PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
http://guiatrabalhista.com.br/noticias/trabalhista210306.htm
Acidente do trabalho - Conceito e caracterização
Equipe Guia Trabalhista
Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, com o segurado empregado, trabalhador avulso, médico residente, bem como com o segurado especial, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, a perda ou redução, temporária ou permanente, da capacidade para o trabalho.
O acidente do trabalho será caracterizado tecnicamente pela perícia médica do INSS, mediante a identificação do nexo entre o trabalho e o agravo.
Considera-se estabelecido o nexo entre o trabalho e o agravo quando se verificar nexo técnico epidemiológico entre a atividade da empresa e a entidade mórbida motivadora da incapacidade, elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID).
Considera-se agravo para fins de caracterização técnica pela perícia médica do INSS a lesão, doença, transtorno de saúde, distúrbio, disfunção ou síndrome de evolução aguda, subaguda ou crônica, de natureza clínica ou subclínica, inclusive morte, independentemente do tempo de latência.
Reconhecidos pela perícia médica do INSS a incapacidade para o trabalho e o nexo entre o trabalho e o agravo, serão devidas as prestações acidentárias a que o beneficiário tenha direito, caso contrário, não serão devidas as prestações.
OBRIGAÇÕES DA EMPRESA – ENVIO DE CAT
A empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador, sendo também seu dever prestar informações pormenorizadas sobre os riscos da operação a executar e do produto a manipular.
Constitui contravenção penal, punível com multa, deixar a empresa de cumprir as normas de segurança e higiene do trabalho.
Nos casos de negligência quanto às normas de segurança e saúde do trabalho indicadas para a proteção individual e coletiva, a previdência social proporá ação regressiva contra os responsáveis.
O pagamento pela Previdência Social das prestações decorrentes do acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de terceiros.
Por intermédio dos estabelecimentos de ensino, sindicatos, associações de classe, Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, órgãos públicos e outros meios, serão promovidas regularmente instrução e formação com vistas a incrementar costumes e atitudes prevencionistas em matéria de acidentes, especialmente os acidentes de trabalho.
A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência e, em caso de morte, de imediato, à autoridade competente, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário-de-contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências, aplicada e cobrada pela Previdência Social. Desta comunicação receberão cópia fiel o acidentado ou seus dependentes, bem como o sindicato a que corresponda a sua categoria. Deverá ser comunicado os acidentes ocorridos com o segurado empregado (exceto o doméstico), o trabalhador avulso, o segurado especial e o médico-residente.
Na falta de comunicação por parte da empresa, podem formalizá-la o próprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o médico que o assistiu ou qualquer autoridade pública, não prevalecendo nestes casos o prazo de apenas um dia útil. Nesta hipótese, a empresa permanecerá responsável pela falta de cumprimento da legislação. Caberá ao setor de benefícios do INSS comunicar a ocorrência ao setor de fiscalização, para a aplicação e cobrança da multa devida.
Os sindicatos e entidades representativas de classe poderão acompanhar a cobrança, pela Previdência Social, das multas previstas para o descumprimento desta obrigatoriedade.
Considera-se como dia do acidente, no caso de doença profissional ou do trabalho, a data do início da incapacidade laborativa para o exercício da atividade habitual, ou o dia da segregação compulsória, ou o dia em que for realizado o diagnóstico, valendo para este efeito o que ocorrer primeiro.
ESTABILIDADE PROVISÓRIA DO ACIDENTADO
O segurado que sofreu acidente de trabalho tem garantida, pelo prazo mínimo de 12 meses, a manutenção do seu contrato de trabalho na empresa, após a cessação do auxílio-doença acidentário, independentemente da percepção de auxílio-acidente.
Amigo Obscuro com clareza,
Não se esqueça do Nexo Técnico Previdenciario. Muitas empresas não fornecem CAT- lógico é ruim para a empresa. O Nexo Técnico Previdenciário baseia-se em estatísticas base CID (10a Revisão) e outras várias e não exclui a obrigação da emissão da CAT. Aumenta, em teoria a fiscalização. Mas depende do perito entender que há relação configurante de Acidente do Trabalho e principalmente, o AT co doença ocupacional. Aí, meu amigo, o bicho pega todo dia...
Saudações.
Querida Ivone,
Tudo é uma questão de valores, acredito que as pessoas que te amam, te amam pelo que voce é...
Seu pé é igual uma dor de dente, tem que dar uma solução...
Preferivel ser feliz com uma protese, do que amargar, alem dos doze anos passados, o resto da vida infeliz, corroendo a alma e amargurando seu coração pela teimosia...
Nada que um Psicólogo não possa mudar sua forma de encarar a situação...
Minha filha, o importante é ser feliz, não te importe com o que os outros possam pensar, os que te amam, amam pelo que voce é, não por causa do teu pé, se é feio, bonito, tem joanete, o dedo do meio é maior que o DEDÃO, se tem pé chato, etc....
A função do pé é apoiar sua perna pra te levar onde queres, hoje tem protese que superam as funções do pé, os corredores que em vez de pernas tem proteses que o digam, correm mais que os normais...
Problema tem quem é teimoso, recalcado, cheio de complexos, preocupados com uma aparencia criada pelo homem, quem tem a mente negativa, o pessimista, enfim quem tem tudo de ruim que o cerebro pode criar; estes não tem como poder optar por uma protese cerebral, ou mesmo implantar um chip para mudar o QI, como esta sendo desenvolvido pela Bio-engenharia;
Quando uma pessoa tem uma fixação mental, não tem protese que mude sua forma de pensar...
Tens que encarar a realidade, esta atitude pode mudar sua vida, voce pode recuperar sua de liberdade...
E pra teu consolo tu podes comprar até carro zero com 30% de desconto, alem de outras tantas vantagens...
Querer é poder, creia naquele que te fortalece, e seras feliz...
vais atéte arrepender de não ter feito antes, tu és jovem e tem muito para viver e desfrutar de uma vida infeliz, ao invés de passar dias e dias se lastimando...
Vá a luta...
Seja uma vencedora...
E que o Senhor te abençõe abundantemente...
Uma reflexão para quem pensa que está esquecido na vida...
Ninguem nasce como gostaria de ser, cada um nasce conforme os designios do Senhor, e os caminhos DELE sempre tem algum propósito, tudo acontece no tempo DELE não quando queremos...
Moisés nasceu para ser Faraó, durante quarenta anos ele estudou o que havia de mais avançado em sua época, desde filosofia, matemática, astronomia, artes marciais e tudo a respeito de arquitetura, chegando a comandar milhares de hebreus na construção de piramide...
De repente, sua vida mudou, ele foi expulso do Egito, e durante outros quarenta anos ele teve que aprender a viver no deserto e conhecer todos os meios de sobrevivencia e vivenciar os obstáculos que ele desconhecia, para vencer a vida nômade a que foi imposta pela circunstância (disignios do SENHOR)...
Aos oitenta anos, ele tinha experiência em liderar um povo, pois fora treinado para ser Faraó, e tinha a experiência da vida no deserto, pois vivenciou a mesma...
Nesse momento da sua vida ele estava sem perpectivas, na visão dele proprio e na daqueles que com ele conviviam...
Assim muitos de nós nos sentimos, não sabemos o que fazer da vida, nos sentimos um lixo, e não sabemos o que viemos fazer no mundo, mas o Senhor em sua infinita misericórdia, entra com providencias nas nossas vidas...
De repente temos que passar por isto para começarmos a entender o propósito da vida...
Assim, nosso Moises, naquele momento, foi chamado para libertar o povo de DEUS das mãos de Faraó, e durante outros quarenta anos ele foi o LIDER desse povo, e foi ele que conduziu esse povo pelo deserto, pois como podemos observar preparado para ser Faraó e preparado para sobreviver ao deserto, ele era o homem que DEUS preparou sem ele mesmo saber para que...
Assim, nossas vidas tambem são preparadas para os propósitos do Senhor; uns mais, outros menos...
Deus abençõe abundantemente cada um de nós...
Deus abençõa seus filhos...
Quanto aos peritos, creio que nem todos são filhos de Deus...
????????????????
O INSS não é mais forte que todos nos juntos
Temos que nos mobilizar por todos os meios...
Trabalhadores contestam altas do INSS Janaina Berti | da Redação
A Gerência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Criciúma comprometeu-se a estudar as reivindicações feitas pelos integrantes do Conselho da Previdência Social sobre os problemas relacionados às perícias médicas, em reunião realizada na tarde de ontem. Pela manhã houve ato promovido pelo Fórum Regional Sul da Saúde do Trabalhador em protesto às ações dos peritos, que vêm dando altas a trabalhadores que não estariam em condições de voltar ao trabalho.
O coordenador do Fórum, Júlio Zavadil, disse que a reunião do Conselho foi bastante conturbada, mas que ao final foram dados encaminhamentos positivos. Ele disse que as principais reivindicações feitas durante o encontro foram sobre os trabalhadores terem alta mesmo com liminar judicial; a desigualdade entre prazo da perícia e data de realização de exames feitos pelo SUS; a obrigatoriedade da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e o descumprimento da lei 11.430, que define o que deve ser considerado acidente de trabalho.
Data da perícia antes
da conclusão dos exames
Zavadil explicou que há casos em que o perito exige exames do trabalhador, mas marca a perícia para uma data anterior à realização dos mesmos. Portanto, é preciso estabelecer que a perícia só possa ser marcada para uma data posterior à marcação feita pelo SUS.
Quanto ao CAT, os peritos devem aceitar a alegação do trabalhador e só depois questionar se o caso foi realmente de acidente de trabalho, e também se a empresa contestar. Pela lei 11.430, ficam definidos que determinados problemas apresentados pelo empregado, relacionados com a atividade da empresa, já caracterizam o ocorrido como sendo um acidente de trabalho. Porém, alguns peritos não seguem a lei e concedem o benefício de auxílio-doença.
Segundo Zavadil, todos estes pontos levantados na reunião do Conselho serão levados aos peritos, pela Gerência do INSS. No dia 3 de junho, em reunião marcada para as 14 horas na sede da Gerência em Criciúma, serão dadas as respostas sobre os questionamentos. Além desta, serão feitas reuniões quinzenais para que grupos, representado os sindicatos, possam encaminhar casos dos trabalhadores.
Trabalhos para uniformizar atendimento aos segurados
A gerente executiva do INSS de Criciúma, Marilu Scalambrini, informou que já estão sendo realizados trabalhos com a equipe de gerência como um todo, em nível nacional, para uniformizar os atendimentos dos segurados. Segundo ela, são realizadas capacitações periódicas para que os peritos possam cumprir corretamente suas funções. "As altas precoces acontecem porque o perito não reconhece a incapacidade do traba- lhador. O trabalho do perito é diferente do médico que faz o diagnóstico e receita a medicação", explicou
O INSS também se propõe a estabelecer convênios com sindicatos, para repasse de orientações e capacitação nas empresas, com objetivos preventivos. Neste sentido, funcionários podem ser trocados de função para evitar o afastamento do trabalho, ou ainda receber cursos para que possam exercer atividades compatíveis às seqüelas apresentadas.
SENHOR NAO ENTENDI ESTA PARTE O trabalho do perito é diferente do médico que faz o diagnóstico e receita a medicação", QUE TRABALHO É DO PERITAS? é de te chamar de malandra? ou ri na cara da gente? sao medicos? eu sei qual o trabalho dos peritas , receber alto salario para nos humilhar..., sao medicos ou sao torturadores? ...
"As altas precoces acontecem porque o perito não reconhece a incapacidade do traba- lhador. O trabalho do perito é diferente do médico que faz o diagnóstico e receita a medicação", explicou a gerente executiva do INSS de Criciúma, Marilu Scalambrini,"
Ou seja, para ela o perito esta la na posição de dizer se voce está apta ou não, enquanto o seu médico esta para receitar o medicamento necessário para sua cura,inclusive proteses quando for o caso...
exemplo: eu trabalhei por quase quarenta anos como engenheiro, administrador, trabalhando diretamente na produção(chão de fábrica), e mais de dez anos com Educação Ambiental, onde as aulas eram visitas aos locais onde só caminhando se chegava; no entanto os peritos examinaram tanto meus braços e mãos, e chegaram à conclusão que eu estou apto para o trabalho, ou seja posso fazer tricô, crochet, até mesmo ser telefonista, telemarketing, montador de ships, digitador, qualquer coisa que ficasse sentado, poderia até ser vendedor de bilhete em cadeira de rodas, etc. ou ainda se estivesse tetraplegico, mas bom de visão poderia ser monitor de propaganda televisiva, ENTENDEU O ESPIRITO DA COISA; voce deve abandonar sua profissão e procurar algo para fazer e continuar a contribuir para o INSS... O importante é voce manter os empregos dos peritos
Fora isto não saberia como te explicar de outra forma,o seu questionamento...
Sra. Ivone, Obscuro com clareza,
Neste momento, estamos alcançando um ponto crucial e importantíssimo deste fórum: a questão ética quanto ao médico perito da Previdencia. E, em resolvendo-se esta questão, resolve-se práticamente tudo o que aqui é discutido. Não vou citar resoluções e seus números, leis e seus números, pois basta consultar os anexos a este site, ou talvez no próprio site para observar e analisar as leis e resoluções quanto ao assunto. O Conselho Federal de Medicina considera no ambito da Ética Médica, até agora, médico perito=médico assistente do paciente (que receita, etc...). Vamos distinguir que há peritos médicos de várias atuações: previdenciários, judiciais em vários tipos de processos, etc... Ora, se o médico perito = médico assistente, devendo responder éticamente da mesma maneira e princípios, por que há diferenças? Uma resposta é porque não está havendo investigação e punição dos médicos peritos denunciados aos Conselhos de Medicina. Outras respostas são mais profundas ainda e englobam esta e mais algumas; envolvem a política, a ética social do Brasil de hoje... Mas bastaria que os Conselhos Regionais agissem com rigor contra estes comprovados abusos dos médicos peritos da Previdencia e muita coisa seria mais justa. E o grave: há um "modus operandi" dos médicos peritos da Previdencia, muito, muito igual mesmo, em todo o Brasil! Acho que isto nos faverece na busca de soluções. Concordo. O atual INSS não é mais forte que todos nós!
Saudações.
A Sra. tem toda a razão
Parabens obscuro com clareza!!!
Vc conseguiu clarear minha noite com suas palavras...
Que bom que existem pessoas como vc - tão tementes a Deus
Nessa "via crucis" pelos postos do inss , seguida de humilhações (pelos peritos) a que somos submetidos só mesmo tendo muita fe.
E vc demonstrou q tem . E eu só não desmoronei pois tenho muito amor ao nosso bom Deus. ( e 42 anos de idade e um filho lindo de 03 anos pra criar....)
Muita luz e bençãos pra vc e todos do forum
OLÁ PESSOAL! NÃO AGUENTO MAIS PASSAR MEU MARIDO NAS PERÍSIAS E SEU PEDIDO SEMPRE É INDEFIRIDO! Meu marido tem problemas neurologicos e é etilista.Sua função é armeiro(mecanico de armas) ele não pode voltar a trabalhar pois sua empresa além de afastalo do serviço por causa de sua doença também faliu.E agora o que faço se todos as vezes que passo na pericia o médico nem olha na cara dele e da alta.Séra que eles tão pensando que estamos lá para brincar de médico?Não sei mais o que fazer estou passando por muita dificuldade pois não trabalho porque tenho que cuidar da minha mãe que teve um AVC e ainda fico dependendo dela que tem73 anos poi era só ela em casa que trabalhava! O médico dele me ajuda não combrando as consultas que passo com eletodo o mês . O QUE DEVO FAZER? Gostaria também de saber o que é isso que eles colocam na carta RECURSO A JR/CRPS. Se alguém puder me orientar eu agradeço!
ESPOSA APAVORADA! Editar DenunciarDenunciar ResponderPermalink 1 até 5 de 5
Sra. Ivone,
A resposta a V.questionamento depende da conduta de cada advogado e das características próprias e individuais do V. caso específico.
Alguns advogados, perante a existencia de concessão de benefício, esperam algum novo indeferimento, no V. caso após 31/07/2009, para medidas judiciais e outras cabíveis.
Outros advogados já agem de imediato com um porém: se houver provas e configuração suficiente para requerimento de outro tipo de benefício, no V. caso a pretendida aposentadoria.
Portanto, Sra. Ivone, sua situação, a meu ver, é melhor que a de muitos segurados e seguradas, pois V. conseguiu benefício relativamente longo até 31/07/2009, apesar de não definitivo, enquanto outros tiveram e têm tido altas periciais da Previdencia e estão sem qualquer benefício.
Cada caso é um caso.
Para opinião completa, preciso conhecer tudo sobre V. caso, tanto a parte médica, principalmente, (com avaliação pessoal), quanto a parte jurídica/previdenciária.
Saudações.
Oi Ivone,
Voce tem que pesquisar o que existe no mercado de p[roteses, e consultar quem quem trabalha com isto diariamente, quem efetivamente vivencia essa situação...
Não vai te ajudar em nada, procurar quem não é especializado nessa área, qualquer um pode te sugerir implantar uma protese, mais ninguem melhor do que voce mesma procurar estas informações, entrar em contato com empresas especializadas, médicos ortopesdistas que são especializados em proteses...
Assim como, se voce tem um problema eletrico no carro, não adianta entrar em qualquer oficina e tentar resolver. assim como se voce tem problema de ar condicionado voce deve procura a oficina certa pra esse tipo de problema, ou ainda voce tem problema de freios procure uma oficina especializada em freios, e assim por diante...
Abaixo envio alguns sites pra voce iniciar sua procura...
Todo problema tem uma solução...
E quando, voce não faz parte da solução, evidentemente voce faz parte do problema....
Pissssss, NÃO.... sem xingar, voce tem que ser realista...
Depois do implante prometo dançar a primeira valsa, é só convidar...
Tenha fé, e se tu uma benção... evá em frente que voce é muito jovem pra ficar dentro de casa sem aproveitar a vida...
http://www.conforpes.com.br/
http://www.ottobock.com.br/s_pub.asp
http://www.ortopediagonzalez.com.br/prod_pp.php
Voce não é a ínica, nem será a última, qualquer um esta sujeito a isto...
Antigo Egito
Terça, 13 de agosto de 2002, 14h05
Múmia com prótese no pé será exposta no Egito
As autoridades arqueológicas egípcias vão apresentar ao público um raro exemplo de trabalho ortopédico da época dos Faraós, uma prótese de couro e madeira que substituiu o dedo do pé em uma múmia de três mil anos de idade. A descoberta que atesta o avanço da cirurgia cosmética no século XV antes de Cristo foi feito por arqueologistas egípcios e alemães em 1995, em Sheikh Abdel Garna, perto da cidade egípcia de Luxor, informou o secretário-geral do Conselho de Antigüidades, Zahi Hawass.
A prótese, encontrada no pé mumificado em um túmulo que data do reinado da XVIII dinastia do rei Amenhotep II (1450-1425 a.C.), também servia a um propósito prático, pois permitia ao paciente manter seu equilíbrio. Um envoltório de couro foi usado para manter no lugar o dedo, cuidadosamente esculpido em madeira, informou Hawass. O dedo mumificado vai ser apresentado junto com outras peças em uma exposição especial que marca o centésimo aniversário do Museu Egípcio, no dia 9 de dezembro.
Sra. Ivone,
A meu ver, o seu caso tem que ser resolvido por assuntos. O assunto previdenciário está resolvido parcialmente até Julho de 2009.
Não confunda sua situação psíquica e ortopédica com sua situação previdenciária, principalmente em relação a outras pessoas.
Seu caso é único, como o são todos os demais de todas as pessoas. Acho que V. deveria seguir uma terapêutica psicológica com idem avaliação psiquiátrica, (parecer).
Quanto a questão prótese ou não, depende de avaliação médica e de decisão V. quanto a realização ou não, quem vai fazer, quando vai fazer, etc... Prótese ou não, no fim, dependerá sempre da sua decisão pessoal e lógico que esta decisão, depois de V. ter-se informado e consultado profissionais de sua confiança, indicados por amigos seus, é e será de sua inteira e total responsabilidade e não mais dos médicos.
O assunto "próteses ortopédicas" sai da finalidade deste forum. Não deveria ser discutido aqui. Porém, para esclarecimentos, não concordo com o amigo Obscuro quanto a procurar sites, lojas, etc...
Aconselho procurar um serviço médico de ortopedia aí mesmo em Santa Catarina, particular ou público. Caso seja difícil serviço médico particular, procure um serviço médico, ambulatório de ortopedia para consulta, ligado a ensino médico. (Faculdades de Medicina, por exemplo: a Faculdade de Medicina da UFSC em Florianópolis que tem conceituado serviço médico).
Cuide-se bem, psíquica e organicamente. Fique tranquila, porque V. conseguiu junto a Previdencia coisa que muita gente tem lutado e está difícil conseguir.
Saudações.