BOM DIA !!!

REGISTREI MINHA FILHA DIA 29/08/2007 COMO MARIA ELISA DOS SANTOS SILVA, MAS SOMENTE AGORA NOTEI QUE NA SUA CERTIDAO ESTA MARIA LISA DOS SANTOS SILVA, O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ESTE ERRO, TENHO A PREOCUPAÇÃO DE QUE SE CONTINUAR COM O NOME ERRADO, SEJA MOTIVO DE "PIADA" QDO COMEÇAR A FREQUENTAR A ESCOLA. QUE DEVO PROCURAR O CARTORIO??, TENHO COMO RESOLVER ISSO NAS PEQUENAS CAUSAS??, VOU PRECISAR DE ADVOGADO?? , ISTO DEMORA??. AGUARDO RETORNO.

Respostas

    S

    Sakura Domingo, 24 de outubro de 2010, 0h09min

    Olá!
    Moro no Japão, no começo do ano minha filha foi registrada no consulado.
    Meu marido foi registrar, ele disse que conferiu tudo, quando cheguei em casa não conferi só guardei o registro.
    Um dia desses eu peguei o registro e verifiquei que o sobrenome está errado.
    O final do meu sobrenome é ne e ficou nie.
    Já escrevi várias vezes para o consulado e ainda não tive resposta.
    Algumas mães falaram que dá muita dor de cabeça para arrumar, e algumas disseram que aqui eles não fazem esse serviço, somente no Brasil,mas os documentos dela em japonês estão todos com o sobrenome correto, somente o registro brasileiro errado.
    Eu quero consertar, posso fazer isso aqui ?
    Desde já agradeço.

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Domingo, 24 de outubro de 2010, 8h44min

    SAKURA

    Se foi erro do consulado, eles tem o dever de corrigir o erro.

    Veja qual o cartorio que lavrou o registro e faça um pedido formal de correção (requerimento por escrito).

    Aguarde a resposta. Se for negativa, quando vier ao Brasil, tem a via judicial para resolver o problema.

    ok?

    boa sorte.

    D

    Dr. M. Villanova Domingo, 24 de outubro de 2010, 13h59min

    Boa Tarde a todos não li nenhum comentário li somente a pergunta
    no mês retrasado dei entrada para mudança de nome por erro de grafia
    de uma cliente 'AÇÃO DE RATIFICAÇÃO DE PATRONIMICO" E NESTA SEMANA O NOME JÁ FOI TROCADO.

    S

    Sakura Terça, 26 de outubro de 2010, 4h39min

    Hoje recebi a resposta do consulado, disseram que aqui não podem fazer nada, tenho que fazer a retificação no Brasil. Será que eu posso enviar uma procuração e meu pai fazer p mim? Não tenho condicões financeira de ir ao Brasil, vai demorar um pouco p eu poder voltar. Esse processo é demorado?

    W

    willsd Terça, 26 de outubro de 2010, 13h17min

    Caríssimos, Bom Dia!

    Eu perdi minha certidão de nascimento e fui ao cartório para tirar a segunda via, ocorre que meu nome é WILLIAMS, mas no livro de nascimento está WILLAMS, faltando a letra ''i''. Tenho todos os documentos RG, CPF, RESERVISTA, Resumindo tenho tudo como WILLIAMS e não quero trocar todos os meus documentos por um erro que foi do cartório!
    Já fui no cartório e o mesmo não quer corrigir. O que devo fazer?
    Grato.

    G

    GLC Terça, 26 de outubro de 2010, 13h26min

    Com a nova modificação na lei e quando não precisar de algumas indagações o próprio cartório pode retificar, talvez por desconhecimento o escrivão não queira retificar, então deves proicurar a defensoria pública ou um advogado para requerer em Juízo, para isso tirar xerox de todos os documentos para provar o erro.
    Boa sorte.

    G

    GLC Terça, 26 de outubro de 2010, 13h28min

    Com a nova modificação na lei e quando não precisar de algumas indagações o próprio cartório pode retificar, talvez por desconhecimento o escrivão não queira retificar, então deves proicurar a defensoria pública ou um advogado para requerer em Juízo, para isso tirar xerox de todos os documentos para provar o erro.
    Boa sorte.

    F

    Fernanda T. Ferreira Terça, 02 de novembro de 2010, 14h43min

    Boa Tarde! Quando minha filha nasceu eu tinha 16 anos e ainda não era casada com o pai dela, então consta na certidão de nascimento dela o meu nome de solteira. Hoje nós somos casados e ela tem 3 anos, gostaria de saber como faço para fazer a alteração e colocar meu nome de casada na certidão, pra não aparecer meu nome de solteira nos documentos dela. E também quanto sairia para realizar esse procedimento?

    G

    GLC Terça, 02 de novembro de 2010, 23h18min

    Você deve procurar o cartório com a Certidão de casamento para a devida retificação. Quanto ao custo o escrivão te informará, não será muito.
    Boa sorte.

    F

    Fabiana da Silva Nunes Sábado, 06 de novembro de 2010, 14h49min

    Olá colegas,
    Estou tratando de um caso complicado...
    Preciso pedir a abertura de inventário de uma senhora que se chamava MARIA SERAFIM DE JESUS, mas todos os seus filhos foram registrados com seu apelido SERAFINA ROSA DE JESUS.
    Acredito que antes de pedir a abertura de inventário deverei ajuizar ação para corrigir o assento de nascimento de todos os herdeiros, certo?
    Minha dúvida é sobre quais provas deverei produzir, pois o seu companheiro também já é falecido.
    Ainda existe uma irmã viva desta senhora (MARIA SERAFIM DE JESUS), será que só o testemunho dela será suficiente para a correção dos registros?

    G

    GLC Domingo, 07 de novembro de 2010, 0h29min

    Fabiana:
    Correto a sua posição com referência a primeira pergunta. Para comprovar o erro deve juntar documentos que contenham o nome correto, a testemunha não servirá para a correção.

    M

    Marta B Segunda, 06 de dezembro de 2010, 1h39min

    Olá,
    Minha filha nasceu na época da copa junho 2010, o registro seria feito no próprio hospital porém devido ao jogo do Brasil naquele dia não poderam registra-la, ela estava internada na UTIneo pois nasceu com Lábio leporino e fenda palatina e precisava de cuidados, ela passou o fim de semana internada e na segunda feira o pai dela foi registrar neste dia também tinha jogo, portanto nada funcionaria no horário normal, e precisavamos levar a certidão para a central do convenio antes do horario de alta 11h pois não tinhamos condiçoes de continuar pagando o hospital e ela deveria ser transferida para outra unidade. Eu e o pai dela não somos casados ele efetuou o registro sozinho no poupatempo, ele só percebeu o erro ao chegar na agencia do convenio ainda voltou mais o escrivão disse que após passar para o livro não tem como alterar.
    O nome que escolhemos é Livia e foi registrado como NIVIA que também não está correto é Nivea que se escreve, mas queremos a alteração para Livia, já foi um choque quando ela nasceu com este problema e estavamos todos muito abalados, tudo que eu tenho dela contem o nome livia desde os itens do enchoval quando lembranças brinquedos decoração ...
    Gostaria de saber se é possivel realizar a alteração e as chances de conseguir, o processo é demorado? Como devo proceder?

    G

    GLC Segunda, 06 de dezembro de 2010, 10h20min

    Não vejo possibilidade apara a troca do prenome, vez que a lei não autoriza, poderá até mudar o "I" pelo "E", para isso deve procurar o cartorio para a troca, caso não consiga deve ser feito em juízo.

    G

    GLC Segunda, 06 de dezembro de 2010, 10h24min

    Não vejo possibilidade apara a troca do prenome, vez que a lei não autoriza, poderá até mudar o "I" pelo "E", para isso deve procurar o cartorio para a troca, caso não consiga deve ser feito em juízo.

    B

    [email protected] Terça, 04 de janeiro de 2011, 9h59min

    Prezados bom dia,
    Meu marido registrou nossa filha com o nome do avô errado.
    O nome do meu pai JAYLTON DA SILVA LESSA e do meu Sogro JOÃO GOMES - corretamente
    Só que na certidão dela esta JOÃO DA SILVA LESSA.
    Como posso proceder?

    Grata,

    Bruna Lessa

    B

    [email protected] Terça, 04 de janeiro de 2011, 10h52min

    Caro bom dia,
    Estou com dúvidas como proceder na certidão de nascimento da minha filha.
    O nome do avô paterno deveria ser JOÃO GOMES e materno JAYLTON DA SILVA LESSA, mas a pessoa que digitou colocou o nome como JOÃO DA SILVA LESSA.

    Como devo proceder?

    Grata,

    Bruna Lessa

    O

    Ollizes Sidney / Advogado Terça, 04 de janeiro de 2011, 20h34min

    BRUNA.

    É só ir ao cartorio e pedir a correção.

    Leve os documentos comprovando o nome do avô.

    Nesse caso, não precisa de via judicial.

    boa sorte.

    A

    Alexandre Tuci Segunda, 10 de janeiro de 2011, 14h44min

    Boa tarde Dr. Ollizes Sidney,

    Por gentileza qual seu telefone ou email, se puder me enviar no email [email protected] eu agradeço.

    Alexandre

    R

    RENANM Quinta, 13 de janeiro de 2011, 19h11min

    Oiii aconteceu o seguinte comigo, primeiro tirei meu CPF depois fui tirar meu RG dai me falaram que tava ilegivel, dai peguei e fui na outra cidade e tirei e paguei a 2 segunda via, então descubrir que o meu nome estava errado, na 1 primeira via estava assim RENAM e na segunda estava assim RENAN, dai peguei a 2 segunda via e tirei outro CPF dai fui no ministério da trabalho tira a carteira de trabalho para depois ir tirar o RG, então descubrir que a data estava errado, escrito tava assim dez de outubro de mil novessento e noventa e quatro e em algarismo estava assim 10/11/94 só descubrir porque a mulher não quiz tirar para mim. eles não deviam cobrar nada de mim ? eu paguei tudo. estou até costangido de tanto tentar e nada da certo, me deu vontade de chorar quando deu o segundo erro no ministério do trabalho. Me da até vergonha em voltar e tirar o terceiro CPF. isso seria o caso de eu procurar um advogado ?, não sei se meu nome é com M ou N não sei nem em que mes nascir, porque não tenho a certeza, porque saiu dois documentos errados. minha mãe nem lembra.

    aguardo a resposta obrigado por tudo !

    A

    Alexandre Tuci Quarta, 19 de janeiro de 2011, 18h32min

    Olá Dr Ollizes,

    Eu quero retificar meu sobrenome que é Tuci porém o correto seria Tucci, enfim, apenas na certidão de óbito e no RG o sobrenome do meu pai esta correto, sendo que, o cartório diz que precisa da certidão de casamento dos meus pais e infelizmente na certidão ta com apenas um c, verifiquei junto ao cartório em MG o assento do meu pai e também tem apenas um c, e segundo eles eu terei que entrar judicialmente com um advogado e pedir a retificação do assento do meu pai, para depois arrumar o meu. Procedimento esta correto?

    Grato

    Alexandre