Adiamento de Posse em Concurso Público
Gostaria de um esclarecimento arespeito dessa questão: Houve um Concurso em um Município para o cargo de Médico, duas vagas, só que um deles pediu o adiamento por 24 meses, tempo para terminar sua residência. Ocorre que, esse pedido, digamos, foi tacitamente aceito, porém a necessidade do segundo médico é urgente para o municipio, o que fazer agora? convoca-se o terceiro classificado? convoca-se novamente o segundo? esse adiamento é legal, por tanto tempo? em que devo fundamentar minha decisao?
Obrigada pela atenção!
A Liliane Maciel | Rialama/GO
Caso o Edital tenha expressamente declarado o número de vagas e você esteja dentro da colocação das mesmas, há possiblidade de entrar na justiça via Mandado de Segurança.
No entanto, se houve prorrogação do prazo de validade do concurso, deve-se aguardar.
Se já expirou o prazo de validade como voce citou, infelizmente, creio que esbarra na decadência.
Bom dia, meu nome é josé (zé). E não é um nome fictício.
Gostaria de tirar uma duvida. Passei no concurso público numa cidade vizinha com validade até 07/02/2010. São 2 (duas) vagas, que até o momento já tinham sido preenchida. Recentemente uma das empossadas desistiu, ficado está vaga a disposição. Eu fiquei no 4º lugar, mas o 3º lugar (que é meu amigo) tomou posse em outra cidade distante e não virá. Até o momento a prefeitura não mandou carta de convocação para ele, nem para mim. Gostaria de saber se há alguma lei ou jurisprudência que obriga a prefeitura a me empossar. E o que devo fazer para prefeitura mandar a carta de convocação para meu amigo e consequentemente para mim, já que ele não irá tomar posse.
Ola!!
Meu caso não é muito complicado...Passei em um concurso da sead-pi e fui convocado mas o problema é que eu sou estudante de administração(tarde )e faço um curso tecnico no cefet-pi ( noite )gostaria de saber meus direitos a respeito de uma possivel flexibilização dos horarios de serviço.
P.S.: o edital não esclarece horarios
Essa é a primeira vez que posto aqui e gostaria de comprimentar a todos que participam desse fórum.
TAMMY | Joao Pessoa/PB, ou outro pessoa aqui no fórum me tirem um dúvida. Passei em primeiro lugar para cidade que concorri no concurso do INSS para analista do seguro social, mas só me provavelmente em junho/09, gostaria de saber como posso pedir adiamento da entrega de documentos para a posse, porque está previsto para começarem a a convocarem agora em março depois do resultado final, sendo assim a entrega dos documentos seria em abril. Conversando com um colega ele me disse que posso adiar a entrega por 30 ou até sessenta dias e que essa legislação estaria na lei 8112 que trata do regimento dos servidores públicos federais, mas não encontrei algo que falace sobre isso. Se alguém aqui souber me informar como posso pedir esse adiamento, qual legislação fala disso eu fico muito agradecido.
Olá, gostaria de obter esclarecimento para a seguinte situação: passei em 12° lugar num concurso para enfermeiro de um determinado município, fui convocado, mas não compareci nos 30 dias. Ocorre que no edital consta seguinte claúsula: "O candidato que nomeado não tomar posse no prazo de 30 dias, perderá o direito à sua classificação, passando a ser o último da lista". Foram classificados 73 profissionais e 56 foram convocados, a prefeitura mantém em em seu quadro de funcionários mais de 30 enfermeiros contratados e a validade do concurso está próxima a expirar. Diante do exposto, há possibilidade de acionar a justiça via mandado de segurança? Desde já, muito obrigado.
Por gentileza, gostariam de vcs me tirarem uma dúvida:abriu concurso na ufpe, para tecnico de laboratório: ensino médio profissionalizante completo ou ensino médio completo,acrescido de curso técnico. Cargo: técnico de laboratório / bioanálise, patologia clínica ou análises clínicas. Sou formada em farmaceutica bioquimica analista clinica, curso superior, e também exerço a função de tecnica de laboratorio de farmacia e laboratório há 2 anos no exercito brasileiro,nos editais anteriores em 2003, 2004 a ufrn, fez esse mesmo concurso, e todas as pessoas que passaram foram pessoas farmaceutica bioquimicas, e neste edital falaram que não poderiam mais fazer formadas em farmacia,não aceitariam teriam que ter o curso de tecnico de laboratorio, eu vos pergunto se eu fizer esse concurso, e se passar quais seriam as minhas chances de entrar na justiça?Pois já exerço a mesma função há 2 anos, tenho possibilidades? Por favor me ajudem, ficarei esperando a resposta ansiosa.Com carinho. Fatima, [email protected]
A Nildo Júnior | Teixeira de Freitas/BA
Entendo que não há tal possibilidade.
Sendo que o velho brocardo jurídico faz menção ao seu caso: "o direito não socorre a quem dorme"
Por isso que sempre digo que o BOM ADVOGADO deve ser sempre consultado.
No mais, o seu caso teve dos os quesitos legais que a Administração deve seguir e também deu publicidade a teu ato de nomeação.
No entanto, se a publicidade, via DIário oficial, não ocorreu, o ato está eivado pela ilegalidade.
ola... fui aprovado no concurso banco do brasil 2008 p/ escriturario... sem numero especifico de vagas, apenas cadastro de reserva... ja foram convocados 65 candidatos e eu fiquei em 152, o prazo espira em dois anos podendo ser prorrogado por mais dois.... gostaria de saber se este adiamento da posse de aprovados em concursos vale tbm para este concurso... valeu...
Acabo de ser nomeado para professor de 3 Grau em uma universidade Federal.
O edital diz que o prazo para tomar posse é de 30 dias a partir da publicação da portaria.
Atualmente, estou contratado como professor em uma faculdade particular.
Perguntas:
1) Há como adiar a posse?
2) Caso não seja possível adiar a posse, quais os critérios e quais as providências possíveis para adiar a entrada em exercício?
grato,
Ricardo
Olá, minha primeira vez no fórum e gostaria muito tirar uma duvida que está me deixando preocupada..Realizei um concurso numa pequena cidade, e fui aprovada em segundo lugar, sendo que o concurso so tinha uma vaga, mas a pessoa que ficou em primeiro lugar ainda esta estudando e so forma dia 7 de julho, e ela ja foi convocada, tendo um prazo de 30 dias pra comparecer, so que ela vai entrar com recurso pra prorrogar a posse por 30 ou 60 dias, a quantidade que ela precisar pra concluir o curso. Logo gostaria de saber se ela pode fazer isso, aliás se existem chances dela conseguir prorrogar a posse, essa conduta é correta? O que eu devo fazer? Obrigada
Ola, passei em um concurso do CEFET-AL em Maceio que possuia 1 vaga. Fiquei classificada em quarto lugar. O concurso ainda tem um ano e meio de validade e a pessoa classificada em primeiro lugar acaba de tomar posse (restando eu e mais duas pessoas classificadas). Pois bem, ocorre que o CEFET acaba de de lançar edital para outra cidade de AL para o mesmo cargo e com 4 vagas. Gostaria de saber se cabe mandato de segurança nesse caso, tendo em vista que o poder publico nao admitiria o gasto com concurso se existem pessoas comprovadamente habilitadas na fila de espera por eventuais vagas.
Olá... Estou no 3º ano do ensino médio e estou pensando em fazer concursos, como sabem a maioria dos concursos federais estão colocando a validade somente para um ano, até lá já vou ter concluído o ensino médio, só que ainda não vou ter 18 anos, já que faço aniversário somente no final do ano (e o prazo de validade da maioria deles termina no meio do ano de 2010)
Caso eu passe num desses concursos, tem como recorrer por adiamento de posse?Se tiver, como posso proceder?
Oi. Fui convocada para posse de cargo de um concurso público, porém faltam 2 meses para eu terminar a faculdade e pegar a documentação que comprove minha habilitação para o cargo. O edital diz apenas que o candidato deve "Possuir a habilitação mínima exigida no ato da posse". Posso pedir adiamento de posse? Há alguma coisa que não posso deixar de mencionar nesse pedido? Ah, e o edital não apresenta o tempo máximo para a posse do cargo... Obrigada!
por favor tenho 30 dias para solucionar o meu problema, ajude-me a tirar minha dúvida, eu fui chamada pra tomar posse no concurso do estado para professora de filosofia, mas na hora da posse apresentei o meu diploma de pedagogia, junto com a pós graduaçao e uma declaraçao que diz que eu estou habilitada a lecionar essa disciplina, eles me negaram a posse, mas são contratados pedagogos, que estão ocupando a minha vaga, já que eu passei em segundo lugar no concurso. É justo ou eu tenho algum direito de tomar posse. Obrigada, pela ajuda.