È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

Respostas

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 11 de outubro de 2011, 18h30min

    Dr.Britto,

    Eu nem vou fazer a tal reabilitação, pois nem deixaro.
    Eu vou voltar a empresa exercendo o mesmo cargo que me sequelou.
    Mas a tal perita disse que me concedeu o tal 50% do beneficio.
    Já ta marcado na justiça estadual, pois a federal devolveu para a estadual ser acidente de trabalho.
    E vou levar o tal perito assistente.
    As chances de ganhar são altas, para me aposentar?

    Abraços fraternos

    B

    BRITTO/GOIANIA 2014 DEP. FEDERAL Terça, 11 de outubro de 2011, 18h32min

    Ro_Ro Não é função do perito firmar diagnóstico ou tratamento de doença,
    o perito nao tem este poder, procura o seu medico.

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 11 de outubro de 2011, 18h34min

    Dr.Britto!

    Entendi!

    É ele que vai falar o que posso fazer ou não ne no laudo, que irei levar para a empresa.
    E cabe ao medico da empresa aceitar ou não ne.
    Mas eu ganho na cota de deficientes fisicos, sabe me disser?

    B

    BRITTO/GOIANIA 2014 DEP. FEDERAL Terça, 11 de outubro de 2011, 18h44min

    Ro_Ro o laudo e aceito e medicos nenhum pode repugnar, a cota de deficientes so deixa de valer
    quando estiver totalmente recomperada.

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 11 de outubro de 2011, 18h49min

    Br.Britto!

    Perdoe a minha ignorancia no assunto.
    Como eu perdi o meu ombro mais de 50%, sou considerada deficiente fisica?

    Meu medico disse que sim, contato que ate carteira para deficiente e carro adaptado ja tenho depois dessas cirurgias.

    Essa cota independe do meu salario?

    B

    BRITTO/GOIANIA 2014 DEP. FEDERAL Terça, 11 de outubro de 2011, 19h37min

    vou parabenizar a todos colegas deste forum. e dizer que estou de viagem para Santiago de Cuba.
    vou ficar ausente deste forum por alguns tempo, vou ficar com saudade. porque
    eu amo este forum. um grande abraço.

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 11 de outubro de 2011, 19h56min

    Dr.Britto!

    Realmente tenho gosto de chamar algumas pessoas de doutores.
    Deus o abençoe o seu ir e o vir.
    Que tu sejas instrumento de cura e milagres por onde andar.

    abraços fratenos..
    Rô=Rõ

    M

    MoKA Terça, 11 de outubro de 2011, 19h57min

    Boa viagem Dr. Britto, aguardo seu retorno, parabéns!!

    I

    InteressadoEmDireito Terça, 11 de outubro de 2011, 19h58min

    Olá Moka!

    Fio, novidades da tal reabiliação no meu caso, tomei alta hoje.

    A

    a procura da verdade Terça, 11 de outubro de 2011, 21h46min

    Boa viagem Drº Brito que Deus o acompanhe

    E

    Evelyn Silva Terça, 11 de outubro de 2011, 22h00min

    olá boa noite ,meu esposa está afastado a quase 3 anos por EPILEPSIA REFRATARIA A TRATAMEnTO MEDICAMEnTOSO,gostaria de saber se posso ingressar paralelamente c/ ação na justiça sem prejudicar o aux doença pois quando o levo a pericia no inss ele não consegue + do 5ou6 meses de beneficio,o problema é o desgaste quando chega o dia da pericia ,alem do mais ele está em acompanhamento psiquiatrico devido a depressão grave,vive em cima de umaa cama ,toma varios remedios ,será que na justiça consigo reverter em aposentadoria por invalides, já q esse tipo de epilepsia não tem cura?por favor me aajudem pois uns dizem q se eu ingressar na justiça prejudicaria o beneficio,pois dependemos desse dinheiro, no posso trabalhar + ,temos 3 filhos e tem q cuidar dele.

    M

    MoKA Quarta, 12 de outubro de 2011, 13h54min

    Olha EVELYN 2 , é normal do perito médico conceder 3, 4, 5, 6 meses ou mais, o importante é que suas perícias não sejam indeferidas, no inicio sempre é assim, sei que é desgastante, no meu caso mesmo já estou á 07 anos neste vai e vem, no inicio me concederam 03 meses, 04 meses, 06 meses, depois 01 ano, 02 anos e assim por diante, mais minhas pericias nunca foram indeferidas, sempre foi constatada a incapacidade laborativa, pra vc ter uma idéia, fiz minha ultima pericia em MARÇO/2011 a 13a pericia, e o médico perito me encaminhou para aposentadoria por invalidez, mandou que aguardasse uma carta que chegaria em 30 dias e já se passou mais de 180 dias e nunca que chegou esta carta em minha residencia, no INSS temos que ter paciencia para conseguirmos alguma coisa, pois tudo nele é moroso, lento, sem compromisso com o segurado, a justiça é quando não temos mais recursos de dialogos e ações administrativas, quando nos sentimos lesados por algum perito mau caráter, enquanto eles tiverem deferindo suas pericias fique tranquila, vc está no caminho da aposentadoria por invalidez.Boa sorte.

    E

    Evelyn Silva Quarta, 12 de outubro de 2011, 14h39min

    obrigada,então pelo q eu entendi não é bom entrar na justiça?o q + me chama a atençao é q a medica do meu esposa deu um lado e disse "com esse laudo eles vão pedir novos exames e vão encaminha-lo p/ a aposentadoria" + o perito mal olhou o laudo,epilepsia refrataria não tem cura.ele já está a 3 anos afastado e o maximo q coseguiu foi 6 meses,opior disso tudo é a humilhação e os peritos dizendo q ele está bom.

    M

    MoKA Quarta, 12 de outubro de 2011, 18h16min

    EVELYN 2, o perito não pode achar o deixar de achar se o segurado está bem ou não, quem diz a condição do paciente é o seu Médico assistente, que relata suas condições clinicas em relatorios médicos acompanhados de exames que comprovem o conteúdo no relatório médico, caso algum perito não se proceda desta forma e ameaçe de suspensão do auxilio doença ai vc deve procurar o JEF para formular queixa e entrar com processo na justiça contra o INSS, mais enquanto eles tiverem deferindo suas pericias vc estará de gozo do amparo do beneficio de auxilio doença, que posteriormente pode ser transformado em aposentadoria por invalidez.Boa sorte!!!

    H

    Hài Quarta, 12 de outubro de 2011, 19h19min

    Dr. Brito, e tambem aquem puder ajudar.

    Minha esposa operou o joelho esquerdo em 1985, ela antes trabalhou por alguns anos e somente foi trabalhar novamente em 2000, contribuindo para o inss até agora, porem agora esta com artrose grau 2 e 3 nos dois joelhos. Ela tem o direito ao auxilio doença e até mesmo a aposentadoria por invalidez?
    Por favor oriente-nos, obrigado.

    M

    MoKA Quarta, 12 de outubro de 2011, 21h18min

    Olha Hái, tomo a liberdade de te responder, acredito que o Dr. Brito tenha já viajado e vai ficar ausente alguns dias deste forum, toda e qualquer doença que impossibilite o trabalhador de se auto sustentar é passivel de sim de afastamento médico e dos amparos dos beneficios da previdencia social, basta para isto vc comprovar através de relatório médico e exames detalhados do problema de sua espôsa e ligar 135 e agendar pericia médica na agencia mais próxima de sua residencia, quanto a aposentadoria por invalidez se o perito constatar que é um caso irreversivel e que não é sujeito a reabilitação profissional sua espôsa pode sim se aposentar por invalidez. Boa sorte.

    H

    Hài Quinta, 13 de outubro de 2011, 0h40min

    MoKA,

    Muito obrigado pela ajuda, que Deus lhe abençoe.

    R

    Ricardo Arruda Segunda, 17 de outubro de 2011, 16h09min

    Prezado Dr. Brito ou quem possa me ajudar,
    Estou no auxilio-doença por uma M16 coxartrose bilateral severa grave que comprometeu totalmente o meu femur esquerdo e o direito tá com pequenas lesões dolorosas já aparentes em radiografias. Por recomendação médica tenho que colocar protese, mas essa operação só é feita a 200 km de onde moro e requer esperar pelo sus.
    A protese tem uma vida útil de 6 anos dependendo do esforço como tenho 50 anos aos 56 terei que fazer uma revisão e ao longo desse tempo colocar a outra perna....meu trabalho exige esforço pois temos que gravar em locais de difícil acesso, em estúdios por horas em pé e as vezes em aeronaves..Minha pergunta é como faço para transformar em aposentadoria por invalidez meu auxilio? Não posso mais trabalhar na minha profissão de produtor. "o que para mim será um transtorno pois escolhi essa profissão e ela me dá prazer"

    Após quatro meses de licença fiz recentemente uma segunda pericia para renovar o auxilio doença, nessa oportunidade pedi ao perito para transformar em aposentadoria. Foi o mesmo perito da outra vez quem atendeu, ele fez os mesmos exames viu as radiografias novamente...perguntou sobre remédios e como estava me sentindo após a primeira licença...respondi que não tinha levado a receita por que não achei necessário e que como estava em casa sem trabalhar e sem forçar as pernas sentia menos dores...Falei também que estava tentando entrar em um programa de pesquisa em SP de colocação de células tronco que melhoram a coxartrose não necessita de cirurgia (ainda é uma pesquisa) . Ele não respondeu na hora sobre a transformação ou não em aposentadoria pediu que eu espere 10 dias para receber a resposta.

    Só que durante minha espera para ser atendido na ante sala do posto, aconteceu um fato interessante que devo denunciar... Passou na frente de todos os que aguardavam um representante de remédios... estranhei pois varias senhoras e idosos esperando ai vem um cara passa na frente....depois de alguns minutos mais quatro chegaram...dali ligaram para o perito dentro da sala e já iam entrando na nossa frente quando eu os interrompi e os impedi dizendo que somente depois de todos os que ali esperavam....eles retrucaram....mas como sou afoito e não temo disputas, disse que somente por cima do meu cadáver eles entrariam...o segurança do posto do inss me deu razão e os tirou dali. Acho que existe uma mafia dos remédios agindo em postos do INSS, por isso estou aguardando ansioso pela decisão dele que ouvi quando eu coloquei os caras para fora...ele poderá ter negado. Se vc tem acesso a alguem do INSS gostaria de solicitar que baixem uma portaria impedindo a entrada de representantes comerciais de remédios nos postos do inss..... Minha suspeita e que o golpe deve ser a prescrição de remédios amostra grátis para carentes....e depois o paciente passa a comprar..deve rolar uma boa grana nessa área pois sabemos como agem alguns laboratórios. Talvez me reste somente a justiça....

    Voltei para pegar o resultado ele tinha negado como eu previ...pedi uma reconsideração e me encaminharam para uma perita que após vários questionamentos que feriram minha integridade moral, ela me indicou uma médica em Fortaleza que poderia resolver meu problema(trata-se de uma Vereadora imagine)...essa perita foi categoria concedendo um mês para que eu consiga que o SUS me opere caso contrario meu auxilio doença seria cancelado. Expliquei a ela minha rotina após a doença e que minha esposa somente poderia me acompanhar em uma cirurgia e no período de recuperação após o termino das aulas de nosso garoto. A cirurgia é feita a 200 km de minha casa...imaginem a logística que vou ter para fazer o pós operatório... em um pousada ou apartamento alugado. Bem gostaria de obter uma sugestão de como devo proceder pois as pessoas doentes devem ter o livre arbítrio para conduzirem suas vidas sem traumas causados por esses chacais d medicina. Ela poderá negar meu auxilio alegando que não cuidei da doença ao não priorizar a cirurgia ? posso pedir aposentadoria? Enfim quais as minhas chances ? Obrigado!

    C

    C.LEAL Terça, 18 de outubro de 2011, 8h15min

    caro Ricardo,o mesmo problema que voceso que na esquerda, moro no Rio aqui tem INTO
    estou na fila para colocação de protesse , nº910 ,minha profissão motorista de onibus ,estou afatada a 19 meses e sempre tenho conseguindo renovar minha licença .
    Entro calada e saio , a gravidade de minha situação e visivel, para andar tenho de usar bengala canadense, sofro dores horrivel mesmo em casa, não consiguo ficar mais doque 10 minutos em pe. O remedio para aliviar a dor é ineficiente, para aliviar minhas dores teria de usar morfina , eu suporto as dores para mim já que não quero ficar dopada e quero ser dona de minha consiencia . Procure ver se tem into proximo de onde voce mora já que é um Hospital Federal , de primeiro mundo quanto ao tempo de vida util vai tempeder do modo de vida apos cirurgia tempo de vida util segundo minha medica 10 a 15 anos, este tempo e para a protese importada , a nacional vai de 8 a 10 anos , tenho lido muito para conhecer tudo sobre este problema,no YOUTUBE tem ate a cirurgia, procure , li a esperiencia de uma jovem que passou pelo mesmo problema e voltou a vida apos 90 dias , e fez pelo into /rj.
    Quanto a estes representantes de laboratorio abomino todos eles eles teriam de visitar o medico na hora de intervalo e não interronper os atendimentos medicos, e total falta de respeito. MAIS FAZER OQUE NOSSA SOCIEDADE E PASSIVA , E SO SABE BRIGAR POR FUTEBOOL, MAIS INTERPELAR ESTA PESSOA AS OUTRAS AINDA PODEM DIZER QUE VOCE E O ERRADO.
    BOA SORTE PARA TODOS NOS REFENS DO INSS E DOS POLITICOS .