    Quanto à pergunta sobre o acompanhamento das discussões por e-mail: existe um link na coluna lateral esquerda chamado "Acompanhar discussão por e-mail". Se você selecionar este link numa discussão, você passará a receber um e-mail toda vez que houver mensagem nova naquela discussão.
    O e-mail não conterá o teor da mensagem. Só será enviado um e-mail para cada discussão até que você volte a visitar o Fórum. Você pode acompanhar mesmo discussões nas quais você não tiver enviado mensagens.

    Qualquer dúvida, por favor, entre em contato!