Tenho dois sobrenomes, um da minha mãe e outro do meu pai. Meus pais são divorciados e, como não tenho contato com meu pai, não gostaria de manter o sobrenome dele.

Vou me casar no início do próximo ano, 2008, e minha noiva, que só tem o sobrenome do pai, gostaria de substituí-lo pelo meu primeiro sobrenome.

Existe a possibilidade de, no ato do casamento, eu e ela retirarmos o sobrenome de nossos pais e, ambos, ficarmos apenas com o da minha mãe?

Obrigado!

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 09 de julho de 2015, 21h34min

    RENATA

    É possível porque não há impedimento na lei nem nas normas. Mas o cartório poderá impedir. Neste caso, você pode pedir que o juiz corregedor decida no momento da habilitação do casamento..

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Leandro Dias Quarta, 22 de julho de 2015, 12h13min

    Olá! Sou casado há 10 anos. Consigo alterar agora, depois desse tempo o meu nome para incorporar o sobrenome de minha esposa e/ou vice versa?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 22 de julho de 2015, 16h23min

    LEANDRO

    Sim através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível a ambos os cônjuges incluírem sobrenomes mutuamente durante o casamento.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    C

    CÍNTIA Moreno Quinta, 23 de julho de 2015, 15h01min

    Boa tarde, vou me casar e o Nome do meu noivo é Nícollas Swerts de Araújo e Silva, o nome do Pai dele é João Swerts Vieira da Silva, gostaria de saber se poderia acrescentar o Swerts como meu sobrenome??? Com que embasamento???

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 23 de julho de 2015, 15h20min

    CINTIA

    Se realmente ele for sobrenome é possível. Além dele e do pai, verifique se o avô também possui o sobrenome pretendido.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Ricardo Aielo

    Ricardo Aielo Quarta, 05 de agosto de 2015, 22h22min

    Olá! Vou me casar em breve, e ainda não temos uma decisão formada a respeito dos nomes. Gostaria de saber se seria possível adicionar um sobrenome meu no nome da minha futura esposa, e adicionar um dela ao meu também. Além disso, gostaria de inverter meus sobrenomes materno e paterno. Seria algo assim, por exemplo:

    Antes do casamento
    Noiva: Maria Santos Leite
    Noivo: José Silva Gomes

    Após o casamento
    Esposa: Maria Santos Leite Silva
    Esposo: José Gomes Leite Silva

    Isso é possível? Obrigado!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 05 de agosto de 2015, 22h35min

    Ricardo

    É possível a inclusão recíproca no casamento. Mas a alteração de ordem só pela via judicial.

    Ricardo Aielo

    Ricardo Aielo Segunda, 10 de agosto de 2015, 16h08min

    Obrigado, Herbert.

    Mais uma dúvida: pretendo fazer o casamento no exterior (Las Vegas), e depois legalizá-lo no Brasil (que parece ser um procedimento razoavelmente simples). Nesse caso, a flexibilidade para mudança dos nomes de casado seria maior, seguindo as leis do Estado de Nevada/US.

    Porém, quando for legalizar no Brasil, seria possível manter os nomes da forma que foram registrados no exterior? Obrigado mais uma vez!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de agosto de 2015, 16h18min

    RICARDO

    Nos USA os nomes não são alterados no momento do casamento. Mas sim em um ato judicial posterior. Mas sem entrar nestas detalhes, a regra geral é que a transcrição brasileira deve ser idêntica ao registro estrangeiro.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    J

    Jéssica Segunda, 17 de agosto de 2015, 17h41min

    Boa Tarde!
    Alguém poderia me informar se posso colocar no meu sobrenome o da mãe dele, ou tenho que colocar mesmo o do pai? O da mãe é Castro e acho mais bonito do que o sobrenome do pai que é Silva. É obrigatório colocar o do pai dele ou tenho escolha? posso colocar os dois então?
    me ajudem por favor.

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 17 de agosto de 2015, 18h46min

    JESSICA

    É possível escolher qual sobrenome do cônjuge pretende incluir.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    lya Terça, 10 de novembro de 2015, 13h07min

    boa tarde ! meu nome e Lya lisboa alves da silva gostaria de sdaber se posso retirar o sobrenome do meu pai Alves da silva
    pois meu noivo tambem tem silva em seu sobrenome .
    atenciosamente Lya lisboa

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 10 de novembro de 2015, 13h26min

    LYA

    Excluir não. É possível substituir por algum sobrenome de seu noivo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    Edson Gonçalves

    Edson Gonçalves Terça, 26 de janeiro de 2016, 0h19min

    Bom dia, Dr. Herbert.

    Meu nome é: Édson Silva Gonçalves (Sendo que o Sobrenome "DA SILVA é da minha mãe, quando meu pai registrou não pôs o "DA"... e o Sobrenome GONÇALVES é dele.

    Nome da minha noiva é: Daniele DA SILVA Campos

    Gostaria de saber quando casarmos ela poderá substituir o Sobrenome CAMPOS pelo GONÇALVES?

    Ficaria assim:

    Daniele Silva Gonçalves; ou
    Daniele DA Silva Gonçalves.

    Fico no aguardo... Obrigado!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Terça, 26 de janeiro de 2016, 5h36min

    EDSON

    Sim, ela poderá substituir o sobrenome CAMPOS pelo seu.

    HERBERT C. TURBUK
    www.alterarnome.blogspot.com
    www.mudarnome.blogspot.com

    Kevin Perez Débora Silva

    Kevin Perez Débora Silva Sexta, 18 de março de 2016, 2h04min

    Olá gostaria de saber, eu tenho os sobrenomes dos meu pais,moro nos EUA e vou me casar aqui,querendo eu no ato do casamento eu posso retirar os sobrenomes dos meus pais e ficar só com o do meu esposo ?

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 18 de março de 2016, 7h53min

    KEVIN

    Deverá seguir a regra americana e não a brasileira. Portanto, não poderá excluir sobrenomes de solteiro. E, dependendo do estado, nem poderá incluir o sobrenome do cônjuge.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com
    www.alterarnome.wix.com/alterarnome

    Alexandre Viviane Fontão

    Alexandre Viviane Fontão Terça, 31 de maio de 2016, 0h41min

    Eu acho que se um quer retirar o sobrenome do pai ou da mãe a simples vontade deveria ser acatada...Uma vez que aquele que expressa o desejo de retirar um sobrenome ,certamente tem seus motivos.... Afinal somos números com uma sigla CPF.

    L

    Lilian Quarta, 08 de junho de 2016, 10h45min

    Optei por incluir dois sobrenomes do meu marido quando me casei em 2010. Nos divorciamos em 2012 e decidi manter o nome como estava, com os dois sobrenomes adicionais.
    Vou me casar novamente agora e gostaria de excluir estes dois sobrenomes e não adicionar mais nenhum, voltando desta maneira ao nome+sobrenome original de solteira.
    É possível fazer isso quando eu for me casar novamente, no Cartório de Registro Civil ou é preciso entrar com uma ação de retificação judicial em separado?

    Luciana Zoudine

    Luciana Zoudine São Paulo/SP 135.152/SP Quarta, 08 de junho de 2016, 11h06min

    Lilian,

    É possível restabelecer o seu nome de solteira através de Ação de Retificação de Registro Civil, promovida por advogado. Trata-se de processo rápido e de baixo custo. Melhor providenciar esta alteração antes do seu novo casamento.

    Att.,
    Luciana Zoudine
    lucianazoudine.wix.com/advogada