Casamento e sobrenomes
Tenho dois sobrenomes, um da minha mãe e outro do meu pai. Meus pais são divorciados e, como não tenho contato com meu pai, não gostaria de manter o sobrenome dele.
Vou me casar no início do próximo ano, 2008, e minha noiva, que só tem o sobrenome do pai, gostaria de substituí-lo pelo meu primeiro sobrenome.
Existe a possibilidade de, no ato do casamento, eu e ela retirarmos o sobrenome de nossos pais e, ambos, ficarmos apenas com o da minha mãe?
Obrigado!
Olá! Dei uma passeada no fórum e já estou bem interado sobre o assunto, mas ainda não conseguir sanar minha dúvida:
Vou me casar em breve e quero muito usar o sobrenome da minha avó materna (ainda viva). Eu já possuo o sobrenome do meu avô materno (falecido) e gostaria de trocar pelo da minha avó.
Por Exemplo: Avó: Fulana Alves Avô: Fulano Silva
Meu Nome Atual: Ciclano Silva Nome Pretendido: Ciclano Alves
Pergunta: Posso solicitar a troca do meu sobrenome materno ao tabelião no ato do casamento ou terei de solicitar a alteração do meu registro civil?
SAN
No casamento somente poderão ser utilizados os sobrenomes que o futuros cônjuges já possuem em seus próprios sobrenomes. Sobrenomes avoengos que ainda não possuem somente poderão ser incluídos por ação de retificação de registro civil (antes ou após o casamento).
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Olá!
Dei uma conferida em todas as perguntas do fórum, tirei várias dúvidas que tinha, mas uma dúvida ainda existe (rsrs)... Vou me casar em breve e meu noivo tem o nome completo do pai, Antonio Luis da Silva JUNIOR. Seu único sobrenome é o Silva.
1) Quando casarmos, se ele resolver pegar algum sobrenome meu, o JUNIOR morrerá? 2) Esse JUNIOR conta como sobrenome? O que é esse JUNIOR na lei? 3) Por ele possuir só o Silva como sobrenome, ele não pode ser excluído. Certo?
Vi que não se pode, ao casar, resgatar nomes de parentes que não estejam no nome dos nubentes, mas ao registrar nossos filhos, isso é possível?!
Aguardo resposta! Ótimo fórum!
RAPHA
Juridicamente o JUNIOR é chamado de AGNOME, portanto, não é prenome nem sobrenome. E se você incluir algum sobrenome do futuro cônjuge ele deverá ser excluído porque seu nome completo deixará de ser igual ao do seu pai. Pelo menos um sobrenome de solteiro deverá permanecer quando você alterar seu nome quando for se casar. Nesta ocasião do casamento não é possível resgatar sobrenomes de ascendentes. Isto somente é possível pela via judicial. Mas quando tiver filhos eles poderão ser registrados com sobrenomes de avós.
HERBERT C. TURBUK www.mudarnome.blogspot.com
Por favor preciso de uma ajuda tbm, sou casada no civil e religioso, ante meu marido passou por um divorcio onde consta que sua ex esposa teria que passar a usar o sobrenome de solteira, porem até hoje ela não o fez, e pelo jeito não quer fazer, talvez por birra, orgulho, maldade ou sei lá......querer incomodar mesmo......esta constrangedor para mim isso porque eu que tenho que usar o sobrenome dele não uso porque ela ainda o usa, ela esta fazendo processos e nos processos ainda usando o nome de casada, como podemos fazer para mudar essa situação ?, como disse esta constrangedor para mim, minha filha, diante de amigos familiares e toda sociedade do sobrenome dele esta sendo usado por duas mulheres!!! Sem falar nas chacotas.... O que Podemos fazer legalmente para força-la a mudar e passa a usar o sobrenome dela de solteira?? Obrigada!!
Boa noite,
Minha esposa e eu pretendemos casar no cartório no fim do ano e moramos no interior do RJ. Gostaria de saber se ao casarmos podemos ambos excluir o Silva de nossos nomes. Meu nome é W. Pacheco da Silva E o dela A. C. Silva Luna
Gostaríamos de compartilhar nossos sobrenomes, porém para isso gostaríamos de tirar o Silva e ficaria assim: W. Pacheco de Luna / A.C. Pacheco de Luna Há essa possibilidade?
Gostaria de saber se quando eu me casar, se posso colocar meu sobrenome de minha Mãe(Ericeira) em minha esposa?? Pq já ouvi comentários de que legalmente só pode se colocar o da parte do pai ou o último nome(Sobrenome) que resultaria tbm, no de meu pai.?? "Gênesis Antônio Ericeira(Mãe) Fernandes(Pai)" ficando.. "Carolina Nascimento de Morais Ericeira"??
Se poder, me enviem a resposta por email... [email protected]
Thank You!!!
Li a todos os comentários sobre a mudança de nomes após o casamento, gostaria de saber se o estado de Minas Gerais adota as NSCGJ? Vou me casar em breve e tanto eu, quanto o meu noivo gostaria de sobrenomes em comum. Isso é possível em Minas: os cônjuges podem ao mesmo tempo, agregarem o sobrenome um do outro? Exemplo: o marido acrescenta um dos sobrenome da esposa e vice versa??
Obrigada
AFCO
As NSCGJ - Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça - são elaboradas pela Corregedoria dos Tribunais de Justiça de cada Estado. Em SP e PR são muito liberais. Por outro lado, as do RJ são muito conservadoras. As do seu Estado eu não conheço. Desta forma, será necessário você comparecer em qualquer cartório de registro civil de MG para saber se sua pretensão é possível.
HERBERT C. TURBUK www.hcturbuk.blogspot.com
Boa tarde. Doutor, me casei tem menos de um mês. Quando dei entrada nos papeis eu não pensei e disse que não queria colocar o sobrenome do meu marido, mais na vdd eu quero. Eu consigo reverter isso no cartório? Eu ainda não peguei a minha certidão de casamento. Moro no rio de janeiro, se puder me ajudar obrigada, aguardo resposta.