Pensão por Morte, termina no mês ou no ano em que se completa 21 anos?
Recebo pensão por morte do meu pai, gostaria de saber se deixo de receber a pensão no mês em que completo 21 anos ou no fim do ano. Faço 21 anos em setembro, eu irei deixar de receber nesse mês? Geralmente em setembro vem a primeira parcela do décimo terceiro, eu receberia essa parcela normalmente esse ano?
Deixa de receber a parcela do mês seguinte ao que você completar 21 anos. No seu caso você deixaria de receber em outubro. Quanto ao chamado abono anual que é tipo de 13º sobre os benefícios previdenciários será pago proporcional aos meses em que você recebeu o benefício de pensão por morte. Isto é 9/12 avos do valor da pensão. Seja qual for a data em que você completou os 21 anos as parcelas devidas serão pagas. Ainda que a data de pagamento seja posterior ao momento em que você completou 21 anos.
Olá, eu recebo pensão por morte junto com a minha irmã, um benefício para cada uma. Recebemos todo último dia útil do mês. Recebemos agora dia 31 /10. Fazemos 21 anos agora em novembro, mas no extrato do banco consta um próximo benefício dia 30/11, mesmo tendo completado dia 9/11 21 anos, vamos receber esse último salário dia 30/11?
Bom dia, o marido da minha sogra faleceu em 2004 ele era caminhoneiro e morreu por câncer;na epoca ela deu entrada no INSS que por algum motivo que ela não sabe explicar não a quiseram reconhecer nem ela nem os filhos que eram de menor como dependentes. Passado esse tempo ela ainda pode da entrada nessa pensão e como fazer iu melhor por onde começar?
Tem de saber explicar o que aconteceu. Se ao falecer ele tinha perdido a qualidade de segurado por ter deixado de contribuir muito tempo antes do óbito conforme art. 15 da lei 8213 de 24/7/1991 o benefício será negado sempre. A não ser que seja provado que ele deixou de contribuir por causa da doença ou agravamento dela sendo a incapacidade para o trabalho constatada enquanto ele não tinha perdido qualidade de segurado. Tarefa não imposssível mas dificílima. Consiga documentos que o identifiquem e dirija-se a uma agencia do INSS para ver se localizam as contribuições dele no CNIS e consegue ter acesso ao processo em que houve o indeferimento do benefício e saber com detalhes o motivo do mesmo.