PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
ola Orlei Araújo Padilha, estou indo atraz hoje fui em outra cidade falar com um homem que trabalha com previdencia no qual me deu o endereço de uma advogada da mesma que cidade que ele , e ele me aconselhou a nao dormir de toca (abrir o olho ) pois o que o inss faz nao esta certo , esta historia que vao me ligar , pra dizer o dia da pericia, entendes?e que no maximo pode demorarem 15 dias pra nova pericia , AFFE aja nervos . abraço
Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro só uma pergunta ? BOM ja relatei minha situação ,e a uns 6 meses atraz antes de cessar meu beneficio e os peritos começarem a ignorar meus exames e laudos medicos ,eu entrei na justiça federal para tentar minha aposentadoria , será que é porisso que estão ignorando minha situação agora ,pois como pode eu ter os exames e neste exame constar que minha tendinite esta pior que antes e tenho fortes dores na coluna lombar e na perna da polio ,e agora os peritos dizem que em 8 anos que fiquei afastado era para eu ter melhorado e que não era nem para mim estar em beneficio pois ja tinha polio , mas eu tenho uns 12 anos de registro em carteira e só depois deste tempo é que começou a complicar minha situação e foi ai que me afastei e fiquei 8 anos sem nunca ter alta e agora os mesmos peritos dizem que não tem autoridade para reabrir meu beneficio , a empresa que trabalho, omedico da empresa ja deu duas cartas relatando que estou inapto para o trabalho na empresa , e sem possibilidade de mudança de função , e mesmo com todos os exames e essa carta os peritos continuam dando alta para retornar ao trabalho ,ja fiz a pericia na federal e no dia da audiencia o inss não mandou acordo e agora estou aguardando a decisão do juiz federal , hoje mandei as copias dos exames novos e da carta do medico da empresa dizendo que estou inapto para o trabalho e sem possibilidade de mudança de função na empresa ,pois tenho a tendinite no pé direito que é oque que fica toda carga do corpo e não posso trabalhar mais em pé .ja estou 3 meses sem receber nem do inss e nem da empresa pois não tenho condições de retornar ao trabalho , será que é demorado para esse juiz jugar meu caso , oque devo fazer amigo , e queria agradecer a todos por respomderem meus comentarios e desabafo !!!!
Caro amigo luis_1 nao sei o que te dizer sinto muito pela sua situaçao , mas acho que estou a pouco de chegar na mesma situaçao que a sua , esta bosta de inss e peritas acham que a gente se alimenta de vento , para nos deixa sem apagamento , eu se fosse vc mandaria um email para [email protected] faça esta pergunta diretamente ao DR Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro COTIA/SP Tenho certeza que ele ira te ajudar e responder suas duvida , desejo sorte a vc pois pelo que vejo pobre e esta beneficio nao tem justiça . abraço respeitosamente Ivone
Caro senhor Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro acho que quem deve dizer pra gente onde esta a aplicação do Nexo Técnico Previdenciário, (Lei), que utilizaria os códigos para a análise dos direitos a benefício, com certeza sao os medicos de pericias isso é se estudaram esta parte , ate vou perguntar na minha poxima pericia , acho um abuso que um medico de pericia avalie os doentes pois na minha opiniao , nunca sabemos se sao medicos de verdade ou veterinarios ... eles mal fazem perguntas mas nos olham mal olham atestado e ainda quando eu leio que eles tem autoridade para dizer que vc tem dor ou nao tenho vontade de jogar uma BOMBA , isso sim é o cumulo dos cumulos , como alguem que nunca me viu ou me tratou nem é ortopedista. pode me avariar ?, afffe ta na hora mesmo de alguem tomar atitude avalizar isso pois estamos ate o pescoço com esta historia dos medicos pericias julgarem a nossa capaciadade laborativa , isso nao entra nesta minha cabeça doente e cansada se pelos menos olhasem nossos exames , lesem atestados e nos fizensem pergunta e nos examinasem , affffe , exemplo , minha fratura é no pé esquerdo , sabe onde me olham isso se olham ? no meu rosto , e quando leio o caso do senhor Luis _1 fico ainda mais revoltada , como uma pessoa vai seguir o tratamento sem $$ sera que ninguem faz nada?por que os medicos de Pericia nao nos pergunta quantos gastamos em medicamentos e consultas? e por que nunca perguntam quanto é nosso salario? Gostaria muito mesmo de saber sera que pensam que a gente tem o salario do presidente da republica?rsrss isso sim me faz rir ,, pelo mesno anda me sobrou um pouquinho bom humor ... ontem fui ate um senhor que trabalha com inss , ele me respondeu que a minha proxima pericia nao pode levar mas que 15 dias, hoje ja fazem 7 dias e ainda nada de cartinha ou telefonema ... ja tentei entrar no seti da previdencia mas nao acho onde diz ate quando estou em beneficio , e nem se ja foi marcado a proxima pericia que sitezinho de Bosta tbm este , liguei para 135 e perguntei minha duvidas a moça que me atendeu sabia menos que eu , no qual falei isso a ela (minha senhora se a senhora nao sabe responder minhas perguntas o que esta fazendo ai , pois para mim a senhora sabe menos que eu) ela responde fique a senhora sabendo Dona Ivone que esta sendo gravado ,, eu repondi espero que sim pois assim colocaram outra no teu lugar que saiba responder ou te mandaram fazer um curso ,,, isso que to de bom humor.!!! abraço a todos.
Luis,
Com muita força, não observo na Grande São Paulo e também em outros locais e nem acredito que possa ocorrer vinculação entre a não concessão de benefícios e processos contra o INSS. A Previdencia não teria tal requinte de informática para cruzar as informações e dados com os Juizados Federais de todo o Brasil.
Mesmo assim, também observo que advogados previdenciários têm condutas diferentes: uns só acionam o INSS quando o segurado está sem benefício e outros não.
Mesmo assim, particularmente entendo que um direito não exclui o outro direito.
O INSS/Previdencia não envia ou faz acordos por ser entidade pública e não ter autorização para tal, devendo os procuradores conduzir da parte INSS, o Processo até o tramite de todas as fases. É diferente de uma empresa, (particular), que pode fazer acordos livres de vinculações e deveres de prestação de contas outros.
Além do direito previdenciário a um benefício que o Sr. já está pleiteando na Justiça Federal, talvez aposentadoria até, pelo relato o Sr. tem direito a possível indenização da empresa caso seja comprovado o Acidente do Trabalho com Doença Ocupacional e caso esta empresa de vínculo não reconheça o Acidente e caso o demita um dia não cumprindo a Lei. Este lado do V. direito cabe a Justiça Trabalhista.
Eu, particularmente, considero que as perícias do INSS são atos administrativos e, portanto não judiciais. Assim sendo, não seguem códigos de seguimento ou procedimento tão rígidos.
Ainda mais, as perícias se tornaram, unilateralmente, coisa a favor do INSS.
Mesmo o princípio da livre e ampla contestação, analogia com princípios do Direito básico brasileiro, não é aplicada ao INSS, mormente nas perícias.
Os peritos são "deuses e deusas", infalíveis e intocáveis em todos os sentidos imagináveis, sempre vítimas de "demônios segurados da Previdencia" que agendam perícias para "agredí-los' e tentar "enganá-los", sempre.
Quanto a demora na Justiça Federal acho que é relativa a quantidade de casos, número de juízes...não tendo muita relação com cada caso em si, desde que os prazos são iguais. Observe que V. perícia no JEF já foi feita.
Quando foram lançados, os Juizados Especiais Federais davam como previsão aproximados dezoito meses de tramitação para processos.
Aconselho acompanhamento do processo por meio de advogado previdenciário.
Saudações a todos.
Ivone,
Ainda bem que está sendo gravado o atendimento dela, não é?! Esta frase da atendente do INSS mostra o grau de despreparo que o amigo Tite relatou também acima, quando uma funcionária não sabia nem usar o computador da agencia! Ela deveria saber que a gravação é prova contra ela, provando a incapacidade dela, uma funcionária pública concursada e mal preparada. Mostra também a postura básica do INSS/Previdencia quanto ao atendimento dos segurados, pois acham que a gravação é só para uso da Previdencia, sempre, sempre, sempre...(por enquanto), contra o segurado. Estas falhas básicas são somadas com falhas maiores como a não aplicação das Leis como é o caso da Lei do Nexo Técnico Previdenciário, uma boa ideia principalmente, para os casos de pleitos de Seguro Acidente. Mas não aplicam. E pior, Sra. Ivone, ninguem cobra da Previdencia a aplicação das Leis. Se alguém tiver conhecimento com algum promotor público federal, encaminhe este site e forum e coloque as informações que temos aqui. A média de prazo para marcação de perícias, em geral, tem sido de cinco a sete dias. A Sra. precisa cobrar da agencia do INSS a realização da sua perícia. Vamos em frente, D. Ivone. Procure bom advogado/advogada previdenciário (a).
Saudações a todos.
Prezado Dr Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro se em SC tiver um bom advogado que tenha peito para engarar o INSS (governo) que me digas pois sao todos um bora botas... desculpe mas esta é a realidade e se eu conhecese alguem no qual eu podese mandar este jorum ja o teria feito pois toda ajuda que tivermo ainda sera pouca , pois nao tenho medo da verdade e assumo cada palavra que aqui digito . e so pra finalizar o senhor é simplesmente FANTASTICO, nestes meus 12 anos de vida no beneficio eu deixei de acreditar em DEUS mas se ele existe desejo que ele de muita saude para senhor , e que o senhor continue aqui com a gente ,,,, OBRIGADA
GOSTOU DA RESPOSTA Q DEI A TAL MOÇA? fala serio nao da vontade de falar um montem de palavroes?&%$%#$#@$#@$#$#$
Sr ricardo algusto antes de entrar no auxilio doença ,eu trabalhava nesta empresa desde maio de 1997 e estas dores na perna da polio e coluna ,começaram no fim de 1999 e em abril de 2000 entrei no auxilio doença , a tendinite cronica no pé direito foi descoberta em exame em 2004 ,e desde então as coisas pioraram um pouco + agora mesmo com exames que fiz dia 24 /06/2008 e comprovaram que a tendinite esta aumentando ,pois o peso do corpo fica somente nesse pé ,pois a perna esquerda que tenho a polio é atrofiada e 5 centimetros + curta e porisso o peso do corpo fica no pé que tem a tendinite os peritos do inss mandam eu voltar trabalhar diz que a empresa é resposavel por mim ,pois quando me contratou sabia da minha polio , o gerente do rh da empresa diz que não tem outro setor para eu trabalhar ,e que a empresa não é obrigada a reabilitar eu doente ,o médico da empresa sempre da uma carta para eu levar no dia da pericia dizendo que estou inapto para o trabalho na empresa pois não tem outra fu~ção pra mim ,e eu fico nessa sem receber do inss e sem receber da empresa ,fiz a ultima pericia dia 27 ecom alta, eagora só posso entrar novamente depois do dia 27/07 , sem dinheiro para fazer novos exames e nem pagar medico , aqui na cidade o meu ortopedista esta de licença e não esta atendendo pelo sus ,e se eu for com os exames que levei na ultima pericia não precisa nem falar né ,os peritos falam que os exames não são atuais e isso é é um pretesto a + para eles darem alta ,estou igual bolinha de ping pong jogam eu pra lá e pra cá , e niguem resolve meu problema e até sair o resultado do juizado federal como vou fazer para sobreviver doente ,sem pagamento ja a 3 meses com esposa e filho e as contas todas atrasadas !!!!Grato pela atenção
caro senhor RIcardo Augusto do Carmo Salgueiro o senhor fala em cobrar da agencia? so se eu aparecer nua la pra alguem olhar pra mim , e ai chamarem a policia , poiis to pensando seriamente em me fazer de louca , pra ver se alguem se mexe naquele bosta de inss , olha, se pode hoje fui la a moça me respondeu que o inss vai marcar a percia enquando nao marcar meu benefici ta parado , ai perguntei quem é inss , póis que eu saiba é vcs quem trabalham par inss e pra nos antender... ele se calou quando perguntei qual o fone desta tal inss que marcara a solicitaçao que ta deixando meu beneficio parado . obvio que nao me deu resposta , hoje so mesmo tomando calmante e depresivos pra aguentar esta porcaria de inss.é pra acabar com a gete que fazem isso , so pode por que nao tem outra explicaçao .. esperar em casa eles me ligarem e depois vem com alta e fica a IDIOTA aqui sem salario e sem pagar os remedio cada caixa 89 reais com 20 comprimidos e tomar em 8/8 hras mas consulta 150 reais , fora os depressivos e calmante . no salario que ganho . isso sim é uma porcaria... e ainda se me vem com alta como estao fazendo , que injustiça falam que ligam e nao ligam e vem a cartinha apos 2 meses de espera dizendo que seu beneficio que estava parado a 2 meses atraz foi indeferido . nao olha é mesmo de ficar louca. ai falam mas as outras foram trabalhar como aguentam , aff que se F as outras eu sei de mim eu sei minha incapacidade , nao falo pelas outras. no inss nem nos atende olha se pode me dizer que o INSS vai marcar , mas quem trabalha la nao sao as que marcam? quem é inss?
Olha meu amigos alguem sabe quantos dias o inss tem para marcar um solicitaçao do medico assistente SIMA ?pois ja estou esperando em casa a 8 dias e nada , fui la e me falarm que vao , ligar so que neste meio tempo fiquei sabendo que meu beneficio esta parado . se aguel sabe me diz ... antencisamente EU
Oi Ivone,
tentei enviar email varios dias atrás, mas voltou...
coisa parecida ocorreu comigo, disseram que era o sistema, então disse pra atendente que eu deveria entrar no MP contra o sistema, rapidinho marcaram a consulta, rapidinho quero dizer ela levantou trocou idéia com colegas e foi até a recepção e marcou para o dia seguinte...
depois disso tentaram ideferir meu recurso por estar intempestivo, MAS, eu estava atento nas datas e adicionei um ofício ao recurso demonstrando que estava no prazo, tentaram segurar tudo, procurei o Promotoria Federal do Municipio; o promotor aconselhou esperar mais trinta dias e se não tivesse resposta fizesse a denuncia...
denunciei quatro peritos e uma funcionária; esta estória esta juntamente com outras tantas denuncias daqui, na regional de chapecó; onde outros promotores se reuniram evão entrar comação civil contra o INSS e peritos, por maus tratos, não cumprirem horário de oito horas diárias, alem de falsos laudos, falsos testemunhos, discriminação contra funcionários de determinadas empresas, etc.
Não dê mole, vá buscar porque ainda existe justiça, demora mas não falha...
depois da minha denuncia houve uma reunião aqui em concórdia, através da promotoria na qual eu participei, no dia seguinte meu recurso de auxílio doença foi protocolado em Floripa, e meu pedido de aposentadoria por tempo de serviço foi julgado em Brasília...
enfim, meus recursos estão caminhando graças ao Ministério Público; caso eu não tivesse feito as denuncias (muito documentada) não teria solução...
sê tu uma benção...
ola Obscuro com Clareza hoje me ligaram do inss foi marcado meu SIMA para o dia 04/08 na cidade de blumenau, que coisa depois de ser atendida grosseramente hoje ja me ligaram , bem no meu caso agora a esperança que esta tal Joao elias q é o medico que me consultou semana passada, no escritorio dele particular que me falou que meu caso é irrversivel nao tenha falta de memoria . so rezar e esperar agradeço a todos e com certeza vou contra a vcs sobre a decisao do perta DR JOAO ELIAS, abraço.
Ola novamente Obscuro com Clareza meu email é [email protected] o mesmo do meu MSN fique a vontade se queres de adicionar .
Caros amigos façam o que eu não fiz, mas falei para varios colegas de fila do inss.
Que façam um documento :
com o seu nome - numero do beneficio - cids do beneficio
obs: fora os documentos exigidos pelos peritos médicos que nem olham.
- Que é um documento de resultado de pericia
- O nome do médico perito
- Crm do médico
- Local que foi realizada a pericia
- A data e hora da perícia
na qual o médico perito coloca seu nome assina e coloca seu crm.
Obs: o médico perito fica preconceituoso, no caso de você ir na rede globo ou em um juizado federal acusa - lo de negligencia médica, aqui no jus navigandi já vi casos que o médico perito, pede dinheiro ou seja se você tiver:
pericia aceita até 06 meses senão amigo cidadão brasileiro - trabalhador - pai de familia , mesmo doente vai trabalhar doente mais vai, porque tem filhos para criar e educar, aí amigo seu limite de vida cai, morre e ninguem mais lembra de você, infelizmente aconteceu com um colega meu, e sei que acontece com varios pais de familia.
mas amigo nunca desista - una - se a cristo e ele tudo fará
carlos pereira da costa
distrito federal
[email protected]
Sra. Ivone,
Desculpe pela breve ausência que deveu-se aos problemas que a empresa Telefônica teve com a banda larga da internet em São Paulo. Agradeço V. palavras elogiosas e tenho comigo que reconhecimentos assim são força para continuar lutando contra as injustiças da Previdencia e outras neste nosso Brasil. Neste momento não conheço nenhum advogado previdenciário em Santa Catarina, porém estou tentando tal informação junto aos advogados previdenciários que trabalhamos junto aqui em São Paulo. A resposta da funcionária ameaçando usar a gravação do atendimento do INSS contra a Sra., uma segurada, é um absurdo de todo tamanho. Vejam a que ponto chegou o abuso de coisas públicas no Brasil! O INSS e a gravação dos atendimentos e tudo que lá está e fazem pertencem a Comunidade e são pagos pela Comunidade. E a funcionária, e os médicos peritos e etc... acham que podem usar tais coisas públicas, incluindo os empregos deles, contra o direito dos próprios cidadãos e cidadãs!
Saudações.
Sr. Luis,
A situação atual de V.Sa. é muito semelhante a muitos brasileiros que procuram seus direitos na Previdencia. Na Previdencia/INSS atuais não estão preocupados com a sobrevivencia dos segurados e seguradas. Mesmo, Sr. Luis, a Lei da Previdencia não prevê tal preocupação, apesar do nome PREVIDENCIA SOCIAL. Mas esta imprevisão da Lei é culpa de quem legisla, os políticos que não previram as necessidades dos segurados em caso de altas indevidas, altas discutíveis, erros e outras coisas factíveis. Vejo somente uma solução dentro da Legislação atual que poderia resolver o V. problema: ação judicial com pedido de liminar de tutela antecipada junto a Justiça Federal. Lembre-se que a concessão de tutela ainda dependerá, na mesma ação, de decisão do Juizo competente. Alerto V.Sa quanto a vinculação com a empresa. Muitas empresas costumam demitir funcionários doentes em condições semelhantes. Procure transformar V. benefício em Acidente do Trabalho (B91) através de revisão administrativa. Em Botucatu há uma Faculdade de Medicina que poderia atendê-lo em ambulatório e dar-vos algum pequeno laudo para a perícia. O INSS não pode obrigar segurados a fazerem exames complementares a qualquer momento.
Saudações.
Sra. Ivone,
SIMA significa SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES AO MÉDICO ASSISTENTE e existe até um formulário da Previdencia para preenchimento de uma parte pelo INSS, geralmente o médico perito preenche e outra parte para a resposta do médico assistente.
O médico assistente é qualquer médico que esteja atendendo ou seguindo o tratamento do segurado (a).
O formulário deveria ser endereçado ao V. médico ou médicos que atendem o caso da Sra.
Na falta deste ou destes, o INSS poderia designar um da "confiança" deles. Eu, particularmente, acho coisa meio estranha para serviço público e perícias tal designação.
E observe a demora-só para 04 de Agosto/08!
A Sra. poderia procurar um outro médico e obter o parecer (SIMA).
Mas, muito provavelmente o atendimento da agencia vai barrar alegando que tem que ser o médico indicado, já agendado ainda para Agosto.
Assim, D. Ivone, somente processando o INSS enquanto algum político, ou o Ministério Público, ou outra entidade não acordam.
Saudações,
PARA TODOS respeitosamente
Bom dia a todos a primeira coisa que faço ao sair da cama de manha é olhar este jorum , e quando leio que vcs estao comigo me sinto forte para continuar minha luta , taves alguns de vcs possa ate achar bobagem mas so em ler que vcs entendende o que to passado me conforta, pois ate hoje nem meu marido entende ou tem paciencia de me escutar o que ainda doi mais e saber que a propria familia(dele) fala que estou numa boa , nao desejo o que estou passando nem pra estas pessoas insignificantes e sem respeito a dor do proximo. aqui posso dizer que esta noite dormi 3 horas pois nao sabia onde colocar o pé de dor , pois sei que vcs jamais iram falar que sou uma mentirosa e malandra.ultimamente encontrei nesta sala amigos (virtuas) que sao verdadeiros e me respeitam pela minha dor . sou uma simples revisoura de uma empresa de confecçao, mas tenho coraçao assim como todos e quero sempre poder compartilhar cada dia com vcs . que deus me ajude no dia 04/08 e que esteja com vcs todo dia. ABRAÇOS
ao senhor Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro obrigada.