PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS

Há 18 anos ·
Link

È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

6079 Respostas
página 17 de 304
Sandra Regina_1
Há 17 anos ·
Link

Olá, boa tarde a todos os participantes da discussão!

Deparei-me com este site por acaso, ao buscar informações sobre perícias médicas do INSS.

Assim como muitos relataram,gostaria de comentar sobre minha situação. Meu nome é Sandra Regina. Tenho 47 anos de idade. Sou enfermeira, graduada pela UNICAMP, em 1983. Amo minha profissão, que escolhi aos catorze anos , quando ingressei no Colégio Técnico da UNICAMP e cursei o Técnico em Enfermagem. Depois, foram mais quatro anos de graduação e um ano de Especialização.

Em 1990, prestei concurso público e fui admitida no Hospital de Clínicas da UNICAMP. Optei por trabalhar à noite, no serviço de Pronto Socorro.

De 1990 até 2004,exerci minha profissão com dignidade, procurando dar o melhor de mim a todos os doentes que tive o privilégio de atender,procurando não somente fazer o possível por eles, mas sim o meu melhor.

Em 2003, comecei a sentir fortes dores na coluna lombar. Foram inúmeros afastamentos do trabalho devido à intensas dores que sentia.Quando melhorava um pouco, às custas de corticóides e de outros analgésicos e antinflamatórios, eu retornava ao trabalho.

Porém, com o passar dos meses, fui ficando cada vez mais limitada...Não podia me abaixar, não conseguia mais fazer os movimentos necessários durante os plantões...Comecei a me sentir um peso-morto para minha equipe.

Meu rendimento já deixava a desejar.Eram vários atestados enviados ao Departamento de Recursos Humanos, que me afastavam do trabalho temporariamente.Consultei muitos médicos, de diferentes especialidades. Colecionava receitas de antinflamatórios, corticóides, analgésicos, miorrelaxantes...

Até que, em abril de 2004,sofri um acidente de trabalho que causou uma fratura no meu pé esquerdo e então, permaneci afastada por mais de quinze dias, passando a receber o "auxílio-doença do INSS".

Então,resolvi "tirar um tempo prá mim" e investigar o motivo das minhas dores na coluna,pois até então, eu as relacionava ao exercício das atividades profissionais.

Ao ser submetida a um exame de RNM(ressonância nuclear magnética), foi constatado que eu sou portadora de espondilite anquilosante.Em outras palavras, minhas vértebras estão se solidificando, minha coluna está se tornando reta, achatando os discos intervertebrais e comprimindo raízes nervosas.

Permaneci afastada do meu trabalho de abril de 2004 até março de 2008, recebendo o benefício do auxílio -doença.As dores pioravam a cada dia e eu já apresentava complicações em decorrência do uso contínuo de corticóides como osteoporose severa na coluna e catarata em um dos olhos.

No dia 13 de maio deste ano, fui submetida à artrodese de coluna lombar.Possuo seis parafusos e duas hastes de titânio que sustentam minhas vértebras, para garantir estabilidade à minha coluna lombo-sacra(ou melhor, ao que restou dela).

Quando da realização do meu último exame médico-pericial, foi-me concedido o deferimento do pedido de prorrogação que protocolei junto ao INSS, no dia 17 de março. O benefício tem data programada para se encerrar: irá até o dia 31 de agosto, quando , de acordo com a "bola de cristal do perito", eu deverei estar apta a retornar às funções que exercia anteriormente, ou seja, ser enfermeira de Pronto-Socorro.

Minhas dores têm piorado muito ao invés de melhorar. Não consigo me abaixar nem para lavar meus pés durante o banho. Caminho como um robô, apoiada em bengala.Continuo ingerindo analgésicos opióides, antinflamatórios, antidepressivo, dentre outros que me prescrevem os médicos que me acompanham.

Essa cirurgia era minha esperança de melhorar minha condição,de retornar ao trabalho e poder exercer minha profissão de forma digna, como sempre fiz. Porém, vejo que fiquei ainda mais limitada.

Fatalmente, findando-se o prazo que o perito me concedeu, eu terei de protocolar novo pedido de prorrogação e começar tudo de novo...Porque obviamente, não reunirei condições físicas de retornar ao trabalho, devido às limitações que o progresso da doença e a própria cirurgia me impuseram

Eu escrevi tudo isso para lhes dizer o quão difícil é para um trabalhador que ama o que faz ,sentir-se inválido e incapaz de exercer sua profissão...

Mas em determinado momento, a gente pára, avalia, reflete... Quando eu era uma trabalhadora produtiva, compulsoriamente, ao longo dos doze meses do ano, eu contribui para o INSS.

E hoje, quando não posso nem sequer amarrar o cadarço de meu tênis nem lavar meus pés durante o banho,o INSS, através de seus médicos peritos, "empurram com a barriga" a decisão de converter meu benefício de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez...

Vocês já imaginaram uma enfermeira de Pronto-Socorro atendendo alguém que teve uma parada cardio-respiratória e não poder sequer se abaixar para executar uma punção venosa?

Já imaginaram uma enfermeira trabalhando apoiada em bengala?

Muitos de vocês podem até questionar se não seria o caso de eu me readaptar e exercer outras funções que não exijam tanto esforço físico ... Acontece que a Enfermagem trabalha em equipe. E em equipes, todos devem participar.Não é bom ser um peso-morto...

Não quero ser carregada nas costas por meus colegas de trabalho. Este não é meu perfil.Não necessito da condescêndencia de ninguém: nem da Instituição Pública que me emprega, nem tampouco dos colegas com quem tenho de trabalhar.

Eu gostaria sim de readquirir minha capacidade laborativa e continuar a exercer dignamente a profissão que escolhi aos catorze anos de idade: cuidar das pessoas doentes... Contudo, hoje vejo com muita clareza, que isto já não é mais possível, pois agora, quem necessita de cuidados sou eu...

E o nosso Instituto Nacional de Seguridade Social têm peritos com qualidades excepcionais: através da alta programada, eles antevêem o futuro e conseguem predizer quando seus segurados readquirirão suas capacidades laborativas...

Sabem o que eu gostaria de ouvir do perito? Que o INSS tem um programa de reabilitação...Que vou poder fazer fisioterapia sem precisar recorrer ao atendimento particular , que é caro e acessível a poucos...

Que o INSS fará de tudo que estiver a seu alcance para que eu possa me reabilitar e voltar a exercer minha profissão em ótimas condições de saúde, pois afinal de contas, eu contribuí durante anos para seus cofres...

Que meus benefícios não serão cessados e que não precisarei entrar com ações na Justiça Federal para ter direito à minha aposentadoria...

Que não será necessário eu recorrer a empréstimos bancários para sobreviver e pagar minhas contas, enquanto aguardo o deferimento ou indeferimento dos pedidos de prorrogação e reconsideração que protocolo nas agências do INSS

Gostaria de ouvir do INSS que minha contribuição a seus cofres foi valiosa, pois foi fruto do meu trabalho árduo e exercido sempre com honradez. E que agora que estou impossibilitada de trabalhar, este Instituto irá me amparar, providenciará inclusive um acompanhamento psicológico,tentará me reabilitar e, se não for possível,que me aposentará de forma digna, pois eu já dei minha contribuição à sociedade e a seus cofres, ao longo de 20 anos trabalhados honestamente

Contudo, meus caros, a realidade é bem diferente...A gente se depara com médicos que se julgam acima do bem e do mal...Profissionais que prestam concurso público.São portanto funcionários públicos que sequer usam crachás que possam identificá-los. Por quê???

Profissionais que sequer lêem os relatórios que nossos médicos enviam... Médicos burocratas que são pressionados pelas esferas superiores do INSS a não concederem benefícios aos quais os trabalhadores têm direito...

Todos nós estamos carecas de saber que o INSS foi e continua sendo alvo de inúmeras fraudes. São verdadeiras quadrilhas que atuam nos corredores de suas agências, desviando recursos , concedendo benefícios-fantasmas e "encostando" muitas pessoas que ainda poderiam trabalhar e serem úteis à sociedade.

E por isso , aquelas que realmente precisam dos benefícios e que de fato, fazem jus a eles,são penalizadas, quando atendidas por médicos peritos que os vêem como vagabundos e mal intencionados, querendo mamar na tetas do governo...

Sim, meus caros...Acho que é assim que nos sentimos todos, quando literalmente passamos pela peregrinação de perícia em perícia, sendo atendidos por profissionais que não se identificam e muitas vezes nem olham prá gente...

De protocolo em protocolo, de perícia em perícia,milhões de segurados vão levando a vida, tentando sobreviver da melhor forma possível,fazendo de tudo prá esquecer o fantasma da incapacidade de trabalho e o da invalidez por doença que os perseguem...

luiz carlos dos santos_1
Há 17 anos ·
Link

DOUTOR GABRIEL TORRES: Gostaria de saber pela sua conduta médica por ser perito do inss, pois tenho um sobrinho que sempre trabalhou de carteira assinada por um periodo de 7 anos de registro e a ultima contribuição dele foi contribuinte individual; Pronto ele estar afastado desde o inicio de 2006, por ter doênça mental classificada como CID10: F20.00 /f20.01, e continua com o mesmo quadro clinico que é a esquizofrenia, na ultima pericia medica realizada pelo inss o médico perito fixou 2 anos de afastamento da sua incapacidade que foi uma DCI tipo 4 que não cessa o beneficiio, e na carta diz que a qualquer tempo será reezaminado, me diga é pra uma realização de pericia e uma aposentadoria por incapacidade de doençã no final fixado pela pericia médica, e ele tem 30 anos de idade.

obrigado.

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

Oi,

Sandra regina qual seu e-mail???

Sandra Regina_1
Há 17 anos ·
Link

Olá, obscuro com clareza!

Meu e-mail é [email protected].

Tenha um ótimo domingo!

luiz carlos dos santos_1
Há 17 anos ·
Link

olá doutor: gabriel torres, você pode responder a pergunta anterior?

cola 1
Há 17 anos ·
Link

Minha sugestão é pressionarmos a Camara via imprensa e outros meios para obrigar o INSS instalar câmeras e gravador de som nas salas de perícia. Aposto que se aprovada a obrigação legal dos atuais "peritos" concursados e FUNCIONÁRIOS PÚBOICOS FEDERAIS não ficam 3% no Brasil inteiro porque os 97% e mais as chefias pedirão demissão!

M.SOL
Há 17 anos ·
Link

Os peritos do INSS com seus indeferimentos ao inves de ajudar os cofres publicos so os onera mais ainda. Pois com estas afastamentos dados em picadinhos 30 dias mais 30 60 dias o que acontece com o doente, vive em intensa pressão alem de ter que se tratar sabe-se-la como (só se trata quem tem convenio particular com 30 dias pelo SUS vc nao consegue nem agendar consulta com especialista). Pensa o individuo doente, fazendo maratonas em busca de tratamento, sem saber se ira receber o mes seguinte, vai se recuperar como?

luiz carlos dos santos_1
Há 17 anos ·
Link

TITE ,

é verdade muitas pessaos estão entrando na justiça em solucionar essa bagunça que é o inss, ou seja, nei seria o proprio inss, mas as pessaos doentes deveriam, = DEVEM processar esses medicos peritos por discriminação, sabe por que eles brincam com a saude da população e brincam com a vida de um ser humano.

luiz carlos dos santos_1
Há 17 anos ·
Link

olá doutor: gabriel torres, você pode responder a pergunta anterior?

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

oi eu estou na mesma situaçao que vcs ate ja mandei meu relato a vc mas ainda nao ganhei nem uma resposta sera que fiz algo errado?

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

cara dr sou mais uma em auxilio doença so para o senhor entender meu caso Acidente em 05/10/96 fratura no PILÃO TIBIAL no tornozelo esquerdo> seguido de 7 cirurgias seguida de 2 artrodese, realizei inúmeras sessões> de fisioterapia com pouco sucesso,, , realizo tratamento em floripa e> rio do sul (ortopedista). Apresento dor , e dificuldades pra marchas ,> dificuldades das atividades diária ,,,, EXAMES DE RIO X , RESSONANGIA E> CINTILOGRAFIA OSSEA JÁ FORAM REALIZADOS ....> ATESTADOS ORTOPEDISTAS EXPLICAM :> Portadora de seguela de trauma em tornozelo esq,> e portadora de artrodese de tornozelo esq, e> síndrome de dor regional complexa(distrofia> simpática reflexa) com limitações do movimento> 100% do tornozelo esquerdo . limitações para a> marcha moderada a seguela (70a 80%) e dor> crônica no membro inferior esquerdo, com> limitações moderada para o traba e incapacidade> parcial e moderado a seguela permanente pra o> trabalho . CID T.939 CID M.89.0 CID M.24.6 ,> ultimo atestado meu ortopedista sugere> aposentadoria ,,, estou afastada a 11 anos e 7> meses do meu serviço , e entrei com pedido de reconsideraçao ao inss , esta semana tenmho pericia e ja estou nervosa ancisa e nao dormo , pois em minha cidade estao todos ganhando alta , ja fui ao medico de minha empresa na qual falou que estou inpta ao trabalho, ai pedi a ela que me colocase por escrito que estou inpta , a resposta foi, nao podemos mas assim que o empregado esta inpto , pode isso? e logico que nao tenho condiçoes laboratorias , esta é a vida de quam depende dos medico,...

M.SOL
Há 17 anos ·
Link

Ivone contrate um advogado previdenciarista ou va até a defensoria publica de sua cidade. Entre na justiça é o unico jeito. leia o forum auxilio doença negado tb.

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

ola meu caro colega , eu ja entrei sim em contato com uam advogada da previdencia , vcs nao agreditam ela mal deu ouvidos so pedi os laudos medico que tenho deste 11 e 8 meses deixei na mesa , e érguntei e se ganho alta o que faço . resposta VOLTA AO TRABALHO < FIM

M.SOL
Há 17 anos ·
Link

O advogado que disse nao é da previdencia e sim um que trata de causas previdenciarias um ramo do direito. Eu entrei com pedido de reestabelecimento de meu beneficio na justiça e ele foi reativado.

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

ola a todos e principalmente a vc Tite meu benificio foi deferido . e junto dele o medico de pericia solicitou ao tm outro Tal medico que acho que deve ser do INSS que me avalie ,entao acho eu que nao entendo mais nada ,, so queria deixar aqui que fui bem atendida pela graça de deus com educaçao que todos deriam ter , hoje sim fui atendida como gente , um forte a braço a todos e boa sorte pra nois ,,.

cola 1
Há 17 anos ·
Link

Sra. Ivone. Pelo relato da Sra., vejo duas condições:

1-) A Sra. tem incapacidade parcial permanente -sequela que lhe daria direito a aposentadoria sim, porém proporcional ao comprometimento causado por esta sequela, ou seja, aposentadoria parcial até a Sra. completar o direito a aposentadoria total.

2-) o fato do médico perito consultar outro, mesmo deferindo corretamente em parte seu requerimento de Benefício, provavelmente deve-se ao fato do item 1 acima da minha resposta. Ele deve estar em dúvida quanto a como proceder para a aposentadoria referida.

Saudações.

M.SOL
Há 17 anos ·
Link

FICO muito feliz por ti Ivone, cuide-se aproveite a tregua que lhe deram e busque a melhor qualidade de vida que puder ter - aceite suas limitações (eu luto com as minhas todos os dias - recentemente descobri mais uma (rs) nao consigo nem me cobrir nao aguento puxar edredon sobre mim - tenho 8 lesoes nos ombros) MAS VOU VIVENDO

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

Oi Ivone,

certamente voce foi bem atendida devido as denuncias que estão ocorrendo aqui no Oeste SC, no inicio do mes teve uma reunião da diretoria do INSS SC com promotores de varias cidades, falo pois eu fui um dos que fiz denuncia-crime contra os peritos, e estou acompanhando o caso, breve havera um processo civil contra alguns deles, aguarde...

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

Sinto muito por todos vcs , mas no fundo ainda tenho muito pela frete a prioxima sera enfrentar este tal medico que o pertita pediu avaliaçao .hoje se aguel me perguntar como estou ou sinto , falo de coraçao minhas tristeza e muito grande e minha dor tbm agradeço a vc TITE e fique a vontade pra entrar en contato como é [email protected] com certeza sabes que é meu enderço msn fiquem a vontade quem estiver a fim de desabafar e dividir comogo cada lagrima ,,, abraço

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

Olha , sim fiquei sabendo que ate uma rde de tv de rio do sul estieve aqui em minha cidade e tbm deu um bafafa no inss agora, na real fui atendoida como todos devem ser , fique a vontade pra me add ok>[email protected], pois quando minha dor diminue e eu consigo sentar eu entro ,, blz?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos