Sempre estou verificando a situação da minha carteira de habilitação e a documentação do veículo pelo site do DETRAN_BA. Ocorre que hoje ao verificar a situação do veículo, consta uma multa com data de infração de 27/11/2005 e data de notificação de 26/01/2006 com vencimento em 12/03/2006. Acontece que nunca recebi notificação da multa e licenciei o veículo em 2007 e não constava multa alguma. Como e onde devo recorrer para não pagar essa multa? Grato,

Edson Matos

Respostas

    A

    alberto niteroi Terça, 07 de setembro de 2010, 20h15min

    Renata, se possivel, me passe um e-mail ([email protected])
    estou com 5 multas dessa faixa exclusiva e nao sei como agir
    Att

    I

    Ivan argolo Segunda, 13 de setembro de 2010, 15h49min

    Ola prezado de fato estou com problemas, olha so, fui pego na blitz em março, sendo que fui orientado inclusive pelo agente a esperar a notificação para dai fazer a defesa, pronto esperei,olhava no site e nada, olhei no site logos depois dos 30 dias, e depois cpom 60 nada de infração, quando olhei agora tava la a multa sendo que eu não recebi nada em casa, fui no detran e descobrir que meu end ta errado por erro de digitação do orgão, a loja que me vendeo o carro me mostrou a documentação que deu entrada no detran, tudo certo, o formulario, o comprovante de residencia, ou seja tudo certo sendo que a digitação foi feita errada, dai não pude me defender.Gostaria de saber como posso resolver isso.

    grande abraço

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Segunda, 13 de setembro de 2010, 22h11min

    Ivan!

    Como o erro foi do DETRAN, opino que entre em contato com aquele órgão munido de documentos que comprovem a sua alegação.

    Por conta do erro (deles), é bem provável que abram uma exceção para o seu caso e consiga apresentar a Defesa ou os Recursos, mesmo fora do prazo.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    S

    silvia o.r. guimaraes Quarta, 29 de setembro de 2010, 11h17min

    Tive um acidente de moto estAva na minha preferencia uma caminhote desceu de uma ladeira sem olhar e brecou em cima de mim me arremessando pro outro lado da calçada
    tive uma autução pq tive um assidente asinei a infração em meu nome com o numero da minha cnh e o doc aprenedido, por dirigir sem possuir a abilitação de moto, mas ja tendo a de automovel, a moto esta no nome do me marido ele foi buscar o documento no detran e devolveram para ele, e o senhor que me atropelou tbm assinou a infração dele por dirigir com a carteira vencida, mas isso aconteceu 29/06/10 e ate a presente data ainda não recebi essa notificação, e essa pontuação ainda não existe na minha cnh e nem a multa no renavan da moto.
    Pergunta: Será que essa multa ainda chega?Quanto tempo demora? É normal demora assim, ou tem prazo para chegar?Quanto tempo depois de ter levado a muta perde a validade dela? pode acontecer dessa multa não aparecer mais?

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Quarta, 29 de setembro de 2010, 13h40min

    Syyl,

    Se você assinou o auto de infração, o órgão de trânsito não tem a obrigação de enviar-lhe a notificação da autuação, que, se fosse o caso, seria enviada até 30 dias após a infração.

    A notificação de penalidade (aquela que vem com o valor da multa) tem até 5 anos para ser enviada.

    Abraços.
    Pádua

    S

    silvia o.r. guimaraes Quarta, 29 de setembro de 2010, 20h51min

    padua mas se els nao tem a obrigação de enviar NOTIFICAÇÃO para gamento so irei pagar quando receber aquele boleto que vem pelo correio? Eles nao enviaram em 30 dias apos a infração certo? isso quer dizer que eles tem o prazo de 5 anos para enviar?e tbm nao entra na pontuação da cnh? e nem aparece no renavan ?

    S

    silvia o.r. guimaraes Quarta, 29 de setembro de 2010, 21h00min

    não aparece a pontuaçõa da multa na cnh nem a multa o renavan quando é feito a pesquiza quando aparecer passa a contar 1 ano apos o pagamento ou apos a data de infração?

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Quinta, 30 de setembro de 2010, 8h38min

    Syyl,

    A notificação que eles não tem a obrigação de enviar é a notificação da autuação.

    Esta notificação é apenas um aviso de que o veículo foi autuado, mas, como o auto foi assinado, não é mais necessário o seu envio, apesar da maioria dos órgãos de trânsito a enviarem.

    A notificação que tem até 5 anos para ser enviada é a de penalidade (aquela que vem com o boleto para pagamento).

    Enquanto a autuação não se transforma em penalidade, o veículo fica liberado para licenciamento ou transferência e não há nenhuma pontuação naCNH do proprietário ou do condutor, conforme o caso.

    Abraços.
    Pádua

    S

    silvia o.r. guimaraes Quinta, 30 de setembro de 2010, 10h04min

    Padua muito obrigado pela sua gentileza em responder minhas duvidas e desculpe pela ignorancia referente á esse assunto mas ainda ficou uma pequena duvia enquanto a autuação na se transforma em penalidade nao á pontuação e o veiculo esta liberado para para licenciamento ai vc completa dezendo COMFORME O CASO que casos são esses? poderia fazer minha adição na minha habilitação da letra A semproblemas?

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Quinta, 30 de setembro de 2010, 10h18min

    Syyl,

    A qualquer momento você pode fazer a adição na sua CNH, a menos que você tenha atingido 20 pontos no seu prontuário.

    O que eu quis dizer com o "conforme o caso" é porque tem multas de responsabilidade do proprietário e tem as de responsabilidade do condutor, só isso.

    Abraços.
    Pádua

    S

    SandraOlive Quarta, 27 de outubro de 2010, 13h20min

    Boa tarde,

    Fui multada em 03/07/10 com data de processamento em 06/09/10. Não recebi a notificação de autuação para ter direito a recurso. A notificação de penalidade foi postada nos correios em 25/10/10 e recebida por mim em 26/10/10, porém a data do vencimento para pagamento é 11/10/10, ou seja, recebi uma multa já vencida.
    O que posso fazer neste caso?

    Atts,
    Sandra

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Quarta, 27 de outubro de 2010, 14h16min

    Sandra,

    Solicite ao órgão que lhe enviou a notificação o motivo pelo qual você não recebeu a notificação da autuação e, também, por qual motivo o órgão só lhe enviou a de penalidade após o vencimento, não lhe dando chance de defesa na primeira e de recurso na última.

    Aguardo retorno.
    Pádua

    H

    Helen Niteroi Sexta, 29 de outubro de 2010, 17h22min

    Por curiosidade entrei no nada consta do detran e tive uma grande surpresa...tinha um monte de multa cometida no mesmo lugar (transitar na faixa exclusiva) a 1ª ocorreu no dia 5/5/2009 hoje já são dia 29/10/2010 e até hoje ainda não chegou nenhuma notificação.

    Uma outra multa foi cometida no dia 11/11/2009, me mandarão a notificação só agora no dia 20/09/2010 com data de expedição do dia 10/12/2009...

    Tem várias multas que ainda não mandarão notificações. E quando mandão chega com data de expedição 30 dias apos o ocorrido das multas, sendo que a data de entrega as veses é de quase um ano. Se tivesse recebido a 1ª notificação na data correta nunca mais teria passado onde passei para levar mais multas.

    Estou desesperada como devo fazer para não ter que pagar essas multas e além disso tirar as pontuações que podem entrar na minha carteira assim que for notificada?

    Obs: as multas que constam no site do detran forão todas cometidas a mais de 1 ano, e ainda não chegou nenhuma notificação em minha casa.

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sábado, 30 de outubro de 2010, 15h03min

    Helen!

    Muitas pessoas de Niterói já apareceram por aqui com o mesmo problema. Se vc pesquisar neste Fórum, vai encontrar várias pessoas na mesma situação.

    Todas foram orientadas a procurar o Ministério Público de Niterói para tentar sanar o problema. Já fiquei sabendo que existe até um formulário para preenchimento naquele órgão, devido a enorme demanda de pedidos.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e -mail: [email protected]

    .

    V

    vinicius jefferson Terça, 02 de novembro de 2010, 13h58min

    verifiquei no site do detran rn e vi que tinha uma infração em atuação, cometida em 30/08/10 as 5:08, por exceder em 20% o limite maximo de velocidade ,só não recebi nenhuma notificação, so fiquei sabendo por que consultei o site por acaso, gostaria de saber como proceder, visto que estou com a CNH Provisória, tenho medo de perder.

    V

    vinicius jefferson Terça, 02 de novembro de 2010, 14h00min

    verifiquei no site do detran rn e vi que tinha uma infração em atuação, cometida em 30/08/10 as 5:08, por exceder em 20% o limite maximo de velocidade ,só não recebi nenhuma notificação, so fiquei sabendo por que consultei o site por acaso, gostaria de saber como proceder, visto que estou com a CNH Provisória, tenho medo de perder.

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Terça, 02 de novembro de 2010, 15h33min

    Vinicius,

    Vá ao Detran e procure saber o motivo pelo qual você ainda não recebeu nenhuma notificação.

    Abraços.
    Pádua

    H

    Helen Niteroi Terça, 09 de novembro de 2010, 12h03min

    Fernando obrigada pela ajuda. Vou procurar logo o Ministério Público de Niterói para ver se consigo resolver esse problemão...

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Terça, 09 de novembro de 2010, 12h24min

    Helen!

    Posteriormente, poste a solução do MP para o caso.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    C

    CAnselmo Sexta, 19 de novembro de 2010, 12h11min

    Boa tarde a todos gostaria da ajuda de alguem para sanar algumas duvidas.

    recebi uma multa em 20/09 e somente agora em 17/11 recebi a notificação de imposição de penalidade ou seja quase 60 dias depois da multa.

    minha duvida : O fato de ter assinado o auto de infração ja caracteriza que o orgão autuador não tem a responsabilidade de enviar a notificação de autuação?