L

    liiih Terça, 12 de novembro de 2013, 1h47min

    Boa noite gente, tenho algumas duvidas que gostaria de sanar.

    aqui perto de onde eu moro, existe uma casa abandonada, não sei a quanto tempo esta assim, mas ela aparece em dezembro de 2011 em uma foto no google maps ja abandonada, mas hoje a casa ja não mais existe como na foto, e sim em completas ruínas, com mato alto e com tendencia a bichos, gostaria de saber se posso me apropriar da casa, que desde antes de 2011 tem um cadeado completamente podre, mas que ninguém visita ou realiza a manutenção do terreno que tem um muro baixo, possibilitando que as crianças da região entrem pulando o muro e que possam se ferir nos destroços do teto que caiu e das paredes derrubadas, tenho a intenção de invadir a casa e la estabelecer moradia derrubando as ruinas e construindo uma nova, ja que moro de favor em casa de outros. aguardo noticias. e pra se alguem tiver interesse em visualizar a casa no google maps, ou como ela era em 2011 e só procurar pela Rua Visconde do Uruguai 485 Recife,a casa é nº 521 mas aparece em 485 é a casa com o portão enferrujado e as janelas quebradas. hoje só existe essa parede da frente e a casa nao tem mais teto ou outras paredes.
    obrigada pela atenção

    P

    Paulo Tresena Segunda, 18 de novembro de 2013, 16h59min

    Senhores, Boa tarde!

    Tenho um caso semelhante aos descritos anteriormente.

    Meu avô cuidava de um terreno ao lado de nossa residência a mais de 50 anos. Ele cercou, capinava e chegou a plantar algumas coisas.

    Esse terreno está em nome de uma pessoa que não aparece a mais de 40 anos (ou mais) e tenho minhas dúvidas se essa pessoa ainda existe. Não temos a mínima ideia onde ela mora. Enfim...

    Infelizmente meu avô faleceu e eu (neto), estou tomando conta do espaço. Estou construindo um muro e pretendo realizar outras construções para minha família.

    Se alguém perguntar de quem é aquele terreno, vão dizer que é da minha família, pelos anos de cuidado, porem quero saber como faço para legalizar esse terreno em meu nome, independente da existência do dono, uma vez que o mesmo abandonou o terreno.

    Qual órgão da prefeitura tenho que me direcionar, quais tipos de documentos tenho que ter.

    Preciso muito da ajuda de vocês!

    Atenciosamente,
    Paulo Tresena

    L

    Luis Fernado Domingo, 22 de dezembro de 2013, 11h34min

    Paulo como se encontra o pagamento dos impostos?

    M

    Moises Cristiano Diefenbach Sexta, 31 de janeiro de 2014, 14h33min

    olá, meu caso é parecido...
    cuidamos de um terreno ao lado do nosso lote, já tem uns 20 e tantos anos...plantamos árvores frutíferas, construimos uma garagem...em consulta a prefeitura e cartório não há dono e o IPTU nunca foi pago...são propriedades de herdeiros....de muito antigamente...minha pergunta se é possível entrar com o usucapião sem problemas?...

    nos instalamos no lugar na decada de 86...existe também um outro terreno do outro lado na mesma situação... a construção feita ja tem mais de 10 anos além dos cuidados permanentes...
    obs: existe apenas um vizinho da mesma época , mas que não é lindero.
    Desde já atenciosamente,
    abraço

    A

    Arnaldo Bernardo Sexta, 31 de janeiro de 2014, 19h32min

    Boa noite

    Fiz um levantamento junto a prefeitura de cotia onde costa eu o IPTU não e pago desde 1988
    O terreno esta abandonado desde essa época, segundo o morador mais antigo da rua, pois e uma região que foi loteada a mais de 30 anos, já cercou o terreno e já limpei o mesmo.
    Vou pagar o IPTU atrasado desde essa época, mas no nome do proprietário pois não tenho como mudar, já fui nos endereço de entrega do IPTU e ninguém sabe informar e nem conhece o proprietário, um terreno com mais de 20 anos de pagar imposto, mês que vem começo a construir, se por ventura aparecer o dono ele pode requerer a posso mesmo sem pagar o imposto, pois o terreno não está escriturado no cartório de Cotia.

    M

    Moises Cristiano Diefenbach Segunda, 03 de fevereiro de 2014, 10h53min

    olá, meu caso é parecido... cuidamos de um terreno ao lado do nosso lote, já tem uns 20 e tantos anos...plantamos árvores frutíferas, construimos uma garagem...em consulta a prefeitura e cartório não há dono e o IPTU nunca foi pago...são propriedades de herdeiros....de muito antigamente...minha pergunta se é possível entrar com o usucapião sem problemas?... nos instalamos no lugar na decada de 86...existe também um outro terreno do outro lado na mesma situação... a construção feita ja tem mais de 10 anos além dos cuidados permanentes... obs: existe apenas um vizinho da mesma época , mas que não é lindero. Desde já atenciosamente, abraço

    F

    Franciane Venceslau Domingo, 09 de fevereiro de 2014, 15h30min

    Olá, boa tarde!
    O Sr. pode me tirar uma dúvida por favor?
    No municipio onde moro existem alguns terrenos nesta situação (de aparente abandono).
    Gostaria de saber como faço para obter algumas informações sobre o real abandono como: situação do iptu, se pertence à prefeitura ou ao governo, como foi citado antes, entre outros. Pois o abandono físico é fato, porém tenho receio sobre as quesões legais.
    E também qual o procedimento de exteriorização de posse junto ao cartório.
    Agradeço desde já pela atenção!

    J

    jacsou Domingo, 09 de fevereiro de 2014, 16h11min

    Moro a 12 anos em uma casa, na qual o terreno fora da avó do meu marido,
    Na verdade era um galpão na época que fui morar lá
    Fizemos benfeitorias na mesma e hoje sim é uma boa casa.
    Temos luz em nosso nome, comprovando o tempo que lá residimos.

    Como faço pra conseguir os documentos da casa pois já moro a 12 anos lá e nenhum herdeiro até hoje reclamou nada.

    Já tenho a posse por usocapiao?

    J

    Julio Amorim Segunda, 24 de fevereiro de 2014, 14h29min

    Boa tarde, moro a 19 anos no mesmo lugar, próximo a minha residencia tem um terreno abandonado, quando me mudei para cá, havia um comercio de sucatas "ferro velho", uns 2 anos depois foi desativado e de lá para cá ninguém se manifestou sobre esse terreno, que está servindo de depósito de entulho, a prefeitura do município está sempre limpando os entulhos e já até colocou uma placa dizendo ser proibido jogar lixo e entulho.
    Onde devo ir para saber se esse terreno e propriedade particular ou de algum órgão público?
    posso simplesmente pedir para ver a situação mesmo sem ter nenhum documento? sem saber a quadra e o lote?

    Obrigado.

    C

    cris* Segunda, 17 de março de 2014, 10h55min

    Sou interessada em um terreno próximo a minha casa a anos, esta totalmente abandonado já tem impostos atrasados a anos, já fui procurar pelo proprietário e descobri no cartório que esta em nome de uma imobiliária q já não existe a muitos anos , oq posso fazer literalmente para possuir esse terreno, posso cercá-lo e caso apareça dono eu tenha prioridade em compra no terreno? Me ajudem por favor!

    V

    Valéria Teles Domingo, 25 de maio de 2014, 12h35min

    Prezados,

    Tenho um terreno e o mesmo foi invadido e construído uma casa à aproximadamente 16 anos, nunca foi dado queixa, gostaria de saber se no momento posso dar uma queixa e tomar posse do meu terreno? Mesmo após vários anos invadido.

    Gostaria de tomar providências, pois o terreno é ao lado de minha residência e está acontecendo situações constrangedoras.

    Tenho em mãos a comprovação de compras e vendas do terreno. E pago o IPTU, só que conseguiram colocar a energia elétrica no nome deles, sendo que não sei como conseguiram, em fim.

    E ainda estão querendo aumentar a casa, sendo assim, invadiriam uma parte aberta da lateral de minha residência.

    Estou preocupadíssima com está situação.

    Por favor me ajudem!

    L

    Luis Fernado Domingo, 25 de maio de 2014, 17h12min

    Valéria Teles, explica melhor esta tua historia ta meio nublada.

    A

    Agata Cristi Segunda, 30 de junho de 2014, 11h27min

    Ola.
    Tenho uma Duvida, Moro de Aluguel, Mas em um bairro próximo de minha Residencia possui um terreno invadido a mais de 5 meses. Porem ja foi feita a vistoria da Policia Ambiental, e foi traçada, ate uma parte aonde poderia estra construindo, e a outra parte tera que ser preservada, alem na rua ja estão colocando poste de luz e depois iram fazer a parte de esgoto. Minha duvida como posso fazer para pagar o IPTU? E se posso entrar com a Ação de USUCAPIÃO? Grata.

    D

    diego25 Quinta, 24 de julho de 2014, 11h00min

    Ola eu e minha esposa nao temos casa moramos de aluguel , e estamos observando uma residencia abandonada a pelo menos uns 5 anos, gostariamos de saber como proceder para o usucapiao temos muitas duvidas
    Ja vimos aqui que o primeiro passoa a tomar e ir ao cartorio de imoveis e etc ...
    Depois? Tomamos posse da casa ? Podemos entrar assim ? Se por acaso a policia for la nos fazer perguntas oq dizemos ? Que documento apresentar para que nao nos tirem da casa e como proceder alem de pagar iptu agua luz e etc obrigado !

    R

    Roberta 12 Quinta, 04 de setembro de 2014, 14h00min

    Dr. Alexandre,

    Lendo os comentários, tenho um caso parecido, minha mãe trabalhou para um senhor muitos anos, ela morava e cuidava de um pequeno apartamento para essa senhor que ia lá raramente.

    A senhor morreu e antes deixou a escritura com a minha mãe para ela guardar.

    Alguns pontos:

    - A escritura me parece que a senhor não registrou, ele tem uma única filha que mora fora do Brasil.

    - Minha mãe, mora nesse apto há mais de 18 anos.

    - Tem 4 anos do falecimento, e ninguém apareceu, aliás em todo o tempo que minha mãe está lá, só o senhor que apareceu.

    - O condomínio, nem Iptu, estão sendo pagos +/- 5 anos, minha mãe paga a luz e o gás.

    Pergunta

    Ela pode entrar com o pedido de usucapião?
    Caso sim, ela tem que pagar essas contas de Condomínio e Iptu atrasadas, ou ela começa a pagar a partir do pedido?

    Grata,
    Roberta

    R

    Robson Ribeiro Sábado, 06 de setembro de 2014, 12h24min

    Dr Alexandre, como saber se o terreno tem dono? em qual lugar devo ir? prefeitura ou cartório?
    Caso o dono tenha morrido como se procede? me ajude por favor.

    C

    Cinthia Andrade Segunda, 08 de setembro de 2014, 14h09min

    Olá adorei, tirei muito as minhas duvidas, porem ficou uma duvida. O terreno onde murei minha familia ja cuida a 12 anos porem e terreno de posse que foi desmembrado e vendido somente com documentação de comprar a venda registrado em cartorio, antes de cercar, eu fui ate o cartorio com endeereço saber a metragem do terreno para então tentar uma legalização, porem não costa no cartorio o endereço individual de cada lote e la ninguem paga iptu. o que deve fazer ?

    G

    Gladson HB Sexta, 19 de setembro de 2014, 12h31min

    Dr. Alexandre, tenho as mesmas dúvidas do Sr. Robson Ribeiro (Enviada dia 06/09/2014 12:24):
    - Como saber se o terreno tem dono?
    - Em qual lugar devo ir? Prefeitura, Cartório ou ambos?
    - No caso do proprietário falecido, como devo proceder?

    Agradecemos desde já sua presteza.

    S

    Silvania Leal Terça, 30 de setembro de 2014, 21h10min

    boa noite tenho uma casa,em uma rua sem saída,na frente desta casa tem um terreno no qual eu fechei e utilizo como quintal a mais de 12 anos e ate agora ninguem reclamou por ele nem mesmo a prefeitura,só que o vizinho que tem um terreno murado que faz divisa com este o qual eu murei ,esta reclamando dizendo que eu vou ter que derrubar este imóvel porque ele que fazer uma passagem neste local,sendo que a frente da casa dele é para outra rua,ele alega que ali é uma rua e eu não poderia ter fechado,o que eu faço,peço-lhe uma orientação.

    D

    Desconhecido Domingo, 23 de novembro de 2014, 21h49min

    Essa turma de vagabundos devia era trabalhar em vez de ficar querendo roubar a propriedade dos outros. Teve uma família que invadiu o meu lote, fui lá e desci o cacête nesses vagabundos petistas, para aprenderem a roubar.