Tenho uma dívida com o FIES, pois quando estudava não tinha condições de pagar meu curso. Agora, fui à Caixa Econômica, na tentativa de um acordo para sua quitação. No entanto, tive como resposta, que não é possível reparcelar meu débito, que atualmente está altíssimo, e que a dívida iria para execução caso o pagamento não fosse feito à vista. Então, como devo proceder??

Respostas

    D

    Daniela_1 Sexta, 27 de março de 2009, 21h14min

    Boa Noite !
    Sou aluna do Curso de Psicologia e acabo de saber que PERDI meu benefício.
    acontece que, para pagar meu curso, trabalho demais e no periodo passado não obtive rendimento satisfatório [os tais 75%].
    Alguem sabe me dizer o que acontece comigo agora?..
    A partir de quando começo a pagar a divida? como eu sei o valor das parcelas? quantas parcelas são?... no site do fies não consegui descobrir nada..
    alguem pode me ajudar? to perdida e morrendo de medo de não conseguir pagar isso e jogar o nome do meu fiador na lama..

    se alguem puder me ajudar..

    [email protected]

    S

    Stephan Sábado, 28 de março de 2009, 12h31min

    Você é ou pretende ser beneficiário do FIES?

    Para quem não sabe o FIES é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, um financiamento feito pela CAIXA para alunos de baixa renda que querem fazer um curso superior.

    O problema é o seguinte, a CAIXA calcula juros sobre juros desde o período em que o financiamento é concedido até o momento em que o aluno começará a pagar depois de formado, o que praticamente dobra, triplica o valor do financiamento.

    Partindo do princípio de que esse financiamento tem a finalidade de ajudar na formação de novos profissionais e não novos endividados, foi criado o movimento FIES Justo, que pretende conseguir, com o apoio dos políticos, a isonomia ao antigo CREDUC (Crédito Educativo), que foi negociado com a CAIXA na época, com 80% de desconto para inadimplentes e 90% para adimplentes.

    Do jeito que está é que não dá, são mais de 460.000 novos endividados, devendo valores para a CAIXA que se equiparam a um apartamento, fazendo com que o FIES perca a função social. Ora, para ter direito primeiro temos que comprovar que viemos de uma família de baixa renda e que não tem condições de pagar uma faculdade, e depois de 1 ano de formados, o governo ACHA que todos estarão bem empregados, com um bom salário para pagar prestações de 300, 400, 500, 600, 700 reais durantes vários anos.

    Queria pedir a todos, não só universitários, mas todos que concordam que a educação é um direito de todos e obrigação do Estado, que se juntem a nós nessa luta.

    Visitem: http://www.fiesjusto.com.br
    Fórum: http://www.fiesjusto.com.br/forum

    É necessário que cadastremos o maior número possível de pessoas nesse fórum. Já contamos com o apoio de alguns Senadores e Deputados, principalmente do Senador Cristovam Buarque.

    Visitem o site e fiquem por dentro do assunto.

    Obrigado a todos. "

    P

    Pâmela_1 Segunda, 30 de março de 2009, 15h19min

    Fiquei sabendo agora deste Forum e deste movimento:

    Meu e-mail é: [email protected]

    I

    ildeu de magela costa Terça, 31 de março de 2009, 12h34min

    ja que possivelmente ficara inadimplente sem poder usar seu cpf
    cancele tambem seu titulo sem comparecer em urnas eleitorais somente assim os politicos se preocupam com a nossa causa pois fere diretamente os interesses dos mesmos vamos decollar uma campanha assim eu pelo menos nao voto desde a primeira eleicao do lula nem por isso estou sentindo falta

    I

    ildeu de magela costa Terça, 31 de março de 2009, 12h40min

    estou propondo uma campanha sem cpf ,tambem sem titulo vamos cancelar nossos titulos assim os politicos se preocupam conosco pois somos mihares enviem e-mail para partidos politicos comunicando essa decisao que rapidamente eles se manifestam

    I

    ildeu de magela costa Terça, 31 de março de 2009, 12h44min

    a unica maneira de defender e atacar temos o nossa arma o titulo de eleitor
    mas vamos fazer o inverso decolar uma campanha do nao votar todos podemos ficar inadimplente sem cpfs entao podemos tambem ficar sem o documento que so serve para elegermos corruptos juntemos nos nessa luta

    R

    Rejane Sousa Quarta, 01 de abril de 2009, 11h42min

    Pessoal, Bom dia!!!
    Graças à Deus estamos ganhando forças. Segue nota no site do Senador Cristovam Buarque:

    Cristovam encontra Haddad para falar do Fies - 31/3/2009

    O senador Cristovam Buarque (PDT) tem encontro com o ministro Fernando Haddad. Na pauta, pedido para liquidação das dívidas do Fies usando-se os mesmos critérios para saldar as dívidas do Creduc. Beto Albuquerque (PSB) reforça o pedido do senador.
    Fonte: Coluna Brasília no jornal Zero Hora escrita pela jornalista Ana Amélia Lemos.

    Resposta:
    Na manhã da terça-feira, 31 de março, o senador Cristovam Buarque esteve com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Acompanhado de um grupo de estudantes, Cristovam levou ao ministro uma reivindicação para que mude os critérios de correção para o ressarcimento pelos alunos, depois que se formam, dos recursos que recebem do FIES. Hoje, muitos não conseguem pagar os valores da correção monetária e ficam inadimplentes. Haddad ficou de estudar o assunto.

    R

    Rejane Sousa Quarta, 01 de abril de 2009, 12h41min

    Gente, temos tbém o deputado federal Beto Albuquerque na nossa luta. Vamos manter a mobilização.

    Segue nota publicada:

    Ministro Haddad encaminhará à Câmara projeto para redução das taxas de juros do FIES
    O ministro da Educação, Fernando Haddad, comprometeu-se na manhã desta terça-feira (31) a enviar até o final de abril à Câmara dos Deputados projeto com proposta de redução nas taxas de juros do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). A garantia foi dada durante audiência em seu gabinete com o grupo integrado por estudantes e parlamentares que vem articulando a renegociação.
    O ministro apresentou uma nova proposta que prevê a redução da taxa de juros de 9% para 3,5%. Se for aprovada, todos os contratos do FIES terão direito ao desconto, que será retroativo aos que assinaram nos primeiros anos de financiamento. Com o recálculo das dívidas, isso deverá gerar um desconto significativo na conta dos estudantes.
    O deputado federal Beto Albuquerque (PSB-RS), que se encontra na Espanha em missão oficial, tem sido um dos principais apoiadores da causa. Na semana passada, Albuquerque já havia conversado com Haddad a respeito da necessidade de renegociação dos contratos do FIES, quando foi informado pelo ministro da Educação de que conversas já estavam sendo travadas com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O pagamento do FIES tornou-se inviável para os estudantes formados, especialmente pela alta taxa de juros regulados pela Tabela Price – sistema de amortização crescente.
    Albuquerque avalia que a renegociação das dívidas do Programa de Crédito Educativo (Creduc) e a diminuição da taxa de juros do mercado financeiro são precedentes importantes para mudanças imediatas nas regras do FIES para os antigos e os novos contratos. “É hora de governo pensar em revisar estes débitos que atingem cerca de 460 mil estudantes de todo o País", afirma o parlamentar gaúcho.
    O coordenador da mobilização pela renegociação dos contratos do FIES no Rio Grande do Sul e presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Luiz Noé, participou da reunião desta manhã com o ministro Haddad, na qual também estiveram o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e dos deputados federais Geraldo Magela (PT-DF) e Paulo Pimenta (PT-RS).
    Luiz Noé deixou a audiência satisfeito. “Pretendemos mobilizar os estudantes e os deputados do Rio Grande do Sul, para sensibilizar e apoiar essa causa, agilizando o encaminhamento do processo”, afirmou. O presidente da Câmara de Cruz Alta afirma que somente no município há 473 estudantes nessa situação que juntos têm uma dívida de mais de R$ 5 milhões. “Com o desconto sendo concretizado, milhares de famílias no País serão beneficiadas”, destaca o coordenador do movimento.
    A mobilização se iniciou há cerca de um mês, motivada por estudantes beneficiados pelo financiamento e que estão arcando com as dívidas dos primeiros anos de contrato. O grupo abriu espaço na agenda do ministro Haddad, que se mostrou totalmente receptivo à causa. A idéia dos estudantes é obter um desconto semelhante ao do Creduc, que teve 90% de abatimento da dívida.

    Escrito por Assessoria de Imprensa do
    Dep. Federal Beto Albuquerque (PSB-RS), em 31/03/2009.

    J

    Josè Henrique Galli Sexta, 03 de abril de 2009, 11h34min

    Eu estou nessa situação desde 2000, porém a CEF é indiferente a causa social pela qual passamos, e precisamos nos unir e passar usara nossa força para ''acordar o governo'' somos invisiveis, hoje existe o PROUNI que é de graça, e quanto a nós?

    G

    Gustavo_1 Sexta, 03 de abril de 2009, 16h07min

    TODOS TERÃO TODAS AS NOTÍCIAS QUE ALMEJAM NESTES ENDEREÇOS OFICIAIS NÀO DEIXEM DE SE CADASTRAR NO FÓRUM OFICIAL TB!!

    INTIMAÇÃO PARA SE CADASTRAREM NO FÓRUM E VISITAREM O SITE OFICIAL DO MOVIMENTO FIES JUSTO

    lembro a todos os interessados no movimento fies justo que tem como objetivo máximo obter isonomia nos mesmos moldes aplicados ao antigo creduc, ou seja, abatimento de 80% para inadimplentes e 90% para adimplentes, devem se inscrever no fórum :

    http://www.Fiesjusto.Com.Br/forum

    lá poderão trocar informações, idéias e encontrar tudo o que precisará saber sobre o assunto. é um grande filtro de referência para unir os mais de 450.000 contratantes do financiamento estudantil fies que tenham interesse na causa.

    Não deixem também de visitar o site

    www.Fiesjusto.Com.Br

    lá terão acesso as mais atualizadas notícias sobre o movimento tanto na mídia como no apoio de todos inclusive dos representantes e resultados nos órgãos do poder público

    inscrevam-se e participem lendo todos os tópicos seguindo o movimento

    sucesso

    gustavo

    R

    Rejane Sousa Terça, 07 de abril de 2009, 15h47min

    Pessoal, Boa tarde!!!
    Olhem a notícia que achei no site:

    Mudança no crédito educativo - 2/4/2009

    Até o final de abril, o ministro da Educação, Fernando Haddad, encaminhará ao Congresso Nacional proposta com o objetivo de reestruturar o sistema de financiamento do Ensino Superior. Além de reduzir o custo final do crédito, a intenção é usar esse instrumento como um bônus aos estudantes de Medicina e de licenciaturas (médicos e professores) que trabalharem nas periferias mais carentes do país, atendendo na rede pública de saúde e educação.

    Nesse caso, cada mês trabalhado teria desconto mensal de 1% sobre o saldo devedor do crédito educativo.

    As alterações no crédito educativo foram antecipadas pelo ministro Fernando Haddad ao ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT), ao deputado Paulo Pimenta (PT) e ao presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Luiz Noé (PSB).

    O Conselho Monetário Nacional já autorizou a redução de 9% para 3,5% do juro anual para o Fies (presente e passado). A Caixa Federal é o agente do Fies e ainda não definiu como aplicará essa decisão do CMN.

    No Brasil, são 400 mil universitários com contratos do Fies, dos quais quase 50 mil no Rio Grande do Sul. Em Cruz Alta, são 475 acadêmicos, informa o presidente da Câmara, Luiz Noé, formado graças ao financiamento.

    Fonte: Coluna da Ana Amélia Lemos no jornal Zero Hora de quinta-feira, 2 de abril.

    A

    Arevaldo Amancio de Lima Sábado, 11 de abril de 2009, 15h40min

    Pessoal, boa tarde!!
    Estou no mesmo barco que voces, mais gostei de ver que estão todos lutando por uma causa comum, gostaria de saber mais informações a respeito das ações promividas contra o FIES, para solução dos nossos problemas.
    Meu e-mail: [email protected]

    A

    Aline Rodrigues de Jácomo Segunda, 13 de abril de 2009, 19h10min

    Gente por favor não me deixem de fora!!!!
    [email protected]
    aline r de jacomo - santa cruz do rio pardo sp

    A

    Adriana Lascialfari Quarta, 15 de abril de 2009, 19h27min

    Oi, pessoal, boa tarde, escrevo da Capital de SP.

    Desejo entrar nesta Luta com vcs, usei o Fies só 50%, e não foi até o final do curso.
    Estó pagando, paguei e vou pagar, mesmo pagando juros e mora os Administradores deste plano o fies, mandam cartinha do serasa para a afiadora tambem, é constrangedor, Por favor gostaria de quitar está dívida do fies, mas com desconto.

    ajunde- me por favor ?!!
    Antecipadamente Agradeço

    Muito Obrigada Adriana

    A

    Adriana Lascialfari Quarta, 15 de abril de 2009, 19h56min

    Oi, pessoal de Luta por um Fies, mais justo e para quitar dá um desconto na formalidade da Lei, pois é um direito do devedor. Se há sugestão forneça, por favor e antecipadamente agradeço.

    abraço a todos

    Adriana

    V

    Valdinei_1 Sexta, 24 de abril de 2009, 21h22min

    Olá pessoal,

    estamos em uma situação totalmente constrangedora, infelizmente sou também mais uma vítima dessa organização insensível. Lendo os depoimentos de todos vcs compreendir completamente que a intenção de vcs é a mesma da minha, PAGAR O FIES, porém, de um modo mais justo. Em nenhum momento visualizei neste forúm alguém se restringindo de pagar, pois assumimos um compromisso e queremos cumprir com o mesmo. Precisamos atingir o TUBARÃO com informações sobre as nossas indagações para que ele estenda completamente as nossas necessidades de resolver esse caso da melhor maneira possível. Temos que chegar a esse TUBARÃO sendo de forma presencial, pela mídia ou como nos convenha, no entanto só estamos falando com as minúsculas SARDINHAS que nada estão resolvendo. Tive uma idéia para mobilizarmos essa questão utilizando a mídia usando o programa CQC bombardeando o mesmo de EMAILS sobre os nossos problemas com relação ao FIES. Esse programa é voltada diretamente para a política e alguns reporteres deste programa fala com o TUBARÃO LUIZ INÀCIO LULA DA SILVA Gente, vamos fazer isso pois enxerguei que todos estes do CQC é o nosso canal direto para falar sobre o FIES com o TUBARÂO o Presidente LUIZ INÀCIO LULA DA SILVA, aquele sindicalista, sim ele mesmo, que lutou e diz que luta pela igualdade dos menos favorecidos, não custa nada tentar e de uma certa forma temos ainda que acreditar. U abraço a todos.

    I

    Isabel Cristina S V Boas Quarta, 29 de abril de 2009, 23h17min

    entre no site www.fiesjusto.com.br

    L

    leandro brito Terça, 05 de maio de 2009, 16h16min

    Olá, boa tarde a todos, façam o que for preciso para revertermos essa situação injusta do FIES e contem comigo também para o que for preciso. Temos que estar unidos...

    [email protected]

    V

    Vania S. Sexta, 08 de maio de 2009, 16h49min

    Olá, pessoal!
    Meu caso não é diferente de todos, estou inadimplente há 04 anos e meu débito está em R$ 12.500,00. Fui a CEF esta semana tentar quitar meu débito e a mesma cobrou-me o valor a vista ou ofereceu refinanciamento, que fazendo as contas ainda vou pagar mais uns R$3.000,00 de juros., penso em pegar emprestimo para quitaçao da dívida, pois é um tormento em nossas vidas. Quero saber se alguem já tentou quitar a vista e se tem algum desconto, pelos emails que li parece que nem refinanciamento a galera está conseguindo, não é? Vou aderir ao movimento contra o FIES, principalmente contra seus juros!
    Se alguém souber de algum grupo no Rio de janeio, favor me informar. Desde já, obrigada.
    Meu e-mail: [email protected]

    V

    Vania S. Sexta, 08 de maio de 2009, 16h58min

    Olá Adriana, estou tb tentando quitar meu débito á vista e eles nao dao descontos, se souber de alguma coisa favor me contactar pelo email [email protected], desde já agradeço, Vania.