PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS

Há 18 anos ·
Link

È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.

Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.

Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.

È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.

A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.

6079 Respostas
página 36 de 304
manso reis_1
Suspenso
Há 17 anos ·
Link

Ao Sr. dr. Ricardo sim eu possuo cópias e bastante de cada "papelzinho" que o INSS fez e me enviou do laudo completo do Perito da juíza o qual foi favorável ao Acidente de trabalho etc.

Inclusive no dia que fiz essa nova Perícia agora, há uns 18 dias atraz,´há Perita estava de posse desse laudo do Perito da Juíza, quando inclusive falou que iria pedir a transformação p/ b91, e que só ia depender de seu chefe o médico Perito que autorizava ou não a transformação, pelo andar da carruagem, parece que ele não autorizou. Porem algo me incuca a total dificuldade que eles estão impondo, p/ mim não ter acesso ao laudo, só que agora aguçou uma enorme curiosidade em mim, eu estou igual há uma criança peralta que você fala: "zezinho" não faz isso, nao mexe é claro que "zézinho" fará, vai mexer porque ele ficou mais curioso ainda.

Agradeço vossa participação é e realmente esse Forum ficará ainda mais interessante a partir de segunda-feira quando irei até a Agência solicitar o que é meu por direito liquido e certo. Ao amigo "obscuro com clareza", realmente e infelizmente não existe mais Sindicato dos Trabalhadores, aquele combativo como parecia ser aquele em que esse Presidente atual fazia parte, em que éra um gritalhão fazendo seus alaridos discursos ao povo que o acolheu de mãos abertas confiando a nação em suas mãos.

Esse mesmo povo que agora ele insiste em pisotear, lembro-me na época dos clamores e gritos, do mesmo e do que era mais falado:Trabalhador vota em trabalhador" outro "Metalúrgico" vota em "Metalurgico" onde ele criticava os que estavam no Governo chamando-os de : os Poderosos desse Pais, e agora que é o ou quem são os poderosos desse Pais?

Sou Metalúrgico desde 1982, a partir do momento que abracei a carreira de Mecânico Geral no Senai, desde então á exerço.

Envergonha-me dizer que um dos Principais Sindicatos desse Pais é "Tímido" Sindicato dos Metalúrgicos, pois digo com magoado, quando os procurei após esse acidente no início ameaçaram até uma certa firmeza, pois vamos para a porta dessa Empresa, vamos buscar e verificar isso.

Fizeram a CAT após e a coisa acalmou ficou "mansa" tendo eu que mesmo "aleijado" de um Pé me perdoem a palavra mas não acho outra p/ descrever minha enfermidade que me causou dois anos apoiado em um par de Muleta, ter que correr sozinho na época sem o menor conhecimento desse monstro, chamado INSS pois eu nunca havia necessitado, mas com certeza eles sabiam que eu uma "ovelhinha" estava indo de encontro ao feróz lobo.

Ou seja poderiam ter me auxiliado mais, a tal ponto de deixarem eu cair nas garras desse primeiro "lobo" que foi esse infeliz desse Perito que começou meu calvário dai em diante a ovelha só foi sendo espancada violentada de todas as formas.

Então é complicado um infeliz que na época era "trabalhador" os mais espertos sabem porque coloquei entre aspas, hoje ferra o outro, para manter justamen- te aqueles que ele criticava, covardemente atacando quando ele esta mais precisando de auxilio, ou seja velho, doente, após ele ter deixado de contribuir né, virou um estorvo, um lixo, esse "trabalhador" que estando no poder e agora poderia fazer a diferença, esta sendo o "HITLER" dos segurados, com suas "mãos-de finado" retirando tudo até a dignidade do homem.

Pois passar em (Perícia) hoje em dia é o mesmo que ter certeza de estar indo ao encontro do ridículo do menosprezo da humilhação, não vou dizer que aprendi tarde o caminho da educação do estudo de procurar seus direitos, pois niunca é tarde p/ aprender sei que fuji do assunto relacionado, mas é um desabafo me perdoem.

Mas felizmente não é um choro como o do início em minha faze de escuridão total, pois hoje as vendas de meus olhos foram tiradas, as cordas que me amarravam foram soltas devido ao tratamento a mim ofertado por esses estúpidos, não sou melhor nem pior que ninguém mas com certeza vou até o fim nessa novela, na qual há infeliz da ovelha vencerá atravéz de paciência e perseverança esse maldito lobo. um abraço a todos.

michele cristina bastos mota
Há 17 anos ·
Link

Obrigado dr obscuro.... Porem nao achei nenhum sindicato de empregados domesticos em minha cidade que é araras sp . Existe alguma lei que obrigue o inss a me conceder o auxilio doença por eu ser portadora de hernia de disco lombar? Obrigado pela sua atençao...

cola 1
Há 17 anos ·
Link

Michele Cristina Bastos Mota,

A vinculação como empregada doméstica não prevê seguro acidentário como ocorre com outras categorias. Um empregado de outras categorias que sofre qualquer tipo de acidente do trabalho e que necessite mais que 15 dias de afastamento por esta decorrencia, tem direito a seguro acidente, recolhimento mantido do FGTS durante o período de afastamento e estabilidade no emprego básica por 12 meses... Mas a categoria de empregadas demésticas ainda não tem este benefício previsto na Lei. Quanto a V. questão referente a ter Hérnia de Disco Lombar e por isto direito a auxílio doença a resposta é que para a Previdencia, conforme previsto na Lei específica da Previdencia, não somente por ter qualquer doença dá direito e sim ter qualquer doença que cause incapacidade para o trabalho. Em princípio, a patologia (doença) Hérnia de Disco Lombar indicia isto, mas é preciso examiná-la e analisar todo o V. caso, exames, antecendentes, idade, etc... para emissão de parecer de incapacidade ou não e ainda o prognóstico de V. caso quanto a cura, melhora, grau de melhora, ou não. Cabe recurso/pedido de reconsideração e até processo contra o INSS caso V. tenha certo a incapacidade por este motivo e haja negativa comprovada ao benefício auxílio doença. Porém, em relação a possível demissão, o Código Civil Brasileiro e a Legislação Trabalhista preveem, em tese, direito a indenizações e outras medidas caso seja provado que a doença surgiu ou agravou-se em decorrencia do trabalho no V. vínculo atual. Esta comprovação demanda o trabalho de advogado trabalhista qualificado, provas o máximo possível e o trabalho pericial médico idem. Procure orientação jurídica inicialmente; ouça vários advogados (as).

Saudações.

cola 1
Há 17 anos ·
Link

Manso Reis,

Clara a tentativa de imposição da tirania da previdencia, na qual peritos mandam mais que Deuses e nunca erram e claro, nunca são punidos, chefes de agencia e supervisores agem a semelhança de caudilhos militares. Segurados e seguradas são comparados a minorias étnicas, judeus e judias, humilhados nos campos de concentração nazistas da Segunda Guerra em busca de direitos humanos... Hoje a polícia e a segurança particular terceirizada, contratada com nosso dinheiro público, vigiam os segurados e seguradas da previdencia, taxados de "agressores" e generalizados como "simuladores de doenças", "golpistas em geral", "vagabundos" e "vagabundas" em busca de dinheiro fácil, sem direito a contestação, sem direito a sobrevivencia e a dignidade mínima.

A época dos sindicatos fortes passou e por ironia do destino, concordo com o amigo. O antigo combatedor de São Bernardo hoje nomeia por acordos políticos de interesse do atual governo, os ministros da Previdencia, os quais sem nenhuma qualificação técnica em previdencia social, agem a mando dele próprio que assina para reduzir custos a todo custo, e claro, principalmente ao custo dos segurados e seguradas do INSS.
Será que é tempo de criar-se o Sindicato/Associação dos Segurados e Seguradas do INSS? Faltou grana da CPMF, reduzam-se os benefícios previdenciários... Aliás, o seu colega metalúrgico aposentado assina alguma coisa quando para no Gabinete ou será que assina no avião, pois que mais viaja que despacha?

Saudações.

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

Querida a legislação diz o seguinte:

Para você obter o benefício do Auxílio Doença, desde que você seja uma trabalhadora SEGURADA do INSS, você tem os seguintes caminhos, isto apenas dentro do INSS, sem considerar as questões trabalhistas, que para sanar duvidas. é preciso entrar em outro fórum mais específico do Direito Trabalhista:

OBTER AUXÍLIO DOENÇA: 1) PASSAR POR UM EXAME MEDICO PERICIAL NO INSS, onde o Sr. perito ira deferir ou indeferir seu pedido: a) Se ele deferir, você vai para o Auxilio Doença, mas o INSS pode recorrer (o que já é feito direto pela APS, pois ao invés do perito deferir ele mesmo já manda para a Junta Pericial), e mandar passar por uma Junta Medica Pericial; b) Se ele indeferir seu pedido, você pode pedir uma Junta Médica Pericial (o que é feito direto na APS), e refazer a pericia;

2) PASSAR POR UMA JUNTA MEDICA PERICIAL, onde dois peritos farão novamente a pericia: (que na maioria das vezes é o mesmo perito que te atendeu na primeira pericia a) Se eles deferirem você vai para o Auxilio Doença, mas o INSS pode recorrer (o que já é feito direto pela APS), e mandar passar por uma outra Pericia de Reconsideração; b) Se eles indeferirem seu pedido, você TEM que fazer um Pedido de Reconsideração (PR) do beneficio (o que é feito e protocolado direto pela APS), e refazer a pericia;

3) PASSAR POR OUTRA PERICIA ATRAVÉS DO PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO, onde provavelmente aquele mesmo perito vai te examinar a) Se ele deferir voce vai para o Auxilio Doença, mas o INSS pode recorrer para a JUNTA DE RECURSOS na capital do estado (o que ja é feito direto pela APS), e vão argumentar uma série de razões que não lhe darão direito ao benefício; b) Se eles indeferirem seu pedido, você pode TEM que fazer um RECURSO do beneficio para a JUNTA DE RECURSOS na capital do estado (você protocola na própria APS);

4) RECURSO PERANTE A JUNTA DE RECURSOS na capital do estado: a) Se deferirem você vai para o Auxilio Doença, mas o INSS vai determinar que você passe por mova pericia entre 3 meses a no Maximo, no Maximo 2 anos; b) Se eles indeferirem seu pedido, você pode esquecer este beneficio, vai ficar sem receber todo o tempo, vai perder o emprego, se estressar, ter depressão enfim nada que cada um dos participantes segurados deste fórum já não passaram... Todo Recurso indeferido na JUNTA de RECURSOS, que sejam provenientes de Pericias Medicas, não têm possibilidade de se recorrer em instancia superior...

Mas não quero ser totalmente pessimista, afinal e você que também sustenta o SISTEMA DA PREVIDENCIA SOCIAL, e como tal, o sistema não vai lhe abandonar, desta forma, você volta ate a APS e protocola outro pedido de Auxilio Doença e começa tudo de novo quantas vezes você quiser e puder...

Ai, quando você se aborrecer de verdade, você entra na justiça com todos os exames médico, assim, bem provável, você consegue receber os atrasados, e se enquadrar com o auxilio doença, mas não se iluda, pois você continua na dependência de novas pericias futura, e tem que reiniciar tudo de novo...

BOM, MAIS VAI AQUI ALGUMAS DICAS:

1) quando você chegar no estagio de ser indeferido o Pedido de Reconsideração, e você perceber que sempre foi atendida pelo mesmo perito, ou ao menos em duas vezes com ele, peça cópias das pericias pois: a) se constar o nome do mesmo perito da junta, e da reconsideração, pode entrar na justiça pois é contra as normas do próprio INSS... b) se constar o nome de um perito que não te examinou, pratica comum nas APS, pode entrar na justiça, pois isto configura falso testemunho e é crime; c) confira as datas dos exames se batem com os dias que você fez a pericia, observe a data de emissão embaixo a esquerda, se não imprimiram o exame antes da pericia, isto configura fraude... e) Quando você protocola um Recurso para a JUNTA DE RECORSOS, antes de ele seguir em frente passa novamente pelo perito para ele dar um parecer final com um laudo REVISÃO ANALITICA, o qual normalmente é o MESMO PERITO que o faz, parece INACRDITÁVEL, mas foi exatamente o que ocorreu comigo, E PROVO COM DOCUMENTOS... d) Se for entrar na justiça entre com processo na justiça estadual no fórum civil, não entre no federal, pois no federal tem ser denuncia coletiva, ou seja mais de um prejudicado em interesse coletivo;

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

caros amigos, passo abaixo para voces uma reflexão, muito difundida nos cursos de Administração:

PARA REFLEXÃO E AÇÃO... A diferença entre os países pobres e os ricos não é apenas a idade do país. Isto pode ser demonstrado por países como Índia e Egito, os quais têm mais de 2000 anos e são pobres. Por outro lado, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, há 150 anos eram inexpressivos e hoje são países desenvolvidos e ricos. A diferença entre países pobres e ricos também não reside nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80% montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda economia mundial. O país é como uma imensa fábrica flutuante, importando matéria-prima do mundo todo e exportando produtos manufaturados. Outro exemplo é a Suíça, a qual não planta cacau mas, tem o melhor chocolate do mundo. Cria animais e cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano. Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de segurança, ordem e trabalho, transformando-se na “caixa forte” do mundo. Executivos de países ricos, ao se relacionarem com seus pares de países pobres, mostram que não há diferença intelectual significativa. A raça ou a cor da pele, também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força produtiva de países europeus ricos.

ENTÃO, QUAL É A DIFERENÇA?

A conduta das pessoas nos países ricos e desenvolvidos VERSUS os princípios de vida:

A ética, como princípio básico. A integridade. A responsabilidade. O respeito às leis e regulamentos. O respeito pelo direito dos demais cidadãos. O amor ao trabalho. O esforço pela poupança e investimento. A pontualidade O desejo de superação
Nos países pobres apenas uma minoria segue esses princípios básicos em sua vida diária. Não somos pobres porque nos faltam recursos naturais ou porque a natureza foi cruel conosco. Somos pobres porque nos falta:

ATITUDE.
       VONTADE PARA CUMPRIR.
               VONTADE PARA ENSINAR OS PRINCÍPIOS. 
                         REFLITA SOBRE...   AJA  E MUDE!!!
manso reis_1
Suspenso
Há 17 anos ·
Link

"obscuro com clareza" recebestes meu email com os num. de benefício?

isabel peres
Há 17 anos ·
Link

ola bom dia, fiz pericia medica inss, 1º negada

2º pericia pediram pra eu esperar em casa. como funciona isto?

alguem pode ajudar

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

certamente foi negada, e eles lhe pediram para esperar em casopois o aviso vem pelo correio...

michele cristina bastos mota
Há 17 anos ·
Link

Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro Quero te agradecer pelas informaçoes que me deu,pois foi de muita utilidade pois tirou bem minhas duvidas.... Obrigado que deus te abençoe hoje e sempre ...sucesso

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Quando comecei este debate juro que não esperava tantas postagens . Achei interessante, aqui ficou na verdade um ponto de encontro. Voces não acham? Pessoas de todos os cantos do brasil.

Janete
Há 17 anos ·
Link

Boa noite a todos! Bem venho em primeiro lugar dizer a todos que venho lendo o máximo possível todas as discussões deste fórum, mas confesso que não cheguei nem à metade, eu encontrei este forum por acaso e tou bege... com tantos relatos e com tantos absurdos cometidos pelo INSS, já passei pelo tal ADRIANUS e a DRA CLAUDIA LEITE o sobrenome combina né? mama nas tetas do Governo!!! Bem o meu caso ainda não chega ao extremo estou afastada a 1 ano e 6 meses e a última pérícia que fiz foi negada ms entrei com o pedido de reconsideração fui avaliada no dia 31 só que como era reconsideração não levei um novo laudo pensei que fizem essa reconsideração com o mesmo laudo e levei um laudo de ortopédia, este sim novo, pois não foi o mesmo diagnóstico inicial de minha perícia ,acho que por camaradagem do médico que me é conhecido e acompanha de longe a minha situação não finalizou a minha perícia e me deu um prazo para providenciar novos laudos, os quais graças a DEUS já consegui, bem só espero agora que ele dê deferimento pois pediu como impresso SIMA que os médicos fizem o laudo respondendo as questões pedidas. Sr. OBSCURO COM CLAREZA O SR. É FERA HEM? Tenho observado que entende mt de Leis e principalmente as do INSS!! vou continuar lendo as discussões pois tenho certeza que me pode ser muito útil. Tento me informar mais acho complicadas demais para entendê-las. Boa noite!

Janete
Há 17 anos ·
Link

DR. RICARDO AUGUSTO e DRA CRISTINA Advogados não? Boa noite gostaria de inteiras-lo sobre o meu caso pois quem sabe possa me orientar de alguma forma! Já alguns anos venho sentindo muitas dores, NA COLUNA CERVICAL, LOMBAR, E SENTINDO MUITA fraqueza em braços e pernas além de tosse e cansaço com pequenos esforços, pois bem fui a vários médicos e nunca encontravam nada ortopédista não tenho as contas, somente um após tomografias que deram protusão discal na cervical e abaulamento na lombar me deu uma lincença porém qdo cheguei á péricia em um médico da firma que é o ESTADO que lógico faz suas própias LEIS, ele quiz contestar a minha lincença e foi antiético fazendo comentários sobre a avaliação do meu ortopedista. Enfim na época fiquei deprimida mas como não me restava alternativa trabalhei por mais dois anos afinal o meu caso achava eu era ortopédico e cada vez que fosse levar uma lincença teria que passar por este perito que mt provavelmente não iria aceitá-la. Como já trabalhava doente hà muito tempo no final de 2006 acabei procurando um psquiatra por minha conta afinal só eu me me achava doente devia estar louca não? Encontrei um anjo de psquiatra ela percebeu que que estava com depressaõ mista não por problema psicólogico mas por problemas físicos e me afastou me orientando a procurar novos médicos. Durante 5 meses tive uma batalha imensa fui a uns 13 médicos de várias especialidades e fiz vários exames e como sempre nada!! Fui em outro ortopedista que aliás se dependesse dele estava morta e disse isso para ele!!!! fiz outras tomografias que ele pediu não como a anterior, portanto não poderia ver nem mesmo o que deu na de antes e não tinha nada . Com muita insistencia consegui arrancar dele um pedido de RESSONANCIA e advinha? Eu era portadora de uma má formação a qual o nome é ARNOLD DE CHIARI TIPO I e esta com o passar dos anos e esforços físicos fez com eu estivesse sendo acometida de uma compressão MEDULAR COM RISCO DE MORTE SÚBITA POR APNÉIA, POR IMPACTO , ALÉM DE TETRAPLEGIA IRREVERSÍVEL. fUI OPERADA EM JULHO DE 2007 TENDO QUE SER REOPERADA EM AGOSTO DO MESMO ANO E TIVE MENINGITE BACTERIANA Gostaria de informaçaõ pois como disse no post anterior tive alta na última perícia e tou aguardando outro resultado que pode ser negativo.Acontece que como neurocirurgião disse este é um caso raro e de pouco conhecimento médico e portanto se faço perícia com um dermatologista por exemplo ele não sabe avaliar o grau da gravidade do meu problema, este aliás que a cirurgia não curou os meus sintomas apenas a tetraplegia. Se Vcs pudessem ter conhecimento sobre tal e me dessem uma luz eu agradeceria, apesar de estar aguardando´resultado da pericia pensei entrar com pedido de aposentadoria. Obrigado aguardo!

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

ORIENTAÇÃO INTERNA Nº 138 INSS/DIRBEN, DE 5 DE MAIO DE 2006

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.213, de 24/7/1991 e alterações posteriores; Decreto nº 3.048, de 6/5/1999 e alterações posteriores; Resolução nº 161/INSS/DC, de 22/6/2004.

I – REABILITAÇÃO PROFISSIONAL a) havendo indicação de Reabilitação Profissional, o Perito Médico deverá fixar o limite de 180 (cento e oitenta) dias; b) sempre que necessário, para conclusão do programa de reabilitação profissional, o limite de que trata a alínea anterior poderá ser prorrogado, por meio de exame médico pericial, pelo mesmo período, por duas vezes consecutivas; c) concluído o programa de reabilitação, com indicação de retorno ao trabalho, o segurado será submetido à avaliação pericial para cessação do benefício; d) havendo desligamento do programa de reabilitação, por impossibilidade de retorno ao trabalho, o segurado será submetido à avaliação pericial, para definição quanto à indicação de aposentadoria por invalidez; e) as intercorrências médicas ou sócio-profissionais deverão ser analisadas em conjunto, pelo Perito Médico e pelo orientador profissional, para decisão quanto à manutenção ou interrupção do programa de reabilitação profissional; f) nos casos de interrupção do programa de reabilitação, sem indicação de aposentadoria por invalidez, o benefício deverá ser concluído como Revisão em dois anos (R2) e será objeto de ações gerenciais pelo GBENIN;

Janete
Há 17 anos ·
Link

SR. Obscuro com clareza qdo o médico assistente cirurgião dá um relatório dizendo:verificar possibilidadede de aposentadoria por incapacidade, tem-se alguma chance de perito aceitar essa decisão? Em relatório de outro médico ele descreveu que só fiz cirurgia para evitar danos fatais ms que sou uma paciente portadora de sequela definitiva irreversível e que na legislação atual sou portadora de necessidades especiais pq tenho tetraparesia espática com tosse e dispnéia de origem central Estou ansiosa se consiguirei pelo menos a prorrogação do auxilio doença. Boa tarde.

cola 1
Há 17 anos ·
Link

Janete de BH,

Com base no V relato, V. tem incapacidade total permanente o que significa indicação de afastamento definitivo = aposentadoria. Mas para ter-se completa constação é preciso perícia médica - exame médico específico para avaliar esta incapacidade ou não. O resultado é imprevisível.

Quando não dão resultado na hora? Por decisão interna do INSS somente segurados (as) com vínculo empregatício recebem resultado na hora. Os demais aguardam "cartinha" em casa. Os problemas são dois: -nem sempre a cartinha chega, -quase sempre o resultado das perícias, com ou sem cartinha, tem sido negativo.

Desculpem a brincadeira, mas podemos e devemos incluir naquilo: "de cabeça de juiz, de computador de perícia de perito do INSS e de bumbum de nenê, não dá para saber o que vai sair". (e pior, não necessariamente nesta ordem).

Saudações.

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

caro Dr. Ricardo,

Realmente o Sr. tem razão, Meu falecido amigo e Advogado sempre me dizia o mesmo, por incrivel que pareça muitos anos após, vejo Sr. repetir o mesmo, e somente tenho a acrescentar que: "o tempo passa, mas as configurações no Sistema continuam na mesma..."

Mas, para complementar minha informação acima, venho adicionar:

PORTARIA Nº 323, DE 27 DE AGOSTO DE 2007 – DOU DE 29/08/2007 Aprova o Regimento Interno do Conselho de Recursos da Previdência Social - CRPS. Art. 16. Compete às Câmaras de Julgamento julgar os Recursos Especiais, interpostos contra as decisões proferidas pelas Juntas de Recursos. Art. 17. Compete às Juntas de Recursos julgar os Recursos Ordinários interpostos contra as decisões do INSS em matéria de benefícios previstos na legislação previdenciária, dos benefícios assistenciais de prestação continuada previstos no art. 20 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e, ainda, da aplicação das regras do nexo técnico epidemiológico de que trata o § 13 do art. 337 do Regulamento da Previdência Social. Art. 18. CONSTITUI ALÇADA EXCLUSIVA DAS JUNTAS DE RECURSOS, NÃO COMPORTANDO RECURSO À INSTÂNCIA SUPERIOR, AS SEGUINTES DECISÕES COLEGIADAS: I - FUNDAMENTADA EXCLUSIVAMENTE em matéria médica, quando os laudos ou pareceres emitidos pela Assessoria Médica da Junta de Recursos e pelos Médicos Peritos do INSS apresentarem resultados convergentes; e II - proferida sobre reajustamento de benefício em manutenção, em consonância com os índices estabelecidos em lei, exceto quando a diferença na Renda Mensal Atual - RMA decorrer de alteração da Renda Mensal Inicial - RMI.

simplesmente eu 1
Há 17 anos ·
Link

vamos ser realista se existe lei , nem um medico perita esta seguindo , entao pra que existem leis? se eles quem mandam e desmanda nos fazem de idiotas e palhaços e gozem da nossa cara, inss isso é a mais pura mafia que ja vi na minha vida, leis existem mas nao sao compridas pelo medicos perita , gostaria muito de que dexasem de ser covardes e colocase aqui quais a leis que eles seguem pois amaraia saber quem esta por traz desta palhaçada todo , e quem ja se aposentou depois da "alta programada"? quem ja se reabilitou? onde e quando , fala serio isso so pra quem gosta de historia pra boi dormir. otimos vcs colocarem as leis aqui mas acho que na real nao somos nois periciados quem deve saber as leis , mas sim medico peritas e advogados, ou ate o proprio Inss , Otimo saber dos nosso direito , mas pessimo saber que nao é seguida por quem deveria. E mais sera que temos que ler nosso direito e levar estas leis quando fizermos pericia? Saber o nosso direto é bom , o dificil é adquirimos e conseguirmos elas(lei) sem mais o que dizer .

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

"A corrupção, em certo sentido, é produto da forma de vida de uma sociedade aquisitiva, onde domina o dinheiro e onde as pessoas são julgadas pelo que possuem e não pelo e são." ( Odegard )

Obscuro com Clareza
Há 17 anos ·
Link

Apesar de haver transcorrido ontem (11/08) o dia do Advogado, não poderiamos deixar passar esta data em branco, desta forma congratulamos os ilustres causidicos, elo imprescindivel entre a sociedade e a justiça, baluartes dos poderes judiciais federal, estadual e municipal;

NOSSOS PARABENS...

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos