Ivone Rodrigues De Almeida

    Ivone Rodrigues De Almeida Quarta, 26 de novembro de 2014, 18h40min

    Pq a união toma posse de fazendas escrituradas legalmente td em dia tenho uma amigo q tem uma fazendo de 180 alq e a união tomou posse região de Umuarama se possível tirar minhas duvidas desde já agradeço

    Jaques Barcelar

    Jaques Barcelar Sábado, 20 de dezembro de 2014, 0h47min Editado

    Possuo um terreno, não construi ainda por falta de verba, mas mantenho limpo, e pago todos os impostos e taxas em dia, corro o risco de perder pra algum invasor? e se invadirem como eu devo proceder pra retirar ?

    J

    jmutz Quarta, 28 de janeiro de 2015, 20h55min

    ola Alexandre como sei se um terreno esta com prosesso de tezapropriaçao

    A

    alessandro Quinta, 29 de janeiro de 2015, 21h45min

    boa noite meu nome e alessandro.moro no rj sao pedro da aldeia. bom gostaria de saber. bem eu moro aqui a 6 anos. do lado da minha casa tem um terreno que esta todo cheio de mato. eu peguei limpei cerquei ele todo. agora eu cuido dele muito tempo.,ate agora nao apareceu dono nenhum. eu posso fazer o muro. se eu fazer algo depois o dono aparece.ele tem direito de me tirar da casa.de qual eu fiz no terreno.nunca apareceu dono etc.quero fazer algo nele.mais to com medo de eu fazer e depois perde tudo que eu gastei nele ?

    Michel Ramos

    Michel Ramos Domingo, 01 de março de 2015, 21h56min

    Dr.Alexandre, boa noite!
    Aqui em minha rua, na qual eu estou no aluguel, tem uma casa abandonada e a proprietária, que assim se diz, me informou que a residencia é também de posse. Só que ela não mora lá e há muito tempo que ela está em estado de decadência.
    Tem como eu dar entrada nessa papelada de posso num imóvel que já tem uma possivel posse?
    Obrigado

    Rene Volleritsch

    Rene Volleritsch Quinta, 05 de março de 2015, 20h14min

    Nossa!!! Eu acho também horrivel um advogado aqui da dicas aos invasores como roubar um terreno de um porprietário legitimo!!! mas isso é brasil.... uma vergonha, macumba neles!!! em todos invasores de propriedades alheias e que eles morrem como um mosquito da dengue... este peste!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    R

    Renata Segunda, 13 de abril de 2015, 15h36min

    Alexandre, tenho interesse em comprar um imóvel, ele no momento esta abandonado. procurei informações no cartórios da casa. A 1 ano atrás ela estava a venda no leilão da caixa. A prefeitura informa que o iptu da casa esta em 5.000. A companhia de agua e energia nao tem informacoes. So que agora ela continua abandonada e não tenho mais informações so sei que ela não foi vendida ainda. ah detalhe, não temos informações do dono tipo telefone, endere'co. O que sugere?

    R

    Raissa Quarta, 22 de abril de 2015, 18h18min

    Ola!! Sou advogada inciante e preciso de uma ajudinha em uma ação de usucapião.

    Eu tenho em mãos documentos de recibos passando 7 lotes de um terreno.

    A Maria, primeira pessoa que comprou o terreno, foi em 1962, tenho somente um recibo constando os valores e etc.

    Em 72, também documento passado em cartório, outro recibo de compra passando da Sra Maria. para o Sr. Laelio.

    O Sr. Laelio, esposa e filhos, em 2008, passam para o filho João, através de recibo, os lotes.

    João, em 2008, vende 3 desses lotes para 3 pessoas diferentes, todos atraves de contrato particular de promessa de compra e venda. Os quais querem hoje entrar com a usucapião. Somente passaram 7 anos de 2008 para cá.

    Minhas dúvidas são:

    Posso somar esse periodo de 1962 (Em que Maria comprou o terreno) para usucapir?

    Não são todos os lotes que querem o usucapião, somente 3, mesmo assim posso?

    Quem devo colocar no polo passivo? O sr. João é falecido, o mesmo tem um filho e uma companheira.

    Leia mais: jus.com.br/forum/64330/inventario-e-usucapiao-casa-sem-escritura/p/29#ixzz3Y4dBxjNM

    R

    Rafael F Solano Quinta, 23 de abril de 2015, 3h11min

    Ninguém quitou nada, somente firmaram intenção de comprar. É o nome de quem que está na escritura?? Será este que figurará no polo passivo, pois ele é o único detentor da propriedade em questão.

    R

    Raissa Quinta, 23 de abril de 2015, 15h21min

    Rafael, o terreno não tem registro.

    O documento de compra e venda fala da quitação, que foi feita.

    R

    Rafael F Solano Quinta, 23 de abril de 2015, 23h48min

    Referi-me a escritura no RGI, isso já foi verificado??? Qual a procedência da área?? É publica?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 23 de abril de 2015, 23h49min

    Há algum documento que sirva de quitação???

    Tais Davison

    Tais Davison Sexta, 24 de abril de 2015, 11h59min

    Preciso de ajuda ao lado da minha casa tem um terreno da prefeitura mas minha vizinha cercou colocou um cachorro e botou a venda esta abandonado sujo cheio de mato bicho queria cuidar dele como faço obs:ele foi embora e abandonou tudo.

    Carlos Souza

    Carlos Souza Sábado, 25 de abril de 2015, 19h47min

    boa noite.existe um terreno com uma casa pequena nela.que esta abandonada.ja li tudo oque vc escreveu ,mas quais sao os documento necessarios para documentar?sendo que para conseguir pegar o iptu para pagar ha necessidade de cpf do proprietario coisa que eu nao tenho.fotos da residencias ajudaria tambem? oque mais posso fazer para?

    R

    Rafael F Solano Sábado, 25 de abril de 2015, 22h30min

    Tais, sua vizinha é tremendo 171 !!! Ela quer vender o que nem é dela!! Terreno que nem pode ser feito usucapião!! É área publica!! Denuncia essa safada na Prefeitura!!!

    Carlos, não é providenciar documentos e depois tomar o terreno!! Vc tem de ocupa-lo, cuidar dele, morar nele, daí, 5 longos anos depois, se o dono não aparecer e exigir que vc saia (e vc terá de sair sem mesmo ser indenizado em nada!!!) é que vc poderá pedir na justiça o usucapião.

    Quando vc arrumar tudo, limpar, e começar a morar vc deve procurar a prefeitura e pedir que seja colocado no seu nome, no seu CPF, o IPTU daquele imóvel, e vc passará a pagar todo mês, se vc se arrepender e parar de pagar, vc vai fazer divida em seu nome, e a Prefeitura manda seu CPF para a divida ativa, quando vc abrir uma poupança o governo vai lá e pega o dinheiro para ir pagando a dívida.

    Usucapião não é coisa boba, não é tão fácil.

    R

    Ramon de souza Quarta, 13 de maio de 2015, 17h09min

    Prezado Dr. Alexandre

    Tem uma área que foi loteada e neste loteamento foi criado uma rua para dar acesso a outro loteamento, sendo que com decorrer do tempo, este outro loteamento ignorou esta rua. e esta rua ficou perdida entre esses dois loteamentos. posso tomar posse deste terreno que tem aproximadamente 350m2?

    R

    Rafael F Solano Quarta, 13 de maio de 2015, 21h17min

    Quem fez o loteamento??? Que estabeleceu o traçado da rua??? Se foi a prefeitura, a rua é ainda rua, não é área urbana, mas publica.

    Viviane Felix

    Viviane Felix Quarta, 10 de junho de 2015, 20h32min

    oi,como obtenho se o terreno e legalizado,sendo que tenho somente endereço do mesmo ?
    obrigado desde ja

    R

    Rafael F Solano Quarta, 10 de junho de 2015, 22h50min

    Como obtém o que, Viviane?

    Bruna Delgado

    Bruna Delgado Sábado, 18 de julho de 2015, 12h38min

    Ola!!! Porfavor preciso de ajuda URGENTE ! Gente, sempre morei de aluguel com o meu esposo e meu bebe de 1 ano e 9 meses, recebemos uma proposta de emprego no litoral chegando aqui o empregador sumiu e acabamos ficando sem casa e sem serviço, encontramos com um terreno abandonado e olhamos na prefeitura e registro de imoveis e o terreno era de uma empresa que faliu em 1985, o terreno estava todo sujo e havia um buracl enorme, aterramos o mesmo limpamos, telamos e construimos uma pequena peça dr madeira com o pouco dinheiro qur tinhamod guardado da venda dos nossos moveis, mas assim que entramos passou 1 dia e apareceu uma senhora dizendo ser dona, pedi para ela que comprovasse isso já que eu estava com a matricula na mao, ela nao quis mostrar nem para os policiais e ne processou pedindo uma rrintegraçao, uma semana depois uma imobiliaria tbm apareceu dizendo ser dona do mesmo, tbm me processou pedindo reintegraçao, emfim estamos confuso , ja tivemod audiencia com a imobiliaria e eles nao apresentaram papel nenhum e eu assumo que invadi por nao ter aonde morar, agora fomos entimados as 3 partes para a mesma audiencia, nao temos como pagar advogado e o defensor publico disse que vai comigo apenas para contestar se eu perder a causa. Entao, ngm tem escritura, o terreno esta no nome desta empresa desde 1985 logo dps ela declarou falencia, ngm estava usufluindo do mesmo , eu posso vir a perder? Obrigada