Boa Noite

Recentemente recebi na minha residência uma multa, por não estar utilizando cinto de segurança. A ironia da situação é que tal situação jamais podería ter ocorrido comigo, visto que sempre fui uma grande defensora da utilização desse equipamento de segurança. Entretanto, tem certos dias que me envergonho de viver em um país como o nosso, pois pelo que tenho observado da CET, quase nenhum recurso é aceito por esse órgão. Pesquisei algumas alternativas para tentar um recurso, tais como: a)estava utilizando roupa preta. b) O guarda não me parou para me dar a infração por escrito c) o meu carro não é velho, portanto não podería ter outro modelo de cinto de segurança

Lamentavelmente, o que mais desejava apresentar como defesa era a minha verdade, alegando que o guarda teve uma visualização equivocada da "infração", mas infelizemnte pelo que já pesquisei sempre prevalece a posição do agente de transito. Necessito que alguém possa me ajudar com algum modelo de defesa, pois é muito dificil para mim pagar essa multa injusta. Ficarei muito grata se alguém puder fazer uma pequena defesa para mim. a multa foi em São Paulo, Capital, no tatuapé. R Ivaí.

Respostas

    Val Silveira

    Val Silveira Domingo, 15 de março de 2015, 17h27min

    Eu me vejo numa situação semelhante, porém trafeguei no trecho citado, meu carro tem insulfilme mas os vidros, devido ao intenso calor, estavam abertos e minha roupa era escura, não preta e usava o bendito cinto de segurança porque neste dia levei as crianças ao cinema e nunca deixo de usar ou obrigá-los a usar. Acho que esta é uma máquina de fazer dinheiro aos cofres públicos. Gostaria de saber se posso fazer algo para reverter a situação!

    D

    Desconhecido Domingo, 15 de março de 2015, 19h21min

    esse argumento de roupa escura vidro com insufil já há muito tempo não cola mais, ja usaram até o argumento de que usavam a camisa da ponte preta do vasco

    Val Silveira

    Val Silveira Segunda, 16 de março de 2015, 19h07min

    Mas eu nem tenho como usar este tipo de argumento porque realmente não estava usando camisa preta, o vidro não estava fechado e eu realmente passei no momento na via...O grande problema é que eu usava o cinto...posso alegar o quê? Que o autuador não enxergou direito? Porque realmente ele não enxergou ou simplesmente anotou minha placa...muito injusto esse tipo de coisa, pagar por algo que não devo!!!

    D

    Desconhecido Terça, 17 de março de 2015, 7h43min

    ESQUECE, NÃO SE FAZ RECURSO ENTRANDO NO MÉRITO, ALEGAR QUE USAVA SEM PROVAR NÃO SURTE EFEITO ALEGAR QUE O AUTUADOR NÃO ENXERGOU DIREITO TAMBÉM NÃO, REPITO O ATO DO AG TEM PRESUNÇÃO DE VERACIDADE OU SEJA, O AGENTE NÃO TEM QUE PROVAR, ENTÃO VOLTO A REPETIR EM RECURSO DEVE SE ATACAR ERROS FORMAIS OU PROVAR QUE A NOTIFICAÇÃO NÃO FOI EXPEDIDA DENTRO DE 30 DIAS. LEMBRANDO QUE PARA ESSE TIPO DE INFRAÇÃO O AGENTE NÃO PRECISA PARAR O INFRATOR

    Érica Carvalho

    Érica Carvalho Terça, 24 de março de 2015, 17h44min

    Ola.Minha multa tb e por falta de cinto.Porem nao fui parada e o local onde os PMs ficam possui um quebra mola e a rua e bastante esburacada.Inicio da antiga rio São Paulo proximo a polícia rodoviária. o transito ali sempre e lento por tudo que relatei.E consta na notificação que nao fui parada por conta do fluxo intenso.Meu email e [email protected] obrigada

    D

    Desconhecido Terça, 24 de março de 2015, 17h51min

    DA NA MESMA É AUTUAÇÃO QUE NÃO NECESSITA DE ABORDAGEM.

    Yara Simone Sousa

    Yara Simone Sousa Segunda, 30 de março de 2015, 11h31min

    Nobre Colega Carlos Volpe,
    Fui vitima de uma arbitraria multa de transito pelo não uso do cinto de segurança. Ocorre que meu carro é preto, insulfilm preto (100%, se a multa fosse referente ao insulfim ia entender, mas o cinto que nunca deixo de usar?) e na ocasião estava usando preto. Se puder me enviar modelo para o recurso de multa sem cinto de segurança lhe agradeço. O e-mail é [email protected]

    Leia mais: jus.com.br/forum/61308/multas-por-falta-de-cinto-de-seguranca#ixzz3VsaTx100

    D

    Desconhecido Segunda, 30 de março de 2015, 15h13min

    yara! ele não vai eniar nada ppq simples razão de que não existe modelo infalível,
    como eu e tantos outros ja postamos que atacar mérito a autação não surte efeito, principalmente qd utiliza essa argumentação apresentada por vc;O QUE GARANTE SUCESSO É ENCONTRAR ERROS FORMAIS, SE NÃO ENCONTRAR ERROS FORMAIS ESQUECE

    Nando Lira

    Nando Lira Domingo, 10 de maio de 2015, 1h48min

    Tenho certeza, que mesmo após o ISIS// EXPLICAR O PORQUE da tentativa de atacar o mérito da "multa" não da certo, vai haver pessoas que vão pedir esse modelo de recurso fajuto. Novamente, busque erros na autuação, pois só assim conseguira um bom resultado.
    E respondendo a quem coloca que a atitude do agente é arbitraria, basta responder a uma simples pergunta, por que o agente que não te conhece quer propositalmente te multar?
    A quem realmente foi vítima de um erro do agente, busque recurso como supracitado, e reze.

    Laura Fontes

    Laura Fontes Sábado, 30 de maio de 2015, 12h58min

    Ola vc pode me mandar o modelo tambem? meu email é [email protected]
    Obrigada

    D

    Desconhecido Sábado, 30 de maio de 2015, 14h25min

    vai esperar atéeeee............esgotar prazo.

    Rafael Harb

    Rafael Harb Terça, 07 de julho de 2015, 20h35min

    ISS//

    Quais são os tipos de erros na atuação?
    Na notificação consta dados do veículos corretos, local com número e hora e está dentro da vigência de 30 dias. Tem alguma outra característica que possa se enquadrar em erros de autuação?

    Obg

    D

    Desconhecido Terça, 07 de julho de 2015, 23h12min

    SE TODOS DADOS ESTÃO CORRETOS ENTÃO É PERDER TEMPO COM RECURSO

    Renata Gimenez

    Renata Gimenez Sexta, 24 de julho de 2015, 19h25min

    Oi preciso de ajuda.... recebi 2 multas sobre a falta de uso do cinto de segurança do passageiro... porem de dois orgaos diferentes.... nao acho justo ja que as duas multas sao do mesmo dia e no mesmo local.... a unica coisa que me incomoda e a questao do horario ja que uma esta com o horario certo e a outra esta com um horario impossivel ja que naquele horario estava voltado para são paulo. Por favor preciso de ajuda.... como devo proceder?

    M

    MTB Recursos Suspenso Sexta, 24 de julho de 2015, 21h15min

    Renata, como você pretende provar onde estava no local da infração?
    Esse é o maior problema....
    Se você conseguir provar tal fato, uma das autuações será cancelada sim, concerteza;;;;

    Antonio Dicarvalho

    Antonio Dicarvalho Quarta, 12 de agosto de 2015, 16h03min

    Se puderem me enviar uma cópia desse tipo de defesa fico no aguardo meu e-mail é [email protected], por favor preciso dessa ajuda, já que a infração que recebi tenho certeza foi irregular, até por que desde de antes de ser motorista e quem me conhece sabe que nem no banco de trás eu fico sem cinto. E o que é pior é que minha carteira é a 1 primeira que ainda não posso receber multas.

    D

    Desconhecido Quarta, 12 de agosto de 2015, 18h37min

    VOU TENTAR EXPLICAR MAIS UMA VEZ: ALEGAR QUE ESTE ASTAVA USANDO O CINTO, ALEGAR QUE HOUVE EQUIVOCO DO AGENTE ALEGAR QUE ESTAVA ESCURO, QUE USAVA ROUPA ESCURA QUE O CARRO TEM INSUFIL, ALEGAR QUE SEMPRE TEVE COSTUME DE USAR CITO ENTRE TANTOS OUTROS EXEMPLOS NÃO SURTE O MENOR EFEITO NOS RECURSOS, ISSO SÃO QUESTÕES DE MÉRITO E QUESTÕES DE MÉRITO OS JULGADORES NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO. PORTANTO MODELOS DE RECURSOS NESSE SENTIDO SÃO INEFICIENTES, ASSIM OU VC ENCONTRA ERROS FORMAIS OU QUE A NOTIFICAÇÃO NÃO TENHA SIDO EXPEDIDA DENTRO DE 30 DIAS A CONTAR DA DATA DA INFRAÇÃO ESSES SIM MOTIVOS DE ANULAÇÃO DA AUTUAÇÃO.

    M

    MTB Recursos Suspenso Quarta, 12 de agosto de 2015, 19h32min

    Vale lembrar que é preciso constar no AIT o motivo da não abordagem.
    Não havendo tal explicação, pode ser questionada no recurso, juntada com outras ...
    Em casos de não ter nenhum erro no preenchimento e atitude do agente, sugiro entrar com o recurso da mesma maneira, pois pode acontecer do orgão não respeitar os prazos de julgamentos previstos em lei, e em caso de indeferimento, num pedido de petição de fundamentação, o julgador pode responder sem argumentos legais ou até mesmo ultrapassar o prazo previsto em lei, dai, derruba-se a multa de outra maneira....
    é importante que se tenha erros, mas caso não encontre .... não custa tentar de outra forma.

    D

    Desconhecido Quinta, 13 de agosto de 2015, 10h59min

    os prazos para julgamento de recursos são impróprios e a jurisprudencia é pacifica no sentido de que o extrapolar dos prazos não é motivo para cancelamento da autuação.

    R

    Robson de Maia Souza Sexta, 14 de agosto de 2015, 9h02min

    Olá Carlos,
    Também estava acompanhando os comentários e gostaria de receber o modelo apenas para eu ter uma ideia para formalizar o recurso, haja visto que fui multado e não saio sem cinto de segurança em hipótese alguma.
    contato; [email protected]