BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 10h38min

    DANIELDA

    Envie-me seu email que eu envio uma petição para seu caso. Em seguida, leve-a para seu advogado editar.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Danielda Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 13h56min

    Desculpe pela demora, meu email é o [email protected].
    Grata.

    A

    Astrogildo Zibório Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 14h04min

    Nada contra ninguém...mas é o caso de alguns brasileiros que não tem o que comer e quer por nomes que acham elegantes e ficam ridículos..americanizados..extrangeirizados..que as vezes não saberão nem escrevê-los..!!
    como : Leyllianne...annelyzze, thallyttha...Beattthryz....ora ora...João, Maria ..José, Joana, Vitória,..Antonio..Antonia...e tantos são tão bonitos!!
    Por favor não me chinguem...mas é pura verdade essa frescura!!
    Astrogildo(veja que lindo!!)
    abçs

    G

    GLC Sexta, 15 de fevereiro de 2013, 19h33min

    Para complementar o que acha de Asdrúbal, Godofredo, Arquibaldo, Gerundina, Gerôncio, Assucena, Terêncio, Emerêncio, Himineu. Turíbio, Ressurgente?
    Na verdade os pais estão inventando nome.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 6h47min

    DANIELDA

    Ontem enviei um modelo de petição inicial para seu advogado editar de acordo com sua pretensão.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 16 de fevereiro de 2013, 6h49min

    JESUITA

    SUA PERGUNTA:
    Quero muito mudar esse nome pavoroso Jesuita. Outro dia me ligaram do banco, Jesuita é o senhor mesmo? Fiquei muito constrangida não sabia o que diser desliguei o telefone.gostaria de saber se posso mudar esse palavrão.

    RESPOSTA:
    Sendo seu prenome JESUITA, sendo você do sexo FEMININO, está muito fácil substituí-lo (constrangimento, ambiguidade, impróprio). E por qualquer outro que queira (Jessica, Letícia, etc). Será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por advogado. Será necessário cópia da CN, RG, CPF. as demais certidões o próprio advogado providencia. Processo simples, rápido, barato.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    M

    Marcelo H. G. Sexta, 22 de fevereiro de 2013, 1h18min

    Boa noite senhores, Gostaria de orientações de como proceder, meu nome é Marcelo Hameman, e o sobrenome da minha avô é HANEMANN, os documentos da minha mãe e meu irmão estão de forma errada, o processo é simples no cartório? desde já agradeço.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 22 de fevereiro de 2013, 6h07min

    MARCELO

    Esta correção no sobrenome somente será possível através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    A

    Adelaine Silva Sexta, 01 de março de 2013, 17h50min

    Olá estou com o seguinte problema, a minha filha nasceu no dia 25/02/2013 enquanto ainda estava no hospital o pai dela foi fazer o registro mas colocou o sobrenome errado, eu me chamo Adelaine Vilena Silva e ele registrou a minha filha com o sobrenome Vilena, mas eu queria que ela tivesse o sobrenome Silva assim como meus outros filhos, como fazer para mudar já que tem apenas 5 dias que foi registrada? É muito dificil?

    Desde já agradeço!

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de março de 2013, 17h54min

    ADELAINE

    Após 24 horas do registro civil de nascimento, somente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL ajuizada por advogado é que será possível incluir o sobrenome SILVA no nome de sua filha.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 31 de julho de 2013, 13h31min

    GABRIELLY

    Se os seus ascendentes tiveram este mesmo sobrenome e com este mesmo acento, significa que este é seu sobrenome. Sobrenomes não precisam seguir regras da língua portuguesa. Isto porque eles advém de países europeus que possuem diversos tipos de acentuação. Por exemplo: meu sobrenome Turbuk tem um acento cirílico que não existe no teclado de computadores brasileiros, é um acento circunflexo de ponta cabeça).

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    E

    elaine so Quarta, 31 de julho de 2013, 23h03min

    Minha irmã foi registrada com o nome da minha mãe incorreto. Ao invés de ADELIA Soares
    registraram como ADELINA Soares. Na época ela tentou mudar mas precisava da autorização do pai pois era menor de idade. Agora ela tem 38 anos e suas filhas tbém
    possuem o nome da avó como Adelina. Seria possível mudar?

    Caso consiga, também terá que mudar a certidão das filhas menores?
    Terá que contratar um advogado?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 01 de agosto de 2013, 5h44min

    ELAINE

    Todos os descendentes que tiveram o nome dela escrito errado em seus respectivos registros deverão ajuizar uma única AÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Terça, 06 de agosto de 2013, 13h19min

    GABRIELLY

    De qualquer forma, será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado, solicitando a correção do seu sobrenome. O juiz analisará os sobrenomes de seus ascendentes em linha reta para poder deferir ou não sua pretensão.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    L

    Laura11 Quinta, 20 de fevereiro de 2014, 21h53min

    Prezados; Estou sofrendo um monte (minha família quer contratar um psicologo, tao grave que esta a situação) por que qdo estava gravida queria o nome de Ana Lara para minha filha, mas minha sogra encheu tanto a cabeça do meu marido para não por Ana (por que é o nome da ex esposa dele ) que ele acabou colocou Lara Beatriz, eu simplesmente odiei e não consigo aceitar. Tenho fotos do cha de bebe tudo como Ana Lara. Tem algo que eu possa fazer para consertar isso?
    Digam que sim pelo amor de Deus
    Obrigada

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quinta, 20 de fevereiro de 2014, 22h23min

    LAURA

    A maior probabilidade seria sua própria filha fazer a mudança entre 18 até os 19 anos de idade. Mas caso queira tentar antes será necessário ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado. Mas a probabilidade é pequena.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    L

    Laura11 Sexta, 21 de fevereiro de 2014, 10h35min

    Prezado Doutor, supondo que eu entre com ação e o Juiz autorize a mudança, como ficaria a certidão, na frente ficaria escrito Lara Beatriz e atras ficaria a retificação como Ana Lara ou a certidão fica normal, simplesmente altera e pronto.
    Grata
    LAura

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 21 de fevereiro de 2014, 10h44min

    LAURA

    Passaria a constar ANA LARA na frente e a margem constaria que houve retificação conforme processo número tal.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com