BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    G

    GLC Segunda, 09 de abril de 2012, 10h52min

    Deve procurar o Cartório onde foi registrado para acrescer o sobrenome, caso o cartório se oponha deve procura um advogado ou o DefensorPúblico para a devida retificação, caso não tenha condições.
    Boa sorte.

    G

    GISELE L. Terça, 24 de abril de 2012, 16h51min

    Olá
    Gostaria de tirar uma dúvida, depois de algum tempo de eu ter registado minha identidade que notei que o segundo nome de meu pai saiu com um erro, o correto (como esta na certidão de nascimento) seria V. LUIZ, mas foi colocado V. LUIS. Quando fiz a carteira de habilitação ela teve de ser registrada como estava na identidade, com o mesmo erro.

    Agora tenho esses dois documentos registrados errados, como devo proceder para fazer as alterações, sendo que na certidão de nascimento o nome esta correto?

    Obrigada

    G

    GLC Terça, 24 de abril de 2012, 22h43min

    Como o erro foi na identidade, deve procurar as repartições devidas para a devida retificação, uma vez que a Certidão de Nascimento está correta.

    D

    Doce Desejo Terça, 28 de agosto de 2012, 16h45min

    Ola meu nome e Marlon Hiraya,mas na verdade meu sobrenome correto e Hirano ao inves de Hiraya!!O erro comecou no registro de minha avo e consequentemente minha mae,meus tios,meus primos,eu e meus irmaos tambem fomos registrados errado.Acontece que as irmas de minha avo e seus sobrinhos estao todos corretamente registrados como Hirano.Tem como eu corrigir esse erro mesmo morando no Japao??

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 10 de setembro de 2012, 19h05min

    MARLON

    No Japão não há esta possibilidade, haja vista que seu registro civil ter sido lavrado no Brasil. Desta forma, mesmo residindo em outro país é possível ajuizar AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL pelo forum da minha cidade. Necessário que você providencie 2a. via atualizada do registro civil do antepassado que tinha o sobrenome correto. Esta certidão deverá ser traduzida no consulado brasileiro.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    G

    GLC Segunda, 10 de setembro de 2012, 19h38min

    Você pode fazer judicialmente onde você reside, após ser julgado será encaminhado Mandado de Averbação para o cartório onde foi registrado (o).

    V

    Vanessa Vieira Domingo, 07 de outubro de 2012, 21h37min

    Oi! Me chamo Vanesa não por vontade, e sim por que houve um erro, da parte do escrivão do cartório. Eu procurei o cartório, aos 17 anos quando tentava tirar o cpf e a receita não aceitava. Pois, até então eu me chamava Vanessa. Então o cartório me enformou, que eu não tinha o direito de mudar.
    Mesmo insatisfeita, não pude tentar fazer nada, pois necessitava da documentação em dia, para uma oportunidade de emprego. Que no momento então era minha maior necessidade. Com isso o meu pis foi feito com Vanessa por que minha identidade estava erra, meu cpf Vanesa e a nova certidão que foi paga por mim vanesa.
    Passei muito transtorno, mais tarde fiz um acordo com minha firma e quase não recebi o seguro. Passou despercebido o erro por um funcionário e por outro não. Por sorte voltei quando o atento estava de folga e consegui com o outro. Entre essas e outras levando em consideração que sempre me barrão, e tive que esperar aprovação até pra votar. E sempre tem um inconveniente pra falar bem alto. Vanesa! Ta certo isso? logo depois tive minha filha, e meu nome foi escrito Vanesa na certidão dela. Eu sei que errar é humano, só que não quero ser Vanesa, acho que tenho esse direito, pois não foi um erro dos meus pais.
    Não quero causar transtorno, para o cartório, porém esse seria o mínimo a fazer. Levando em consideração que paguei uma certidão nova, vou passar um transtorno sem meus documentos, caso consiga, pois estou ciente que não se trata de querer. Mais o pior momento foi quando fiquei gravida, meu companheiro desempregado e precisava do seguro e quase não consegui. Ate hoje aos 25, anos ainda me barrão e dizem. É isso mesmo? O que posso fazer? Tenho chances? No meu caso o escrivão é falecido. E meus pais também, faleceram ambos mãe ano de 2000 e pai 2002. Me ajude, não considero constrangimento. Porém é uma situação chata, de espera, e muito transtorno em filas, idas ao mesmo lugar, pra repetir a situação pra diversas pessoas . Obrigada, pela atenção.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 08 de outubro de 2012, 5h34min

    VANESA

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL será possível a correção em seu prenome pata inclusão da letra faltante. É um processo simples, rápido e de baixo custo.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Vanessa Vieira Terça, 09 de outubro de 2012, 23h43min

    Obrigada!

    S

    sarinhaa Segunda, 05 de novembro de 2012, 3h51min

    olá boa noite.
    estou muito preocupada com a minha situação. Eu fui resgistrada em São Luis de Montes Belos em GO, só que me roubarao a carteira e com ela foi a minha certidão de nascimento, então pedi uma 2º Via, mas la eles disse que meu nome não ta no livro e que o homem que me registro foi demitido daquele cartorio, ou seja eles disse que eu nao fui registrada la. Outro detalhe eu nao moro no Brasil e tenho residencia onde moro, fiz meu passaporte na policia federal, isso serve pra alguma coisa?
    E agora o que eu faço?

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 07 de novembro de 2012, 7h13min

    SARINHA

    O fato deve ser levado para o JUIZ CORREGEDOR daquele cartório de registro civil, pois ele deverá averiguar e fazer o registro do assento civil de nascimento com data retroativa. Ou, caso prefira, ajuize AÇÃO DE SUPRIMENTO DE REGISTRO CIVIL perante o JUIZ CÍVEL ddo forum da comarca onde você reside(iu).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    V

    Vivian Dornelas Segunda, 14 de janeiro de 2013, 20h08min

    Oi,
    gostaria de saber se tem possibilidade de alteração do nome no caso em que o pai registra um nome que não foi o acordado com a mãe.
    Desde já agradeço a atenção.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 14 de janeiro de 2013, 20h39min

    VIVIAN

    Somente se este nome escolhido pelo pai for constrangedor (ex: Cornélia, Praxédia, Xhana) ou ambíguo (Darci, Vanderli).

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    di mancha Segunda, 28 de janeiro de 2013, 20h32min

    fui registra minha filha e na hora eu desconfiei q o nome do avo materno tava como pereira sendo q é ferreira na hr eu avisei a mulher mas ela disse q no documento da minha esposa tava como pereira e eu falei pra ela fazer igual tava no documento mas qnd eu xeguei em casa o avo materno foi ver e percebeu q tava errado como eu faco pra arrumar isso

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 28 de janeiro de 2013, 20h42min

    DIMANCHA

    Antes de qualquer outra providência, retorne no cartório e explique diretamente ao oficial registrador, ele poderá corrigir este erro evidente. Caso contrário, somente por AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Danielda Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 8h23min

    Bom dia, o meu caso foi assim, meu pai se chama Daniel e foi me registrar no cartório como Daniela, mas no cartório por falta de atenção ou descuido a mulher adicionou a letra de a mais, ficando assim Danielda e meu pai não percebeu o erro, e quando viu minha mãe e ele acabaram não correndo atrás, eu fui saber que me chamava assim e não Daniela quando comecei a estudar, já passei muitos constrangimentos de ouvir as pessoas falaram que meu nome é esquisito e feio e sempre que vou no dentista ou outro lugar, erram meu nome trocando por outro, ou mesmo chamam Daniela, ficou muito envergonhada.
    Gostaria de pelo menos que tirassem a letra D ficando assim Daniela que é o certo, todos me conhecem como Daniela, somente mesmo em locais como no trabalho e faculdade que me chamam por Danielda, mesmo assim os mais íntimos falam dani, e sempre me apresento como daniela para recém conhecidos.
    Fui na defensoria pública e a atendente alegou que seria difícil mudar, pois para ela o nome nem constrangimento trás, mas agendou um horário para mim conversar com uma advogada assim mesmo. Gostaria de saber se tenho chances de corrigir meu nome.
    Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk . Adv/SP São Paulo/SP 138496/SP Sexta, 01 de fevereiro de 2013, 8h39min

    DANIELDA

    A correção de seu prenome DANIELDA por DANIELA é extremamente simples, pois o juiz dispensará qualquer prova sobre constrangimento. Porque ele é explícito e presumido. Portanto, ajuize AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL por intermédio de advogado. Processo simples, rápido e de baixo custo. Veja abaixo alguns links que respondi:

    jus.com.br/forum/192618/dr-herbert-c-turbuk-alteracao-de-prenome-pela-lei-907898/
    jus.com.br/forum/280155/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenomes-de-avos-falecidos/
    jus.com.br/forum/284098/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-apelido-ao-nome-pela-lei-907898/
    jus.com.br/forum/280120/dr-herbert-c-turbuk-transposicao-da-ordem-dos-sobrenomes/
    jus.com.br/forum/280118/dr-herbert-c-turbuk-casamento-no-exterior-transcricao-no-livro-e/
    jus.com.br/forum/169326/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nome-e-sexo-de-transexual/
    jus.com.br/forum/269484/dr-herbert-c-turbuk-como-e-quando-mudar-prenome-e-sobrenome/
    jus.com.br/forum/299708/dr-herbert-c-turbuk--nome-errado-no-registro-tem-como-corrigir/
    jus.com.br/forum/153705/dr-herbert-c-turbuk-origem-e-mudanca-de-nomes-catolicos/
    jus.com.br/forum/292528/dr-herbert-c-turbuk-mudanca-de-nomes-religiosos/
    jus.com.br/forum/153676/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-do-padrasto-no-enteado/
    jus.com.br/forum/305324/dr-herbert-c-turbuk-incluir-sobrenome-do-conjuge-apos-o-casamento/
    jus.com.br/forum/158781/dr-herbert-c-turbuk-retificacao-de-sobrenome-para-cidadania-italiana/
    jus.com.br/forum/174841/dr-herbert-c-turbuk-manual-de-atuacao-do-promotor-em-registro-civil/
    jus.com.br/forum/280842/dr-herbert-c-turbuk-correcao-de-sobrenome-estrangeiro-ou-abrasileirado/
    jus.com.br/forum/153645/dr-herbert-c-turbuk-inclusao-de-sobrenome-de-ascendentes-em-linha-reta/
    jus.com.br/forum/280197/dr-herbert-c-turbuk-troca-de-prenome-e-sobrenome-por-constrangimento

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Danielda Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 8h12min

    Muito obrigada pela resposta.
    Dia 04/02 vou conversar com uma defensora pública, mas quando eu agendei o horário na defensria pública a atendente havia falado que seria dificil de mudar.
    Queria saber se por eu ter 21 anos e já ter todos os documentos tem algum problema ?
    Grata.

    H

    Herbert C. Turbuk São Paulo/SP 138496/SP Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 8h30min

    DANIELDA

    A cada 48 horas eu ajuizo uma nova AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL (de clientes vindos direta ou indiretamente daqui do JUS). As idade variam de 8 dias a 80 anos. Portanto, a idade é totalmente irrelevante. Muito menos se já tem documentos, escrituras de imóveis, contrados de dívidas com o nome antigo. Pois o números dos documentos não mudam. Atenção quanto a defensoria pública em casos como este, pricipalmente se antecipam que será difícil (frases azaradas). Sugiro advogado experiente em registros públicos que cobra somente em caso de sucesso da ação. E não será mais que 3 salários mínimos.

    HERBERT C. TURBUK
    www.hcturbuk.blogspot.com

    D

    Danielda Sábado, 02 de fevereiro de 2013, 8h39min

    HERBERT C. TURBUK,
    Eu sou do Espirito Santo o senhor teria algum advogado desta área para indicar, não confio muito em defensoria pública e tenho medo de não conseguir.
    Se caso pela defensoria eu não conseguir eu posso tentar contratando um advogado ?