Sou novata e vou contra-arrazoar para um cliente. VI que o advogado da outra parte interpertou lei de forma errada para favorecer o cliente dele, inclusive tal interpretação indo contra a decisão do juiz. Pergunto: ele podia fazer isso? Advogado não tem que defender interpretando a lei corretamente ainda mais que o juiz já havia falado sobre ela? Obrigada pela atenção.

Respostas

    J

    JB Quarta, 02 de julho de 2008, 0h54min

    Acompanho inteiramente o Sr. Joao Celso Neto em suas colocações;
    pois de fato é, ele SABE REALMENTE o verdadeiro papel do Advogado, ESTE pratica a Advocacia. E veja bem, eu que estou iniciando a Faculdade ao ler a discussão, tenho um posicionamento parecido, apesar de que, sou novo e ainda estou no início deste maravilhoso curso que é o DIREITO.

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Quarta, 09 de julho de 2008, 14h50min

    Colegas....digladiando-se por tão pouco...

    A moça nem sabe ao certo o que queria perguntar.Talvez ela quisesse somente
    " proclastinar" o assunto.
    O calouro JB( o da novela?) está começando (Deus o guie)nesse torturoso, difícil mas como ele mesmo afirma e eu reafirmo;MARAVILHOSO mundo do DIREITO, e só quem realmente tem a vocação e o dom, sabe ser um verdadeiro PROFISSIONAL.
    Uma pena é que estão se abrindo várias instituições caça-níqueis por esse País afora, em que após cinco anos o elemento já leu de tudo
    ( Tio Patinhas,Play-boy,X-Men...)...só ficou faltando ler o Código de Ética.E desse Código(esquecido por muitos?) que tiro o seu( a meu ver) melhor parágrafo:

    " art.3o O advogado deve ter consciência de que o Direito é um meio de
    mitigar as desigualdades para o encontro de soluções justas e que a lei é um
    instrumento para garntir a igualdade de todos".

    J

    JB Quarta, 09 de julho de 2008, 15h40min

    A SERGIO ANTONIO SZLANDA

    Colocações fervorosas....(risos)

    O Sr. é advogado militante? Há quanto tempo?

    Como o Sr. descobriu seu dom e/ou vocação, caso seja advogado?? (pergunta IMPORTANTE)

    T+

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Quarta, 09 de julho de 2008, 16h12min

    Quer o N da minha OAB ? .....com questão a sua segunda pergunta, eu sinceramente não sei...há... já pensei em algo:

    Leia O ANTICRISTO, de Friedrich Wilhelm Nietzsche e ENTENDA.
    Se conseguir ler: 50% de chance de ter vocação.
    Se conseguir entender:50% de ter o dom.

    J

    JB Quarta, 09 de julho de 2008, 17h26min

    A SERGIO ANTONIO SZLANDA

    Irei TENTAR ler então.

    mas o Sr. não me respondeu diretamente com descobriu seu dom e/ou vocação, caso seja advogado??

    Sou inciante na area (tenho 18 anos) e gostaria desta sua percepção.

    grato

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Quinta, 10 de julho de 2008, 10h38min

    Me desculpe, querido.Não sabia que você era tão novo...

    ..com a obra que citei à sua pessoa, quero fazer uma retificação...ler ou não ler uma ou qualquer obra de Nietzsche, não vai fazer você "saber" se tem a vocação para um dia ser um bom advogado.Aliás, existem autores de melhor proveito para seu curso,como: Max Weber, karl Marx, Hegel,Rousseau... o que acredito você já viu em sua Faculdade. Ou não?
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    ...bem, já que você está a fim de ler um grande livro e ver se tem vocação para não apenas ser mais um advogado,mas um advogado que gosta do que faz e sabe o que faz, leia a biografia do advogado Heráclito Fontoura SOBRAL PINTO,um homem franzino, com pouco mais de 1 metro e 55;que por entender e personificar o DIREITO como ninguém, se transformava em um GIGANTE...
    ...apenas bebendo e se alimentando dos conhecimentos, que eu, ...ou você, ou qualquer um... deveria buscar...!

    J

    JB Quinta, 10 de julho de 2008, 15h44min

    Sim, vê-se muito sobre Rosseau, Weber, Locke, Platão, aristoteles logo no primeiro semestre, em TGE/Ciencia politica ou até mesmo em Historia do direito (IED).

    Correto, irei ler este livro e o outro.

    MAS AINDA o Sr. não me respondeu diretamente com descobriu seu dom e/ou vocação??

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Quinta, 10 de julho de 2008, 16h38min

    Amigo...acabei de lhe mostrar...
    ...beba no conhecimento de grandes mestres,sinta se isso lhe transforma, ao menos de alguma forma...,ou é algo inerte...se for...

    ...Ou você acha que é algo do tipo " o espírito santo desceu e lhe tocou..."

    ...Ou sabe de uma coisa? esqueça tudo isso...
    ...daqui a cinco anos... conversamos!

    C

    Chris Quinta, 10 de julho de 2008, 16h43min

    Olá Maria

    apenas vou lhe dar um mconselho e que espero ser de grande uso
    " Não existe causa perdida, apenas advogados sem argumentos", portanto a interpretação da Lei e a Luz da doutrina varia de acordo com cada pensamento. nossa profissão é procurar entender e compreender da maneirea que venha a favorecer nosso cliente !!!

    abraçsss

    J

    JB Quinta, 10 de julho de 2008, 18h18min

    A SERGIO ANTONIO SZLANDA

    Quais outros livros que o Sr. recomenda?????????

    Fico pensando, leitura de livros sobre temas variados ou juridico como este que citou (biografia do advogado Heráclito Fontoura ), leitura de doutrinas, jurisprudências, sentenças e tudo mais é dever de um acadêmico ler, interpretar, praticar e acomoda-lo no dia-a-dia.

    Então é de imaginar como as faculdades hoje em dia estão cheias de tantos academicos de Direito que entram pensando visivelmente em concurso e também saem caducando sobre os mesmos.

    De fato, eu tenho lido muitas jurisprudencias e sentenças (ONDE APRENDI MUITA COISA E CONTINUO APREENDENDO), alem de começar a ler a doutrina de Civil, e pus hoje mesmo, alguns livros para impressão os quais não achei disponível para compra tais como:

    - A Supremacia do Advogado em Face do Jus-Postulandi (mario paiva)

    - As Garantias Constitucionais da Ação (Hermes Zanetti Junior)

    - O ADVOGADO E A DEFESA ORAL (VITORINO)

    - Argumentação jurídica (ingo voese)

    Está certo que, são livros pouco conhecidos mas mesmo assim são bem relacionados entre si.

    Estou sendo e continuo pretendendo ser um ACADEMICO que visa a ADVOCACIA na qual ela fará eu usufruir das bondades da vida e também fará eu proteger as mais diversas e variadas injustiças que passamos todos os dias.

    Vou querer que DEUS ilumine-me a cada dia neste LONGO caminho.

    não esqueça dos LIVRO que tu recomedas.....

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Sexta, 11 de julho de 2008, 11h52min

    Relutei em responder,mas...pra ser sincero não compreendi sua última frase...
    ...levando pelo contexto de suas afirmações anteriores,... os meus botões me dizem que se observa uma sutil repreensão pelas obras que eu "supostamente" recomendei a sua pessoa.
    ...relevarei pela sua idade, ...por você estar começando uma estrada...mas tenho que dizer que você comete os dois piores erros de um aluno de Direito:

    Achar que sabe(tudo?);

    Querer comer o ANGÚ, sem ao menos saber prepará-lo.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------

    ...Destarte,as obras por você citadas, da qual cheguei a comungar de quase todas, com, uma exceção( -adv. e defesa oral? );...
    ...são obras específicas e que tem seu apreço inegável,porém... são para alguém que já possui um certo domínio...
    ...você é uma metralhadora giratória... afirma que as faculdades estão cheias de alunos que possuem o objetivo de prestar concurso, e eu não consigo entender se você acha isso bom ou ruim, e eles ...saem "caducando" ?
    ...você fala que é um dever do academico ler,...interpretar e...praticar.
    Eu me dou o direito de te corrigir,e afirmar que o dever do aluno é ler, ler, ler, ler, ler, ler e ler.Interpretar pode ser uma cognição com resultado intrínseco,ou pode se materializar num resultado extrínseco,como por exemplo...uma sentença proferida por alguém ao qual o Estado incumbiu uma de suas funções :...o PODER de dizer o direito.
    ....para finalizar,... algo que não deveria ter começado..vou lembrar de um velho Mestre, já póstumo:
    " sabem qual a diferença entre um idiota e um sábio?"
    ... ele respondia: não existe!...só semelhança...os dois são iguais...os dois são sabidos:
    o diota sabido de tudo...e o sábio...sabido de nada....

    F

    francisco de Assis Temperini Sexta, 11 de julho de 2008, 12h02min

    Senhores, o tema é sobre a interpretação da Lei de forma errada, e pode se dizer, bem atual, considerando as prisões derradeiras ocorridas em São Paulo pela Policia Federal e a soltura dos presos pelo STF, fato ainda preconizado por um dos presos dizendo: " la no Tribunal em Brasilia eu dou um jeito, o problema é aqui".

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Sexta, 11 de julho de 2008, 14h29min

    ...você não está confundindo interpretação...com corrupção?
    ...eu não consigo visualizar alguém interpretar ..." a lei de forma errada" ; primeiro, o que é o conceito de errado?-... o contrário de certo?
    ...segundo;...advogado interpretar a lei de forma errada...pra ele?...,ou pro cliente?...se for pra ele, ...que ele volta para um banco de Faculdade...
    ...agora, um juiz, ou desembargador...eles possuem essa discricionariedade, que deve vir somente após o momento cognitivo(nunca antes...) sobre um determinado caso concreto, mas mesmo assim, ...é um espaço muito pequeno...sempre de maneira fundada...
    ....agora...Doutor, com questão ao fato pelo Sr. acima citado...O Sr. não encontrou aspectos legais para a concessão do H.C em favor do banqueiro?
    ...eu encontrei vários...como assim entendeu o presidente do Superior Tribunal, agora ...se a mídia e o povo acham isso errado...aí é outra história...

    J

    JB Sexta, 11 de julho de 2008, 16h54min

    A SERGIO ANTONIO SZLANDA

    em nenhum momento disse que sei tudo, pelo contrário quanto mais leio mais aprendo!!!!
    ---------------------------------------------------------------------------------------------
    ...você é uma metralhadora giratória... afirma que as faculdades estão cheias de alunos que possuem o objetivo de prestar concurso, e eu não consigo entender se você acha isso bom ou ruim, e eles ...saem "caducando" ?

    RESPOSTA= o que eu quiz dizer é que os alunos entram buscando os concursos e leem apenas o que o concurso pede, a matéria decorada que cai em concurso.
    ------------------------------------------------------------------------------------------

    Apesar das adversidades postas por ti, relembro que para saber de tudo eu nunca saberei.

    Levo comigo suas lições, explicações e criticas, pois são com estas que melhoramos...

    H

    Harry Inácio Sexta, 11 de julho de 2008, 17h19min

    Senhores....CAAAAAAAAAALMA!!!!!!!!

    Já leram as "Regras de conduta para participação no Forum"? Não provocar, ofender, etc.....

    Não quero me meter, mas como participante do Fórum acho que os senhores acabaram perdendo o controle. Isto aqui não é um "concurso de beleza", muito menos uma guerra.

    São todos adultos e tenho certeza que todos são muito inteligentes, competentes, etc. e que ninguém precisa provar nada para ninguém.

    Por favor, não fiquem brabos comigo por estar dizendo isso. Estou apenas tentando promover a paz.

    Não se deixem dominar pelo stress.
    Lembrem daquela música: "...hoje é sexta feira...."

    S

    SERGIO ANTONIO SZLANDA Sexta, 11 de julho de 2008, 17h32min

    ...concordo com você...ningué precisa provar nada ...só que acho que ninguém ofendeu ninguém...ou estou errado...JB?

    H

    Harry Inácio Sexta, 11 de julho de 2008, 17h46min

    ENTÃO TÁ.

    Diretamente, com certeza ninguém ofendeu ninguém. Mas, analisando as inúmeras ironias vindas de todos os lados nas respostas, dá a impressão (devo ter me enganado, provavelmente...) de que um está chamando o outro de idiota (repito: lógico que não diretamente, tudo na maior "classe"). Vai ver, é apenas a impressão de alguém que está vendo de fora.

    Mas tudo bem.....se entendi mal e está tudo bem e em paz com tudo mundo, ÓTIMO!!!

    Peço desculpas pela participação. Desconsiderem, por favor.

    Fiquem com Deus.

    G

    Gilson Soares Raslan Sexta, 11 de julho de 2008, 17h52min

    Maria Aparecida,

    Palavra de quem tem 30 anos de advocacia: ganhar uma causa a qualquer preço, distorcendo a verdade, inventando doutrina e usando de ardis e artifícios jurídicos não é advocacia é estelionato jurídico. Vai por tua consciência e tu sairás muito bem na profissão.

    H

    Harry Inácio Sexta, 11 de julho de 2008, 17h55min

    AH...EM TEMPO, UM ÚLTIMO DETALHE.

    Sr. Sérgio.

    Não estava me dirigindo ao senhor e nem ao JB e nem a ninguém mais, especificamente. Estava me referindo ao contexto geral deste tópico, ou discussão.

    Se passei a impressão de que estava me dirigindo à alguém em particular, esclareço que não.

    Parecia um ringue generalizado. Por isso sugeri calma.

    J

    JB Sexta, 11 de julho de 2008, 19h09min

    SERGIO ANTONIO SZLANDA

    não ocorreu ofensa nenhuma!!!