Exame da Ordem? Vamos acabar com isso!

Há 16 anos ·
Link

Sou bacharel em Direito, e há um ano, venho montando peças judiciais. O Advogado não se faz com exame, muito menos o Juiz ou Promotor, se faz com o trabalho, estudo e a experiência. Assim como um médico é autorizado a realizar cirurgias, retirando um coração e colocando outro, depois de prestar Residencia, deveria acontecer com o Bacharel em Direito! Por outro lado, se o Bacharel em Direito, para advogar tem que prestar exame, também o advogado, a cada 5 anos, deveria também prestar novo exame da ordem, assim como os juizes e promotores, para que não haja incidencia de tantas barbaridades que se vé por aí! Tenho certeza, que se essa idéia vingar, muitos discursos que tenho lido neste site mudariam de opinião! È muito fácil se prosear, depois de ter passado no exame, cujo antes, a maioria que reprova na primeira ou segunda tentativa discordavam, agora apoiam com todo o vigor, medo da concorrencia? Se o resultado do despreparo dos advogados se avulta é devido a falta de estudo e leitura, e isto nao deveria ser lançado sobre os Bachareis em Direito, como se eles fossem incompetentes pra advogar, pois tenho visto muitas ridicularidades por advogados que passaram nas provas, mas nc fizeram estágios com profissionais competentes, cujo penso que antes de assinar petição deveria ser de 3(três anos). Será que a diferença de um Bacharel reprovado que fez 45 pontos é muito pior que um que fez 49, recorreu e passou? Isto prova que um é competente pra advogar o outro não, supondo que o que fez 49 acertou 4 por milagre? Assim não se pode medir o conhecimento por pontos, também nao posso confiar na sentença de um juiz ou na petição de um advogado que não presta exame de 5 em 5 anos para demonstrar a profundidade de seus conhecimentos. Há muitos funcionários e secretárias de Juizes que detem muito maior conhecimeneto do que a maioria dos advogados, e não são bachareis em Direito, mas exercem ou militam ou estão habitualmente em contacto com o Direito. Por isto reitero, "FORA O EXAME DA ORDEM", e "SALVE AO ESTÀGIO" Pergunto: Você aí Advogado, presidente da OAB pelo Brasil, quer encarar uma provinha da ordem de 5 em 5 anos pra poder continuar militando o Direito? E o Senhor, Exelentíssimo Juiz, estaria disposto a passar pelo crivo de uma prova pelo Tribunal? Então, respondam-me com o mesmo sentimento que carrego no peito, como Bacharel em Direito! Porventura não estou sendo discriminado com relação a outros cursos? Porventura não estou sendo prejudicado tendo meu direito cerceado?

177 Respostas
página 7 de 9
Sven
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Passei mais ou menos da mesma forma. Para a 1a fase estudei somente ética pois a matéria era da 10a período. Para a segunda fase escolhi constitucional. Durante as duas semanas anteriores, li um livro de constitucional e fiz uma peça de quase todos possíveis exceto RExt e RO. É quase que óbvio que caiu o Recurso Extraordinário. A tese a defender era bastante simples e para montar as peças simplesmente segui o CPC e a Constituição Federal. Só perdi 0.2 na peça.

has jr.
Há 11 anos ·
Link

Acho que a OAB deveria incluir a língua portuguesa no exame, entre outros erros, escrever Brasil com letra minúscula, é o fim!

Galopando vai meu pensamento
Há 11 anos ·
Link

Filosofia, direitos humanos. Sempre estão incluindo alguma coisa. Talvez algumas questões sobre a gramática do português brasileiro (sim, isso existe) logo sejam inseridas.

Também há quem reivindique a inclusão do Direito Desportivo (Copa do Mundo chegando), Medicina Legal, Direito Eleitoral, Direito Econômico, Direito Financeiro, Criminologia, Direito Previdenciário, Direito Agrário, Biodireito, Direito Comparado, Direito Notarial e Registral, questões envolvendo o Trânsito e até outra língua (inglês, alemão, francês ou italiano).

ORLANDO PAULINO
Há 11 anos ·
Link

Há um grande erro de todos ao acharem que a taxa de inscrição do exame da ordem é a grande fonte de renda da oab, nem as anuidades são, já que existem inúmeros advogados que não pagam. A grande fonte de renda da oab em todo brasil são os 10 % cobrados das taxas judiciárias, esse valor total ninguém revela, essa é agrande fonte de renda da oab, pois ainda que não houvesse mais a cobrança da taxa ou do exame, as anuidades para se tirar a primeira carteira, está acima de 600,00, logo já pagam 3 inscrições do exame anual. Eu fiquei por 3 vezes reprovado na segunda fase em trabalhista por menos de um ponto, na primeira por 0,37, na segunda por a,0,43 e na terceira por 0,26. Perdi pontos em pequenos detalhes conhecidos como pegadnhas, mas sei que fazendo novamente a prova agora pela 4ª vez pretendo fazer um cursinho para poder aprender como se faz a prova, já que o conteúdo está nos códigos.

Sven
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

São as chamadas "pegadinhas" o EOAB que fazem você perder a ação para seu cliente.

Caskiss
Há 11 anos ·
Link

Eu concordo com o Exame da Ordem sim, pois separa o joio do trigo, mas deveria ser gratuito. Ai sim.

Padv
Há 11 anos ·
Link

O exame da Ordem tinha que ter valor simbólico e não esse caça níqueis que se tornou.

Att

Mário tranquelino
Há 11 anos ·
Link

Caros bom dia, acredito que o exame da OAB ainda e uma boa maneira de filtrar.

Imagem de perfil de PAULO II
PAULO II
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Ótima discussão, porém há vários aspectos a serem analisados que vão do rigor do exame a taxas cobradas pela OAB. Podemos perguntar, taxas pra que e para quem ?, manutenção de que e de quem ? OAB instituição inatingível ? ou, políticos que nem de longe querem refletir sobre esta questão por falta de conhecimento ou medo de serem questionados sobre sua vida política seus atos etc. Quanto ao filtro, devemos começar pelo nível da faculdade, professores e alunos, acredito que todos nós devemos refletir no que "eu" posso melhorar ou fazer para que todo esse sistema possa ser melhorado. De início devemos cobrar da OAB prestação de contas, quem vai dar esse ponta pé inicial, nós, políticos, poder público???

Padv
Há 11 anos ·
Link

Segue abaixo um novo tópico criado para podermos discutir alguns procedimentos adotados pela OAB

jus.com.br/forum/341050/procedimento-da-oab/

Att

Verde Oliva
Há 11 anos ·
Link

Os escritórius estãosis cheius di "advogadius" di direitio du consumidoriu.

Vamus estudarius maisis.

slIA
Advertido
Há 11 anos ·
Link

vai estudar.

Imagem de perfil de Solidadiedade
Solidadiedade
Há 11 anos ·
Link

E quem disse que prova da Ordem qualifica alguém para exercer a profissão? Trabalhei por aproximadamente 9 anos no fórum da Comarca em que resido, e vi muitas aberrações, tanto no português quanto no direito. A prova da Ordem na verdade, só tem uma finalidade: angariar $$$$ para os cofres da OAB. Alegam ser problemas do ensino acadêmico, mas também não é, eles fazem uma prova para reprovar mesmo, pois ganham encima de quem reprova, porque estes, fazem a prova novamente, são persistentes, são brasileiros, não desistem nunca. Bom dia!

Galopando vai meu pensamento
Há 11 anos ·
Link

Ói nóis aqui traveis.

Estudando um pouquinho, quem sabe passemos na 18ª vez.

É nóis na fita.

Sven
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Esse de angariar $$$ fica voltando. O pessoal esqueça que advogado inscrito não paga $$$ (R$ 600) mas $$$$ (R$ 850). É bem mais interessante para a OAB acabar com o exame, para "angariar $$$$".

Galopando vai meu pensamento
Há 11 anos ·
Link

Esse comentário sobre a OAB pretender apenas angariar dinheiro é ridículo.

Quem pagará a FGV? Ou FGV trabalha de graça?

As Faculdades / Universidades emprestam gratuitamente a OAB os locais para realizar a prova? Todos os fiscais, e os professores que elaboram e corrigem as provas, primeira e segunda fase, não ganham nada?

Sven
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Uer, Galopando, não tem um bando de ot@&|0 que trabalha de graça para a FIFA? Por que não trabalhariam de graça para a OAB :D

Galopando vai meu pensamento
Há 11 anos ·
Link

Supondo que a FGV não tenha lucro nenhum, ainda sim há os custos operacionais. Quem deve pagá-los?

maxocabra
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

no brasil o galopando vai O SEU pensdamento escondidamente, da legião, fal ó nóis aqui traveis, aprendeu o filósofo e sociólogo e letrado a falar igual ao povo?

Esse negócio de acabar exame de ordem é ridiculo, o exame é necessário e ponto, por que? várias razões e ponto.

Duas opções, ou melhor, três opções: a) faça o curso de direito em um ótima faculdade de preferencia as estaduais ou federais; b) para passar no exame estude 8 horas diárias com disciplina de horários, hora de estudar de comer e de distrair e passando para a 2ª fase faça um curso específico para esta face onde vai aprender os macetes e pegadinhas etc.; c) se não consegue passar de maneira alguma e já que é bacharel preste concursos públicos ou faça outro curso eliminado-se algumas matérias, quem sabe?

O brasil necessita do exame obrigatório até para os médicos qual a razão de extinguir o da OAB.

Porém, a razão disso tudo, os exames pra tudo quanto é profissão, ou quase, se dá por uma única e exclisava razão: PÉSSIMOS ENSINOS E CURSO E FACULDADES E PROFESSORES E EC CETERA E TAL.

O Apócrifo
Suspenso
Há 11 anos ·
Link

Quem quiser uma ajudinha vai em

http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/curso-preparatorio-para-exame-da-oab-confira-raio-x-da-prova-e-saiba-como-estudar

Exame da OAB: entenda a estrutura da prova e saiba como estudar Professores explicam a estrutura da avaliação e o que ela exige dos candidatos. Videoaula faz parte de parceria entre VEJA.com e o Curso AlfaCon, da Abril Educação. Confira o calendário de atividades e envie sua pergunta

Uai o galopando não trabalha aos domingos?

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta