VENDI UM CARRO FINANCIADO E A PESSOA NÃO ESTÁ PAGANDO

Há 17 anos ·
Link
· Editado

Amigos,

vendi meu carro financiado para uma agência de veiculos que ( agora já faliu ) e ela repassou para uma pessoa sem transferir a dívida. Por coincidência a pessoa que pegou o carro mora próximo a minha casa, tenho entrado em contato com o mesmo para passar o financiamento para o nome dele, mas o mesmo se nega á passar e já têm três parcelas em atraso, dois IPVA´S e uma multa. Como faço para resolver o meu problema? Caso tenha alguém com conhecimento sobre este tipo de causa me ajude pois estou sem saber o que fazer. O juizado de pequenas causas resolve esse tipo de causa?

36 Respostas
página 1 de 2
Silmara da silva araujo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

amigão, seguinte:Faça um boletim de ocorrencia para preservação de direitos,relatando os fatos,procure a financeira que financiou a principio o carro para você,leve copias dos documentos que você deve ter quando vendeu o carro para agencia que faliu,comunique a eles por escrito a sua "isenção" de responsabilidades.Procure o seu vizinho que esta com o carro e tenha um papo serio com ele, diga que você vai autorizar a financeira que é a verdadeira dona do veiculo a retomar o veiculo,se ele não quizer nem saber,chame a PM e leve carro para a delegacia ,em seguida comunique a financeira.

                                           abraços
Camila_1
Há 17 anos ·
Link

Renan_1 bloqueia o carro, aqui seria no Detran, veja por ai!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Caros amigos,

Obrigado pelas respostas, mas juridicamente essas informações tem validade? Se possível continuem mandando respostas pois vou ao advogado na segunda e gostaria de estar bem informado. obrigado a todos

Silmara da silva araujo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Não! Juridicamente,você é o responsavel pelo financiamento do veiculo.e mais juridicamente o veiculo ainda "é seu",portanto você não só pode mandar a policia levar o veiculo para a delegacia, como chamando a policia você poderá até leva-lo tambem para a sua casa apos ser feito competente BO na delegacia;O problema é parecido com o caso do sujeito que vende um veiculo e o comprador não transfere o carro para o proprio nome,e praticando infrações de transito quem paga o pato é o sujeito em cujo nome esta o carro.

                                     abraços.
Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Amiga Silmara,

Vc é advogada? realmente posso tomar essa atitude sem ter problemas. Agradeço sua atenção.

Abraço

Silmara da silva araujo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

-O Carro não obstante alienado ao banco,não esta em seu nome?? -Não é você quem assumiu o financiamento e tambem o pagamento das prestações? -Caso seja impetrada busca e apreenssão,o nome de quem você acha que ira parar no SPC e Serasa? - Ou no caso de prisão de depositario infiel,quem você acha que irá em cana? - E mais, a financeira tomou conhecimento por e escrito e concordou com a transferencia não só do veiculo como tambem de sua responsabildade pelos pagamentos??

REsponda,por favor!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Bom dia,

Silmara , mais uma vez agradeço a sua atenção.

1- -O Carro não obstante alienado ao banco,não esta em seu nome??

O Carro é LEASING e o documento fica no nome do banco, o recibo de compra e venda do veiculo está com o banco

2- Não é você quem assumiu o financiamento e tambem o pagamento das prestações?

Sim, o carnê está em meu nome.

3- Caso seja impetrada busca e apreenssão,o nome de quem você acha que ira parar no SPC e Serasa?

Meu nome já está no SPC E SERASA, mas não foi impetrada a busca devido a 3º parcela só vencer no dia 02/04/08.

4- Ou no caso de prisão de depositario infiel,quem você acha que irá em cana?

com certeza eu!!

5- E mais, a financeira tomou conhecimento por e escrito e concordou com a transferencia não só do veiculo como tambem de sua responsabildade pelos pagamentos??

Silmara, meu grande problema é esse, por falta de informação e por acreditar nas pessoas , não comuniquei a financeira por isso estou tão preocupado.

Obs.: Caso vc tenha MSN e queira me adicionar, conversaremos melhor sobre esse assunto, [email protected]. Obrigado por tudo.

Paulo Sérgio
Há 17 anos ·
Link

Silmara,

Só uma observação: "você" não se escreve com "ç", mas com "c" mesmo e com acento circunflexo no "e". Pega mal se expressar assim.

joão batista monteiro martins
Há 17 anos ·
Link

Senhores(as)

Pronto,apareceu um Professor de Portugues em um sitio de Direito. Para ajudar a resolver o problema do renan,era só a prestimosa Silmara,mas intrometidos para desanimar quem tenta ajudar e talvez até por um erro de digitação praticar qualquer deslize é o que não falta. VA PROCURAR O QUE FAZER,O SR. INTROMETIDO

Pedro Luiz Pinheiro_1
Há 17 anos ·
Link

Caro João informar um erro não significa zombar de ninguém. A Silmara é uma pessoa bem informada o que significa que procura saber das coisas, por isso, não acredito que ela irá ver isso do lado ruim, pois está aprendendo e de agora em diante saberá escrever corretamente a palavra, o que a acompanhará por toda a vida, que Deus quera que seja longa.

Quanto ao problema do carro alienado, Renan voce deve ter uma cópia do contrato de leasing ou de alienação, procure um advogado informe ao Juiz o que aconteceu, como voce fez aqui neste site, informe ainda que sabe onde está o carro e peça uma busca e apreensão do veículo com a máxima urgência, pois a responsabilidade é toda sua.

Quando voce vende um veículo financiado a primeira coisa é transferir a dívida para o nome do adquirente antes de entregar o veículo.

Os juros dessa espécie de financiamento é altíssimo e se voce deixar passar mais tempo não conseguirá mais quitar o empréstimo, então tome esta atitude imediatamente.

Procure alguém de confiança que fique com o veículo assumindo o financiamento diante da financeira, caso contrário perderá tudo o que pagou e ainda ficará devendo dinheiro e seu nome ficará constando nos cadastros de devedores como o SERASA e SPC.

Tome uma atitude e rápido.

Boa sorte.

Pedro

Maria Aparecida Felix dos Santos
Há 17 anos ·
Link

Descupe Sr. Pedro Luiz,Mas o João esta correto, no lugar de tentar envergonhar aquela que esta agindo com boa intenção,este tal Sergio deveria sim, tentar ajudar aquele que clama por ajuda, como fez a Silmara e como o Sr. o Fez, já vi inumeros erros de portugues não só em sentenças judiciais,como tambem em diversas petições até mesmo de representantes do Ministerio Publico.

e quanto ao "EXPRESSAR",escrito pelo tal Sr. Sergio,será que não seria espressar??

fica a impressão que expressar tem algo a ver com trens de ferro!

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Caros Colegas,

Por favor, vamos voltar ao foco da minha questão e esquecer os erros de português, pois todos nós estamos propensos á erros. Quanto a Silmara, espero que você responda as minhas perguntas como vinha respondendo. Abraço.

Camila_1
Há 17 anos ·
Link

Renan_1 ai você já excluiu os demais! quem se habilitará a dar mais respostas?

Bos sorte

Silmara da silva araujo
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Amigo Renan, A resposta final que presisava referente a sua questão,ja se encontra competentemente respondida pelo amigo Pedro Luiz.

FUI!

kelly_1
Há 17 anos ·
Link

caro renan

estão te confundindo com tantas informações erradas 'desculpe amigos' vc jamais podera chamar a PM e solicitar q apreendam o carro pois oq vc fez, de vender o carro e não transferir a divida esta totalmente errado da sua parte e não do comprador. vc cometeu o crime de estelionato previsto no artigo 171 do codigo penal. entregando um bem q não é seu 'é do banco' cujo vc assumiu a responsabilidade civil de paga-lo em dia, a terceira pessoa não tem obrigação alguma de quitar essa divida pois quem assinou o contrato foi vc. sugiro q procure um advogado e se informe a esse respeito.

abraço

F. Cristiane Gonçaves Andrade
Advertido
Há 17 anos ·
Link

Pois é Renan,agora aparece a "Kelli",querendo te apavorar. Desculpe amiga,mas,acha que quem esta absolutamente equivocada é voce,afinal o renan disse: "A pessoa que comprou o veiculo não esta pagando",isto quer dizer que a pessoa que comprou o veiculo sabe muito bem que comprou um carro alienado.Concordo com a Silmara com o fato de voce ter que fazer um Boletim de ocorrencia para preservação de seus Direitos,e concordo tambem com o Pedro quando afirma que se voce tem o contrato de LEASING em suas mãos ,deve urgente procurar um Advogado de sua confiança para propor busca e apreensão dp veiculo.

kelly_1
Há 17 anos ·
Link

não estou aqui para ser ofendida

jamais falaria algo sem ter alguma noção perguntei ao meu tio ( q é delegado de policia civil a 22 anos e professor universitario) sobre o caso e ele me respondeu dessa forma.

Pedro Luiz Pinheiro_1
Há 17 anos ·
Link

Cara amiga Kelly, o que há é apenas um ruído na comunicação, existem várias formas de ver determinado ato.

Digamos que como o atual comprador não está pagando o carro, a Financeira deverá entrar com um processo de busca e apreensão do bem, contra o financiado Renan. Ele tem duas possibilidades, uma é levar o Oficial de Justiça até o local onde se encontra o automóvel e Oficial de Justiça procederá à busca e apreensão do veículo, pois a ordem judicial determina que se faça a apreensão esteja o veículo com quem quer que seja, pois ainda que o atual proprietário fosse um policial como seu tio o veículo seria apreendido e levado ao pátio da financeira.

Feita a apreensão o Renan como devedor será citado para promover o pagamento do saldo e se o fizer não poderá falar em estelionato.

Se uma pessoa fizesse um boletim de ocorrência contra o Renan acusando-o de estelionatário esta ficaria sujeita a um processo de indenização por danos morais, pois não se pode falar em estelionato neste caso.

Renan procure um advogado e lhe conte seu caso, se não puder pagar um advogado procure a financeira e lhe informe a localização do veículo para que se faça a busca e apreensão o mais rápido possível, pois assim diminuirá seus prejuízos finais.

INFELIZMENTE NÃO HÁ OUTRA SAÍDA PARA SEU PROBLEMA, NESSE PAÍS OS BANCOS SÃO MUITO FAVORECIDOS PELA LEI, POIS CONTAM COM UM FORTE LOBBY NO LEGISLATIVO E APROVAM PRATICAMENTE TUDO QUE QUEREM.

Posse lhe dizer ainda que conheço bem este procedimento pois faz parte do meu dia a dia.

Boa sorte.

Pedro

Autor da pergunta
Há 17 anos ·
Link

Caros Colegas,

Esse caso é muito complicado, mas acho que o colega Pedro tem razão, pois estive no Forum hoje e consultei alguns advogados e eles me aconselharam a pagar as parcelas em atraso e transferir o carro para o nome do mesmo, o mais rápido possível, mesmo fazendo isso, segundo ele, meu prejuizo vai ser bem menor. pois não tenho como pagar o saldo total do veiculo e se for a leilão ainda assim, continuarei devendo. A verdade é que o caso é muito grave e acho que terei que pagar pelo erro que cometi.

Agradeço a todos pelas repostas.

Paulo Sérgio
Há 17 anos ·
Link

Senhora Maria Aparecida Felix dos Santos, de Ferraz de Vasconcelos/SP,

Diria: "Até tu, Brutus?"

Eu li mal ou a senhora realmente fez essa afirmação: "e quanto ao "EXPRESSAR",escrito pelo tal Sr. Sergio,será que não seria espressar??"

Antes de envergonhar os cidadãos de Ferraz de Vasconcelos, leia, antes, um dicionário para fazer a crítica. Dicionário, aliás, não é um benefício somente para mestres em Português, que não sou, mas um "livrinho" de fácil alcance para qualquer um, gratuito, especialmente para quem acessa a internet, como você.

"Espressar"... Tsc, tsc. Sinceramente...

Boa sorte em Ferraz...

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos