PERÍCIAS MÉDICAS DO INSS
È lamentável ouvir e acompanhar a todo momento acusações alarmantes, tendenciosas e simplistas, dirigidas aos contribuintes da Previdência Social quando sob cumprimento da autarquia às obrigações ao Auxílio-Doença, Auxílio-Acidente e Aposentadoria por Invalidez.Cidadãos incapacitados para o trabalho são usados como bode expiatório, ocultando a deficiência tecnico-administrativa, adjetivados de forma pejorativa "preguiçosos, mentirosos, oportunistas etc.... e em moda agressores de médicos, novo artifício a conquistarem para entregar laudos ilegalmente, por terceiros ou pelo correio.
Sem generalizar, é reconhecido que a "qualidade de atendimento e serviços" dos funcionários e médicos é abusiva, ferindo os preceitos da dignidade de qualquer pessoa normal. Se há desequilibrio, é mais uma amostra de falta de competência ao atendimento publico. É tanto abuso na área de relações publicas que nestes setores onde ocorrem manifestações extremas de desagrado por alguns segurados: amostras que são ostentadas pelos peritos como troféus de submissão e sofrimento.
Trabalhadores fragilizados, acusados sem critério como responsáveis e culpados pelas reveladoras estatísticas da Previdência, normalmente incapazes de se defender dos ataques de "maus" perítos, que negam encarar a realidade e suas obrigações profissionais. Ouvimos a todo momento medidas restritivas aos beneficiários, reduzindo toda sorte de direitos.São temas e propostas, em maior evidência pelo Forum da Previdência. Se nota que doentes e idosos são "problema" para Previdência.
È oportuno alertar que é anormal uma pessoa sadia desejar ser doente ou inválida, isto em si, quando ocorre já é uma patologia. Essas pessoas devem ser assistidas de forma competente por médicos.Repugnante e antiético levar ao pânico de forma generalizada, cidadãos incapacitados, aterrorizando com o corte do benefício, pessoas de bem e em dia com as obrigações previdenciárias,vitímas de doenças ou invalidez, atiçadas por Peritos arrogantes, famosos pelos maus-tratos nos ambulatórios do Inss.
A maior anomalia imposta aos cidadãos "encostados" é agenciada pela Perícia Médica, Médicos regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, não se importando que para atingirem seus desígnos tenham que abrir mão da ética como indivíduo e como médico, por interesse financeiro, acumulam quantos empregos quiserem,e exigem todas as prerrogativas de funcionários públicos. Os cidadãos exigem a muito: Apuração e acionamento jurìdico pelo Ministério Público, Conselho Federal de Medicina. Em uma outra oportunidade vou passar aqui as normas específicas para médicos que atendem o trabalhador e alguns tópicos do Manual de Perícia Médica da Previdência Social.
Negromonte, Não fui nunca prepotente, sandálias da humildade cabem àqueles se acham no direito de humilhar os demais por estarem numa posição "superior". Jamais me verá usufruir do meu trabalho, que é servir a população e ao governo de modo justo (ou seja, no meio do fogo cruzado). Só me manifestei de modo mais contundente com pessoas que só veem um determinado lado, sem olhar o outro. Entendo suas dificuldades. Sei que muitos passam por situações complicadas. Talvez o seu caso mereça ser olhado com mais cuidado, por uma junta de médicos, não é difícil fazer esse pedido. Lembre-se sempre que , exames alterados não significam clínica alterada, então, por ser um caso mais detalhado deve ser visto com todo o detalher de história clínica e exame físico.
j, n lopes Referindo ao caso do lexotan, somente devolvi o deboche. Jamais fiquei nervoso. Acho que foi você quem não entendeu, ou entendeu e se perdeu com a resposta. Sem problemas, não estou bravo, espero que também não o tenha ficado. Quanto ao caso do perito e a história do concurso, não vou me manifestar, pois não faz parte de meu papel de perito concursado discutir o modo como esse ou aquele colega entrou ou não na Instituição.
Clodoaldo: realmente suas palavras, cada vez de nível moral e intelectual piores que as postagens anteriores, mostram que suas atividades cerebrais (se é que tem quantidade adequada de neurônios para funcionamento normal) estão num estágio grave de incompetência - ou talvez seja um erro inato. Sobretudo, no português, de excelente qualidade: o diabo TI leve para o inferno, LANGERI...(meu Deus!!!) Só espero que não seja um professor de português querendo aposentar por problemas nas cordas vocais, pois a sua tendência é de um Alzheimer, cada vez mais precoce! Seu discurso - sempre a desejar - agora está sem lógica de pensamento.
Seu João, tenho 49 anos, 30 de Previdencia paga,estou a 04 meses em casa, sustentado pela minha esposa que trabalha fora. 02 filhos fazendo faculdade, uma é paga, por favor,gostaria que veja o meu caso e me de uma sugestão como pai de famila. O que fazer.
Passei por uma cirurgia de Artrodese na Coluna em 1998, onde foram colocadas 02 hastes e 04 parafusos de Titaneo, De um ano para cá começou me incomodar um pouco mais as dores nas costas, e em outubro de 2008 fui para a Capital do meu estado para me consultar com O Médico que me operou e com Rx e tomografia descobrimos que um parafuso esta quebrado, outro fora do lugar onde havia sido parafusado, e alem disto mais um escorregamento de vertebra com uma Hérnia. Este Cirurgião me deu um atestado e me recomendou a procurar o INSS.
1ª Pericia
1- Na primeira pericia não queriam aceitar o Atestado Médico por ser uma xerox 2- Queria o laudo do Rx feito pelo Radiologista 3- Achou que o Padrão de Quesito com os Cids tinha que ser mais completo 4- Pediu um Rx atualizado com laudo do Radiologista 5- Pediu um laudo ou um parecer de um 2º Médico Ortopedista 6- Pediu a receita do remédio que estou tomando para dor 7- Queria saber o que eu iria para fazer para resolver o problema, no fim ele acabou me dando 02 meses de Auxilio Doença e marcou uma segunda Pericia. 8- Não instruiu quanto aos documentos que deveria trazer Fui consultar um Ortopedista em uma cidade maior, onde tem Especialistas de Coluna, alem do laudo ele fez uma Declaração,sugerindo aposentadoria.
2ª Pericia
Fui encaminhado para um outro Períto que não tinha nenhum conhecimento do meu caso 1- Nem leu a declaração do Médico 2- Pediu se mais provas, mostrei a Tomografia,ele nem conferiu e só leu no laudo do Radiologista que o p/fuso pode estar calcificado e dai disse que se alguem levar um tiro na coluna e a bala ficar calcificado o sujeito pode trabalhar normal. 3- Sou muito novo para aposentar 4- Pediu o que eu estava tomando pra dor, falei que era qualquer comprimidor pra dor, riu na minha cara 5- Era pra voltar ao trabalho e falar com o dono da empresa contratar um funcionario para me ajudar ou achar um setor em que não fique muito tempo sentado ou de pé. 6- Indeferiu o meu Auxilio 7- não chegou a me consultar
3ª Pericia - Reconsideração
r). Pois bem, alem dos documentos que eu ja tinha, 03 atestados, eu fiz mais uma consulta com um terceiro Médico de Coluna , e ele depois de ver as Tomografias e consultar, me deu uma injeção na coluna para amenizar a dor, e me encaminhou para fazer uma ressonancia para reforçar o laudo e ter uma segundo opinião conforme solicitado pelo "Períto", e recebi dele um atestado para 90 dias, para fazer um tratamento , aceitei por ser mais perto de minha cidade e ter boas referencias quanto a este Profissional.
Simplesmente não acatou nada do que foi levado e disse que precisaria que os Médicos, alem de preencher o tal do padrão de quesitos, tem que mandar um documento fazendo uma descrição mais apurada do que eu tenho e o que vai ser feito para resolver o meu problema, que somente mandando atestados e os CID`s M 43.1 , M 54.3 , M 96.0 E CID M 96.1 não tem como avaliar O QUE O PARAFUSO QUEBRADO PODE ESTAR ME CAUSANDO, desprezando todos os documetos, então eu pedi que ele nos informe quais documentos precisa trazer, disse ele que não pode nos informar,que seria falta de ética profissional. Quando eu falei que tinha Diabete mellitus 2, controlada,sugeriu ele que a propria Diabete provoca dores nos nervos e na coluna. O que consta nos Padrões de Quesito, atestados, laudos, rx e tomografias não tem como o comprovar nada. Sinceridade,, não sei o que fazer.
O meu Auxilio-Doença foi indeferido, e pediu que eu volte ao trabalho e entre num acordo com o dono da empresa. Para terminar, depois de voltar para a empresa me encaminharam para fazer a consulta com o Médico Trabalho, para um consulta de Retorno, ele vendo todos os Rx, tomografias,laudos e atestados, ME COLOCOU COMO INAPTO PARA A FUNÇÃO, BLZ, agora sem auxilio e fora da empresa. Sem receber de ninguem.
Sr. João, obrigada pelo esclarecimento e boa vontade em me responder. Minha profissão, aque trabalho é como secretaria de escola particular. A 1ª cirurgia foi p/ retirada de uma parte do menisco lesionada, e a partir dessa cirurgia, foi desencadeando uma serie de problemas, depois de uma serie interminavel de fisioterapias, já fui tb encaminhada para reabilitação, de lá me mandaram de volta p/ posto p/ pericia onde nessa ultima a medica me deu até julho. Agora depois de varios medicos consultando em Belem e nenhum consegui me dar uma explicação do que aconteceu, onde resultou que a patela está encostada no osso que sai abaixo dela (acho que é femur). Já fui a reumatologista, me disseram que meu caso é irreversivel, sem condições de melhora, fisioterapia talvez resolva, algo paliativo como todos esses analgesicos. Como sou do RIo e a pedido dos proprios medicos de Belem vim em busca de uma ajuda talvez milagrosa, fui a um medico daqui do RJ e esse quer colocar protese, mas já sabendo que não terei uma qualdiade de vida normal, e ele sabendo que sou dependente do INSS meinformou que os usuarios de protese por direito na Constituição são obrigados a serem afastados definitivamente de suas funções laborativas. O INSS fica obrigado a conceder a aposentadoria pq o paciente não poderá mais e nem terá condições de retornar ao trabalho, pelas suas limitações, não poder ficar muito tempo sentada, subir escadas, andar muito. Eu gostaria de saber até onde essa informação é correta. Além de tudo isso tenho artrose bem avançada nos 2 joelhos + coluna. Agradeço a quem puder me responder.
JOAO_1 mais uma vez quero dizer a vc que nao estava debochando apenas fazendo uma brincadeira ok?meu email e [email protected] se vc fizesse a gentileza d enviar o seu,queria lhe fazer algumas perguntas ok?
João muito obrigado por suas palavras,as vezes o limite da razão traz o desespero,hoje dei entrada na justiça federal,talvez possa contemplar com uma perícia que seja parcial independente,talvez possa ter ou alguns meses para reestabelecer meu salário,olha as coisas e tão grave que me encontro até sem dinheiro para pagar o anestesista,e olha que tem reembolso,até isso eu falei para perito e ela me falou mais tem reembolso,ele em nenhum momento se sensibilizou com a minha situação,a incompetência dela foi tanta,que se ela me desse um mês era o tempo necessário para poder me operar,mais usou a razão pura,as vezes o amor e a razão andam juntos,eu posso ter o amor pela minha profissão e ter razão para entender, porque quando nos sairmos do carro forte todos ficam assustado,existe uma razão para isso,mais também não posso abandonar a minha arma,ela poderia me dar um mês estaria usando o coração mas não abandonaria a razão!
o joão muito obrigado por ter corrigido os meus erros de portugues , e de me dar um diagnóstico via satélite , vc é o melhor do mundo parabéns . só não sei ser falso , e outra me orgulho de ser aquele brasileirinho que vc sitou , só que vc é igual a mim , faça um bom uso de sua sabedoria e honrre seu juramento , quando se formou ,apesar de meus erros de portugues , não me rebaixo para quem esta aqui na terra , e sim ao FILHO e ao PAI que esta no céu , e vc não é nenhum deles . E por eles encerro contigo aqui . e peço a vc encarecidamente que me esqueça , e não retiro nada do que te falei e não tenho vergonha de me revelar , tenho um grande apreço pela medicina , médicos que eu adoro e me adoram falam e entedem a minha lingua, e nunca , me corrigiram , até porque eles tem a liberdade de fazerem isso comigo , sou tratado por eles como um ser humano e são humanamente respeitados pois não ligam para erro de portugues e nem sai por ai escomungando as pessoas e as tratando como bicho . ENTÃO EM NOME DO PAI E DO FILHO DELE . encerro por aqui e saio desta briga nojenta , que deveria ser um bate papo legal , de cabeça erguida . saia andando pelo seu caminho , que vou seguir o meu e quanto a competencia vc ja mostrou a sua também , .portanto o x o , a mais uma coisa sei cantar o hino nacional por completo , me orgulho de ser brasileiro , e negligencia e incompetencia , não faz parte da minha personalidade.
Boa Noite pessoal
Gente a que ponto chegou este fórum não? Aparece aqui um Zé-ninguém comos todos nós seres humanos detonando a D Cristina e quando outros de nós participantes segurados, do fórum resolve dizer umas verdades a ele o homem se zanga.
Agora resolveu debochar do PORTUGUÊS do Clodoaldo. Que coisa feia!!!
Será que ele não sabe que nem todos pode se dar ao luxo de frequentar uma escola e mesmo que frequente, nem todos tem a mesma capacidade de raciocínio do que outros? Cada um é cada um e nem por isso um é melhor que o outro.
Como ele se CONTRADIZ, diz em uma postagem anterior que não é prepotente, que prepotente é aquele que calça a SANDÁLIA da humildade e se acha no direito de humilhar os outros por se achar " superior" e em um post seguinte debocha de um outro participante por causa das suas falhas na caligrafia. Isto não seria calçar as Sandálias da humildade?
Clodoaldo você disse muito bem não tem que sentir nunca inferior a ninguém escrevendo bem ou mal o português. Você é tão Brasileiro e filho do PAI como qualquer outro.
Negromonte qualquer médico ou pessoa pode se sensibilizar e agir com o coração quanto aos nossos problemas, mas infelizmente não espere isso de um perito é o mesmo que acertar na loteria, e se ele se sensibilizar nunca irá mostrar isso a você e nem te concederá o benefício por isso, pode apostar .
Eu quando fui a minha última perícia, tive certeza que tinha sido indeferida, o médico foi completamente frio ao me periciar e qual não foi minha surpresa em pegar o resultado e vir DEFERIDO. Portanto é por isso que lhe digo não se pode prever isso pelas emocões deles. Mas fé em Deus e eu acredito que vc tenha e continue na luta.
Abraços a todos os amigos do fórum.E Abraços da dra Clê que está ausente.
Caros amigos e inimigos, Este fórum perdeu totalmente o sentido de direção e principalmente o propósito de ser, pois caso vocês não perceberam, o sitio que mantém este fórum é cunho jurídico, ou seja uma utilidade pública voltada a esclarecer duvidas do nobres causídicos que aqui vem em busca de informações, na maioria das vezes por ser um campo fora de sua atuação, mas que por força da sua profissão muitas vezes são obrigados a atenderem seus clientes na área previdenciária... Não quero com isto excluir os segurados que vem em busca de informações de como proceder para recursos administrativos , ou para dar entrada em ações judiciais, e com necessidade que muitas vezes modificarão o curso de suas vidas, reconheço como participante antigo deste fórum, que ele tem realmente a função de utilidade pública... Tenho observado também, que muitos segurados têm encontrado alento para seus corações, e um encorajamento para enfrentar as vicissitudes que muitas vezes chegam lentamente e/ou mesmo drasticamente na vida profissional; e, entendo que são merecedores de toda a atenção... Mas quando as coisas se degringolam para o plano pessoal, todos perdem, perdem os nobres causídicos que procuram informações jurídicas, perdem os segurados que não vêem acrescentadas e esclarecidas suas duvidas, perdem todos que na anciã de encontrar algumas respostas para seus problemas, são obrigados a lerem um amontoado e passam a ficar ainda mais confusos... Mas, o que mais entristece àqueles que querem socializar seus conhecimentos, àqueles que se propõe a perder seu tempo para procurar dar um auxilio aos que necessitam orientação, àqueles que muitas vezes procuram pesquisar o assunto para melhor orientar, é se deparar com discussões sem fundamento, que somente vem conturbar uma ferramenta de pesquisas importante como esta... Creio que pessoas como Dr. Ricardo, Dra. Clê, Catia Vasconcelos, Orlei e outros tantos que já deram suas valiosas contribuições simplesmente se afastam pelo constrangimento de participar deste fórum devido o rumo que está tomando, e diga-se de passagem, não é a primeira vez que isto acontece, por isso caros amigos, vamos retornar aos objetivos sadios que devem permear nossas discussões... Quanto aos senhores peritos que queiram participar, que venham desarmados, pois os segurados que aqui procuram querem saber como funciona o sistema, eles não em busca de opiniões, querem respostas claras e dentro da legislação, nenhum discurso por mais eloqüente que venha ser colacionado aqui, terá valor se não houver embasamento jurídico... Cansei,
FUI
OBESCURO OPS RSRSRSRSRS O DR DIC.AURELIO VAI CAIR DE PAU Concordo plenamente contigo nao adianta ficar de bate boca com esses que se dizem peritos e que na verdade ficam atras do pc atirando pra todo lado.A intençao deles e ver o circo pegar fogo e dar risada da cara dos leigos e simples mortais.Vivem falando em previdencia privada nao é mesmo?imagina se a ideiia se cria?qtos empregados agarrados nas teias do governo perderiam o osso?o caso dos medicos e mais tranquilo pq tem posto de saude precisando de medicos a todo instante,mas sem as mordomias habituais que os orgaos do governo proporcionam.E vc esta certo, o forum esta perdendo a utilidade com essas brigas.Sugiro que o pessoal nao de bola pro cara que se apresentar como perito. Abraço e fique com Deus
JANETE concordo com o que vc escreveu e tem mais uma coisa:o chefe maior deles o "companheiro" alem de nao ter um dedo(sera que se aposentou por invalidez?) nao sabe nem usar o plural nas palavras e é o nosso presidente nao é mesmo?e isso faz dele um ser inferior?????afinal as "pessoa" sao o que sao como ele mesmo diz. nao é o diploma que faz o homem sao as ideias,os ideais,a vontade de fazer alguma coisa util na vida,honestidade e por ai vai. um abraço e fica com Deus
Bom dia, eu cansei, com 04 atestados ,03 laudos de 3 Especialistas em Coluna, 02 rx, 01 tomografia, 01 ressonancia, e o perito indeferiu, e o Médico do trabalho não me liberou para o trabalho para não ter problemas futuros para ele ou para a empresa. Já esta tudo na mão do Advogado,eu não queria chegar a tanto,mas quando Médicos de outra cidade pedem se o perito é cego, vejo que a propria Classe Médica esta se afastando de alguns "Médicos peritos" pois a classe não quer ser difamada por atitudes isoladas de certos peritos que acham que estão acima da lei. É duro descobrir que ulguns Médicos fazem concurso para perito, porque a sua Especialidade não é mais procurada e sua Clientela foi para outros Médicos, pois ninguem mais os procurava para consultas, ai o desespero por não ter mais pacientes, vai para o INSS se vingar dos segurados. Que Deus em sua infinita misericórdia, tenha pena deles. Fiquem com DEUS.
Olá a todos:
eu gostaria de esclarecer algumas duvidas, dei entrada no inss , marcaram uma pericia medica para mim , no qual passei pela pericia recebi um documento no dia dizendo que foi aprovada , qual passo devo tomar para que eu comece a receber o beneficio , e qual é o prazo para que eu comece a receber ?
desde ja agradeço a quem vier me esclarecer essa minha duvida .
abraços
ORLEI, caro amigo,
Voce me deu uma grande colaboração quando colacionou:
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO PROCURADORIA REGIONAL DO TRABALHO DA 12ª REGIÃO OFÍCIO DE CHAPECÓ NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA 09/2008
Pois levei a mesma ao MPF daqui de Concórdia-SC, e não sei se lembras que eu havia feito uma denuncia das pericias por que passei, onde denunciei quatro peritos,e que a coisa somada às outras tantas denuncias havia sido levada a nivel regional em Chapecó-SC; bem, então veja o que me responderam:
Desconheciamos essa recomendação, pois não temos como interagir com o MPT, mas vamos incluir aos demais documentos para enviarmos à Procuradoria Federal -Direitos do Cidadão - Ministério Público Federal; e, como o MP não quer resolver a situação do INSS pontualmente e apenas a nivel regional e/ou estadual; e, devido as denuncias estarem se avolumando de forma dispersa e em progressão geométrica por todo o Brasil, a questão esta sendo estudada a nivel federal, assim sendo vai demorar um pouco mais para se ter uma definição, mas com certeza será para todos os níveis do INSS, e para todo o território nacional;
caro amigo como podes ver temos que "entupir a Procuradoria Federal - Direitos Cidadão no sitio:
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/contact-info
Desta forma, quem tem seus direitos sviltados deve denunciar nesse endereço;
"NINGUEM É MAIS FORTE QUE TODOS NÓS JUNTOS"
"A LEI NÃO SOCORRE AO QUE DORME"
Obrigado pela contribuição ORLEI,
abraços a todos...
Ademais temos que entender tudoi aquilo que aqui vem como contribuição...
Estou calicionando uma das valiosas contribuições do Dr. Ricardo, feita algum tempo atrás:
Ricardo Augusto do Carmo Salgueiro COTIA/SP Sra. Ivone, Obscuro com clareza,
Neste momento, estamos alcançando um ponto crucial e importantíssimo deste fórum: a questão ética quanto ao médico perito da Previdencia. E, em resolvendo-se esta questão, resolve-se práticamente tudo o que aqui é discutido. Não vou citar resoluções e seus números, leis e seus números, pois basta consultar os anexos a este site, ou talvez no próprio site para observar e analisar as leis e resoluções quanto ao assunto. O Conselho Federal de Medicina considera no ambito da Ética Médica, até agora, médico perito=médico assistente do paciente (que receita, etc...). Vamos distinguir que há peritos médicos de várias atuações: previdenciários, judiciais em vários tipos de processos, etc... Ora, se o médico perito = médico assistente, devendo responder éticamente da mesma maneira e princípios, por que há diferenças? Uma resposta é porque não está havendo investigação e punição dos médicos peritos denunciados aos Conselhos de Medicina. Outras respostas são mais profundas ainda e englobam esta e mais algumas; envolvem a política, a ética social do Brasil de hoje... Mas bastaria que os Conselhos Regionais agissem com rigor contra estes comprovados abusos dos médicos peritos da Previdencia e muita coisa seria mais justa. E o grave: há um "modus operandi" dos médicos peritos da Previdencia, muito, muito igual mesmo, em todo o Brasil! Acho que isto nos faverece na busca de soluções. Concordo. O atual INSS não é mais forte que todos nós!
Saudações.